Carta de Dilma abala golpistas

carta_dilmaDiz o ditado que quem desdenha quer comprar. Não faltam adjetivos e juízo de valor do tipo “veio tarde” na tentativa de desqualificar a carta aos brasileiros e aos senadores lida nesta tarde por Dilma Rousseff.

A presidente pediu aos parlamentares que a absolva no julgamento do impeachment porque não cometeu crime de responsabilidade. Ela também se comprometeu a apoiar de forma irrestrita a realização de um plebiscito sobre a antecipação da eleição presidencial.

A carta de Dilma abalou os golpistas. Não é à toa que o Palácio do Planalto escalou senadores alinhados para bater duro no documento, no plebiscito e na própria presidente eleita.

Nos bastidores, soube-se hoje que o interino Michel Temer (PMDB) mandou confeccionar duas cartas-testamento: uma em caso de afastamento definitivo de Dilma e outra caso ela volte, onde ele se defende da pecha de “golpista”.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) antecipou que a presidente Dilma irá pessoalmente se defender no Senado.

A junta golpista — Planalto, Senado, Supremo e mídia — querem ganhar a parada no grito, mas sabem que ainda não têm dois terço (54 votos) necessários para cassar a presidente da República. Por outro lado, o Palácio Alvarada contabiliza 30 votos contra o golpe no juízo final.

Abaixo, a íntegra da carta que já tira o sono dos golpistas:

MENSAGEM DA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF AO SENADO FEDERAL E AO POVO BRASILEIRO

Brasília, 16 de agosto de 2016

Dirijo-me à população brasileira e às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores para manifestar mais uma vez meu compromisso com a democracia e com as medidas necessárias à superação do impasse político que tantos prejuízos já causou ao país.

Meu retorno à Presidência, por decisão do Senado Federal, significará a afirmação do Estado Democrático de Direito e poderá contribuir decisivamente para o surgimento de uma nova e promissora realidade política.

Minha responsabilidade é grande. Na jornada para me defender do impeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho. Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho.
Precisamos fortalecer a democracia em nosso País e, para isto, será necessário que o Senado encerre o processo de impeachment em curso, reconhecendo, diante das provas irrefutáveis, que não houve crime de responsabilidade. Que eu sou inocente.

No presidencialismo previsto em nossa Constituição, não basta a desconfiança política para afastar um presidente. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime.
Não é legítimo, como querem os meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo pelo “conjunto da obra”. Quem afasta o presidente pelo “conjunto da obra” é o povo e, só o povo, nas eleições.
Por isso, afirmamos que, se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de estado.

O colégio eleitoral de 110 milhões de eleitores seria substituído, sem a devida sustentação constitucional, por um colégio eleitoral de 81 senadores. Seria um inequívoco golpe seguido de eleição indireta.

Ao invés disso, entendo que a solução para as crises política e econômica que enfrentamos passa pelo voto popular em eleições diretas. A democracia é o único caminho para a construção de um Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social. É o único caminho para sairmos da crise.
Por isso, a importância de assumirmos um claro compromisso com o Plebiscito e pela Reforma Política.
Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, seja pelas práticas políticas questionáveis, a exigir uma profunda transformação nas regras vigentes.

Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral.

Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política, estabelecendo um novo quadro institucional que supere a fragmentação dos partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais, fortaleça a fidelidade partidária e dê mais poder aos eleitores.

A restauração plena da democracia requer que a população decida qual é o melhor caminho para ampliar a governabilidade e aperfeiçoar o sistema político eleitoral brasileiro.

Devemos construir, para tanto, um amplo Pacto Nacional, baseado em eleições livres e diretas, que envolva todos os cidadãos e cidadãs brasileiros. Um Pacto que fortaleça os valores do Estado Democrático de Direito, a soberania nacional, o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais.
Esse Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social permitirá a pacificação do País. O desarmamento dos espíritos e o arrefecimento das paixões devem sobrepor-se a todo e qualquer sentimento de desunião.

A transição para esse novo momento democrático exige que seja aberto um amplo diálogo entre todas as forças vivas da Nação Brasileira com a clara consciência de que o que nos une é o Brasil.
Diálogo com o Congresso Nacional, para que, conjunta e responsavelmente, busquemos as melhores soluções para os problemas enfrentados pelo país.

Diálogo com a sociedade e os movimentos sociais, para que as demandas de nossa população sejam plenamente respondidas por políticas consistentes e eficazes. As forças produtivas, empresários e trabalhadores, devem participar de forma ativa na construção de propostas para a retomada do crescimento e para a elevação da competitividade de nossa economia.

Reafirmo meu compromisso com o respeito integral à Constituição Cidadã de 1988, com destaque aos direitos e garantias individuais e coletivos que nela estão estabelecidos. Nosso lema persistirá sendo “nenhum direito a menos”.

As políticas sociais que transformaram a vida de nossa população, assegurando oportunidades para todas as pessoas e valorizando a igualdade e a diversidade deverão ser mantidas e renovadas. A riqueza e a força de nossa cultura devem ser valorizadas como elemento fundador de nossa nacionalidade.

