Povo da Turquia rechaçou o golpe de Estado. Exemplos de resistência e luta para o Brasil?

temer_turquia_dilmaEm entrevista às redes de TV’s internacionais, o ex-presidente turco Abdullah Gül afirmou que “a Turquia não é um país da africa ou da América do Sul” onde golpes de Estados são possíveis.

Paralelamente à declaração, o povo nas ruas fazia o contragolpe, ou seja prendendo os golpistas e devolvendo o poder a quem realmente pertence.

Segundo o presidente Recep Erdogan, após a reação popular, a tentativa de golpe de Estado na Turquia foi derrotada.

A pergunta que não quer calar: a rechaça ao golpe na Turquia pode servir de exemplo para luta contra o golpe no Brasil? Sem entrar no mérito da qualidade do governo legítimo, a resposta é “SIM”.

O problema é que o PT puxa o freio de mão acerca das manifestações populares e os partidos, até mesmo os ditos de esquerda, conspiram a favor do golpe verde-amarelo em troca de boquinhas.

A tentativa de golpe militar nas cidades de Istambul e Ancara, na noite desta sexta-feira 15, deixou ao menos 265 mortos e 2.800 foram presos, dizem as autoridades turcas.

Abaixo, assista à entrevista do ex-presidente Abdullah Gül:

Leia também:

Com arquivamento de denúncia contra Dilma, senadores decretam o fim do impeachment

56 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Golpe? Que golpe? Aquilo foi forjado, tá na cara. A situação daquele presidente é muito similar ao caso do presidente petista afastado daqui. Corrupto com alta ligação com terroristas. Os militares perderam uma grande chance de mandar o comunista pro inferno para apresentá-lo ao alemão socialista psicótico.

  2. Para sorte dos turcos a maioria de suas forças armadas apoia o presidente eleito democraticamente. Não gosto de suas políticas, mas a maioria dos turcos o elegeu, então ele é o presidente de fato e de direito.
    Se tivéssemos em nosso país atualmente um clone do marechal Lott, nosso Exército já tinha dado um passa-fora nos golpistas logo de cara, em defesa do Estado Democrático e do respeito às leis do país, com o “retorno aos quadros constitucionais vigentes” como Lott declarou em sua iniciativa para garantir a posse do presidente Juscelino Kubitschek, que os udenistas (antigos tucanos) queriam impedir:

    http://zonacurva.com.br/como-o-general-lott-garantiu-a-posse-de-jk-e-jango-em-1955/%29

  3. Sr luiz larga mao de seri idiota, quem quebrou o pais foi seu pt, quem criou o caos do desemprego foi sua inconpetente presidenta, tenta se informar melhor, nao foi o moro que fez com que o brasil tivesse com 13000 milhoes de desempregados mas foi sim seus quadrilheiros do pt q quebraram nosso pais entendeu ou quer q repita vai ler estudar e para de xororo vai trabalhar q acabou a mamata.

    • 13000 milhões dá 13 bilhões. É mais que o dobro da população da Terra, Mangusto. Quantos livros de matemática você queimou no último mês?

  4. Chamou o Brasileiro de Burro.

  5. Eu tenho 70 anos e logo não estarei mais neste Brasil de povo covarde.
    O bom de toda essa covardia é que a maioria do povo irá ralar e ver seus filhos e netos ralando nesse país por não terem coragem de dizer que quem pode tirar um presidente do poder é somente quem o colocou lá. Mas se preferes que façam por você o que tu por covardia não és capaz de dizer se está certo ou errado, então mereces o que virá.

