Faltam 10 dias para o início das convenções partidárias com vistas às eleições 2016

eleicoes_2016_curitibaNa “República de Curitiba”, ao menos seis candidatos disputarão a Prefeitura. A saber: Gustavo Fruet, pelo PDT, tentará a reeleição; e os deputados Ney Leprevost, PSD; Requião Filho, PMDB, Tadeu Veneri, PT; Xênia Mello, PSOL. As respectivas legendas poderão apresentá-los oficialmente a partir do próximo dia 20, conforme a lei eleitoral (13.165/2015).

Abaixo, leia mais sobre as regras para as eleições municipais:

Eleições 2016: partidos podem escolher candidatos a partir do dia 20 deste mês

da Agência Brasil

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de outubro devem ficar atentos as datas que estão no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nestas eleições, serão aplicadas as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), aprovada no ano passado pelo Congresso.

Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

Convenções

Do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promoverem as convenções para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. O primeiro turno da eleição municipal será no dia 2 de outubro.

No mesmo dia, candidatos, partidos e coligações poderão pedir direito de resposta a órgãos de imprensa por contestarem afirmações e imagens que considerem caluniosas.

A partir do dia 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos. As tevês também não podem dar tratamento privilegiado a candidatos de forma dissimulada em novelas ou filmes.

Propaganda na internet

O prazo para registro de candidatura nos tribunais regionais eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h.

Comícios

Também estão permitidos comícios das 8h às 24h. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. A reforma aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I love your Jojo subs. The quirky nature of the english language heightens the show in so many ways!

  2. I simply want to tell you that I’m beginner to weblog and absolutely loved your page. Most likely I’m planning to bookmark your website . You actually have wonderful writings. Cheers for sharing your website.

  3. O melhor candidato ainda é o deputado Requião Filho . Mesmo com todos os ataques dos “retardados” e RETARDADAS puxa-sacos da tenda digital tentando diminuí-lo, é o candidato que representa a verdadeira oposição, que enfrenta esse governo estadual incompetente e os seus candidatos fantoches. É um candidato forte e vai surpreender quem acha que já ganhou.

    • Chico… Chico… Chico… se liga criança!!!! O piazinho de condominio de luxo é melhor candidato de que forma???? É o melhor para o teu grupinho de sangue sugas do dinheiro público???? Só pode né meu velho, pois o pia sequer sabe limpar a bunda direito, quanto mais administrar uma cidade como Curitiba. Caia na real e pare de pensar apenas no teu carguinho guri!!!! kkkkkkkkkkkkk

  4. O meu candidato é o Requião filho com o Ferreirinha para vice.

  5. Meu Deus do céu, o que é esse filho do Requião querendo ser candidato a prefeito de Curitiba? Pior é saber que tem retardado que vota num ser desses.

  6. Acredito que o maior vexame nestas eleições, será mesmo protagonizado pelo gurizinho de condomínio de luxo, filho do Velho Louco. A votação desse playboyzinho pra deputado já foi uma vergonha, pra prefeito será a pancada final na carreira política da família. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se tiverem 6 candidatos a prefeito, ele com certeza será o sétimo colocado, vai perder para os brancos e nulos inclusive. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. O blogueiro fala em 6 e cita 5 deixando de citar o líder das pesquisas Rafael Greca.

    • Isto é a velha malandragem usada pelos Requianistas, não citar nunca o líder das pesquisas a menos que a lei o obrigue a fazer isto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Curitiba tem excelentes candidatos, hem?

    Três contra o confisco da Previdência dos servidores, tem meu apoio!!

    Sinto apenas pela assembleia que pode ficar desfalcada de bons políticos!

    Torço muito por Tadeu Veneri, Ney, e Requião filho!

    Excelentes! Parabéns Curitiba, queremos um desses como governador!!!

  9. Vai começar de novo!!!!
    E aí pessoal, vão votar ou desempregar esses políticos???
    Porque será que tanto querem ser políticos ???
    Pelo salário????
    Quá quá quá…

  10. A Xênia vai canalizar a esquerda e o voto feminino o greca e o ney vão disputar votos entre a classe média e parte do povão com o apoio do ratinhojr para o ney, o tadeu e requião jr vão disputar votos no mesmo universo petista e requianista já o gustavo fruet vai perder votos dos petistas que ele traiu vai perder votos entre a classe média tucana e o povão que está sofrendo na pele pela sua péssima e desastrosa gestão, infelizmente o novo prefeito será o greca ou o ney que representa a novidade da direita conservadora.

  11. Melhor nome é Rafael Greca com certeza, para vice deve ser Eduardo Pimentel do PSDB.

    • PSDB TÁ DE BRINCADEIRA, FAZ PARTE DA BANCADA ATUAL QUE ESTÁ AFUNDANDO O PARANÁ. VAI DE RETRO COM ESSE PESSOAL. NÃO PODEMOS VOTAR NOS CANDIDATOS DOS PARTIDOS DA BANCADA DO CAMBURÃO DO ANO PASSADO,

      JÁ ESQUECEU!!!

  12. UMA COISA É CERTA, NÃO VOTO NO CANDIDATO A PREFEITO (A), SE FOR DO PARTIDO DA “BANCADA DO CAMBURÃO”, AQUELES QUE APROVARAM OS PROJETOS CONTRA O POVO E OS SERVIDORES DO PARANÁ ANO PASSADO.

    TEMOS MEMÓRIA, JAMAIS ESQUECEREMOS!

    PAGUE O QUE NOS DEVE! DEVOLVA NOSSOS DIREITOS! O DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA! E PAREM DE NOS ENROLAR, GOVERNEM EM PROL DO POVO!

  13. PRESTAR BEM ATENÇÃO NA CARA DE CADA CANDIDATO, SE POSSIVEL USAR UMA LUPA OU MICROSCOPIO, FAZER UMA VARREDURA NA VIDA DE CADA UM!!!!