Enquanto Cunha chorava, Câmara liberava o pré-sal da Petrobras aos estrangeiros

fup_pre_salPor 22 votos favoráveis e cinco contrários, a Comissão Especial da Petrobras e Exploração do Pré-Sal aprovou nesta quinta-feira (7) o Projeto de Lei 4567/16, que entrega o pré-sal para as petrolíferas multinacionais. A votação foi ofuscada com o choro de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, no acordão com Michel Temer (PMDB), renunciou a presidência da Câmara para preservar o mandato.

A proposta foi relatada pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que apresentou parecer favorável ao texto de autoria do senador licenciado, e atual ministro das Relações Exteriores, José Serra. Aleluia pediu a rejeição de três propostas que tramitam apensadas ao PL 4567/16 (PLs 4973/13, 6726/13 e 600/15).

O projeto será votado agora no Plenário da Câmara dos Deputados. A princípio, a votação ocorreria na próxima semana. Mas a renúncia do presidente afastado Eduardo Cunha, anunciada por ele hoje, pode afetar esse calendário. Os parlamentares deverão focar na disputa pela mudança no comando da Casa. Caso seja o texto seja aprovado sem alterações no Plenário, o projeto vai para a sanção presidencial.

Com informações da Agência Câmara.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I am sure this article has touched all the internet people, its really really good article on building up new website. http://www.yahoo.net

  2. Isto não vai acontecer!

  3. Reserva pra que Rubão?? Pra politico roubar? Hoje sai mais barato importar petróleo do que extrair do pré-sal, são 300 quilômetros da costa além do que foram abertos apenas 30 poços para estudos apenas e não estão extraindo nada comercialmente como vc, DE FORMA MENTIROSA, postou!

    • Se informa mané, sou petroleiro com muito orgulho, e defendo a empresa que entrei concursado. E a produção do pré sal é de 13% do petróleo explorado no Brasil, e vc sabe, manézão, que a Petrobrás exporta este petróleo , e compra da Venezuela mais barato, gerando dólares para o Brasil, a produção brasileira já passou dos 3 milhões de barris/dia, agora querem fazer como o famigerado BHC, vender a preço de banana, como Eletrobrás, Telebrás e tudo o que ele podia, a cade este dinheiro, comprar reeleição, pagar juros do FMI, que ele foi de joelhos 3 vezes, e deixou a divída para o Lula pagar, e mais a mais , vai procurar o caminhão que vc caiu

      • O Lula pagar? O Lula pagou com o cofre cheio deixado pelo outro. Mas e agora? Deixou um rombo que não tem tamanho. Está tudo na cumpanherada depois de roubar o quanto pode. Vender não pode. Roubar sim.

  4. O Zé Serra só pensa em entregar a Petrobrás para os gringos, o pré sal já representa 13% da produção de óleo no Brasil, e a reserva estimada é de 176 bilhões de barris, quem teria grana para comprar isto?

    • Noooosa, mas com tanto petróleo assim por que o preço não baixa?

      • É reserva, animal, a gasolina comum em Barra Velha- SC, paguei 3 reais e 13 centavos, mais lá não tem Richa. A gasolina deve sair por uns 1,50 reais, o resto é imposto e lucro das distribuidoras, que por sinal é maior que da Petrobrás que tem todos os custos de refino. Isto não é PT não é herança maldita dos tucanos.

      • É reserva, animal, a gasolina comum em Barra Velha- SC, paguei 3 reais e 13 centavos, mais lá não tem Richa. A gasolina deve sair por uns 1,50 reais das refinarias, o resto é imposto e lucro das distribuidoras, que por sinal é maior que da Petrobrás que tem todos os custos de refino. Isto não é PT não é herança maldita dos tucanos.

  5. Faltou colocar o nome dos 22 quinta colunas que entregam a pátria pro capital estrangeiro.

  6. Temer presenteia as Teles com 17 bilhões. No caso, ha um notório ladrão recebendo o presente, mas isso não é lido.

    A maioria dos brasileiros infelizmente não tem noção de valores numéricos. E ficam “boquejando” sobre corrupção .

  7. Que notícia ótima!!! Porque a Petrobras nunca for minha e sim de uma cambada de ladrões, desde sempre. Conversinha safada, de sindicalista safado. Quero mais é que venda. Não quero que o meu dinheiro vá para os cofres de um partidinho hipócrita como o PT.

    • Sabe ler um balanço?

