Em Curitiba, Fruet consegue na Justiça tirar do ar página de Greca no Facebook

greca_fruet_lfpA movimentação jurídica do prefeito Gustavo Fruet (PDT) fez mais um estrago nesta quarta (13) na candidatura de Rafael Greca (PMN). O jurista Luiz Fernando Pereira conseguiu tirar do ar a página do ex-prefeito no Facebook por campanha antecipada, conforme despacho abaixo do PDT:

Justiça retira do ar páginas de Greca no Facebook

A Justiça Eleitoral determinou, nesta quarta-feira (13), a imediata retirada do ar de três páginas do Facebook que promoviam antecipadamente a candidatura de Rafael Greca (PMN).

O descumprimento da decisão acarretará em multa diária de R$ 50 mil.

Além da suspensão dos perfis, o juiz Lourival Pedro Chemin determinou ainda a quebra dos IPs (identificação dos equipamentos) dos responsáveis pelas páginas Volta Curitiba, Volta Greca e Volta Greca 2016.

O magistrado quer ainda saber quantas e quais foram as postagens patrocinadas (promovidas mediante pagamento) nestas páginas, quem pagou e o valor investido.

Chemin confirma necessidade da suspensão dos perfis diante das “provas e alegações trazidas pelo impetrante, vez que está configurado, em princípio, o caráter patrocinado (remunerado), anônimo e ilegal das referidas páginas da rede social Facebook, no que se refere a suspensão das páginas, até que os responsáveis por elas sejam identificados”.

O juiz confirma a ilegalidade da propaganda. “Em princípio, vislumbro a chamada propaganda antecipada e ilegal. Basta olhar as postagens”.

Na decisão, que atende a ação proposta pelo diretório municipal do PDT, o juiz determina envio de cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral para que este se manifeste em até dez dias.

“A legislação eleitoral é clara ao proibir o patrocínio de postagens de páginas de cunho eleitoral em ano de eleições. É mais um desrespeito as leis que o candidato do PMN comete. Agora, será obrigado a informar inclusive quem pagou os custos de promoção destes posts”, comenta o advogado pedetista, Luiz Fernando Pereira.

Reincidente

Esta é a terceira vez em menos de uma semana que a Justiça Eleitoral enquadra Greca por campanha ilegal e antecipada.

Nos últimos dias 7 e 8, o pré-candidato do PMN sofreu duas derrotas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) por conta da distribuição de material de campanha antes do período previsto em Lei (9.504/97).

A campanha se inicia oficialmente a partir do próximo dia 16 de agosto.

Abaixo, a decisão do juiz:

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Pelamor! A mumia do Greca de novo, NÃOOOOOO!!!!! Chega dessas figuras nefastas. Ui lembram da nau afundania quando ele foi ministro da Cultura? Onde na comemoração dos 500 anos de Brasil os Indigenas não puderam participar! Os verdadeiros donos dessa Terra. além de ter sido acusado de desvios de verbas do Ministério para os faróis do saber etc etc etc….. Greca Não ui ele me lembra Lerner, Taniguchi. Fui ali por o dedo na goela.

  2. Fruet deve se preucupar é com Mamona Júnior e não Greca que já está no segundo turno. Tá correndo risco de sobrar nessas eleições.

  3. De uns dois meses para cá já havia observado os comissionados criticando o Greca nas redes sociais.Já era um indicio do fortalecimento da candidatura que só vem crescendo,o resultado das pesquisas,e agora a judicialização .Mostra que o gato subiu no telhado do Palácio 29 de março.

  4. e da mesmo pra ver quem esta Desesperado,Greca não se abala por merreca logo de quem vergonha,uma pesquisa mequetrefe não abala nimgem logo essa ai coitado de fruit ,fuja loco.

  5. Fruit não se torne mais lixo que já e,você já capacho de chão vergonha perdedor.,não queira fazer como beto lixo envergonha o nome do papai.

  6. Nem começou a campanha eleitoral e o Sr. Greca já está dando sinais de desrespeito com os eleitores…imagine quando começar..será o circo dos horrores…

  7. O Greca mais uma vez mostrou desrespeito aos Curitibanos.

  8. E velhinho Greca achando que ainda vivemos nos seus tempos de Coronelismo.
    Além de ultrapassado, é burr…..
    Sabe que não pode fazer campanha, mas desafia a Justiça e nossa inteligência.
    Chega Grega, já deu, vai descansar.
    Sabemos que o anonimato incomoda, mas chega de tijolinhos nas ruas…

  9. Se Fruet tivesse sido competente e honrado o voto da população de Curitiba não precisaria se sujeitar a essas atitudes de verdadeiro covarde. Se tivesse trabalhado de verdade ao invés de colocar a irmã pra cuidar do cofre a a mulher pra cuidar da FAS além do anão de estimação com salário de 9.000,00 por mês, estaria surfando com reeleição garantida. O PT não atrapalhou em nada seu governo. A sua incompetência pra dialogar com a sociedade é quem vai faze-lo perder esta eleição.

  10. Que desespero desse fruit

  11. Já começou o jogo do fruet e seus comissionados ,não podem ver ninguém melhor colocado nas pesquisas e na preferência popular que logo vem o jogo rasteiro. o fruet e seus aspones começam a jogar sujo como o ducci jogou em 2012.