Gleisi Hoffmann: Nem as pesquisas escapam das manipulações do golpe

gleisi_urnaA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em sua coluna desta segunda-feira (18), denuncia as manipulações chegaram às pesquisas de opinião visando criar um clima favorável ao golpe no Senado. Num passe de mágica, segundo ela, o Datafolha (Folha de S. Paulo) fez sumir 70% da população que há um mês queriam eleição direta para presidente da República.

A articulista estranha que o golpe tenha chegado até às pesquisas num momento em que o MPF arquivou investigações sobre supostas “pedaladas fiscais” contra Dilma Rousseff e a maioria dos senadores já pendem pela absolvição da presidente. Outro levantamento, do Ibope, de 1º de julho, dizia que apenas 13% toleravam o interino Michel Temer (PMDB). “Portanto”, ressalta Gleisi, “não há crimes”.

A parlamentar fez um paralelo entre o golpe da Turquia com o do Brasil, citando o líder oposicionistas turco Kemal Kiliçdaroglu que se manifestou: “A Turquia sofreu muito no passado pelos golpes de Estado. Estamos com a democracia e a República”. Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

As manipulações do golpe

Gleisi Hoffmann*

Inacreditável a pesquisa Datafolha publicada neste domingo. Como num passe de mágica houve inversão de resultados apurados há mais ou menos um mês por um outro prestigiado instituto de pesquisa, CNT/MDA. O presidente interino, Michel Temer, passou a ser bem avaliado, com preferência sobre Dilma; apenas 3% da população quer eleições diretas, contra 60% que as queriam fazem trinta dias; e o otimismo do brasileiro em relação a economia do país voltou. Aliás, fazia algum tempo que o Datafolha não publicava pesquisa. Também voltou!

Coincidência ou não, essa leitura otimista do governo Temer e mais positiva da economia acontece após uma melhora nas expectativas de se reverter o processo de impeachment no Senado. A apresentação do resultado da perícia, solicitada pela defesa da presidenta Dilma, comprovou que não há ato dela nas chamadas pedaladas fiscais junto ao Banco do Brasil. Também diminui para três os decretos de suplementação orçamentária que teriam sido editados sem previsão legal! Lembremos que o processo começou com seis decretos.

Some-se a isso decisões recentes do Ministério Público Federal que mandou arquivar dois. Procedimentos Investigatórios Criminais referente à prática de crimes previstos no Código Penal: operações de crédito sem autorização legislativa e despesas não previstas em lei. Um desses procedimentos era, exatamente, o do atraso no pagamento das subvenções dos juros do Plano Safra junto ao Banco do Brasil. Isso, com certeza, está causando desconforto entre senadores que julgam a presidenta.

Como condená-la se o Ministério Público, que tem prerrogativa constitucional de determinar a prática de um crime, entendeu que as pedaladas não configuraram operações de créditos e, portanto, não são crime!

A articulação política no Senado também vai adiantada. Um grupo de senadores independentes tem se reunido com frequência com colegas para debater o processo de impeachment e mostrar que a presidenta é inocente quanto às acusações que lhe fazem. Já reverteram votos e estão crescendo nesse objetivo. Para mim, são esses resultados que “influenciaram” a pesquisa Datafolha.

Quanto a economia, vão vender terreno na lua ao povo brasileiro. Vão repetir a intensa propaganda midiática que fizeram contra Dilma a favor de Temer. A grande mídia tem esse compromisso. Aliás, ao olharmos as matérias jornalísticas do final de semana, nenhum grande veículo deu destaque a decisão do Ministério Público Federal sobre a não existência de crimes nas pedaladas fiscais. E agora?!

Fiquemos atentos porque nos próximos dias que antecedem a votação do impeachment o governo interino de Temer será exaltado. Essa será a prática política e midiática.

