Gleisi Hoffmann: Governo interino quer exportar o golpe para o Mercosul

gleisi_serraA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sugere a demissão do ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), em sua coluna desta segunda (22), ao relembrar a tentativa frustrada do tucano em comprar o voto do Uruguai contra a Venezuela no Mercosul. Ela ainda acusa o governo interino de Michel Temer (PMDB) de querer exportar o golpe para os países vizinhos. Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Governo interino quer exportar o golpe para o Mercosul

Gleisi Hoffmann*

O ministro interino das Relações Exteriores, José Serra, nunca escondeu seu total desprezo pelo Mercosul e a integração regional. Segundo ele, o Mercosul foi “uma farsa”, um “delírio megalomaníaco, que paralisou a política de comércio exterior brasileira”. Agora tem sido insistente, por palavras e atos, na desconstrução do bloco. Serra sonha, sempre sonhou, com uma área de livre comércio proporcionando concorrência (predatória) das nações mais industrializadas, na qual cada país fará o que bem entender, negociando sozinho sua pauta de comércio.

O bloco do Mercosul foi criado justamente para dar força aos países membros na hora de negociar com as grandes nações, ou alguém duvida de que sozinhos os sul-americanos são muito mais frágeis perante as grandes potências econômicas? Acabar com a união aduaneira, como propõe Serra, tirará do bloco o sentido estratégico de propiciar inserção soberana dos seus membros no cenário mundial.

O Mercosul é um projeto estratégico de longo prazo que envolve os interesses de países e suas populações. Do ponto de vista do Brasil a união aduaneira, ainda que incompleta, é vital para nossos interesses. Em 2002, exportávamos somente US$ 4,1 bilhões para o Mercosul. Já em 2013, incluindo a Venezuela no bloco, as nossas exportações saltaram para US$ 32,4 bilhões. Isso significa um fantástico crescimento de 690%, quase de oito vezes mais, em apenas 11 anos. E cerca de 90% do que exportamos para esse bloco são produtos industrializados. Assim, esse mercado é crucial para nossa indústria. Só questões ideológicas explicam porque o chanceler brasileiro quer jogar fora um grande mercado de consumo para o nosso país.

A estratégia para a implosão do Mercosul consiste em não deixar a Venezuela assumir a presidência pro tempore do Bloco, o que tem direito pelas regras aprovadas no Tratado de Assunção e Protocolo de Ouro Preto, que estabelece que a presidência do Conselho se exercerá por rotação dos Estados Partes e em ordem alfabética, por períodos de seis meses.

O governo golpista, através de Serra, e por sua orientação, alega que a Venezuela não cumpriu os termos do Tratado relativos à tarifa comum e, portanto, não estaria em condições de assumir. Ocorre que nenhum país cumpriu integralmente com os termos do Tratado, inclusive o Brasil.

A vontade de impedir a Venezuela de assumir e implodir o Mercosul com essa crise é tanta que Serra chegou a propor a troca do voto do Uruguai por favores em negociações que o Brasil está realizando com a China. Um escândalo, que se fosse em um governo sério teria derrubado o ministro.

As condições internas da política e da economia venezuelanas não podem também ser justificativa para retirá-la da presidência do Bloco. É uma situação crítica, que vai requerer empenho do país e de suas forças políticas para resolvê-las. E se crise interna fosse critério, Brasil e Argentina também estariam com óbices.

Governos são efêmeros. No longo prazo e num ambiente democrático, é fato que se sucedam, nos países do bloco, muitos governos de matizes políticos bastante diferenciados. Essa inevitável diferenciação política não pode, contudo, paralisar ou inviabilizar o processo de integração. Os governos que estão provisoriamente representando seus países no bloco não podem usar o processo de integração como alavancas políticas de suas agendas internas específicas. Se isto acontecer, o processo de integração não evoluirá a contento e jamais se consolidará.

Toda a discurseira e articulação contra Venezuela tem o objetivo primeiro de implodir o Mercosul. Não satisfeitos com o golpe que estão dando na democracia brasileira, os interinos querem também dar um tiro no Mercosul e nas relações do Brasil com seus vizinhos próximos. A política externa brasileira está entregue a quem quer entregar o Brasil.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O coveiro do sexagenário! disse Joaquim Nabuco, no seu primeiro discurso na Câmara dos deputados (3 de julho). Pobres Velhos! O Dantas deu-lhes a oportunidade de morrerem livres. O Saraiva quer enterrá-los algemados (COSTA apud Revista Ilustrada, ano 10, n 413, 30 de julho de 1885, p. 1).

