100 dias, sem esperança: Fora Temer, já!

enio_golpe_temerO deputado Enio Verri (PT-PR), em sua coluna desta terça (23), afirma que os 100 dias do interino Michel Temer (PMDB) foram marcados pela desesperança sobretudo para a jovem democracia brasileira.

Segundo o colunista, partindo do pressuposto do que está ocorrendo com Dilma Rousseff, qualquer cidadão comum poderá ser julgado e condenado sem que tenha cometido crime algum.

“O Brasil e o mundo, há pouco mais de 100 dias do processo do golpe, testemunham o desmonte do Estado, a revogação de direitos constitucionais e a submissão da sétima economia do mundo aos interesses do mercado financeiro”, diz um trecho da análise de Verri.

100 dias, sem esperança

Enio Verri*

A jovem e ainda não muito bem consolidada democracia brasileira tem apenas a lamentar por esses dias. O primeiro e mais grave retrocesso foi a instalação da insegurança jurídica. A Constituição Federal de 1988 foi rasgada e não há mais lei no País. Infelizmente, o espaço não é suficiente para apresentar todo o conjunto de desastres perpetrado por Temer, desde o dia 12 de maio.

Quando poderes da República, como o Legislativo e o Judiciário, distorcem a Lei e referendam a primazia da forma de tramitação de um processo sobre o seu conteúdo, para justificar a condenação e o afastamento de uma presidenta legitimamente eleita e sem um único crime contra si, todos os cidadãos comuns correm o risco de serem acusados, julgados e condenados sem cometimento de crime algum. A soberania do voto está sendo institucionalmente usurpada.

A foto da posse deixa claro a que veio o golpismo. A composição inicial do ministério de notáveis foi, essencialmente, de homens, brancos e investigados por corrupção. Devido à má repercussão internacional do quadro, Temer nomeou uma mulher para um ex-ministério, reduzido por ele mesmo a uma secretaria sem poderes deliberativos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), anualmente, no Brasil, cerca de um milhão de mulheres são vítimas de violência.

Em cerca de 30 dias, Temer perde quatro ministros. Dois deles foram flagrados articulando a consecução do golpe e a paralisação da operação Lava Jato. Numa das conversas, fica clara a participação do Supremo Tribunal Federal (STF), da Procuradoria Geral da República (PGR) e de “generais, comandantes militares”. A divulgação foi em maio, já é agosto e, até o momento, não se tem notícia de satisfação à nação.

A demissão de um outro foi em virtude de críticas à Lava Jato e aulas a advogados de denunciados, de como se defender da operação. O autoritarismo, marca registrada de um governo golpista, exonerou um ministro que deu carteirada, demitiu ilegalmente e peticionou contra o legítimo advogado da presidenta Dilma Rousseff, ex-AGU.

O Brasil e o mundo, há pouco mais de 100 dias do processo do golpe, testemunham o desmonte do Estado, a revogação de direitos constitucionais e a submissão da sétima economia do mundo aos interesses do mercado financeiro. É a aplicação da teoria da soberania via submissão, preconizada pelo oráculo do PSDB, Fernando Henrique Cardoso.

Quando Temer extinguiu a Controladoria Geral da União (CGU), criada, fortalecida e autônoma nos governos Lula e Dilma, a população brasileira compreendeu, definitivamente, que corrupção está longe de ser o motivo da espúria cassação da presidenta. No início de julho, Temer retirou a urgência da tramitação do projeto anticorrupção, que Dilma enviou em março de 2015.

O SUS foi apontado pela OMS e a OPAS, em 2012, como um exemplo de acesso à saúde pública a ser seguido por outros países. Em 2013, o Banco Mundial lança o livro “20 anos de Construção do SUS”, no qual faz uma análise crítica de um sistema que não deve sofrer interrupção, mas sim ser aperfeiçoado na justiça e na sustentabilidade.