Não posso terminar este artigo sem deixar de falar no golpe da Turquia. A oposição a presidenta Dilma poderia ter a grandiosidade e compromisso com a Nação que está tendo a oposição turca, através de seu líder Kemal Kiliçdaroglu que se manifestou: “A Turquia sofreu muito no passado pelos golpes de Estado. Estamos com a democracia e a República”.

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am beginner to blogging and site-building and absolutely liked you’re website. Most likely I’m likely to bookmark your blog post . You surely have tremendous articles and reviews. Cheers for sharing with us your webpage.

  2. Dilma e tão cara de pua que,onde quer que vai pode ter certeza sempre sera DILMA,sera recebida como Dilma ou como ex Presidente,já alguns se quer pode ir a um mercadinho que se escuta fora????????e muita outras coisa mais,assim como lula,já os golpistas tem muita ainda para aprender como se faz ser visto e respeitado.

  3. Esteve…..falando que está otimista que a dilma, volte…
    vai estar em Realeza…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……..
    Familia Gaieski…….RECEBA ELA…..COMO RECEBERAM A TOCHA…..
    PEGA E METEM FOGO NELA…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    BOA ANDANÇAS “GREISI”……..TEM CORAGEM DE IR ATÉ REALEZA……..MUITA CARA DE PAU…ÓLEO DE PEROBA…NA CARA DELA…..KKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. DILMA, LULA, DANONINHO, PSEUDO-INTELECTUAL:
    O PT continua perfeitamente astuto e sutil, invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder. Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e trás medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».
    “”Golpe””, com toda certeza, é um clichê publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada feita a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por marqueteiro tal qual João SANTANA). Semelhante ao clichê: “Danoninho vale por um bifinho”. Cai quem querer

  5. Está vagabunda tem que sumir com o PT junto fora PT fora sua nazista

  6. *Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras…… e vai ser presa junto com o marido em breve!!!! kkkkkkkkkkkkk

  7. DILMA, LULA, DANONINHO, PSEUDO-INTELECTUAL:
    O PT continua perfeitamente astuto e sutil, invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder. Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e trás medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».
       “”Golpe””, com toda certeza, é um clichê  publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada feita a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por marqueteiro tal qual João SANTANA). Semelhante ao clichê: “Danoninho vale por um bifinho”. Cai quem querer…

  8. PETRALHA DE MERDA VAO SE FUDER .

  9. Quanto inocência nessa declaração.
    Ou seria burrice mesmo??
    Quem manipula os Institutos de Manipulação, ops, pesquisas???
    Globogolpe!
    Agora acreditem em pesquisas se quiserem.
    Quer ter uma pesquisa correta, uso o Face, o Whatss e faça a sua.

  10. Gleisi Hoffmann… as vezes é melhor ser analfabeto do que ter que ler tanta merda. CALA A BOCA ANTA.

  11. MANIPULAÇÃO É A ESPECIALIDADE DA DIREITA GOLPISTA, JÁ QUE ELES NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA GANHAR ELEIÇÕES LEGITIMAMENTE, MANIPULAM TODOS E TUDO PARA ALCANÇAR SEUS DESEJOS NEFASTOS.

  12. Primeiro, não há golpe algum. Tudo está seguindo os ritos legais supervisionado pelo ministro Lewandowski do STF. Aquele que ano passado se encontrou as escondidas com Eduardo Cardoso, então ministro da Justiça a ex-presidANTA Dilma em Portugal para discutir a Operação Lava Jato.

    Quanto as pesquisas de opinião, quando os resultados são favoráveis aos mortadelas não há manipulação de dados. Mas quando desfavoráveis, é porque houve manipulação.

    Faça chuva ou faça sol não tem volta o impeachment da ex-presidANTA está garantido. Finalmente o Brasil vai se libertar definitiva e legalmente da corja de corruptos e mal feitores que lesaram a economia do país e seu povo de bem.

