Globo manda Temer acabar com o ensino gratuito; o interino vai obedecer

temer_globoO interino Michel Temer (PMDB) é o atraso do atraso do atraso. Ou seja, seu governo poderá acabar com conquistas sociais centenárias como a Lei Áurea e o ensino superior gratuito, mais recente, cujo direito foi inscrito na Constituição Federal de 1988. A ordem para cobrar mensalidades nas universidades públicas partiu neste domingo (24) do editorial d’O Globo. Obediente, Temer deverá fazê-lo após o impeachment.

A cantilena é a mesma manjada de sempre: ‘os ricos estudam de graça e os pobres pagam mensalidade’. Ora, por que não se resolve essa falsa dicotomia ampliando o número de vagas nas universidades públicas?

Não é apenas figura de retórica dizer que o golpista revogará a Lei Áurea, a que libertou os escravos. A tentativa de ampliar a jornada de trabalho para 80 horas semanais, como exige o sistema S, e o fim do ‘legislado sobre o negociado’, bem como o ataque à estrutura sindical, representarão revés concretos aos trabalhadores brasileiros, que ficarão em situação análoga à pré-1888.

O interino Michel Temer pretende reservar ao país uma espécie de neocolonialismo subordinado, sobretudo, aos interesses econômicos e geopolíticos dos Estados Unidos.

Note o caro leitor que o Globo não diz ao vento “fim do ensino superior gratuito”. O jornalão da família Marinho ecoa uma posição de governo já reverberada na entrada do ministro interino da Educação Mendonça Filho, que já avisou qual seria a direção tomada na área pelo golpismo.

Se aprovado o modelo privado de ensino superior no país necessariamente cairá, também, o sistema de ensino superior gratuito do Paraná. As instituições de ensino superior (IES) há muito estão na mira do governador Beto Richa (PSDB), que sistematicamente vem buscando maneiras de desobrigar-se dessa modalidade de ensino.

Portanto, o fim da gratuidade do ensino – agora no superior, depois no ensino médio – é uma prova inconteste de que o golpe e a Globo fazem mal ao Brasil.

Até este instante, ninguém bateu panelas pela educação nacional. Mais tarde poderá ser tarde demais.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Estou prevendo a classe média brasileira chorar lágrimas de sangue com o governo Temer.

  2. O povo nesses comentários acima esqueceram de comentar e discutir o que importa esse novo presidentizinho de araque que sugou junto com o PT e seus correligionários e agora quer postar de santinho, querendo acabar com a educação do país, quer nos tornar analfabetos politicos, sem estudo pra facilitar o seu mando, acorda brasil vamos as ruas, agora sim é hora, antes que seja tarde, temos que deixar de sermos cordeirinhos.

  3. É agora coxinhas assalariado viu o que vcs fizeram agora vcs fala volta querida

  4. Infelizmente o Brasil está na mão de uma quadrilha!
    Quem pode ta na hora ir pra outro país, aqui vai demorar pra sarar esse câncer.

  5. Só um imbecil alienado não sabe do desmontes de direitos sociais desse governo Temer mexer na CLT + reforma da Previdência Social que está em trâmite, tchau aposentadoria e direitos trabalhistas, desmonte do SUAS, SUS Educação e etc é difícil tirar o véu da ignorância pra ver isso com uma mídia que usa a liberdade de expressão pra manipular como o data folha esses dias a plimplim e etc, haja paciência histórica, aí vemos comentários pobres a- críticos , a-historico de pessoas que se acham doutores em ciência política vendo JN, Veja, é difícil pegar referências que mostre as contradições de uma realidade marcada por esse tipo de mídia supracitado, de justiça partidarizada e seletiva, de desmonte direitos de luta de poder tendenciando para o conservadorismo e por aí vai. Aí a ignorância é tanta que disse esse aí só pode ser do PT, como se todo autor muitos deles internacional morace no Brasil do mestrado.

  6. Estraçalharam o país, roubaram, desviaram e lavaram dinheiro, fizeram caixa 2 para financiar campanhas. Usaram a Petrobrás pra arrecadar dinheiro de propina. Enriqueceram ilicitamente as custas do herario. E agora os culpados são a Globo, a Veja, o Sergio Moro, Ministério Público, Polícia Federal. Tomem vergonha e parem de tentar achar culpados para encobrir cínicos criminosos que fizeram parte desses governos covardes, sujos, mentirosos e corruptos que colocaram o país no lixo durante 12 anos.

    • Vc é muito rico, ou muito burro, pois não está vendo nada.

    • Realmente, o PSDB e os partidos que o seguem, junto com o PMDB corrupto e bandido, não é fácil não. Direita podre e corrupta, assassina e privatista, acabam com tudo mesmo.

    • Esmael, fascismo não se debate!

