Em entrevista à Al Jazeera sobre o golpe, FHC fica sem argumentos

da Agência PT

FHC_Al_JazeeraEm uma entrevista de dez minutos, o jornalista Mehdi Hasan da rede de televisão internacional Al Jazeera deixou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sem resposta algumas vezes.

O programa tinha o intuito debater sobre a situação política no Brasil e Hasan começou questionando se a presidenta eleita Dilma Rousseff teria sofrido um golpe.

Logo em uma das primeiras perguntas, Hasan começou questionando porque para o governo Rousseff o atraso em pagamentos seria um crime (as chamadas pedaladas fiscais – que uma perícia já provou não terem sido responsabilidade de Dilma) se ele próprio havia cometido o mesmo ato em 2001, quando era presidente.

“Ela manipulou o orçamento fiscal”, argumentou Fernando Henrique, ao que retrucou Hasan: “Mas você também”, criando um certo constrangimento.

O constrangimento aumentou quando o jornalista da rede de televisão internacional questionou se não existiria uma hipocrisia no fato do presidente interino Michel Temer (PMDB) também ser alvo de um pedido de impeachment, e de tanto ele quanto o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que lideraram o processo, terem sido citados em delações como beneficiários de propinas.

Ao que FHC considera que houve oportunismo por parte do PMDB e que eles se utilizaram dos protestos populares para derrubar uma presidente com base em outros interesses: “Eles têm outra razão, diferente da minha, para apoiar o impeachment”, alegou. “Mas você não vê ironia no fato de eles lideraram o impeachment?”, insistiu o jornalista, claramente indignado.

Hasan também notou que se o critério fosse a opinião popular, como defendeu FHC em uma das respostas, Temer também não teria legitimidade, já que uma pesquisa Datafolha de abril mostrava que 58% dos brasileiros queriam o impeachment do presidente golpista. Hasan então questionou se FHC seria a favor do impeachment também do interino: “Você apoia o impeachment de Temer pelas mesmas razões? 68% querem Temer impedido, segundo uma pesquisa. Se você ouve o povo, tem de apoiar.” Fernando Henrique alegou não ter conhecimento daquela pesquisa que o jornalista britânico citava. “Sim, é do Datafolha”, responde Hasan. “Você apoia o impeachment de Temer?”, insistiu, sem obter uma resposta clara.

Caso Petrobrás

O jornalista também lembrou que o próprio governo do FHC aparece em delações como beneficiário de propinas de desvios da Petrobrás em 2002. Ao que FHC, irritado, respondeu apenas que “é mentira”.

Logo depois, Hasan questionou se o áudio vazado em que Romero Jucá (PMDB) afirma que é necessário tirar Dilma para parar com as investigações da Operação Lava-Jato não seria uma prova de que todo o processo é um golpe. Ao que FHC apenas foge da pergunta e responde vagamente que “as investigações continuaram”.

Veja abaixo o vídeo (em inglês):

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Segredo que os Lojistas não te contam!
    Importe Invicta, Hollister, Iphone, Eletrônicos tudo
    Dos EUA com até 50% a menos do valor tudo legalizado
    E Muitos Outros Produtos Para Uso ou Revenda

  2. Você é afiliado de produtos digitais?
    Então eu tenho um desafio para você.
    Clica no meu nome para você saber mais….

  3. I just want to say I am newbie to weblog and truly savored you’re web-site. Very likely I’m want to bookmark your website . You amazingly come with incredible articles and reviews. Kudos for sharing with us your web-site.

  4. O melhor curso online do Brasil sobre importar roupas de marca ORIGINAIS, direto dos fornecedores OFICIAIS dos Estados Unidos.

    Além de roupas de marcas famosas, celulares, eletrônicos, perfumes, suplementos alimentares, peças de carros, bonés, maquiagens em geral, o melhor curso sobre importação do momento.

    Tanto para quem deseja economizar, quanto para quem deseja revender, o Academia do Importador é, sem dúvida, a SUA melhor opção.
    Para saber mais clique no meu nome!

  5. Brincadeira a que ponto chega a imbecilidade e falta de informação de alguns coxinhas, acham que a Al Jazeera é petista…. puts é muita falta de informação.

  6. Oxe, tem gente achando que a al jazzera eh petista, kkkkkkkkk, soh pq o brimo nao foi soft com fhc

  7. Fonte : Agencia PT ::: ta serto kkkkkkk

  8. Quando vejo um jornalista ser claramente partidário de algo, alguma coisa ou de alguém, para mim já perde a credibilidade. O fato de cunha e Renan serem citados na OPERAÇÃO LAVA JATO e venham a ser presos e condenados por suas ações (o que seria ótimo) em nada diminui os atos irresponsáveis da senhora Dilma Rousseff, que entre outras coisas cometeu a imoralidade de vencer uma eleição cometendo o estelionato eleitoral assumido por Lula.

    • Se houvesse “estelionato eleitoral”, os únicos que poderiam cobrar seriam os eleitores de Dilma. E se os atos de Dilma fossem irresponsáveis como vc qualificaria os atos do usurpador?

    • maguada ,porq a Dilma derrotou o cheirador de cóca , candidato dela!!

  9. TV que faz parte dos blogs sujos … kkkkkkkkkkk …

  10. O site Tijolaco está fora. Alguém sabe se é obra da gang ? Pixaram Paulo Freire e nem temem a catracada intelectual que vão levar do mundo novamente. Vândalo é vândalo.

  11. https://www.google.com.br/search?client=ms-android-motorola&ei=6-h4V9e5OomMwgTNrIroDA&q=pesadelo+paulo+cesar+pinheiro&oq=pesadelo+paulo+cesar+pinheiro&gs_l=mobile-gws-serp.3…8026.14459.0.14835.22.22.0.0.0.0.611.3381.0j20j5-1.21.0….0…1c.1j4.64.mobile-gws-serp..1.3.958…0j0i67.OeluVGn2yhw

    Ouçam isto ….foi um simbolo de resistência à maldade no outro Golpe.

    Pesadelo: de Paulo Cesar Pinheiro e outro

  12. Nota com a licença do blog, sempre.

    Leiam José Arbex no blog do Miro.

    e A.Sergio Barroso no blog do Renato.

    Ambos explicam o buraco em que Temer joga o Brasil, a mando. É politica internacional de terra arrasada.

    Ajamos agora escrevendo para os senadores ou não reclamemos depois.

  13. Acabou a vida confortável dos golpistas pelo mundo.
    Acabou a vida poupada pelos jornalistas sabujos da TV brasileira.
    Agora é hard talking.

  14. “FHC”
    what matters to me, not worth for Dilma and Lula! You need to write to u!
    it extended to my allies course!

  15. Caro Jornalista o problema é que o “gajo” brasileiro(?) não entende inglês fluente.