Jorge Bernardi: República de Curitiba aguarda Eduardo Cunha de braços abertos

jorge_cunhaO vereador curitibano Jorge Bernardi (REDE), em sua coluna deste sábado (16), informa que já organiza a comissão de recepção ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois da cassação na Câmara, na República de Curitiba, na cadeia da capital paranaense. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

Curitiba espera pelo deputado Eduardo Cunha

Jorge Bernardi*

Agora é definitivo. O outrora todo poderoso presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, vai a julgamento por seus pares, em agosto, e poderá ter seu mandato de deputado federal cassado. Depois do resultado da última manobra do deputado na Comissão de Legislação e Justiça, onde o recurso foi rejeitado por 48 votos a 12, seu destino está selado.

Havendo perda do mandato e, consequentemente perda do foro privilegiado, a cadeia em Curitiba é o destino de Cunha. Ele sofreu derrota também ao tentar eleger seu sucesso na presidência da Câmara. A força que demonstrou até aqui começou a fraquejar e de agora em diante poucos aliados e cúmplices permanecerão ao seu lado.

Eduardo Cunha pagará o preço sozinho ou vai denunciar seus comparsas? Confirmando-se a cassação espera-se por sua delação o que deverá desmoronar ainda mais as bases da velha política brasileira. Não ficará pedra sobre pedra, dizem alguns.

A pergunta que fica é até onde Cunha vai chegar? Quantos políticos foram beneficiados pelo seu esquema? Fará delação seletiva ou falará toda a verdade?

Poucos esperam dele o silêncio de outros próceres da Lava Jato como os ex-deputados José Dirceu e André Vargas que até o momento mantem-se irredutíveis em não revelar os nomes de colegas que foram beneficiados pelo esquema de corrupção.

As delações premiadas da Lava Jato estão fazendo escola em outras ações contra o crime organizado. A Operação Pecúlio, aqui no Paraná, prendeu o Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira. Antes de ser afastado do cargo, empreiteiros já haviam confirmado que tinham dado propina ao alcaide da fronteira no valor de R$ 5 milhões. Também seus auxiliares confirmaram que havia corrupção na administração municipal.

Aliás, o ex-prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald Ghisi também foi conduzido recentemente coercitivamente para prestar declarações sobre irregularidades na licitação do transporte coletivo, durante sua gestão. O Gaeco denuncia fraude na licitação e cobra do ex-prefeito cerca de 40 milhões de reais.

Todas estas operações contra o crime organizado não poderiam ocorrer num tempo melhor do que este, ou seja, quando se aproxima a Olimpíada. O mundo precisa saber que o Brasil está mudando e está tendo esta oportunidade extraordinária de se tornar uma nação de primeiro mundo. No futuro próximo se espera que a corrupção seja exceção, e não a regra como tem sido aqui nos últimos cinco séculos.

*Jorge Bernardi, vereador de Curitiba (REDE), é advogado e jornalista. Mestre e doutorando em gestão urbana, ele escreve aos sábados no Blog do Esmael.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am very new to blogging and site-building and actually savored your web site. Likely I’m likely to bookmark your blog post . You really have very good stories. Thank you for revealing your web-site.

  2. Vem nada …

  3. Primeiramente, Fora Temer!!!
    Mas quanta ilusão!!!
    O juizinho tem medo de prender a mulher do cara, quanto mais ele.
    Tem peito pra enfrentar os petistas, mas amiguinhos tucanos e seus asseclas passarão longe dessa ameaça.
    Pra prender AlibábáCunha, terá que fazer o mesmo com AlibábáTemer e seus Ministros.
    Sem esquecer que o Temer já está inelegível, e por isso promove essa desgraça no patrimônio do Brasil.
    Vai lá Juizinho, quero ver sua coragem em enfrentar o AlibábáCunha.
    Nem o Min Teoria consegue…

  4. A liberdade da família Cunha e a impunidade total de tucanos é prova cabal de que a Lava Jato não passa de instrumento político.

  5. Se não fosse Moro, MP, PF e o patife do Roberto Jefferson que lá atrás denunciou o mensalão e o hoje preso Zé Dirceu, estaria tudo como dantes no quartel de Abrantes. Viva a Lava Jato!

    • E qual desses aí da Lava Jato paga o teu salário, Apartidário? O Moro?

    • Rapaiz, e você acredita que no diabo do mensalão, não tem um “tusta” sequer devolvido do suposto esquema milionário? Não é esquesito que o bandido perigoso zé dirceu, condenado sem prova nenhuma, não tenha uma conta na chuiça, nem um tostao comprovando sequer que pegou dinheiro público? Mas, bandido é bandido, sabe como é né? Cadeia aos petistas. Sempre. Já ao Bob, elegeu a filha “sei que lá” brasil a deputada federal. Que beleza de eleitores temos.

  6. Delata, Cunha. Você é o bandido preferido das máfias da Paulista que botaram os cavalinhos para marchar e com olhos vendados, freios e camisetas amarelas.

    Hoje O PSOL denuncia em Viomundo que Maia Golpista Rodrigo já suspende a CPI do CARF. Vai poupar os amigos banqueiros em troca da eterna grana pra campanha. Sergio Moro, se não é inocente é inepto para acabar com a corrupção no patamar a que chegou.

    Delata Cunha, ao menos para ridicularizar os poderes podres e disfuncionais, e que acham que todos são trouxas.

  7. O dia que o cunhar vier à república das bananas curitba faço questão de ir lá e pedir um autógrafo para o presidente de fato do brasil e chefe do temer.

  8. Aguardamos ansiosamente o Lula também!

    • Com base em quê? Pedalinhos e barquinhos de lata? Vá pegar num cabo de enxada, cunhista!

    • Com certeza o LULA vai para Curitiba, mas como Presidente eleito pelo povo.

    • APARTIDÁRIO ………….. É DO GRUPO “SOMOS TODOS CUNHA”!
      NAZI-COXINHA DE QUATRO COSTADOS! MAIS UM ACEREBRADO GLOBAL!
      Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

    • E não só o Cunha e o Lula, aguardamos ansiosos Temer, Dilma, Renan e mais uma dúzia de figurões que financiam campanhas e roubam dinheiro do povo brasileiro.

  9. O que eu ia falar o Moisés já falou, mas eu complemento.

    O Moro não irá prender o Cunha, pois ele prestou um grande serviço ao juiz, à Globo e todo o PIG, derrubando um governo eleito democraticamente nas urnas; mais fácil o CUnha sair por aí dando palestras sobre o seu feito.

    Senhor vereador deixe de ser ingênuo!

  10. Curitiba não é uma república.
    Ninguém da Lava-Jato teve, tem ou terá coragem de prender o Cunha (vejam o caso da Cláudia Cruz).
    De braços abertos só se for para dar ao Cunha um cargo no governo Richa.