Alvaro Dias: O dia seguinte ao impeachment

alvaro_diasO senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (10), antecipa a discussão do day after, o dia seguinte ao impeachment de Dilma Rousseff. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

O dia seguinte

Alvaro Dias*

O impeachment nasceu nas ruas do País, foi embalado pelas manifestações populares gigantescas que sacudiram esta Nação. Certamente, não há, na história, nenhum processo de impeachment que se instale sem apoio popular. Há pressupostos básicos indispensáveis para a instauração de um processo dessa natureza, evidentemente, aspectos que dizem respeito à Constituição, portanto, suporte de natureza jurídica, mas é fundamental o apoio popular. Portanto, não há como se falar em golpe.

Quando se fala em golpe no confronto político, vem a nossa mente tanques nas ruas, tanques de guerra nas ruas, o Exército fechando o Congresso Nacional. E o que vemos são senadores e deputados opinando, debatendo, a defesa se pronunciando, a acusação se pronunciando, e os parlamentares votando em paz, sob a égide da Constituição do País, cumprindo o seu dever.

O parecer elaborado pelo relator Antonio Anastasia é qualificado, técnica e juridicamente, com argumentos que fulminam posições contrárias ao processo de impeachment, de forma competente e indiscutível.

É preciso reconhecer que, desse debate, do confronto das ideias, nós recolhemos a lição de que as instituições públicas brasileiras estão amadurecidas, alcançam a maturidade. E, da mesma forma, o povo desse país. Temos a certeza de que a corrupção jamais será tolerada. Se tolerou a corrupção, ela foi banalizada durante muitos anos e estamos vivendo o marco de um novo rumo.

O país mergulhou em crises sem precedentes, mas as administra, com suas instituições solidificadas, sob a égide do Estado de Direito, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça.

O Partido Verde, o qual representamos, é um partido que tem história, que tem causas a defender e comprometimento com os interesses nacionais e jamais se omitiu num momento de importância histórica como esse.

Agora, o Congresso Nacional precisa se preparar para o dia seguinte à votação final do processo de impeachment, pois o Brasil tem urgência de crescer e a população não pode mais esperar pela retomada do desenvolvimento.

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde do Paraná. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

56 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Depois de ler todos os comentários, se eu fosse o “nobre” senador, não mais escreveria essa “coluna” pois, pelo que se vê, ele não tem um mínimo de credibilidade, assim como não o tem seus pares golpistas. E, com certeza, entrarão para a história ao lado de Joaquim Silvério dos Reis, até então nosso único traidor. Depois desse golpe, serão 427 traidores. E isso será ensinado para as futuras gerações.
    Imaginou? Crianças com sobrenomes desses golpistas no futuro? Sentirão profunda vergonha. Ou então também serão salafrários, já que lhes foi dado o nefasto exemplo.

  2. Dinossauro safado!!!

  3. Senador você sempre teve em seu curriculo Politico atuação duvidosa
    Agora acaba de entrar para o Lixo da história tenha convicção disso.De que você é o
    legítimo representante do quadro politico que envergonham o Paraná !!!

  4. Mesmo depois das manifestações gigantes Dilma foi eleita. Por que mentir?

  5. De tudo isso o que importa é a Dilma vazar de vez, desocupar a moita, picar a mula.

  6. Para estes senhores não será fácil convencer o imaginário social das virtudes intrínsecas à troca do ‘populismo lulopetismo’ pelo estado de exceção de direitos e conquistas sociais, nas mãos de querubins da ética, como Temer, Padilha Serra e outros como o Catão da republiqueta dos coxas ou furacões que assina o texto arriba, mas independente do resultado da votação, o gesto digno dos senadores que se recusarem a assinar a licença para essa longa noite de execuções terá um peso referencial na repactuação do futuro brasileiro.

  7. O nobre senador não faz nenhuma menção a respeito dos corruptos que estão entrando no lugar de Dilma. Como consentir a permanência de Temer, Padilha e Serra depois da delação de Marcelo Odebrecht? O discurso de corrupção não pode valer somente para Dilma que na verdade fez garantir o pagamento do Plano Safra e também do Bolsa Família para quem precisa… não se apropriou de recurso público e não bens ou contas no exterior advindo de corrupção… Deputados e Senadores da estirpe de Alvaro Dias não estão incomodados com a corrupção e sim, com quem a combateu, com quem não fez adesão ao plano perverso contra o Brasil e os brasileiros… Tirar Dilma é na prática jogar para debaixo do tapete tudo o que foi feito até agora pela tal Lava Jato… Para resumir, o crime realmente compensa: os que roubaram, sobre o manto da delação premiada, incriminaram somente os que a mídia e a direita queria, os seja, petistas; e hoje desfrutam de boa parte do roubo realizado porque o que eles devolveram foi somente uma pequena parte do que foi encontrado… continuaram milionários nababos gastando o fruto do roubo… O dia seguinte ao GOLPE será a implantação das tais MEDIDAS IMPOPULARES por parte do governo golpista; o dia seguinte será a continuação da venda do patrimônio público para o capital estrangeiro… enfim, será a retomada da agenda neoliberal que tanto nos prejudicou nos anos 80/90…

