Justiça extingue pedido de indenização de primo de Beto Richa contra Blog do Esmael

luiz_abi_beto_richaO 1º Juizado Especial Cível de Londrina, em sentença final, extinguiu ação contra o Blog do Esmael com pedido de indenização por danos morais movida pelo lobista Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB).

“Entre o direito à honra e o direito de informar, devemos concluir que, no caso telado, este último prepondera, eis que as informações veiculadas não contém cunho eminentemente inverídico, e em seu teor não decreta a culpa do autor, mas explicita a existência de indícios, tão somente, de que haveria a lavagem de dinheiro”, diz um trecho da sentença do juiz Paulo Roberto Ciola de Castro.

Abi reclamou da matéria “Procuradoria da República em Curitiba para ouvir Youssef sobre denúncias contra Beto Richa”, publicada pelo Blog do Esmael em 23 de julho de 2015. No texto, relatava-se com exclusividade que “Indícios apontam que o primo de Beto Richa, Luiz Abi Antoun, seria o elo entre os desvios na Receita Estadual e o doleiro Youssef, que teria a função de ‘lavar’ os recursos desviados para que pudessem ser usados na campanha do tucano”.

Além desse pedido de indenização julgado improcedente, Luiz Abi Antoun entrou com várias outras ações obrigando o titular do Blog do Esmael a deslocar-se até a Londrina. A estratégia do primo do governador, de oferecer múltiplas ações, dificulta a defesa por questões de estrutura, pois torna-se quase proibitivo o exercício do direito de defesa devido ao custo alto desses deslocamentos.

Além do Blog do Esmael, o lobista Luiz Abi Antoun também processou – com quase idêntico pedido de indenização – dezenas de jornalistas de Curitiba, Londrina e São Paulo, que divulgaram informações sobre o envolvimento do “primo distante” em assuntos não republicanos no governo do Paraná. Há aí, portanto, um abuso de direito do parente do governador tucano.

Luiz Abi Antoun nunca teve vínculos formais no governo Beto Richa, mas, segundo o Ministério Público, tem mais poder que secretários de Estado e influência de nomear aliados em cargos estratégicos.

A defesa do Blog do Esmael é feita pelo competentíssimo escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados, de Curitiba.

Comentários encerrados.