Gerar mais e melhores empregos, fortalecer a saúde pública, ampliar o acesso e elevar a qualidade da educação, assegurar o direito à moradia e expandir a mobilidade urbana são investimentos prioritários para o Brasil.

Todas as variáveis da economia e os instrumentos da política precisam ser canalizados para o País voltar a crescer e gerar empregos.

Isso é necessário porque, desde o início do meu segundo mandato, medidas, ações e reformas necessárias para o país enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas pautas-bomba foram impostas, sob a lógica irresponsável do “quanto pior, melhor”.

Houve um esforço obsessivo para desgastar o governo, pouco importando os resultados danosos impostos à população. Podemos superar esse momento e, juntos, buscar o crescimento econômico e a estabilidade, o fortalecimento da soberania nacional e a defesa do pré-sal e de nossas riquezas naturais e minerárias.

É fundamental a continuidade da luta contra a corrupção. Este é um compromisso inegociável. Não aceitaremos qualquer pacto em favor da impunidade daqueles que, comprovadamente, e após o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, tenham praticado ilícitos ou atos de improbidade.

Povo brasileiro, Senadoras e Senadores,

O Brasil vive um dos mais dramáticos momentos de sua história. Um momento que requer coragem e clareza de propósitos de todos nós. Um momento que não tolera omissões, enganos, ou falta de compromisso com o país.

Não devemos permitir que uma eventual ruptura da ordem democrática baseada no impeachment sem crime de responsabilidade fragilize nossa democracia, com o sacrifício dos direitos assegurados na Constituição de 1988. Unamos nossas forças e propósitos na defesa da democracia, o lado certo da História.

Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Tenho orgulho de dizer que, nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. Honrei os votos que recebi. Em nome desses votos e em nome de todo o povo do meu País, vou lutar com todos os instrumentos legais de que disponho para assegurar a democracia no Brasil.

A essa altura todos sabem que não cometi crime de responsabilidade, que não há razão legal para esse processo de impeachment, pois não há crime. Os atos que pratiquei foram atos legais, atos necessários, atos de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles, e também não é crime agora.

Jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição. Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém.

Esse processo de impeachment é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente. O que peço às senadoras e aos senadores é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente.

A vida me ensinou o sentido mais profundo da esperança. Resisti ao cárcere e à tortura. Gostaria de não ter que resistir à fraude e à mais infame injustiça.

Minha esperança existe porque é também a esperança democrática do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes Presidenta. Quem deve decidir o futuro do País é o nosso povo.

A democracia há de vencer.
Dilma Rousseff

81 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns pela carta.Muiyo bem elaborada.Dilma é uma guerreira!

  2. Engracado Que a imprensa golpista nao divulga Que em trez meses e alguns dias o desemprego almenta sem parar no pais! !!
    A imflacao nao para de subir.
    La vem CPMF (que antes eles eram contra)
    O cidadao pra se aposentar agora so com 70 anos (quase morte pela idade)
    Cortaram o progama que beneficia os mais pobres a ter uma casa propia.
    Cortaram o ciencias sem fronteiras (dos jovens que quer fazer um intercambio)
    Ja avisaram que vao acabar o mais medicos.

    Cade as manifestacoes com camisas amarelas?
    Cade os panelacos?
    Cade a lava jato?

    O pais parece Que agora ta otimo.

    Vergonha.

    Fora golpista

  3. pelo impasse que deu no país a única solução é antecipar as eleições diretas.

  4. #LULA eu te amo !!!

    palmas pra você.

  5. tanta discussão em torno de uma carta que nem foi a PRESIDANTA que escreveu, uma ignorante que não sabe quanto é 8+6, que sai por aí saudando a mandioca, que vai estocar vento, que nao tem uma meta, Mais promete dobrar a meta, ler uma carta escrita por advogados , pessoas capazes é uma coisa, agora vejam o quanto de besteira ela falará no senado quando irá tentar se defender, vai ser uma comédia. Esmael, o bobão da corte ta acabando pra voces. PT saudações

  6. Cade os patinhos da fiesp?
    Cade as camisas amarelas da cbf?
    Cade os panelacos?
    Cade a lava jato?

    Prisao perpetua pra aecio corrupto.
    Prisao perpetua pra serra .
    Prisao perpetua pra cunha.
    Prisao perpetua pra renam.
    Prisao perpetua pra sarney.
    Prisao perpetua pra juca.
    Queremos estradicao pra fora do pais o sem moral moro.
    Vamos expulssar o golpista temer do brasil.

    Fica dilma.
    Mulher honrada,honesta e guerreira.
    Volta coracao valente.