  6. A reação rápida e efetiva do povo turco é um exemplo para o Brasil. Se no nosso Brasil o povo tivesse optado pela democracia, independente de qualquer outro argumento, não teríamos sofrido esse golpe e os saques que seguem dia após dia. Mais adiante, logo após a divulgação das primeiras delações premiadas, nas quais os golpistas confessaram publicamente, o golpe para se livrarem da Presidente, porque esta não queria negociar com eles, provando assim serem eles os corruptos e a Presidente inocente, se todo o povo do nosso Brasil, naquele momento, tivesse reagido com inteligência e dado um “stop” na audiência da Globo e agisse com patriotismo, o nosso Brasil ainda seria dos brasileiros hoje. Mas a passividade, a conveniência e a comodidade entregou o país aos ricos. Somos um povo sem direitos, que existe apenas para sustentar as classes dominantes. Muito triste…
    O nosso gigante continua adormecido e o povo heróico do Brasil constitui-se de poucos pensantes. O povo da Turquia, assim como outros do Oriente Médio, são rápidos. São rápidos lá e aqui.

  7. Na Turquia os conspiradores (golpistas) foram presos e o governo pensa em restabelecer a pena capital para aplicá-la nos líderes da conspiração. Enquanto isso aqui no Brasil os conspiradores estão no poder fazendo o que bem entendem:

    https://blogdoalok.blogspot.co

  8. O realista VC ta viajando na maionese se o pau comer VC e um dos primeiros junto com os coxinhas a ir pra de baixo da mesa chorar.as forças armadas no Brasil não tem efetivo nem material pra segurar o povão .se o exército turco equipado pelos americanos e com guerras no currículo foram empurrados de volta pro quartel. Imagina aqui que a missão do nosso exército é formar a reserva mobilizavel.ou seja o garoto fica menos de um ano no quartel aprendendo o básico e ai é dispensado.vá estudar o troxinha admirador do cunha .e aproveita pra pergunta pro seu herói o tal moro. Como aquele paii de família que foi mandado embora das empresas que ele ta quebrando vai fazer pra sobreviver

  9. Exatamente!!!
    A comparação é lógica.
    Se temer AlibábáTemer tentar aqui, vai acontecer o mesmo.
    Hoje, os brasileiros tem outra visão dos políticos.
    É bom os senadores colocarem a consciência para funcionar.
    Depois que a manada estourar não vai adiantar fechar a porteira.
    E o STF também será responsabilizado porque o delinquente cunha continua solto.
    E os 300 e tantos Deputados que proporcionaram aquela cena baixaria naCãmara, também serão responsabilizados, porque hoje vivemos esse caos graças ao aval que deram ao delinquente cunha, em sua vingança pessoal.
    O resto é blá blá blá de coxinha trouxinha.
    Vamos às ruas, porque é nosso coro que estão comendo.
    Derrubar AlibábáTemer e sua quadrilha é imperativo para nossa soberania.

  10. O PARANÁ NÃO TEM DINHEIRO? SÓ NÃO TEM ENTÃO PARA O EXECUTIVO QUE TRABALHA PRA POPULAÇÃO DIARIAMENTE NOS HOSPITAIS, NAS ESCOLAS, NAS RUAS (SEGURANÇA), UNIVERSIDADES, NAS REPARTIÇÕES …

    Por unanimidade, Assembleia aprova reajuste a servidores de MP, TJ, TC e Defensoria

    Além disso, deputados aprovaram ainda uma equiparação de uma gratificação paga a policiais. Impacto das medidas será de R$ 126 milhões este ano

    Euclides Lucas Garcia, com informações de Eriksson Denk, especial para a Gazeta do Povo [20/06/2016] [17h11]
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/por-unanimidade-assembleia-aprova-reajuste-a-servidores-de-mp-tj-tce-defensoria-6rk1u7e1pibw1qzuc2h4158ek

  11. O golpe domestico foi um acordo de elite para encobrir seus roubos,palestras não declaradas, vendas de sentenças e outros baratos. Leiam sobre a CPI do Carf. Ricos unidos e protegidos jamais serão vencidos mesmo que atirem uma nuvem de dinheiro pela janela quando a polícia chega. Nao é Cassio?