      Se a Petrobras não é deficitária seu dinheiro que deve ser uns trocos não vai para cobrir nada.

      Escuta frases e arrota.

      Não gosto de ladrões de nenhum partido.
      Mas não é mais fácil Controlar os roubos e ficar com a empresa e dar empregos?

      Nessa alternativa ninguém fala. Querem jogar o bebê com a água do banho. Émuita burrice.

      Privatizando, o emprego cai para trinta por cento para brasileiros.Os salários para vinte%. E a propina deve estar certa e virá de fora. O que um mané ganha? Eu preferiria um controle e o emprego.

      Mas Temer acabou com a Controladoria Geral da União na primeira semana…

  8. Tem muar aqui que não entende a diferença entre um pedágio e um poço de petróleo. Haverá uma guerra ainda este ano. O preço do petróleo vai explodir.

    Os ladrões da Camara deveriam ser fuzilados se a nossa capital fosse Brasília. Mas é fora do Brasil.

    Os EEUU estão se cacifando para a guerra . Seus prepostos vários não têm nenhuma vergonha na cara a começar pelo espião confesso Temer. Não negou o Wickleaks.

    E viram a choradeira do Dalagnoll? Dê uns tiros em quem quer acabar com sua Lavajato. Não é o tal?

  9. O que você vai levar, Osmar Serraglio?

  10. O título d matéria sempre sensacionalista e tendencioso diz, “Enquanto Cunha chorava”. Bem, o cunha poderia estar fazendo qualquer coisa, menos chorando. O cara é raposa velha e dá nó em todo mundo. A opção adotada por ele foi a mais conveniente e não por acaso.

    Quanto ao pré-sal, parece piada a “companherada” se insurgir. Os corruptos dos governos petistas (Lula/Dilma) quase acabaram com a Petrobrás e com o país e os fanáticos com seus cérebros lavados estão preocupados com o destino do pré-sal e esquecem que as medidas que estão sendo adotadas pelo atual governo são pra tentar minimizar e reparar o estrago produzido durante mais de doze anos de ladroagem.

  11. E BEM ISSO MESMO PT AINDA SOLTOS,JÁ OS DO PSDB DE LADROES NUNCA FORAM PRESOS,FHC VENDEU QUASE TUDO PARA DEFENDER O BRASIL DO S BRASILEIROS,O PT DE LULA NA ERA DO PRE-SAL NÓS SONHAVAMOS COM ISSO,MAS DILMA LENTA CERCADA DE LADROES DA DIREITA EM CONJUNTO COM OS DA ESQUERDA,OS GOLPISTAS DE OLHO NO FUTURO DO PRE-SAL,ASIM E QUE PERDE A LEGITIMIDADE DE SERMOS INDEPENDENTES EM PETRÓLEO.

  12. Não ouvi, não vi e nem li manifestação contrária as privatizações, concessões e PPP promovidas pelo governo PT. Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia Bioceânica, Rodovias BR-476, BR-364, BR-163, aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza além dos terminais já concedidos, como Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF). 50 novos arrendamentos de portos e 63 autorizações dos chamados TUPs (terminais de uso privado), além de renovações de arrendamentos, sendo 9 novos terminais no Porto de Santos, e 20 no Estado do Pará.
    Quer queiram ou não o PT já entrou para a história como o governo mais corrupto, mais incompetente e que mais privatizou, tanto em números quanto em valores. Me parece que a maior preocupação da esquerda é não ter de onde financiar suas mentiras e não ter onde acomodar seus simpatizantes e se isso ocorrer correm o risco de serem pegos novamente extorquindo empresários.

    • Genildo, vc citou exploração comercial de infra-estrutura que, entre outras coisas, lidam com bens renováveis.
      O que foi entregue por FHC e será entregue por Temer é exploração de recursos minerais e o comando de empresas de pesquisa com grande capital humano investido por décadas.

  13. Entregandoparte do pré-sal aos estrangeiros de onde vamos desviar dinheiro no futuro?????? Que tragédia…..

    • Petista solto (ainda): Pergunte ao José Chevron Serra.

      • Não posso, apesar dele ser da mesma quadrilha ele é de facção diferente da minha, tipo assim, ele é PCC e eu sou do Comando Vermelho, entendeu?