  7. Só tenho a dizer que me orgulho de ter a senhora como nossa presidenta. Esse país não está um caos pela tua serenidade. Não somos cordeiros, somos todos Dilma. Senadores e senadoras, honre nossa presidenta eleita ou estarão desonrando o povo brasileiro que a elegeu e sofrerão as consequências nas urnas. Somos um povo pacífico e paciente, acostumados a adaptarmos a quaisquer circunstancias. Somos da paz queremos Dilma!! O recado está dado. Golpistas saiam enquanto há tempo. A justiça de Deus não falhará com nenhum golpista e nem com aqueles que usam o seu Santo Nome em vão!! Que Deus abençoe nesse momento a nossa presidenta Dilma Rousseff e abençoe o povo brasileiro tão injustiçado por nossos representantes deputados e agora os senadores.

  8. Dilma, sua linda! Volta Dilmavez!
    Quisera eu que você lesse o que escrevo: sua força nos fortalece; sua corgame nos inspira. Sua luta é nossa luta!

  9. Oxalá eu esteja equivocado…………………., mas faltou à ela um mínimo de combatividade de quem foi reeleita com 54 milhões de Votos………………….., por um Partido de Centro-Esquerda……………..!!!!!!

    Convidamo-a para vir às ruas por diversas vezes e nem ao menos tivemos resposta…………………..; agora espera mesmo sensibilizar os integrantes daquele Conservador e Arcaico agrupamento de digníssimos representantes dos extratos mais atrasados das nossas Elites………………………………………….??????!!!!!!!

  10. Esse parreiras ( minúsculo mesmo), tão zeloso pela nossa lingua mater, deve fazer um curso intensivo de português, pois desconhece o uso da crase. Ô pé de videira, quem tem telhado de vidro não atira pedra na casa alheia. Caput?

  11. O pior nisso tudo é ainda ter gente ser conivente com o golpe, são coniventes que uma corja de ladrões depõe uma mulher honesta como Dilma. Na minha opinião essas pessoas que são favor ao golpe, não passam de bandidos, visto que vimos somente os piores bandidos políticos do Brasil que votaram a favor do golpe, políticos metidos em corrupção, desvio de verbas públicas, dinheiro em conta no exterior, pior, ganharam dinheiro de empresários sujos do Brasil para votar a favor do golpe. Esse golpe é o mais baixo e sujo que já vi na história do Brasil.

    • Nadia, sra Meba…. se não fosse os empresários vocês iam viver de que????????????????????? quanta burrice .. jesuis

      • Quem produz valor é o trabalho, portanto as riquezas são produzidas pelos trabalhadores e não pelo capital. Você é muito anta Lourival. Que Jesus tenha piedade de vós!

        • Lourival e Trouxinha, vocês dois estão errados.
          E você trouxinha, onde exerceria a sua profissão sem o capital?
          Trabalho há muitos anos, mas isso só é possível porque a
          empresa me fornece mesa, computador, ambiente saudável,
          empilhadeira, EPI’s, EPC’s, cursos de aperfeiçoamento, etc.
          Tô meio sem paciência pra comentário bobo hoje.

  12. Abalou de tanto rir ne! Sofrível mas mt engraçada a carta, joia rara do humor. Tanto tempo paea escrever isso? O ponto alto eh que ela vai voltar para convocar eleições? Entao para que voltar? E alem disso, nao se sente capaz de governar? Eh uma confissao de incompetência.

  13. Esta carta só teria sentido seguida do suicidio. Assim só prova a total desconexão desta meliante com a realidade

  14. Deixou bem claro.
    Quem tomou o poder foi uma gangue de ladrões e corruptos, com as benesses do STF, MPF, PF, Empresários, Mídia e outros interessados internacionais.
    Alguma dúvida ?
    Então só uma recordação.
    Porque é que o Min Teoria ainda não prendeu o AlibabáCunha???.
    Quem do STF está de rabo preso com ele ?
    É golpe ou não é?
    O Brasil nasceu para ser comandado por esses marginais.
    Não tem outro jeito.
    E na hora das urnas, os brasileiros babacas vão lá e votam nos mesmos ladrões de sempre.

  15. Só uma curiosidade, vc tem um cargo comissionado? Senhor Parreira Rodrigues.

    • Não. Sou estatutário. Aposentado – QGE. E insisto: Meu nome é com esse no fim. Plural. Ex-preso político (duas vezes), demitido de emprego – chefia de gabinete da pref., de Santa Isabel do Ivai – por opinar contra a Ditadura, impedido de continuar frequentando faculdade pelo mesmo motivo. “Exilado” numa fazenda em MS. Não peguei em armas para praticar os crimes que Vana cometeu com apoio de Cuba para implantar um arremedo da ditadura castrista aqui no BR.
      Tenho linhagem. Na ditadura getulista, meu pai foi preso por rasgar um faixa do PC na cidade de Guaraçai – SP. E, consta em nossas fichas, na DOPS e no SNI, nossas ideologias e participação – mentirosa – no Grupo dos Treze.

  16. O interino decorativo, traidor, espião, corrupto, mentiroso, covarde, seboso, nanico(moral) e servil Temer já preparou duas cartas. Isso mostra bem o medo que sente. A pecha de “golpista” já está colada em sua testa. Não sairá nunca mais.