  12. QUE GOLPE ESTÃO FALANDO, ISSO PRA MIM É UM DESACERTO ENTRE ELES(AS), O ESTADO VIROU UM JOGUETE NAS MÃOS DE POUCOS E O POVO SÓ FICA OLHANDO. O QUE ELES CONSEGUIRAM FOI DIVIDIR A POPULAÇÃO, UMA MANOBRA, PERFEITA, POIS ENQUANTO ISSO ELES ( “POLITICOS” E ENTREGUISTAS) SOLAPAM TUDO O QUE É DO POVO BRASILEIRO, E VCS SABEM O QUE ACONTECE COM QUE DIVIDE AS FORÇAS É CONQUISTADO.
    E COMO DISSE LOBO ” ASSISTIMOS BESTIALIZADOS”. GOLPE? ISSO É UMA PALHAÇADA MUNICIADA PELA VITAMINA “P” DE PODER, PURAMENTE, ISSO, SE ENGALFINHAM POR CARGOS, ENQUANTO A SAÚDE, A SEGURANÇA E A EDUCAÇÃO AFUNDAM, O ESTADO BRASILEIRO ESTÁ A UM PASSO DO COLAPSO E ELES COMEMORANDO QUEM É O NOVO PRESIDENTE DA CAMARA, O IMPEDIMENTO, O INTERINO QUE NÃO FAZ NADA, E O PAÍS PARANDO PARA SERVIR A COPA E A OLIMPIADA, PIADA, MESMO.

    SÓ O CHAPOLIN COLORADO PODERÁ, MESMO, NOS SALVAR.

  13. O povo brasileiro é covarde, corrupto e aproveitador … acham que golpe aqui é coisa de revolucionário. Imbecis, merecem passar fome e se ferrarem … acovardados e apartidários … enquanto assim permanecerem, são capachos e massa de manobra da mídia tão corrupta quanto os que lhes assistem … é esse povinho aí … que cospe no chão, joga papel na rua, limpa nariz em público, suborna o guarda de trânsito, que se deixa subornar, fala alto onde deveriam fazer silêncio, mandam foto pelo “zap” de outro se fodendo e compartilham, não ajudam ninguém, são egoístas ao estremo … é o esperto … os outros são trouxas … “gostam de levar vantagem em tudo, certo”? … Pobres imbecis …

    • Kaká.

      É tudo isso. E ha mais itens na lista de cultura brasileira. É só ver os apresentadores de programas de auditório com suas grosserias e jecagens e multiplicar pelo povão que nem pôde ir a escola e se foi não havia.

      Só gastronomia e consumo. E subserviência.

    • Não meça todos com sua régua curta e torta.

  14. Todo mundo querendo dar pitaco no Brasil. Primeiro aquele débil mental boliviano, agora o africano. Quem sabe o que o brasileiro está vivendo depois da passagem incompetente e criminosa desse partido vagabundo é o povo de bem que não tolera mais corrupção e mentiras.

  15. O tal do coxinha caviar além de estar com o tico e teco em curto ta com jeito de ser bichona inrrustida

    • Bichona inrrustida não, sou homossexual e qual o problema disso?
      Afinal de contas temos na figura do Jean Willys do Psol um dos maiores defensores do PT.
      É claro como tudo no PT, o mesmo caso tem pesos diferentes.
      Quem está ao lado deles é defensor dos movimentos sociais LGBTVTSTGSPV mas quem é contra eles é bichona.

  16. E ai golpistas vão esticando o elástico que o povão se rebela e o caldo entorna.aqui no Brasil pela ordem pra ficar no paredão esperando a execução. Trairá do temer.Gilmar Mendes,Eduardo cunha e seus asteclas,irmãos marinho,frias dono da folha de são Paulo,Civita dono da veja.e o tal do Moro agente da CIA no Brasil quebrando empresas e demitindo brasileiros terá um tratamento especial.

    • Esse é um legítimo democrata petista. Fuzilamento fidelzinho de m..? Diga aonde que vamos la com as forcas armadas acabar com sua célula terrorista.
      Moro agente da CIA? Ele causou desemprego? Vocês enlouqueceram de vez…
      Estamos de olho em vocês.

      • E esse é um legítimo jênio coxinhista…

        Ai que meda!

        “Estamos de olho em vocês!”

        hahahahahahahahahahahaha

    • Que papo de marginal…..tipico de vagabundo….