  8. Fomos nós e só com o povo nas ruas podemos barra isso.

  9. Gente querendo ou não vomos nós que colocamos o impeachment e só nós podemos mudar a história do Brasil. Se não víssemos nada em relação a isso vamos fica nas mãos desses bandidos.

  10. O alvaro amarrou seu burro num partido ambientalista, logo sempre estará em rota de colisão com o capital. A Samarco odeia o PV, e não vai convidar o senador para o coquetel….

  11. Caro senador e ex-governador do Paraná, com todo o respeito, o sr é nojento!

  12. O que diz o Alvaro Botox e o que late o Dog dele, confio só no Dog.

  13. Nojo. Bleargh!

  14. nao se preocupem pessoal, depois do falido blog do sr.f.c, que esta no palacio com o sr. grande governador beto… o cidadao sem nome esta de volta, sempre com a mesma ladainha. ops ta faltanto o grande ge…

  15. FORA TEMER GOLPISTA, ficha suja, traidor, invejoso, frustrado, doente e sua gangue INCLUSIVE ESSE CORRUPTO ÁLVARO DIAS. VAZA.
    SENADOR VÍDEO PARTIDO UF – COMO VOTOU
    Angela Portela PT RR Não
    Armando Monteiro PTB PE Não
    Elmano Férrer PTB PI Não
    Fátima Bezerra PT RN Não
    Gleisi Hoffmann PT PR Não
    Humberto Costa PT PE Não
    João Capiberibe PSB AP Não
    Jorge Viana PT AC Não
    José Pimentel PT CE Não
    Kátia Abreu PMDB TO Não
    Lídice da Mata PSB BA Não
    Lindbergh Farias PT RJ Não
    Otto Alencar PSD BA Não
    Paulo Paim PT RS Não
    Paulo Rocha PT PA Não
    Randolfe Rodrigues REDE AP Não
    Regina Sousa PT PI Não
    Roberto Muniz PP BA Não
    Roberto Requião PMDB PR Não
    Telmário Mota PDT RR Não
    Vanessa Grazziotin PCdoB AM Não
    =====================
    SENADORES PARA RISCAREM DE SUA LISTA E NÃO VOTAREM MAIS EM TAIS FIGURAS – BANI-LOS DEFINITIVAMENTE.
    Renan Calheiros *PMDB AL Não votou / (SIM)
    Acir Gurgacz PDT RO Sim
    Aécio Neves PSDB MG Sim
    Aloysio Nunes Ferreira PSDB SP Sim
    Álvaro Dias PV PR Sim
    Ana Amélia PP RS Sim
    Antonio Anastasia PSDB MG Sim
    Antonio Carlos Valadares PSB SE Sim
    Ataídes Oliveira PSDB TO Sim
    Benedito de Lira PP AL Sim
    Cássio Cunha Lima PSDB PB Sim
    Cidinho Santos PR MT Sim
    Ciro Nogueira PP PI Sim
    Cristovam Buarque PPS DF Sim
    Dalirio Beber PSDB SC Sim
    Dário Berger PMDB SC Sim
    Davi Alcolumbre DEM AP Sim
    Edison Lobão PMDB MA Sim
    Eduardo Amorim PSC SE Sim
    Eduardo Braga PMDB AM Sim
    Fernando Collor PTC AL Sim
    Flexa Ribeiro PSDB PA Sim
    Garibaldi Alves Filho PMDB RN Sim
    Eduardo Lopes PRB RJ Sim
    Eunício Oliveira PMDB CE Sim
    Fernando Bezerra Coelho PSB PE Sim
    Gladson Cameli PP AC Sim
    Hélio José PMDB DF Sim
    Ivo Cassol PP RO Sim
    Jader Barbalho PMDB PA Sim
    João Alberto Souza PMDB MA Sim
    José Agripino DEM RN Sim
    José Aníbal PSDB SP Sim
    José Maranhão PMDB PB Sim
    José Medeiros PSD MT Sim
    Lasier Martins PDT RS Sim
    Lúcia Vânia PSB GO Sim
    Magno Malta PR ES Sim
    Marta Suplicy PMDB SP Sim
    Omar Aziz PSD AM Sim
    Paulo Bauer PSDB SC Sim
    Pedro Chaves PSC MS Sim
    Raimundo Lira PMDB PB Sim
    Reguffe sem partido DF Sim
    Ricardo Ferraço PSDB ES Sim
    Ricardo Franco DEM SE Sim
    Roberto Rocha PSB MA Sim
    Romário PSB RJ Sim
    Romero Jucá PMDB RR Sim
    Ronaldo Caiado DEM GO Sim
    Rose de Freitas PMDB ES Sim
    Sérgio Petecão PSD AC Sim
    Simone Tebet PMDB MS Sim
    Tasso Jereissati PSDB CE Sim
    Valdir Raupp PMDB RO Sim
    Vicentinho Alves PR TO Sim
    Waldemir Moka PMDB MS Sim
    Wellington Fagundes PR MT Sim
    Wilder Morais PP GO Sim
    Zeze Perrella PTB MG S

