“Interino Michel Temer faz governo mesquinho, ignorante e subalterno”, diz Enio Verri

enio_fora_temerO deputado Enio Verri (PT-PR), em sua coluna desta terça (5), afirma que o governo do interino Michel Temer (PMDB) é pautado pela mesquinharia, ignorância e subalternidade aos interesses internacionais. De acordo com o colunista, os golpistas acusam os governos Lula e Dilma de investirem “demais” em saúde e educação. “Erradas devem estar Alemanha, Inglaterra e China que, em momentos de crise, investem maciçamente em educação, ciência e tecnologia”, ironiza Verri. Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Interino Michel Temer faz governo mesquinho, ignorante e subalterno

Enio Verri*

Os poucos, mas muito significativos avanços políticos, sociais e econômicos conquistados nos últimos anos estão sendo desconstruídos, paulatinamente, pelo provisório governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). As primeiras e principais vítimas são a democracia e a Constituição federal de 1988. Feridas, são mais importantes do que qualquer partido ou personalidade à frente do governo. É o fim das garantias constitucionais para toda a nação.

Nascido sob os signos do autoritarismo e da mentira, o provisório ilegítimo projeta um futuro sombrio para as próximas gerações de brasileiros. Todo o arcabouço político, econômico e jurídico, construído nos últimos 13 anos, com vistas a projetar a nação a um desenvolvimento minimamente justo e à altura da 7ª economia do planeta, também está fadado ao extermínio, desde as primeiras medidas tomadas por Temer.

Os atos não deixam dúvidas quanto a opção de Temer pela subalternidade aos interesses internacionais, em detrimento da soberania nacional. Um dia depois de assumir o governo, o provisório vice-presidente determinou a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o das Comunicações (MiniCom). No final de junho, cerca de 50 estudantes em atividade acadêmica no estrangeiro enviaram carta à Associação Nacional de Pós-Graduados (ANPG), na qual relatam dificuldades na renovação das bolsas de estudos.

A medida revelou a absoluta ignorância de Temer, tanto sobre as diferenças procedimentais, de objetivos e missões dos dois ministérios, quanto ao fato de, nos últimos 20 anos, o Brasil ter passado da 21ª para a 13ª posição no ranking mundial de produção científica. Temer desconhece o papel do MCTI na construção e aprovação da Lei da Inovação (2004), Lei do Bem (2005), Lei de Acesso à Biodiversidade (2015) e novo Marco Legal de CT&I (2016).

A mesquinharia dos golpistas é, ainda, muito mais vil do que se possa imaginar. O governo corta na raiz qualquer possibilidade de desenvolvimento das camadas menos favorecidas de acesso. Em 31 de maio, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário de Temer cancelou o repasse de 170 milhões à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), causando um prejuízo, imediato, a 400 mil agricultores familiares.

O interino provisório desconhece que o PAA adquiriu, entre 2003 a 2015, cerca de R$ 6,4 bilhões em alimentos, produzidos por cerca de 1,6 milhão de pequenos agricultores. Os alimentos adquiridos pela Conab são doados a escolas, hospitais e restaurantes comunitários. Em 2014, relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta o PAA como fator de contribuição significativa para tirar o Brasil do Mapa da Fome das ONU.

Outra revelação escandalosa do desprezo que o governo provisório tem pela nação, foi a declaração do provisório ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em 1º de julho, de que os governos Lula e Dilma gastaram demais com educação, saúde e previdência e que isso inviabiliza o controle das despesas. Sim, erradas devem estar Alemanha, Inglaterra e China que, em momentos de crise, investem maciçamente em educação, ciência e tecnologia.

Portanto, definitivamente, o golpe não é contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e a presidenta Dilma Rousseff. É contra um sonho nacional que vinha se tornando realidade para a maior parte da população brasileira. Justamente aquela que, nos mais de 500 anos de história deste País, sempre esteve na subalternidade de acesso a direitos mais básicos.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am beginner to blogging and site-building and truly savored your web site. Probably I’m want to bookmark your website . You absolutely come with terrific stories. Cheers for revealing your web-site.

  2. I simply want to mention I am just very new to weblog and certainly loved your web site. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You surely come with great writings. Cheers for sharing with us your web site.

