Michel Temer sofreu a 2ª derrota na Câmara em apenas uma semana

castro_temerO governo interino de Michel Temer (PMDB) sofreu nesta terça (12) a segunda derrota na Câmara em apenas uma semana. A indicação do deputado Marcelo Castro (PI) como candidato do PMDB à presidência da Casa, a contragosto do Palácio do Planalto, coloca em risco a existência do próprio golpe.

Ex-ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, Castro derrotou em votação interna o deputado Osmar Serraglio (PR) — que era mais palatável a Temer e Eduardo Cunha (RJ) — por 28 votos a 18.

O indicado pela bancada do PMDB é aliado de Dilma e votou contra o impeachment em abril. Por isso, Castro trabalha para atrair apoio do PT, PCdoB, PDT, Rede e PSOL.

Além de não conseguir segurar o PMDB, Temer não evitou a fragmentação do “centrão” que apresentará várias candidaturas, dentre as quais Fernando Giacobo (PR-PR) e Rogério Losso (PSD-DF).

Também sonham com a presidência da Câmara: Beto Mansur (PRB-SP), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Heráclito Fortes (PSB-PI), Jovair Arantes (PTB-GO), Hugo Leal (PSB-RJ), Esperidião Amim (PP-SC) e Fausto Pinato (PP-SP) .

A primeira grande derrota de Temer na Câmara se deu em 6 de julho, quando os deputados rejeitaram pedido de urgência que trata do acordo de renegociação das dívidas dos estados.

Economia

A eleição para a presidência da Câmara será nesta quarta (13), a partir das 16 horas. O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo para o Brasil e o mundo.

Comments are closed.