  17. trocar o presidente eleito no meio do caminho é golpe sim, ainda mais que esse cara se elegeu apoiando as mesmas propostas da presidente e afinal se eles são tudo inocentes quem roubou ou extorquiu essa dinheirama toda que a lava jato esta apurando cadeia neles ja dr; Moura, falei

  18. Pela décima vez repito: Dilma pode ser vítima, mas não é inocente.
    Se El Chapo Guzmán se aliar a Pablo Escobar Gaviria para explorar jogos,
    lenocínio, bebidas, e drogas em um determinado território, é do jogo que
    após dominado esse território, um tente derrubar o outro, e toque o
    “negócio” sozinho.
    O mais forte e esperto derruba o outro, e pronto!
    Golpe ou não golpe, é apenas uma questão de retórica entre as facções
    do PT e do PMDB.
    Dilma empunhar agora bandeiras como da reforma política, e convocação
    de novas eleições, é só esperneio que não leva a nada.
    O golpe está dado sim, mas no povo, e a facção vencedora continuará a
    cuidar dos “negócios”, e o povo/contribuinte, a ser achacado.
    Lula já em 2003, deveria ter dado o start nas reformas política e fiscal, mas
    preferiu o populismo e o mensalão que ele chamou de governabilidade,
    e centrou suas ações em perpetuar o PT e a si próprio no poder.
    Errou ao escolher a “inocenta” Dilma Rousseff, que se por um lado lhe
    foi fiel, por outro lado não conseguiu segurar a barra de tantos mal feitos
    petistas, pepitas, e peemedebistas.
    Esse presidencialismo de coalizão não funciona, há que se mudar o
    próprio sistema de gestão política, quando o próprio 1º ministro ou
    presidente, possa ser substituído por incompetência, mau desempenho,
    ou maus feitos.
    Lula perdeu a chance por o Brasil no 1º mundo, e torná-lo um país cívico
    e decente.
    Mas Dilma já ao assumir o 1º mandato, não tinha mais condições de
    fazê-lo, pois todo o ambiente já estava contaminado pela corrupção.
    Não é a toa que deputados e senadores trabalham para amolecer o
    projeto de iniciativa popular das 10 medidas contra a corrupção.
    Infelizmente a nossa democracia foi regada com herbicida, secou, e só
    serve para ser queimada.
    Temer “descarta’ aumento de impostos, mas Meireles ameaça com CPMF.
    Ora, no momento a CPMF não virá, mas virá justamente na hora em que
    a economia começar a se recuperar, mesmo porque agora seria um tiro
    pela culatra.
    Mas é só a economia ter condições de suportar mais um imposto, e
    ela voltará, sob qualquer pretexto, como para ser usada na saúde, por
    exemplo.
    Com congressistas querendo se livrar de leis que punem corruptos, e
    um governo que quer rever aposentadorias, mas dá 41,43% de
    aumento a funcionários abastados do judiciário, que só pensa em
    aumentar a arrecadação, e em sem perpetuar no poder, tamos fodidos!
    Mesmo que eu reencarnasse mais 3 vezes, acredito que no final da minha
    3ª vida, as coisas continuariam como estão hoje.
    Quem hoje chegou lá pelo voto OBRIGATÓRIO do povo, só quer mesmo
    é se locupletar (mamar), e se mudarem as regras ou sistemas, será para
    continuarem lá, inatingíveis e impunes.
    Eu até poderia falar em intervenção militar, mas eles, assim como Lula,
    já tiveram a sua chance, e olhem como estamos.
    Golpe? Claro que é golpe! Mas e daí?
    Nada vai mudar para nós, o povo.
    A carta de Dilma serve apenas para dar uma espanada na sua biografia,
    porque se ela permanecesse no poder, estaria agora sendo obrigada
    pelos fatos, a tomar medidas impopulares como a venda de ativos e
    aumento de impostos, pelos próprios “aliados”.
    Perdeu a saída + ou – honrosa da renúncia, e agora teme até mesmo
    ser reconduzida ao cargo, daí a tal saída pela convocação de eleições,
    assim que reassumisse.
    Tivesse renunciado logo, e todas as batatas quentes teriam ficado na
    boca do Michel.

    • Tonico, a Dilma não concordou em dar aumento ao Judiciário. Daí, o STF lavou as mãos e Cunha conseguiu aprovar o impeachment na Câmara. Zavaski esperou que tudo acontecesse e só depois pediu o afastamento dele. A primeira coisa que Temer fez foi aprovar o aumento ao Judiciário, que tem efeito cascata (ou catarata?). E as pautas-bombas? O juiz Moro parou o país. A Odebrecht já demitiu mais 70.000 funcionários. O Almirante Othon, cabeça do programa nuclear brasileiro é condenado a 43 anos!! Por causa de uns R$ 3 milhões de dólares que ele estava guardando para comprar equipamentos nucleares no mercado negro, pois no mercado informal os Estados Unidos não deixariam.
      Tudo isso faz parte de um plano só. Boicotar o Brasil. E o plano é bem coordenado. As coincidências da Lava-Jato saltam aos olhos. Sempre na véspera de alguma ação política do PT. Abra os olhos, rapaz.