  3. Quem entende bem de compras de votos, pagamento de propinas, corrupção, desvios de recursos, conluios, acertos, contratos frios e outras bandalheiras mais é o pessoal do PT (Mensalão, Petrolão, etc.).

  4. TEMER PRECISA COMPRAR 54 SENADORES. DILMA PRECISA CONVENCER SOMENTE 7 SENADORES. DILMA TEM MUITA MUNIÇÃO NAS MÃOS.

  5. O pessoal do PT está com um dicionário embaixo do braço para achar adjetivos contra o Temer

  6. Primeiramente FORA DILMA!!!
    Segundamente FORA DILMA OUTRA VEZ!!!

    Deputado do PT falando mal do PMDB, é o mesmo que torcida organizada de time de futebol tentando justificar o confronto com torcidas rivais!!! São todos animais, mal educados, revoltados com a vida e querendo fuder com a vida dos outros.

    Se a porra do PMDB está no poder, a culpa é pura e exclusivamente do PT e seus CUmpanheiros, pois graças a eles o Temer ganhou a vaguinha na vice e teve a oportunidade de dar a rasteira no grupo que o elegeu junto a Dilma. E não me venham com aquele churumela lazarenta de que o Temer está presidente sem ter recebido 1 voto, muito pelo contrário, o PT só venceu a eleição graças ao apoio dos PMDBistas de plantão. Expliquei bem ou querem que desenhe????

  7. Melhora a educação seria melhorar a Apt sindicato, melhorar as regalias, melhorar salários de professores que tem uns ganhando 19.000,00 reais, melhorar a educação significa contratar mais professores petistas para tornar a APT sindicato mais forte, mais doutrinação nesses jovens, mais salário e nos alunos por sala, agora querem 30 por sala, já vi 80 nas universidades particulares sem uma única reclamação e ótima qualidade de ensino. Enfim mais verbas, mais regalias, mais APT sindicato se resume a educação.

  8. PRIMEIRAMENTE, FORA TEMER!!!

    “Interino Michel Temer faz governo mesquinho, ignorante e subalterno”, diz Enio Verri”

    Mas é exatamente isso que a elite mais podre do mundo, a brasileira, quer.
    Ela sonha em lavar os penicos dos americanos novamente.
    Esse Temer é um nojo, um traidor, e acima de tudo, suspeito de muita corrupção como está estampado em todos os sites, e delatado por presos da lava jato.
    Esse é o cara que as elites querem pra, digamos, governar o País.

  9. Fora Temer! Fora todos eles! Eleições gerais já! Com novas regras. Por um governo socialista dos trabalhadores apoiado por conselhos populares!

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, governo socialista dos trabalhadores apoiado por conselhos populares? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Fico me perguntando quem é que vai trabalhar??????
      Se o governo socialista é pelos pobre e trabalhadores qual é o interesse em tirá-los da pobreza? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. Um deputado d PT falando de governo mesquinho, ignorante e mesquinho é no mínimo querer zombar do brasileiro. Os governos Lula e Dilma ficaram mais de doze anos atrasando o país. Basta ver o estado em que se encontra a educação, saúde e econômica. E quanto a subalternidade os referidos governos deram o maior exemplo quando se entregaram a corrupção para receber gordas propinas para financiamento de campanhas políticas e benefícios próprios. Agora querem jogar a culpa no vice ora presidente querendo fazer quer que o Brasil estava as mil maravilhas e em quatro meses ficou tudo ruim. É muito cinismo. Ainda bem que em agosto vamos nos livrar definitivamente dessa quadrilha que assaltou o país e nossos bolsos. PT saudações!

    • Otima explanação….

      ASSALTARAM O PAÍS………..

      APARTIDÁRIO

      VAI ANOS PARA COLOCAR EM DIA……

      DECÁLOGO DE LENIN

      PARA ELES….
      EM 1913..JÁ SE PREVIA TODA ESSA TRAGÉDIA NO BRASIL

  11. Mesquinhos e ignorantes sao voces tropa de bandidos q saquearam esse pais, ladroes do dinheiro publicos, seus covardes.

    • AUGUSTO………JUNTO COMIGO……FORA DILMA…….
      A CADA DIA UM ESCÂNDALO ……….NESSE PAIS COMUNISTA…

      FORA DILMA……
      GOLPEOU O BRASIL INTEIRO …….