    Doze anos nas mãos sujas dessa gente é muito tempo. Vai levar pelo menos o mesmo período para que as coisas se organizem e se ajeitem, mais uma vez as custas do sofrimento da população que paga altos e abusivos impostos ao governo e recebe precários serviços em troca.

  13. Senadorzinha vc nao nos representa, e por favor devolve o dinheiro dos brasileiros. Vc e uma vergonha para o parana e seu maridinho idem.

  14. Vcs ptzada nao aprenderam q o povo brasileiro esta com odio de vcs, pelo q vcs fizeram no pais saquando a nossa patria e ainda vao atras de uma senadorzinha corrupta dessa, senadora por favor devolva o dinheiro q vc e seu marido roubaram dos pobres.

    • O ódio manifestado é o reflexo por ter sido enganados pelo Aécio, Cunha, FIESP etc., e não terem a humildade de reconhecer. Mantido o orgulho e o ódio, irão saltar no vazio acreditando na capacidade de voar. Por favor poupem-se de uma grande decepção. Não sejam cúmplices da destruição de nossa democracia. O custo vai ser muito alto e o arrependimento uma fatura difícil de liquidar. Fora Temer, para o bem dos brasileiros.

      • DILMA, LULA, DANONINHO, PSEUDO-INTELECTUAL:
        O PT continua perfeitamente astuto e sutil, invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder. Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e conduz ao medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».
           “”Golpe””, com toda certeza, é um clichê  publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada feita a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por marqueteiro tal qual João SANTANA). Semelhante ao clichê: “Danoninho vale por um bifinho”. Cai quem querer…

    • Concordo com você. E quero acrescentar, esse blog do Esmael da nojo, parei aqui por acaso, quero distância de esquerdopata.

  15. Só para quem vive com os olhos vendados para acreditar numa pesquisa fraldada desta! Ninguém do meu convívio engole este golpe. Por mais ingênua que sejam, sabem que Temer é um câncer que quer destruir o Brasil!

    • Da Penha, atenção:
      DILMA, LULA, DANONINHO, Gleisi, PSEUDO-INTELECTUAL:
      O PT continua perfeitamente astuto e sutil, invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder. Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e traz medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».
         “”Golpe””, com toda certeza, é um clichê  publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada feita a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por marqueteiro tal qual João SANTANA). Semelhante ao clichê: “Danoninho vale por um bifinho”. Cai quem querer…

    • Temer e sanguinario e parece com um DRÁCULA (o vampiro de Pensilvânia).
      A delação de cunha vai acabar com com o Sr.Temergolpista.

  16. Para o bem ou para mudar precisamos de um Erdogan.

    Tudo virou uma zona. O pudê escrachou tudo, escrachou dentro das instituições reputicanas. Escrachou na TV. Escrachou nas pesquisas. Escrachou na mídia. Escrachou na Fiesp. Que putaria! Que nojo.

  17. Babaquices!!??????!!!!!!!😂😂😂😂

  18. Tão chanando o povo de bobo com esssa hitoria de delação de Marcelo Odebrege estão protelando ate as vesperas da seção do senado ai vazar pra glopista pra influenciar senadores e povo para consolidar o golpe.

  19. O rombo nas contas públicas do Brasil estava dentro da Fiesp, que apoiou o golpe….o golpe é um engodo que agrada as Elites, as mídias golpistas e a cleptocracia como sempre foi….200 anos de corrupção bem sucedida

    • Isso mesmo Maria, queremos imediatamente o Paulo Bernardo como ministro do planejamento. Vai acabar com a inflação, melhorar a saúde, aumentar o número de industrias, diminuir o desemprego, melhorar a infraestrutura de portos, aeroportos e estradas, reduzir o valor do dólar, diminuir a violência, fazer com que a educação saia do padrão Africa negra. Tudo o que esses “coxinhas” aprontaram nesses últimos 13 anos! Deveríamos ter ministérios também para o José Dirceu, Genoino, Maluf, Collor, Sarney, Lula. Seus filhos, netos e bisnetos iriam agradecer.