  19. Chora na cama que é lugar quente.

  20. Já viram que os defensores do golpe não argumentao xingam em sua maioria . Não dão uma única razão ou indicação de que será melhor. Pelo contrário não falam que o país que a três anos lutava para ser a 5°economia do mundo.despenca e hj já é a nona. Que as propostas golpistas são lenha no lombo da classe que vive de carteira assinada ou pior vao perder os que têm.

  21. Era a prova que faltava para selar o caixão desta Presidanta.
    Propor algo INCONSTITUCIONAL é imperdoável.
    Não tem previsão legal para isso. Teria que alterar a carta magna com apoio do Congresso.
    Quanto tempo isso demoraria?
    Quanto de apoio a presidanta possui?
    Enfim, TXAU QUERIDA. Vai pra Porto Alegre e bay!!!!

    • Esperar o que de um sujeito que se autodenomina chifrudo. Vá lamber sabão imbecil…Pode ir para Porto Alegre e vai continuar vivendo bem e sendo admirada por muitos pessoas. Quanto a você vai continuar lutando para pagar as contas e sustentar a sua esposa que como você mesmo afirma tem amante. Você merece compaixão…

  22. Quando se trata de golpe torna se um aparelhamento entre os poderes e a mídia, infelizmente é o que esta acontecendo,e acobertam entos de delações ,engavetam processos até caducar, um sistema corrompido, que oprimem os BRASILEIROS , uma mídia caloteira, embarcada no mesmo barco, sugando também os BRASILEIROS .

  23. Muito boa a carta, bem elaborada e super vc verdadeira concordo plenamente

  24. Tem um comentarista da ric que pirou na batatinha com a carta da dilma, o cara é um coxinha descarado.

  25. Parabéns Maria texto maravilhoso. Acrescento: fim do Ciência sem Fronteiras; de financiamento privilegiado aos pequenos agricultores; taxa alfandegária de 1% sobre os produtos importados especialmente automóveis, bolsas de marcas famosas e a paulatina transformação do inglês como língua oficial. A Lava Jato só para caçar petistas. A transferência da capital para Curitiba. A elevação do MORO a IMPERADOR com plenos poderes, tendo como ministros Richa, Franciscini, Magno Malta, Cunha… Vivemos dias sombrios. Compreendo a sua revolta Maria. Um abraço e escreva mais vezes.

  26. FICA TEMER!

    Desisti do Fora Temer. Sério. Quero mais é que fique até 2018 e implante todas medidas impopulares prometidas á FIESP, a mídia e ao PSDB. Aposentadoria aos 65, ótimo: tem mais é que trabalhar 40 ou 50 anos pra deixar de ser trouxa. Fim da CLT, perfeito: férias, 13°, FGTS é coisa de comunista; se são de direita não precisam. Universidade Pública paga, isso mesmo: a pessoa que paga escola a vida toda pode pagar a universidade tranquilamente, só adiar a compra do carro zero ou àquela viagem. Fim dos programas sociais, merecido: os pobres não defenderam nem os programas e muito menos quem implantou então, danem-se. Privatizações, agora sou a favor: assim como os pedágios e telefonia mais caros do planeta, o brasileiro vai ver o que é combustível e energia caros quando privatizarem tudo. Dólar barato e abertura econômica, maravilha: quando não sobrar mais indústrias e empregos, poderão passar o tempo livre caçando Pokémons. Corrupção liberada, lindo: quer coisa melhor do que ser roubado e nem ficar sabendo, por que a mídia abafou e a Justiça engavetou? Fica Temer! Só assim pro Brasil entender em quem foi o golpe.

  27. FICA TEMER!

    Desisti do Fora Temer. Sério. Quero mais é que fique até 2018 e implante todas medidas impopulares prometidas á FIESP, a mídia e ao PSDB. Aposentadoria aos 65, ótimo: tem mais é que trabalhar 40 ou 50 anos pra deixar de ser trouxa. Fim da CLT, perfeito: férias, 13°, FGTS é coisa de comunista; se são de direita não precisam. Universidade Pública paga, isso mesmo: a pessoa que paga escola a vida toda pode pagar a universidade tranquilamente, só adiar a compra do carro zero ou àquela viagem. Fim dos programas sociais, merecido: os pobres não defenderam nem os programas e muito menos quem implantou então, danem-se. Privatizações, agora sou a favor: assim como os pedágios e telefonia mais caros do planeta, o brasileiro vai ver o que é combustível e energia caros quando privatizarem tudo. Dólar barato e abertura econômica, maravilha: quando não sobrar mais indústrias e empregos, poderão passar o tempo livre caçando Pokémons. Corrupção liberada, lindo: quer coisa melhor do que ser roubado e nem ficar sabendo, por que a mídia abafou e a Justiça engavetou? Fica Temer! Só assim pro Brasil entender em quem foi o golpe.

    • D. Maria, releia seu texto….as indústrias e o preços só baixarão quando houver concorrência. enquanto for mantido pela viúva, a produção será baixa e o preço alto. Que coisa mais sem nexo q a senhora escreveu, não sei em que planeta a senhora vive… Provavelmente é funcionária pública e nunca trabalhou na iniciativa privada!