  14. Mas, é assim mesmo … cria-se um “boi de piranha” na imprensa, enquanto isso passa a boiada lá por detrás da moita …

    Eu lembro que quando o Brasil jogava com Gana, numa quarta-feira a tarde, se não me engano na copa da Alemanha, São Paulo entregava por “leilão” todas as linhas de transmissão da Eletropaulo (estatal de energia Paulista) a uma estatal colombiana … preço de banana, claro, sempre … o leiloeiro? Chefe de campanha e arrecadador de Geraldo Alckmin (PSDB) a governador do estado de São Paulo …

    Que beleza …

  15. Câmara Federal: Assembleia de ladrões votados pelo povo ignorante.

    Os eleitores da corja serão os primeiros a perder o emprego.

    Meu candidato perdeu!

    • Maria,

      Não se sinta privilegiada por viver em um país onde os politicos são ladrões e os eleitores são ignorantes.

      O mesmo acontece nos Estados Unidos. Hillary e Trump : Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

  16. Vendendo a riqueza do Brasil para os estrangeiros como sempre. E não me venham com balelas que está tudo sobre controle, pois ninguém virá aqui só para “ajudar” o Brasil a crescer e sim para explorar o que nós temos de riqueza em nosso território. E ainda dizem que este governo provisório está fazendo um bem à nação brasileira.
    Sou brasileiro e não gosto de ver nosso país sendo assaltado, nem pelos nossos políticos e muito menos pelos estrangeiros.

    • César você poderia me dizer onde está o dinheiro da riqueza naturais do Brasil, dói mais saber que os políticos roubam tudo, do que deixar outras empresas explorar e criar bons empregos, não é papel do governo explorar petróleo ou qualquer outros minerais, o papel do governo é administrar o país, fazer cumprir as leis, cuidar do bens estar do povo, no Brasil nada vai bem, no campo das explorações só roubo ao invés de empregar esse dinheiro na saúde, educação, segurança, ou seja nada funciona neste país, veja a floresta amazônica, uma riqueza imensurável, está sendo destruída lentamente, alguns não haverá uma árvore se quer e o povo não é, e nem será beneficiado em nada.

      • Os bons empregos a que você se se fere, são bons empregos para os estrangeiros, em detrimento de empregos para os brasileiros. Trabalhei 29 anos na Petrobras, onde me aposentei e sei do que estou escrevendo.

      • É meu caro, como dizia Padre Antonio Vieira: “As palavras convencem, já os exemplos se arrastam.”

        Que bons empregos a venda das mineradoras e empresas de telefonia trouxe ao Brasil?, Pelo contrário, fizeram desmanches, acabaram com suporte as universidades, levam bilhões para o exterior… e vivem com o pires na mão pegando $$ do BNDES.

      • Sério??? CONTE-ME mais sobre a Samarco e sua consequente boa exploração ?

      • Sabe de nada, inocente Valdir

      • Os sabujos abjetos, os políticos lacaios brasileiros, os sabujos querem entregar o petróleo do pré-sal, de trilhões de reais, para estrangeiros, por alguns milhares de reais, em troca de migalhas para si, como o proxeneta agencia a prostituta para os senhores.
        Sem motivo e contra os motivos. A PETROBRAS é que tem tecnologia autônoma para fazer a exploração do petróle

        • Além do mais o problema da corrupção não se resolve vendendo ou muito menos entregando uma empresa, e sim fazendo-se os expurgos, em si, A entrega ou venda, que seja, e essa será sempre um assalto, SERÁ A CORRUPÇÃO TOTAL, porque as receitas estarão todas nas mãos dos bandidos que roubaram a empresa passada pelos canalhas que facilitaram o roubo. E o Brasil perderá as receitas originárias geradas pela empresa.

    • Cesar, o que faz um sultão broxa com um harém de 12 mulheres jovens?
      Nada!
      É o mesmo que o Brasil fará com o pré-sal.
      O país assaltado pelos quadrilheiros petistas, peemedebistas, pepistas, e
      outros menores, não tem mais como usufruir do harém, digo pré-sal.
      O país e a Petrobras foram falidos, e as dívidas devem serem pagas.
      É uma situação triste construída a duas mãos: PT/PMDB.
      Deu Zika!
      E não adianta o PT, agora fora do governo, reassumir as bandeiras do
      petróleo, dos compromissos sociais, do meio ambiente, da moralidade e
      da ética, porque ninguém mais acredita no PT.
      Já do PMDB todos sabemos que podemos esperar o pior, só que para
      ele já estamos preparados e vigilantes.
      E agora a pergunta do dia: quantos anos serão necessários para que o
      Brasil capitalize novamente a Petrobras, e essa possa então retomar os
      investimentos no pré-sal?