    • Sabe o que acontecerá com esses Srs. nas próximas eleições? Serão reeleitos!
      Cada povo tem o governo que merece e pelo visto não merecemos mais do que isso.
      A boca do jacaré já fechou!
      Perdemos playboy!

    • Fazer uma campanha com todos esses nomes já. Para començar a pressão. Não votar nestes golpistas. Façam e lance nas redes sociais para todos divulgarem.

  16. Na verdade, o que importa mesmo é a saída definitiva da ex-presidANTA.

  17. Como mente esse Esmael ?? é um cara de pau ou…….. gosta de

  18. Esse poodle do caralh…vai pagar no inferno o que está fazendo contra o povo brasileiro.

  19. Esse senadorzinho no ocaso de sua medíocre trajetória ( o que fez como tal pelo PR?) de golpe entende (inclusive no Paraguai)…
    Além do rabo preso supra citado, o hipócrita fala como se fosse “histórico” no partido que o albergou…
    Vc me dá asco, senador. Até minha mãe de 88 anos, que foi sua eleitora no passado o escracha…
    Vade retro !

    Em tempo: se ignorarmos o lixo que um tal apartidário, energúmeno, filho de um quenga, posta estaremos dando o destino que ele merece… desprezo….

  20. Golpistas.Não passarão!!

  21. Senhor Senador, essa falácia utilizada por golpistas engana analfabeto político. Não pense que esquecemos os cavalos galopando em cima dos professores, da mesma forma, o golpe contra a democracia de 2016 não será esquecido, ao contrário, está registrado na história. Com certeza o seu nome estará nela, assim como o 30 DE AGOSTO.

  22. Esse senador não é aquele que quando governador soltou os cavalos e mandou bater nos professores?

  23. Álvaro Dias só tem pompa, não passa de um reles golpista.

  24. alvaro dias vc e um lixooooooooooooooooooooooooooooo

  25. Senador você esta marcado!

  26. Diz o nosso impoluto senador que: “O impeachment nasceu nas ruas do País, foi embalado pelas manifestações populares gigantescas que sacudiram esta Nação.” Mas eu discordo. O golpe nasceu nos porões da política, arquitetado pelos maiores corruptos deste país e levado à frente pela imprensa golpista que sempre esteve ao lado desses oligarcas, bem como pelos seus lacaios travestidos de deputados e senadores. É lamentável saber que esses bandidos com cargo eletivo pensam que somos todos idiotas para acreditarmos que o impedimento da Dilma será para o bem do pais. Hipócritas!!! O povo saberá o que fazer com gente como vocês. Logo, muito em breve, esses golpistas perceberão o quanto será difícil colocarem a cara em público ou andar nas ruas. Porque o povo saberá qual o tratamento a ser dado para golpistas e traidores da pátria.