  28. Quer mudar de vida parabéns
    sua oportunidade chegou….

  29. Apartidario.
    Eles ja mandaram a tua carteirinha de coxinha?

    Fora globo
    Foma temer
    Fora renam
    Cadeia no juca
    Cadeia no renam
    Prisao perpetua pra cunha
    Extradicao do sem moral moro

    Volta coracao valente

    • Primeiramente…Fora TEMER…segundamente fora TEMER…Arcanjo, só lembrando mais dois nomes na sua lista… o Moro precisa chamar o Sarnei, Aécio…E viva a Presidenta DILMA…

  30. Esmael;

    O discurso compromisso da Presidenta Dilma mais uma vez mostrou que ela é uma ESTADISTA.
    Mesmo passando por tudo que ela tem passado, não houve nenhuma palavra de ódio e vingança, suas palavras são de reconciliação e retomada da democracia.
    Grande presidenta, volte!!! o pesadelo já passou.

    Genaro

  31. A carta dela mais parece um grito de desespero daquele que perdeu o amor de sua vida: o poder, o dinheiro, a riqueza e o prestígio sem ter feito absolutamente nada em sua trajetória política.
    Lula ainda fez algumas coisas mas afundou o país em uma dívida pública que vamos pagar ad eternum. Obras faraônicas, superfaturadas, aliou-se aos demônios. Que paguem o pato, mas não… quem pagará somos todos nós.
    Agora vem propor plebiscito de uma forma impossível pela nossa Constituição.
    Quer respeito a Constituição, respeite-a.
    Ela aliou-se aos seus leões. Teve oportunidade de derruba-los e acusá-los de traição a pátria, conspiração e tudo o mais.
    Não o fez.
    Entra para a história, sim mas de forma negativa.
    A história é contada pelos que ganham as guerras.

    • Qual artigo da Constituição não permite o plebiscito para antecipar as eleições?

      No link abaixo, a explicação dá a entender que é sim possível, no mais, só achei as leis regulamentando o plebiscito.
      Destaco o trecho “…estabelece que, nas questões de relevância nacional e nas previstas no § 3º do art. 18 da Constituição – incorporação, subdivisão ou desmembramento dos estados –, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo…” Para mim, é questão de relevância nacional.

      http://www.tse.jus.br/eleicoes/plebiscitos-e-referendos/plebiscito-e-referendo

      • Leia seu próprio texto Santos:
        Convocado mediante decreto LEGISLATIVO…

        A Dilma era Presidente, um poder executivo.

        Nem se quisesse, quando estava presidente, conseguiria aprovar tal medida e, se o conseguisse, seria afastada igualmente.

        É como eu disse, juntou-se aos que não deviam.
        Quem pariu Mateus que balance.

        • Sim, uma solução que dependeria muito do congresso e não da Presidente, mas com apoio da mesma. A oportunidade de resolver a crise política dentro da ordem democrática, o povo escolhendo, é a chance de dizer “tchau querida” ou “adeus golpista”, respeitando a vontade da maioria. Você não quer a Dilma presidente, é a sua chance de mudar votando.
          Com a antecipação das eleições a Dilma deixará o governo, mas será de forma democrática. Os eleitores escolherão o projeto de País, aquele que defende o patrimônio público ou aquele que quer vendê-lo.
          Você acredita mesmo que o congresso iria enterrar esta proposta? Se sim, então sabe que o nosso atual congresso está preocupado com seus membros e não com o bem da nação e o golpe é nada mais do que uma tentativa de livrar-se da guilhotina.
          Juntei-me a quem não devia? A quem deveria me juntar? Temer/Cunha? Aécio? Serra? Gilmar? FHC? Bolsonaro? Richa? Prefiro juntar-me aos cidadãos desejosos pelo justo, bem comum, fraternos e pela democracia.
          Posso mudar meu entendimento, mas nada do que foi escrito fez minha opinião mudar.

  32. Não há golpe. A Dilma não tem vergonha, depois de toda mentira e corrupção no seu governo deveria ter a dignidade de renunciar e pedir desculpas a nação.

    Quanto as cartas de Temer, certamente a Dilma também tem a de fica e a de vai. Com certeza a de vai é a que vai ser usada.

    FORA DILMA!

    • Apártidário de araque. Você é Temer. Você é Richa. Você é Cunha. Você é PSDB. Você típico Jacu Rabudo.

    • Apartidário, você é um traidor do Brasil, faz as vezes de agente do sionismo e dos interesses da CIA, mas deve ser apenas um idiota analfabeto político, oportunista, ignorante, grosso e brega. Você obviamente não tem verniz cultural, e certamente é alguém sem nehuma importância para a Humanidade. Apartidário, afogue-se!