  2. O que vc achou de ver o coxinha Gilmar Mendes revogar a lei da ficha limpa?

    Indignado da cic é claro que como ele faz parte do golpe ele revogou a lei para os fichas sujas como os seus representantes Aécio, serra, temer poder concorrer as eleições que estão por vir não é?

    Acorda pra vida coxinha

  3. SOBRE DEVOLVER OS 2 MILHÕES DA LAVA JATO QUE O PROCURADOR JANOT LHE INTIMOU A FAZER,NENHUMA PALAVRA…..É MUITA CARA DE PAU DA NARIZINHO,BARBIE FALSIFICADA,VERGONHA DO PARANÁ EM BRASÍLIA………SE ESTE BLOG FOSSE SÉRIO NÃO DAVA ESPAÇO PARA ESSE TIPO DE POLÍTICO,FICHA SUJA E ENROLADA EM CORRUPÇÃO………….#FORAGLEISI……#FORAPT

  4. Pois esse governo interino acha que compra qualquer coisa com dinheiro sujo deles.
    Parabéns ao Uruguai que não aceitou propina desses golpistas.

    Vergonha.

    Fora temer

  5. Gleisi, voce é muito mentirosa, petralha , ratalha, vai carpir roça que é melhor.

  6. Quem é Gleisi?

  7. CERRA É O REI DOS LADRÕES. cade o diploma?

  8. Em tempo: eu não tenho bandido predileto.

    Se todos os partidos estão mergulhados em corrupção sendo o campeões o PMDB e DEM, e segundo e PSDB, e terceiro PT e todo o resto, em numero de pessoas e valores, atestado pelo que sobrou das instituições , eu escolho quem defenda o Brasil.

    Corram ao Tijolaço e leia um artigo feito pra vocês xingadores . É sobre o Mario Japonês.

    Rarará, ignorantes! Ahhhh se não fosse voces…não haveria golpes…nem falências….

  9. Começamos bem a semana, os xingadores de um lado só estão de volta.

    Estudem a história do Comércio Exterior, primeiro. A dificuldade em assinar um tratado. Depois a dificuldade em viabilizar.

    Tudo são prazos longos, politica descarada de outros países disfarçadas de ações comerciais, lobbies .

    Estudem sobre o que o NAFTA causou no México. Você certamente não é empresário, nem acadêmico.

    Você deve ser apenas apoiador raso de Roubocrata. Se fosse empresário ou acadêmico não diria tal besteira.
    Nenhum exportador quer limitação. O Mercosul não é limitador de outros tratados.

    Estude a dificuldade da TTTIP . Há até candidato americano contra ela.

    Ademais, Serra e Temer não podem nem aparecer numa reunião européia de comercio sem serem chamados de Golpistas. Onde vão apresentar suas propostas?
    Como eles pretendem fazer comercio exterior, após matarem o suado Mercosul?

    Suponho que até o Líbano de Temer não queira negócios com ele.

    Faça proposta decente sem frase curta e discutiremos.

    Rarará. Um real se souber fazer uma.

  10. Em 2038 vote ÇERRA45, vice fegacê….viiiiiiiiiiiiixe!
    Se sobrar Brasil, em 2042 vamos para o governo sonhático de Osmarina, vice Cristovam Buarque…ui!

  11. Mercosul? O que vêm a ser isso? Quando funcionou? Pra que ser? Fizeram um governo medíocre e corrupto e ainda se acha no direito de criticar e pedir exoneração de ministro. Vai cuidar dos seus processos e aproveita porquê deste mês não passa.

  12. Ainda quer comentar alguma coisa, sai fora corrupta ladra vc e seu marido, o moro te espera de braços abertos.

    • REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Quem vai ser o novo COVEIRO DO SEPTUAGENÁRIO?

      QUEM VAI APRESENTAR, APROVAR E ASSINAR A TAL LEI?

      O QUE NABUCO IRIA DIZER EM PLENO SÉCULO XXI?

      NÃO VOTO EM PARTIDO GOLPISTA, REFORMISTA PARA RETIRAR DIREITOS E AUMENTAR IMPOSTOS.