  12. Com certeza investir em educação é o caminho,mas, também é certo que o PT e todos os outros partidos que tentaram obtiveram muito menos que os países mencionados e incluindo tb. países asiáticos , infelizmente mais recursos em nosso País não leva a melhoria do ensino; no ensino básico a maioria dos professores não possuem a formação necessária e todas as medidas de qualificação até então implementadas, não passariam numa validação de metas pela dificuldade de tornar atrativa a carreira de professor, que não encontra segurança nas salas de aula, alunos de famílias desestruturadas etc., no ensino superior poucos alunos encontram professores co m dedicação exclusiva interessados em ensinar ou orientar, a viva de muitos se passa em diretórios acadêmicos , pois , mesmos com pátios dos professores contendo bons e caros veículos, é viva o corporativismo , o aluno primário protegido por um estatuto importado superior em respeito ao menor do que as origens do lº mundo, que ao cair te paraquedas deixou pais , educadores e autoridades com um lapso de tempo entre como fomos educados e o preconizado pelo estatuto; do outro o corporativismo nas escolhas do orçamento pela universidades em compras de novos prédios, quando as atuais instalações físicas sem manutenção ou ociosas, nesses percebo sem entender tanto a federal quanto o UTFPR, as unidades João Negrão da Federal , a unidade AV. Iguaçu, quando as instalações da Sete de Setembro pouco utilizada?

  13. Ultimo post de hoje.

    Quase não acreditei quando li que Temer vai viajar pelo mundo e promover empresas brasileiras.

    A direita detonou as empresas brasileiras inernacionalizadas, criticaram Lula e até o processaram dizendo que não eram verdade as suas palestras sobre as empresas e promoção delas, e agora,
    que o governo coça a cabeça por não ter a mais vaga ideia,do que fazer, exceto patrocinar os agiotas, copiam essa mágica.

    Eu queria ver o Temer tentando explicar o que é uma empresa a essa altura do jogo.

    Deve estar querendo é viajar mesmo.

  14. Explicando ainda: quando empresários brasileiros criticam o que eles chamam de inchaço do estado, estão querendo simplesmente ocupar um espaço fácil de Negócios .

    Salvo um ou outro, não existem empreendedores.

    As únicas empresas grandes e eficientes , fora construção, eram estatais.

    Essa propaganda de Pequenas Empresas patrocinado com dingeiro publico quase nunca passa de um self-service ou caso isolado de sucesso, para criar esperança nos desempregados. É uma coisa repetitiva e sem resultados.

    Enquanto isso os ladrões poderosos vão pra cima do estado na mão grande e via Congresso de Favores.

  15. Vamos cuidar de nosso Paraná, hoje no UOL nosso “querido” Roberto Gagá Requião foi delatado em esquema de corrupção na receita estadual, vamos ver o que este blog bancado por ele vai comentar, ou vai ocultar falando de Temer!!!!!!!

  16. Sr.
    Enio Verri,

    É tudo verdade. É uma súcia de banqueiros agiotas, o PSDB embutido no governo de ratos ignorantes chutando e Recuando por um tempo. É o governo Recua. Eles não tem planos e não sabem o que é um.

    Quando os falsos empreendedores falam em Economia Produtiva é no máximo arrancar um dinheiro público , fazer uma obra pesada, abocanhar uma empresa pronta e rentável feita com o suor de “funcionários públicos, ou ganhar a concessão de um serviço sem riscos, ex. Pedágio, Saneamento e Aguas e cobrar as taxas que quiserem.

    Só querem grana alta. Esse negócio de pesquisa, educação, isso demora e os ratos querem a propina pra ontem.

    Já a Educação Profissionalizante ……a Kroton Estácio aguarda a falência patrocinada das universidades publicas.

    Essa gentalha ixxperrta é o fim da picada.

    E a mídia escondendo o Tasso e suas maldades peessedebistas.

    • Alguém me diz onde encontro o tal ” suor dos funcionários públicos” por favor. Hahaha petealhas.

    • Alguém me diz onde encontro o tal ” suor dos funcionários públicos” por favor. Hahaha petealhas. (2)