  27. Só para constar: não li uma linha do artigo desse senhor. Ele não tem nada a me dizer.

  28. Senador, o que queremos para o dia seguinte, é uma pauta com reforma
    política decente e que contemple as nossas especificidades e necessidades,
    e uma reforma fiscal (SEM CPMF) que atenda as necessidades do estado sem
    predar os contribuintes, de forma simples, justa, e NÃO burocrática.
    A recuperação da economia não deve ser usada como desculpa para
    mandar pras calendas, as reformas política e fiscal, isso é tarefa para os
    economistas, cabendo a vocês políticos, apenas aprovar as medidas
    e aparar algumas arestas, caso isso seja necessário, mas nada do tipo
    emendas parlamentares nos orçamentos.
    Já vimos que isso funciona errado e ao contrário, sendo usadas essas
    emendas, para a formação de currais eleitorais de políticos.
    Senador Álvaro, capitaneie deputados que proponham reforma política
    e reforma fiscal, já!
    E não me venha com aquela conversa de que este ano é inviável devido
    às eleições municipais, que depois já estaremos em final de legislatura,
    que é melhor deixar para os próximos, bla-bla-blá, bla-bla-blá!
    Ah, e se nada disso puder ser implementado, que tal se o senhor
    levantasse a bandeira pela aprovação daquelas 10 medidas contra a
    corrupção?
    Se pelo menos isso o senhor conseguir, continuo seu eleitor, mas se
    emplacar a pauta das reformas política e fiscal, faço até campanha.

  29. Falta ao senhor autoridade moral para dizer o que diz. Qual a sua posição em relação a corrupção no governo FHC? O senhor vive o ocaso político. Votou para que o Michel Silvério dos Reis mantenha como ministro o filho do Sarney que pertence ao seu partido o nanico, inconsistente e anódino PV. O senhor tem seu valor, pois já defendeu causas nobres, porém enveredou para um conservadorismo canhestro, anacrônico. No episódio do golpe contra a Presidente Dilma o senhor tem se comportado com oportunismo. Falou das ruas? Que tal vocês políticos ouvirem as ruas e convocarem eleições gerais? Procure saber qual a confiança que o povo tem no Congresso Nacional. O senhor sabe que é preferível confiar na palavra de um membro do crime organizado do quem em boa parte da classe política da qual o senhor faz parte. A sua hipocrisia fede. ELEIÇÕES GERAIS JÁ EM TODOS OS NÍVEIS.

  30. A trama foi arquitetada como um suposto plano de salvação nacional, inclusive com o apoio do próprio povo, manipulado pelos interessados na saída da presidenta, dentre eles a grande mídia. os arquitetos desse golpe são, ha muito, conhecidos pelo povo brasileiro. Não é de hoje que eles têm seus nomes manchados pela corrupção. A elite podre do Brasil está de volta para massacrar os pobres e os trabalhadores a troco de muito pão e circo. Enquanto isso, a grande massa dá-se por satisfeita!

  31. Esse mentiroso ainda continua filiado ao PSDB, muda de partido para os coxinhas, o povo ao contrario estava contra o impeachment da presidente Dilma……eu não o reconheço como um bom político e sim como um golpista corrupto que não tem moral para falar……..FORA TEMER E SEUS ALIADOS…..

  32. O Alvaro Dias é um hipócrita. Mentiroso. Não me venha dizer que isso não é golpe. Falar em crimes cometidos pelo governo, todos vocês políticos estão metidos nisso. Certamente se fizer uma investigação no seu passado vai achar coisas esquisitas. Feche a boca por favor. Dalvo

  33. A cada entrevista, cada posicionamento, cada fala do senador,
    sinto vergonha alheia.

  34. Recomeço com esse bando de canalhas no poder, no Congresso e o Judiciário fica aonde? Me parece que, esse povo, apoiadores desses nojentos golpistas, só queríam a saída da Dilma, agora pouco importa quem lá vai ficar, pode até o DIABO, que vcs não estão nem aí. Bando de alienados, acreditam num crescimento com esse bando de ladrões no comando comprando a tudo e a todos, só não conseguem comprar a minha consciência e a de milhares intelectuais e idealistas. Fora ALIENADOS, LONGE DE MIM BACTÉRIAS.

  35. O ilustre senador aderiu ao grupo que tomou de assalto o poder. Lamentável. Ele está há tempos na política e ainda não entendeu os objetivos do temer e de seus asseclas. A tomada pura e simples do poder, apoiado por uma maioria venal que até a mãe venderiam para poderem se locupletar com o dinheiro público e a manutenção de seus status.

  36. Impeachment não é golpe é bola pra frente que o gol está próximo.

    • Vai ser o gol mais ilegal na historia do Brasil
      Sei da postura desse farsante quando governo do parana….tremendo hipocrita

    • Você é outro calhorda igual ao senador picareta e ainda coloca o fake de “apartidario”, só se você é apartidario, por não ter o partido fascista legalizado no Brasil. Mas tem vários outros que se assemelham a isto.