      O fascismo se combate!!!!

      Já deu para esse Apartidário!

      O fascismo preconiza o fim da democracia, o fim dos partidos e a destruição dos que pensam diferente, e sob essa análise finalmente entendo o nick dessa cavalgadura!

      Todos fascistas são apartidários!

      Amigos, não se discute com fascistas!!!

      Chega desse lixo aqui!

  7. é teoria da conspiração achar que a globo é culpada de tudo. Os políticos agem conforme a cabeça deles e do partido, e ponto final

  8. Grande Esmael.

    A classe média bem empregada, inclusive no serviço público, universidades, não foi às marchas anti-golpe. Ficou em casa assistindo os cavalinhos fascistas marcharem.

    Agora a desgraça do golpe recai sobre todos.

    Fora Temer!

  9. Espero que todos os alunos de Universidades Públicas, se levantem contra esse Ditador “barato”, usurpador do poder, traíra, que quer abacar com o acesso à educação, pelos menos favorecidos.
    Colocar o País de volta na ignorância total é o desejo do Temer e sua turma.
    Vejam o rumo que o AlibábáTemer está dando ao País.
    Existe uma verdadeira quadrilha, já denunciada, comandando o País, e por todos os lados o desmanche é assustador.
    A globo, com medo de perder as calças, continua apoiando esse Traidor da Pátria que usa o cargo interinamente para atender aos anseios da elite mais podre do mundo, a Brasileira.
    Os Senadores que votarem a favor da continuidade do Temer, serão responsabilizados por todas as barbaridades que ele cometer doravante.
    Pensem bem senhores Senadores.
    Sertão, pelo menos, 54 milhões de Brasileiros no seu encalço.
    Vão conseguir sair na rua, se consolidarem o golpe?
    Experimentem!!!!

  10. E agosto que não chega!

  11. 99,99% das notícias aqui são distorcidas. É GOLPE!

    • Querido, se eu arrumar três comentaristas (é difícil mas a gente tenta) que dão likes pro seu comentário, você volta pra tenda digital?

  12. A fundação roberto marinho sempre teve dinheiro público e nunca foi fiscalizada, salvo quando o requião era senador pela primeira vez.

  13. Pagar 120 prestaçoes de 420,00 reais por uma faculdade chinfrim ; governo não teve competencia de construir faculdades , e se vangloria que construirão .em Curitiba . mudarão o nome do CFET

  14. Gente, o povo está dormindo? Eu estou seriamente preocupada com esse louco!

    • Tem razão Ana, eles querem de qualquer maneira acabar com a classe média baixa, em 2 meses este calhorda só falou em tirar direito dos menos afortunados, e dos ricos nada, estão rindo atoa, obrigado e parabéns coxinhas do Brasil vcs conseguiram se ferrar.

  15. Bom mesmo é o fiés????????????

  16. Um dado interessante.

    62’% não querem o golpe. Em algumas contas 81%.

    Isso é muito mais que a percentagem dos votantes em Aécio.

    A direita, o centro e médios não saem as ruas mas não querem o golpe.

    • Acho que você fumou um, é o contrário, mais de 2/3 dos brasileiros não querem que Dilma retorne à presidência da república. Todas as pesquisas de opinião atestam esse dado. O fim do mandato dela é uma unanimidade nacional. A popularidade de Dilma perde até para a inflação e parelha com o rendimento da caderneta de poupança (em torno de 7%.a.a.).

      • O DISTINTO SE REFERE AS PESQUISAS DO DATAFOLHA?KKKKKKKK O BRASIL NA VERDADE ESTAR PRECISANDO E DE POVO,COMO QUALQUER SER PENSANTE PODE ACREDITAR NO DATAFOLHA?AMANIPULAÇAO MIDIATICA JA PODE SER CONSIDERADA UM DOS MALES DO SECULO!!!

      • Meu caro talvez esteja num outro momento ou não esta acompanhando os noticiários atentamente. Dilma subiu nas pesquisas. Uma atitude como essa desse ursupador é repugnante o ensino público tem que ser cláusula pétrea não se pode mexer para piorar aonde esse país vai parar desse jeito? Revoltante.

      • Desde quando pesquisa de opinião vale mais que uma eleição? Só na cabeça de quem assiste novela, e de vez em quando um jornal bastante informativo!!!

      • É isso tiago, disse tudo

    • Não se apegue a nenhum número de pesquisa de opinião.
      Não há confiança em nenhuma pesquisa de opinião no Brasil.
      Só há um único local confiável: as urnas.

      • Falou tudo.
        As urnas pediram uma mulher, por 2 vezes.
        Os golpistas fizeram e farão de tudo para mostrar o contrário.

    • Coloque 6 milhões nas ruas que eu concordaria.