  20. Não sei o quê que estes seguidores alienados do mal querem. Falta caráter nesta gente? Não e’ questão de defender só a Democracia… Será que essa gente e’ tão mal caráter a ponto de defender criminosos assim… Onde está a honra de seguidores de gente que tira divisas do país, quer trabalhos escravos, faz descaso com educação, saúde a ponto de criar o descaso com a segurança publica do país para manter sua vaidade de “poder”. Aécio, FHC, Cunha e sua gang não foram eleitos presidente estão tomando a força o país. Coxinhas podem não conhecer a história do país mas até quando vão se manter alienados… Subservientes ao capricho de um pequeno grupo que querem o poder e o desmandos com a população a qualquer custo…. Acordem coxinhas!!!!! Amanhã podem ser vocês a precisarem da bolsa família ou acham que Cunha e sua gang ou Aécio e os seus vão dividir com vocês as divisas que estão guardando nos bancos do exterior?????

    • Lendo este discurso, tão idiota, fico aqui pensando…. como é que vc. pode ser tão otária a ponto de ainda não ter percebido que quem destruiu este país são os crápulas que, graças à Deus, agora ( pelo menos uma parte), foi defenestrada.

    • Maria:
      DILMA, LULA, DANONINHO, PSEUDO-INTELECTUAL:
      O PT continua perfeitamente astuto e sutil, invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder. Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e trás medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».
         “”Golpe””, com toda certeza, é um clichê  publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada feita a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por marqueteiro tal qual João SANTANA). Semelhante ao clichê: “Danoninho vale por um bifinho”. Cai quem querer…

    • Maria do Rosário, é isso mesmo, mas os manipulados concordam com o golpe, porque não passam de golpistas tbm. Lavagem cerebral. Esqueceram quem tirou o Brasil do fmi

    • Tá maluco? PT provou que é nada mais que uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, com líder de quadrilha e tudo….se o Congresso esta tirando esses corruptos do governo é com o apoio massivo da população que foi às ruas, mostrando sua insatisfação com o desgoverno desses INCOMPETENTES…..
      31/07 iremos as ruas novamente, apenas para demonstrar apoio ao novo governo e jogar uma pá de cal nesses criminosos #PTNUNCAMAIS

    • Kkkkkk texto de fanatico. O que diz sobre “corrupção sistemática” usada pelo pt.

  21. Nos poupe, Gleisi. Nem a ‘presidenta’ acredita mais na volta. É o golpe da democracia que elas não admitem.

    • o q não da pra admitir É UM POVO CORNO !!!

    • VAI ESTAR NO SUDOESTE DO PR…ESSA VÍBORA DA BURGUESIA……
      APROVEITA PARA VISITAR O SEU COLEGA QUE ESTÁ NA CADEIA….GAIESKI…
      E TEM IDIOTAS, BAÚCOS, CEGOS E COXOS….
      PERGUNTO…..O QUE ESSA TRASTE, VEM FAZER AQUI NO SUDOESTE…..
      AGILIZAR O PT MORTO…SÓ PODE …..
      TEM UMA CIDADE QUE ELA VAI PASSAR, POR AQUI, EU VOU DAR UMA CHEGADA, COM UMA BANDEIRA BEM GRANDE DO BRASIL…..QUERO VER A REAÇÃO DELA…..DEVE FUJIR DA BANDEIRA…COMO O DIABO FOGE DA CRUZ….
      VAMOS TORCER QUE ELA CAIA DENTRO DE UM DESSES BURACOS NO ASFALTO…
      VAI TER QUE SENTIR NA PELE, PARA ABAIXAR ESSE NARIZ EMPINADO….
      SUMA DAQUI….
      TEM PESSOAS QUE TE ODEIAM…..
      A TERCEIRA IDADE , ODEIA…TE ODEIA….POIS ESSES NÃO SÃO BOBOS…