  37. Golpe senador não são tanques nas ruas não,golpe é o estelionato político que é imposto a esse povo de quatro em quatro anos,que vocês que se dizem nós representar nós impõem.foi um golpe sim de vocês,da mídia e das vaquinhas de presépio que foram as ruas.

  38. Hipócrita!!! Dá nojo de ouvir!!!

  39. Como maçonico Álvaro Dias não devia mentir, quando se escuta e vê um estádio inteiro vaiar, deveria mudar seu voto, mas a voz interior diz vou mentir, somente num dado momento foi em que houveram estás manifestações que ele fala mas já mudou, isto ele sabe.

  40. “Temos a certeza de que a corrupção jamais será tolerada”.

    Conte outra piada Sr. Álvaro!

    Golpe amparado em suposta legalidade é pior que golpe com tanque!

  41. Verdade! Que golpe é esse? Um processo amplamente debatido entre acusadores e defensores que já dura mais de quatro longos meses nem de longe é golpe. Este termo foi adotado na esperança de convencer a população que é algo ilegal. Mas ninguém engole mais esse discurso. As investigações e depoimentos de gente que fazia parte do governo deicharam claro a existência da organização criminosa instalada nos governos Lula/Dilma. O senador tem razão, é preciso concluir o impeachment para que o Brasil possa retomar seu rumo econômico de crescimento com essa gente definitivamente fora do governo. Ainda bem que o recomeço está próximo. Para o bem do país, fora Dilma e caterva.

    • O Jacu Rabudo continua comentando. Calhorda, falso moralista, pulha, classe média falida da republiqueta dos grampos. As suas opiniões são menos relevantes que o defecer de um cãozinho. Vá pentear macacos chifrudo!

    • Otário!

    • Quando Hitler assumiu a Alemanha, todos os processos contra seus acusadores eram “legais” … deu no que deu. O Apartheid na África do Sul, perfeitamente dentro da legalidade. Não faltam exemplos a derrubar seus argumentos, vamos ficar somente nesses dois.

    • É isso aí Apartidário. SOMOS TODOS CUNHA!!!

      Fala sério.

      Você realmente acredito que houve discussão equilibrada, amplamente debatida?
      Você é um midiota, facilmente convencido pela opinião publicada da mídia.

    • É preciso criar um juízo melhor sobre legalidade e ética. Nem sempre um processo que corre respeitando as instituições é necessariamente ético. As relações de poder são mais complexas do que isso. Muitas vezes a legalidade serve exatamente para justificar uma ideia que não passa pelo crivo de um pensamento ético. A primeira pergunta deviria ser se hoje é possível esperar um julgamento ético das instituições brasileiras. E não legal.

  42. Dados colhidos na imprensa.

    O senador Álvaro Dias está sendo processado por uso da cavalaria da PM contra professores. Também é acusado de crime contra a administração pública, movidas pelo Supremo Tribunal Federal. (Veja a petição: Pet/4316 — Veja no STF. Situação atual: 09/02/2009 — Baixa dos autos em diligência, Guia nº 276/2009, Ofício nº 215/SEJ, à Superintendência Regional do Departamento de Policia Federal no Distrito Federal.

    A operação Castelo de Areia tem documento em que mostra que, as construtoras Camargo Corrêa e a Norberto Odebrecht doou R$50 mil para o tucano Álvaro Dias (PSDB-PR).

    Álvaro Dias (PSDB-PR) não declarou R$ 6 milhões à Justiça Eleitoral.

    A revista Época mostrou que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) omitiu de sua declaração de bens à Justiça Eleitoral R$ 6 milhões em aplicações financeiras.

    Em 2006, Dias informou que tinha um patrimônio de R$ 1,9 milhão dividido em 15 imóveis: apartamentos, fazendas e lotes em Brasília e no Paraná. O patrimônio dele, porém, era pelo menos quatro vezes maior.

    Segundo informações vazadas por fontes próximas a procuradores que conduzem a Operação Lava Jato, o senador Álvaro Dias está sendo investigado, pela compra de uma área no Rio de Janeiro por R$ 3 milhões e, meses depois, vendeu à Petrobrás pelo incrível valor de R$ 40 milhões. O Fato está sendo investigado em segredo de justiça, pelo fato do parlamentar ter foro especial por prerrogativa de função — conhecido coloquialmente como foro privilegiado.

  43. Quer dizer que aquele senador bravo,de discurso contundente contra a ditadura e suposto democrata pregava no deserto para ele galgar postos e se tornar esse golpista sacana.
    Pois é né sr Alvaro,não existe honestidade em vendedores de ilusão,voce é um politico como os 367 picaretas,juntados aos 59 golpistas.