    • deve ser um daqueles coxinha pago pela fiesp,sem noção política,

      • nÓ CEGO….
        ESSE BLOG…..É MANTIDO PELO REQUIÃO …PT ..PSOL…CUT…..
        QUANDO ALGUÉM OPINA….NÃO PRECISA NEM FALAR MUITO…
        JÁ LEVA CRÍTICAS…ACESSO TODOS OS DIAS, SÓ PARA VER O SOFRIMENTO
        DE QUEM VOTOU MAL…E NÃO VÊ O PAIS QUE ESTÁ UM CAUS…..
        VOTEM PRA PREFEITO…E VEREADORES DO PT….
        DAI ACABAM DE VEZ….COM OS 5.568 ……QUE RESTAM…..

  33. Dá-lhe Dilma!!

  34. Muito bom o texto. De uma forma sintética e clara a presidenta desnuda o golpe. É óbvio que políticos dos partidos que apoiam o Michel Temer Silvério dos Reis não se deixarão comover por tais argumentos, pois já estão se locupletando no poder. À eles pouco importa a democracia. Quanto ao judiciário pouco se pode esperar, especialmente do STF do Gilmar e companhia. A mídia passará ao largo do documento, com o partidarismo de sempre. Com certeza os trouxinhas farão comentários raivosos, eivados de expressões chulas e argumentos pueris. Paciência. Como disse Lincoln “Deus deve amar os idiotas, pois produziu tantos” e o pior, concentrou um grande número deles na República dos Grampos, onde “vestais” da moralidade exibem em seus carros o slogan ufanista: “Eu apoio a Lava Jato”, claro, desde que os denunciados sejam dos PT e os vazamentos criminosos prejudiquem o maior líder popular da História do Brasil. Trouxinhas Lula já é História. Certos justiceiros, talvez uma nota de rodapé.

    • Exatamente!!!

    • Matou a pau! Disse exatamente o que penso!

    • Sintetismo em quatro laudas? Não se desnudou golpe algum, em que pese a enfadonha e oca insistência, e, mente medianamente clara se surpreende com a hoje sistemática revolta quanto à presença de Michel Temer na presidência, esquecendo os revoltosos de que ontem ele era vice da então presidentE Dilma Vana Rousseff e de quanto foi importante a sua presença como acólito, arrastando junto, expressiva parte do eleitorado simpática ao PMDB. O autor do comentário das 20.2, não deveria, ainda se precipitar no julgamento quanto às análises que logicamente resultariam diante do desimportante texto, porque repetitivo e prolixo. E quanto a “comentários raivosos, eivados de expressões chulas e argumentos puerís” que se atribui aos ditos trouxinhas, patenteado está que se refere justamente à grande maioria dos petistas participantes desse blogue, confirmando-se então o dito do presidente americano. Quanto a Lula ser História, questiona-se o registro. Al Capone também é história.

      • Vá à merda golpista

      • The New York Times, Le Monde, Lê Figaro, El País, L’Humanité e até CNN dizem que foi golpe. Quanto a você comparar Lula com Al Capone percebe-se o quanto você é calharda e desonesto. Gente da sua laia prolifera aos borbotões na republiqueta dos grampos onde uma classe média falida destla ódio por todos os poros. Vá fazer comentários nos blogs da direita asquerosa que devem proliferar na cidade do Torquemada das Araucárias.

        • Esqueci de acrescentar The Guardian, Al Jazeera. Los Angeles Times, El Mercúrio, etc. Quanto a você fique com a Rede Bobo, com a Rede do Pastor, a do Camelô e a Revista Óia. Uma correção escrevi “calharda” leia calhorda ou se preferir ordinário, desprezível, enfim uma pobre alma conservadora e insensível às melhorias que o grande presidente Lula realizou. Seja honesta estude história e analise o salto qualitativo que o Brasil deu nas gestões do grande pernambucano. Cometeu erros é claro que sim, porém o saldo foi positivo. Entendeu Parreiras Rodrigues? Claro que não, pois falta-lhe sensibilidade social e honestidade intelectual.

          • A falta de argumentos sólidos e convincentes, fê-lo descambar para a desqualificação do contraditor. Um partido que governa durante 13 anos e apresenta como resultado uma Educação na rabeira de outras sessenta e poucas nações, uma Saúde vergonhosa, uma infraestrutura terceiro-mundista, não pode jactar-se de produtivo e resolutivo. Onze milhões de desempregados, um parque industrial nada competitivo, a construção duma geração de analfabetos funcionais, o aumento incomum e indescritível da criminalidade, realmente não são credenciais que o recomendem para uma continuidade no Poder, somando-se a esses descalabros, a roubalheira mais deslavada jamais registrada na História do país. Democracia é palavra que soa como blasfêmia na boca de quem anos atrás participava de luta armada não para derrubar uma Ditadura, aquela sim, resultado de golpe, mas para instalar aqui, uma réplica do governo cubano.

      • Aí entra, nesse tal de parreira, a argumentação de Lincoln … trouxinha rareia mas não acaba …

      • Pessoas que tem um pouco de princípios morais e humanos não falam tanta bobagem . Vamos aos fatos, não deixe de fazer uma e minuciosa pesquisa no Google.