Temer determinou a criação do Plano de Saúde Acessível, escrito, em maior número de votos, pela iniciativa privada de saúde. O que é publicamente acessível, porque já está pago, será privatizado. Por outro lado, A PEC 241/16 cria um teto de investimento público, pelo qual será impossível manter o funcionamento do que já está instalado e, muito menos, investir em desenvolvimento, asfixiando, diminuindo e privatizando o Estado.

Com a Educação não é diferente. O governo diminuiu o acesso aos programas, FIES, PROUNI e Pronatec, barrou graduandos ao programa Ciências sem Fronteira e cortou 45% da verba para as universidades federais, a partir de 2017. O Ministério da Educação (MEC) recebeu, Alexandre Frota, que entregou os fundamentos do projeto Escola sem Partido, uma abjeção educacional condenada pelo conjunto do campo de educadores progressistas do Brasil.

Seria impossível, apesar do generoso espaço para o franco debate, discorrer aqui o que é intentado contra a população e o Brasil, desde o 12 de maio. Temer anunciou a suspensão do contrato de aproximadamente três mil, dos pouco mais de 11 mil médicos cubanos, dos 18 mil do Programa Mais Médicos.

Fora de sintonia com a progressista política externa mundial, mas em harmonia com a decisão de suspender o contrato dos médicos cubanos, Temer desconsiderou mais de 10 anos de construção de alianças culturais e econômicas com a América Latina. Por meio do Itamaraty, o Brasil ofendeu os irmãos latinos, tanto com palavras quanto com a tentativa de suborno para interferir na condução do Mercosul. As palavras e o vexaminoso gesto foram rechaçados pelos líderes latinos.

O resultado do caminho imposto pelo golpe é a recessão e o inaceitável retrocesso de conquistas políticas, econômicas e jurídicas. Em conluio com interesses financeiros, nacionais e internacionais, Temer conduz um país da dimensão do Brasil como se conduzisse um clube particular. Para conter as manifestações de insatisfação contra os retrocessos, os golpistas usarão da força. O golpe de estado no Brasil instalou um governo temerário.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Maria A

    Assino em baixo tudo o que vc colocou acima.
    Parabéns pela sua educação.

  2. Não adianta ficarmos defendendo partidos como se fossem nossos times do
    coração, e políticos como se fossem nossos ídolos.
    A prova de que ninguém presta veio nesse vazamento seletivo, ou sabotado,
    justo agora na delação do Léo Pinheiro da OAS.
    E os articulistas, colunistas e repórteres da Veja, ou foram muito burros, ou
    fizeram de propósito, uma reportagem pirotécnica, mas sem provas cabais.
    Conseguiram sabotar a Lava Jato, ao dar o argumento para paralisar as
    delações.
    Logo agora que sobraria chumbo para os principais investigados:
    Aécio, Lula, Serra, Dilma, Alckimin, Temer, Calheiros…
    Acho que a Veja fez de propósito esse foguetório, pôs uma manchete que
    prometia uma bomba H, e o conteúdo foi um peido molhado.
    O time aí de cima agradece.

  3. A desgraça nem começou ainda.
    Esse porco vai destruir o País e colocar a culpa no PT, na esquerda, na mãe, na igreja, no cachorro, etc…
    Com as bençãos de um STF acovardado.
    Com os aplausos de uma direita fascista.
    Aplausos aos coxinhas, eles conseguiram.
    Voltaremos a ser quintal do Tio Sam.
    As paneleiras vão limpar o bunda dos gringos daqui para frente.
    Viva o Brasil.

  4. Qual rede de comunicação seria confiável? Aquela que talvez encobrisse ou distorcesse os fatos e atos praticados por Lula, Dilma e PT?

    Ou será que tudo o que foi noticiado é invenção? Não houve desvios, corrupção, dinheiro na meia e na cueca, Mensalão, Petrolão?

    O fato de terem outros envolvidos e não punidos não justifica nada.

    De resto, o que de fato interessa é que ainda este mês essa gente estará definitivamente fora para que se possa retomar os rumos do país.