  17. Ai que delícia ficar lendo o que escrevem o pessoal do pão com mortadela.
    Aqui no Batel, no meu apartamento conquistado com o suor do meu trabalho de 37 anos, fico imaginando como é a cabeça e o desespero dos militontos da esquerda para tentar voltar ao poder. Comparar a tentativa de golpe da Turquia com o processo democratico no Brasil, que contou com a participação do legislativo e do judiciário através do Supremo Tribunal Federal, onde o PT possui 9 ministros nomeados pelo próprio partido, é uma anomalia cefalar, ou a mais conhecida como falta de neurônios. Quer dizer, coisa típico de petista.

    • romero jucá deixou bem claro como funcionou esse “processo democrático” em seu audio vazado.

    • Você vai ver quando a mortadela estiver socada no seu rabo. Se bem que acho que vai gostar.

    • Cara nem sei o que responder….

      Mas jura que você se orgulha de ser alguém tão preconceituoso e desinformado assim????

      República de Curitiba, Blargh!

  18. Mais uma derrota para o Beto Richa.

  19. Os mais fraquinhos podem ler sobre a revolução turca e a historia de Ataturck na NET mesmo. É um povo forjado a boa liderança. Aqui um vira lata acompanhado de outros acabam de assaltar o poder.
    E a mídia cocô acha que isso é liderança.

    Estamos na idade da pedra e já cercados pela meleca pos moderna de drones, propinas, falta de vergonha nas caras gordas e outras desgraças. Não sei se haveria tempo.

    Vejam o documentário Crisis, e ha muita literatura em ingles.

    Não ha comparação mesmo!

    Sobre a declaração falsa e rapidinha de Obama …..conveniente como sempre.

  20. Mensagem de coxinhas desmascarados tem pouca credibilidade. Foi golpe, PSDB entrou sem convite dos mais de 54milhoes de brasileiros conscientes, invadiu como arrombadores de banco e está tentando se instalar como parasitas do poder. São muito sujos e acobertados pelos togas pretos do crime organizado. FORA TEMER e seus coxinhas!!!”!

  21. Turquia não produz Bananas, produz Damascos.

    • Chorei de pensar que poderiam destruir Istambul como Palmira. Cultura é tudo. A cidade mais antiga do mundo em atividade.

      Enquanto entre nos a palavra mais lida é mortadela. Triste.

  22. E com relação a corrupção, desvios de recursos públicos, propinas, mentiras, lavagem de dinheiro, apartamentos, sítios, enriquecimento ilícito, ele não falou nada?

    • desvios e corrupção é com o cunha e seu “centrão”, que só serviram para articular o golpe, e agora o centrão será desidratado de acordo com o vampirão golpista. Temer traiu a companheira de chapa, traiu seus principais articuladores, e o proximo passo é trair o povo brasileiro em detrimento dos banqueiros, do tio sam e dos especuladores. Quem avisa amigo é…

    • É óbvio que o governo Dilma também tem culpa na corrupção dos últimos anos, porém, os que apostaram no quanto pior melhor: partidos de oposição, imprensa golpista, massa de manobra que aderiram aos movimentos, o Judiciário (que lavou as mão diante de um processo de Impeachment sem crime, os grandes empresários que deslumbraram um futuro sem a CLT; também contribuíram, afinal, a crise é muito mais política do que econômica.
      Os golpistas atingiram o seu objetivo prometendo austeridade e combate a corrupção, entretanto, estão fazendo farra com dinheiro público: anunciaram o reajuste médio de 12,5% no Bolsa Família (a ex-presidente foi duramente criticada por anunciar 9%); o Planalto editou uma medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União estabelecendo um “apoio financeiro” de R$ 2,9 bilhões ao Rio de Janeiro; o governo do presidente interino Michel Temer pediu a Câmara em sistema de urgência a aprovação dos projetos de aumento salarial para servidores de diversas categorias, projeto que gera um impacto de cerca de R$ 8 bilhões nos próximos quatro anos; o governo Temer também trocou negociação da dívida dos Estados por apoio no Congresso, de acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, os estados deixarão de pagar cerca de R$ 50 bilhões ao governo federal até 2018 por conta da renegociação de suas dívidas, sendo R$ 20 bilhões só em 2016; no dia 13 de julho, o presidente interino Michel Temer anunciou a liberação de R$ 2,7 bilhões para os municípios.
      Apartidário ou melhor comissionado do betinho, você sabe onde e quando vai parar a gastança? Quem vai pagar esses pacotes de bondade? A corrupção acabou ou pelo menos diminui como prometia os golpistas? O governo afastado, tinha toda semana um Ministro afastado por estar envolvido em escândalos de corrupção? Você poderia me responder: se todos que foram citados na Lava Jato tivessem que deixar os seus cargos, quantos integrantes do governo Temer sobrariam? Quantos?