      • O desqualificado que a décadas mama nas tetas da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) como pseudo assessor do Accorsi , está, novamente defecando pela boca. Parreira Rodrigues se posa de honesto, mas na verdade não passa de um jaguara.

      • Belissimas palavras parreira. O seu “jus sperniandi” (fazer birrinha e espernear) está bem escrito, faltou apenas a anexação de provas documentais consistentes que confirmem o seu “lenga lenga”, peça as provas para o MP federal, ou para o STF, ou Senado, ou para a república militar dos pinhões presidida por Sergio Moro. Talvez algum deles tenha algo a contribuir. Daí sim passaremos de denuncismo e litigancias por revanchismo e preconceitos e passaremos para um nível mais avançado, com direito de defesa e imparcialidade no julgamento. Por isso a ONU e a OEA foram acionadas, porque a justiça brasileira está corrompida e usada pelo wallstreet e pentágono. Desde 64 os EUA implantaram um virus no nosso DNA político que é acionado à distância qnd necessário.

        • vinicius, isso mesmo com vê minúsculo, li até o primeiro ponto. Ademais, o meu nome é Parreiras, com a inicial maiúscula e com esse no fim. Mas, quanto ao direito de espernear, pergunto se essa construção traduzida do Latim não se aplica justamente a quem apela para organismos internacionais? Desclassificados pelo seu governo que com eles tem débitos milionários?

          • Eu não tenho emprego público. Nunca fui assessor de ninguém. Não sou filiado ao PT. Apenas acredito com base em dados que o Brasil melhorou muito com os governos de Lula. O Parreiras Rodrigues sabe quanto era em dólar o salário mínimo quando Lula assumiu e para quanto foi quando deixou o governo? Não sabe e não vai procurar saber porque é um calhorda de plantão. Faz parte da classe média neoliberal de fachada que vive mamando nas tetas do poder público. Você é de desonestidade sem par. Que tal pesquisar sobre a corrupção no governo Lerner, provavelmente você votou nele como grande parte dos trouxinhas da República dos Grampos. Argumentos com pessoas como você não funcionam. Aliás não sei porque estou perdendo o meu tempo escrevendo está resposta a um calhorda que veio empestear este blog. Vá arrumar um empreguinho com outro parlamentar parasita hipócrita.

        • Concordo com vc. Vinícius e digo que torço pela presidenta Dilma!

      • Que imbecil é esse? Poeta letrado e ignorante, insensível ao momento atual. Eita, não li as respostas anteriores. É mais uma mamador em tetas públicas. Retiro os comentarios que fiz. Não os merece…

        • Respondo aos dois. Todos os poderes da República, dos Estados, dos Municípios, precisam de servidores públicos. Não me envergonho do tempo que dediquei ao trabalho em benefício dos meus conterrâneos, engrandecido pelos projetos que desenvolvo na área de meio ambiente,m principalmente.
          Noto que uns e outros, a falta de argumentos com peso e validade, descambam para a baixaria, aquela mesma baixaria que se atribuiu ao exército de idiotas referidos por Lincoln. Tsk…tsk…

          • Há uma diferença entre nós. Nunca precisei prestar serviços à políticos. Com certeza tenho mais recursos que você, pois não preciso mendigar “cargos” com políticos de quaisquer partidos. Apenas defendo os governos do PT porque favoreceram a parcela mais carente da sociedade. Para mim em particular, seria preferível um governo neoliberal. Contudo, sei que é difícil uma pessoa como você e grande parte dos trouxinhas desta cidade, acreditarem que existem pessoas que tem sensibilidade social. Corrupção? Deixe de ser ingênuo, há hoje, haverá amanhã e dificilmente será erradicada. Deixe de ser hipócrita. Como já trabalhou na política deve saber como funciona. A propósito posso conseguir um empreguinho para você. Acabar com a corrupção? Que tal começando pelo judiciário. Só no Brasil um juiz flagrado vendendo sentença é exonerado com salário integral. Precisa de emprego? Posso conseguir um para você? Que tal?

      • Parreiras Rodrigues, falou tudo. Muito bom!

      • Imbecil.

      • Vc é um grande idiota. Já esqueceu o passado quando se comia pé de galinha para sobreviver. Lula é história sim. E nunca na história da humanidade , houve um indivíduo que tirou da miséria tanta gente. Lula é único.

      • que comentário mais ridiculo, quer mostrar tanta intelectualidade q acaba mostrando qto o cerebro é coxinha.

      • NA VERDAADE SR RODRIGUES TEM UM Q.I. BAIXO POIS ACREDITA QUE DILMA NÃO SEJA INOCENTE. ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE ELA CHEIRA A DEMOCRACIA ENQUANTO OS GOLPISTAS COMO É SEU CASO ENCHEM O PAIS DE VERGONHA. MAS VAMOS VER O QUE VAI DAR POIS NADA ACABOU ATÉ AGORA MESMO QUE O IMPEACHMENT SEJA EFETUADO PELOS FILHOS DA P… QUE SÓ QUEREM O PODER,

    • 😂😂😂

    • Boa

    • Certíssimo

    • Uau! Comentário excelente.