    Além do que não há como discutir com fanáticos bitolados que querem negar fatos. É perda de tempo, a convicção de cada um já está formada, seja a favor ou contra o impeachment.

  5. Caro Apartidário,
    Democracia Paraguaia e Hondurenha. Até entre os americanos patrocinadores do golpe há dissidência.

    Aqui a lavagem global foi eficiente, demora a desativar.

    O que dá pena é que a Globo se lixa para esse tipo de telespectador que a repete.

    Ha um videio na NET em que Bonner diz que o povão é Hommer Simpson. Ou seja, um bobão.Ele debocha de você. Você só serve ao propósito dela e ela RI de você.

  6. Justamente por se estar respeitando a democracia é que esse processo de impeachment está demorando tanto para conclusão.

    A acusada teve direito de ampla defesa em todas as fases, todos os prazos estão sendo cumpridos. Enfim, o rito legal esta sendo cuidadosamente seguido.

    Então não há do que reclamar. O processo na Câmara dos Deputados foi discutido, rediscutido e votado, assim como no Senado Federal, sob o acompanhamento do Supremo Tribunal Federal.

    Quer mais democracia que isso?

  7. Acabado o trabalho sujo, ( da LavaJato)e provado que o dinheiro (internacional) não leva desaforo para casa, eis que agora o caixa 2 vai continuar a fluir para todos, menos para o PT, e pior, caixinha vinda de fora, deixando de lado o esforço nacional de associação empresas X estado, como os EUA fizeram com cada uma de suas grandes empresas…

  8. Recebem não. Foram trocados pelos 2.000 cargos que o PMDB esta negociando com o CovilSenado para o Golpe. É só salário remanescente. Como sabe, apos a exoneração leva um tempo até o acerto final.

    Ninguém é louco de fazer isso e ainda deixar rastro.Mesmo quando ha alguma corrupção como tem havido, é sempre justificada com alguma nota.
    Salário grátis, nunca. Isso é fofoca pura de gente que nunca trabalhou em serviço publico.

    Até para fofocar é preciso ser “inteligente”.

    • Dez mil petistas perdem cargo no governo do PMDB!!!!

      Os catorze anos no poder fizeram com que os petistas engordassem seus quadros na máquina pública. No momento em que a presidente Dilma Roussef deixou o cargo, na semana passada, filiados ao PT ocupavam fatias significativas de cargos comissionados na administração federal.

      SE 10 MIL DANÇARAM, IMAGINEM QUANTOS CARGOS ESSE BANDO NÃO DETINHA DENTRO DO GOVERNO FEDERAL???

      • A maquina pública é inchada em todo lugar.

        Eu falei de 2.000 cargos para Temercem um mês. Imagine isso em dez anos.

        FHC deixou a máquina com 400.000 apadrinhados.. Esta na NET. Uma cidade média de aMILgos.

  9. 65 ex-integrantes do governo Dilma recebem salário sem trabalhar.
    Não há um valor total de salários pagos neste período, mas na lista dos favorecidos estão 17 ex-ministros do segundo mandato de Dilma, além de ex-secretários executivos (número 2 de um ministério) e presidentes de estatais, como Correios, Caixa e BNDES. Cada um dos ex-ministros recebe R$ 30,9 mil por mês e os ex-secretários executivos, R$ 29,3 mil.
    Já os salários de ex-presidentes de estatais variam, de R$ 46 mil (dos Correios) a R$ 123 mil (da Petrobrás).
    Na Caixa, (R$ 53,3 mil), outros integrantes da direção continuaram recebendo os vencimentos.
    Fonte: Parana-online.

    Pagos com nossos impostos.