      • augusto,
        posso até estar exagerando, mas acredito que nenhum!
        Entretanto, os golpistas estão perdendo a força, segundo o ibope 44% da população acredita que o governo Temer é igual ao governo Dilma, 23% o governo Dilma é pior e 25% o governo Temer é pior, isso no auge das manifestações era impensável. A população está percebendo que esse governo interino é traidor e golpista, e esta fazendo farra com o dinheiro público (também está se conscientizando que vai pagar a conta da corrupção!

  23. O povo da turquia falou so pra vc esmael, vc esta perdendo a credibilidade somente pro seus leitores esmael.

  24. Que associação de situação ridícula. Sem noção…. Golpe aqui?? O mafioso que está presidente foi colocado ali pelos próprios petistas, que sabiam muito bem com quem estavam lidando. Chupa PT!!!

    • Golpe aqui sim seu idiota… o problema é que vc é muito covarde pra admitir, chupa vc o Temer seu coxinha cretino.

      • Na Turquia começou uma verdadeira caçada aos golpistas, no BRASIL não deveria ser diferente! Os golpistas deveriam ser humilhados publicamente, afinal, Impeachment sem crime de responsabilidade, É GOLPE!!!!!!!!!

        • Apesar de não existir pena de morte na turquia, estão querendo rever essa questão na Turquia, para os golpistas.

          • Nós brasileiros devemos repudiar esse tipo de atitude do governo Turco, porém, devemos repudiar também o golpe aqui no Brasil.

        • Segundo teoria do Parreira Rodrigues, o “apartidário” é um tremendo analfabeto político: ele escreve substantivo próprio com letra minúscula (Turquia) e adjetivo com letra maiúscula (turco).

    • Fróide, se você tem a doença petistafobia, e foi o PT que colocou o mafioso lá, você deveria direcionar suas forças para tirá-lo de lá também como todos brasileiros que não se acovardam. Passou disso, não tem lógica sua gritaria e parece mais um imbecil do que a exemplo de outros imbecis, ficam vociferando asneiras em blogs que na verdade nem deveriam ler.

      • “Reich 3º”, o Fróide está cheio de razão!
        Foi o PT que chamou o PT para uma contradança.
        Nenhum petista pode alegar ignorância sobre as “astúcias”, vigarices,
        e canalhices inerentes a 95% dos políticos peemedebistas.
        E agora Dilma vem fazer ares de donzela ultrajada falando em golpe?!?
        Pegou uma carona com o maníaco do parque, e achou que não
        seria estuprada?
        Da minha parte, entre Dilma x Temer, quero que sobrem os rabos!
        Pra quem não entendeu, explico: é uma referência à luta de duas
        onças que brigaram tanto, que no final só sobraram os rabos, pois
        as duas se devoraram entre si.

      • Eu não estou gritando ô maluco. Fui imbecil sim, em 2003, quando votei no PT, que naquela época se elegeu prometendo dar um fim na velha política (leia-se PMDB). Só que para variar, mentiram. Viraram aliados e amiguinhos do que tem de pior na política brasileira, Sarney, Collor, Maluf, Renan, Jucá, Barbalho e outros lixos. É mentira Reich malufista???

  25. Podíamos passar sem essa…