    E vcs aí ganhando salário mínimo e defendendo essa corja…

  10. CONTINUEM COM O CHORORÔ BANDO DE SANGUE SUGAS, PODEM ESPERNEAR A VONTADE, VOCÊS ESTÃO DEFINITIVAMENTE FORA DO GOVERNO, SEUS CUMPANHEIROS ESTÃO TODOS PERDENDO OS CARGUINHOS E ISSO ESTÁ DEIXANDO O BANDO TODO NO DESESPERO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Chora Maria funcionário do Esmael, pois vocês também perderam a tetinha e não vão mais recuperar!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Caro Olho Vivo,

      Repare o quanto você é agressivo, xingador. Pois quem deve ser pago é você, tal a ânsia de chutar sem provas que está mais para desespero.

      E a visível falta de boa escolarização, o que certamente afeta os rendimentos. Fato notado por outros leitores também, se você nao é simpes troll daTenda Digital.

      Eu aqui, nada tenho a ver com Sr. Esmael, posto que nem o conheço. Apenas descobri o blog e acho-o original.

      Você ofende o blog com seus chutes grotescos. Pessoa bem educada não entra na casa de alguém para agredir o anfitrião. Nunca fiz isso nos seus blogs preferidos, onde não deixam você vomitar sua agressividade não tratada. Esmael ao menos é bem tolerante.

      Tenho emprego conquistado em concorrência, e em breve nem precisarei dele. Tenho ideologia. Nada devo a alguém.

      Leia o GGN, Miro, Outras Palavras todos os dias que você melhora. E leia o Esmael direito, sabemos que você lê por alto.Ou Macunaíma tem preguiça?

      • Tens total razão ao me criticar por não ser tão letrado quanto você, mas garanto que mesmo sendo um ignorante para escrever, sou muito mais inteligente que você, pois não dependo de carguinhos de políticos para sobreviver, ao passo que você… tão letrada, tão estudada, tão culta, sobrevive com alguns punhados de reais que lhe jogam ao chão, para passar o dia e parte da noite retrucando e respondendo os coxinhas no blog. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Caro Olho Vivo,

          Para haver uma conversa ha de haver confiança. Se te afirmo que está errado, e não acredita, ha algum problema aí.

          Eu não vivo de trocados. Eu só não tenho que me expor aqui para provar a um estranho que me acusa, e diga-se, me agrediu antes. Como no Aikidô apenas estou devolvendo sua agressividade. E isso não me agrada.

          Eu não sei se trabalha na tenda, apenas conjecturei. Se disser que não , terei de acreditar. Mas você não deixa porta para ninguém. Agride, ofende, reafirma a agressão. Parece, digo parece, que quer levar a pessoa às ultimas consequências. À mesma agressão sua.

          Pena.

          Diploma não é nada. Leia muito, leia, leia, leia, em cinco anos VC não se reconhecerá.

          Agora, se ficar nesse resumo de ler o Msybardi e a Revista falida não tem jeito não.

  11. ….A soberania do voto está sendo institucionalmente usurpada….

    ….Temer retirou a urgência da tramitação do projeto anticorrupção, que Dilma enviou em março de 2015…..

    …ministério de notáveis foi, essencialmente, de homens, brancos e investigados por corrupção……

    ……Numa das conversas, fica clara a participação do Supremo Tribunal Federal (STF), da Procuradoria Geral da República (PGR) e de “generais, comandantes militares”. A divulgação foi em maio, já é agosto e, até o momento, não se tem notícia de satisfação à nação……..

    A única esperança é a Rússia/China varrerem os EeUu do mapa. So então o mundo poderia se reconstruir com novas bases , sem o terrorismo rentista propineiro que aqui tem muitos representantes.

    (Ler texto de Pepe Escobar no Outras Palavras)

    • FORA COM O NOVO COVEIRO, AGORA, DO SEPTUAGENÁRIO.

      Não voto em partido golpista, que não cumpre o que está na lei, ataca direitos em vez de ampliá-los e garanti-los, e sufoca o funcionalismo público, quem apoia isso inclusive a PEC 241 NÃO TEM MEU VOTO SEJA PRA QUE FOR.

      FORA COM TODA REFORMA E PEC DA PQP QUE SÓ VEM PRA ATRASAR E FERRAR COM O BRASIL E O POVO BRASILEIRO.