Eleição pós-acordão pode agravar crise na Câmara; “mudança” para ficar como está

cunha_temer_maranhaoA primeira derrota do interino Michel Temer (PMDB) na Câmara, na noite de quarta (6), acelerou a marcha dos acontecimentos, que culminou ontem (7) com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à uma presidência que ele já não tinha há dois meses. Uma das exigências do ex-presidente para o acordão é a realização de nova eleição, que acontecerá na quinta (14). É aí que a porca torce o rabo.

Há uma pluralidade de candidatos ao cargo de Cunha, alguns descendentes diretos e outros indiretos que se manifestam num tal “Centrão”. Outros nem tanto, do PSDB e DEM, que acreditam que o ex-presidente da Câmara “prestou um serviço ao país” ao conduzir o impeachment, logo é possível um perdão.

O acordão do Palácio do Planalto agora é para salvar o mandato de Cunha, custe o que custar. Temer não vive sem Cunha e vice-versa. Como se diz nas redes sociais, “Temer é Cunha e carne com a corrupção”. Um é sinônimo doutro, portanto.

O Blog do Esmael conversou com um deputado da tropa de choque de Cunha. Ele afirma, sob a condição do anonimato, que o ex-presidente ainda tem força na Câmara, que vetará candidatos do governo e que o governo poderá ter mais de um candidato. Ou seja, Temer poderá colocar um pé em cada canoa na eleição de quinta.

Hoje, a situação é a seguinte: se Temer apoiar o Centrão (grupo que reúne entre 260 e 270 parlamentares de 13 partidos conservadores) corre o risco de perder o PSDB e DEM, que, neste contexto, pode angariar o apoio de PT, PCdoB, PDT, REDE, dentre outros contrários ao golpe. Eis o quadro dificílimo para o Planalto.

O diabo é que se discute a “mudança” no Poder Legislativo, mas a agenda entreguista continua a mesma. Ontem mesmo, enquanto Cunha chorava na renúncia, a Câmara aprovava a abertura do pré-sal aos estrangeiros. Ou seja, está em curso uma mudança leopardiana: “tudo deve mudar para que tudo fique como está”.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hi there! This blog post could not be written any better!

    Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I’ll send this article to him.
    Fairly certain he will have a very good read. Thanks for sharing! http://www.yahoo.net

  2. e de temer de medo do provizorio e seus aliados bando de gente vendida ao psdb tucanada que venderam o banestado e tudo mais na decada de mil novecentos e noventa

  3. Chora pelegada!

  4. sabemos que o apartidário é comissionado do palacio iguaçu ou da assembleia pelo tempo que ele fica incomodando aqui no blog sem trabalhar. O trabalho dele é coxinhar na internet, é só mais um capitalista sem capital que quer um estado minimo para os outros, jamais pra ele.

  5. Esse apartidário deveria estar sentado num carvalho,para escrever esta besteira. Se ele não se aposentou e é assalariado ele vai ver o que este governo Se não se aposentou vai morrer antes. Na foto esta bem claro:o Satanás em cima e o Mordomo dele e empregado em baixo.
    nei cebola

  6. Já está tendo, está tendo. Logo mais em agosto vai nos livra dos bandidos que ainda rondam governo.

  7. Este Apartidário é um ser ignorante é igual as antigas birutas de aeroporto (quando não existia as tecnologias de hoje) vai para unde o.vento manda, não tem noção do que ocorre neste país, governado neste momento por uma das maires quadrilhas deste do país.Fernandinho Bairamar é aprendiz diante destes. O pior é que todos os incauto que os apoiam e os que são conscientes, pagaremos todos poisto. Que Deus tenha misericordia deste país.

  8. ô coitado, apartidário

  9. Verdade, alugam ônibus, distribem pão com mortadela, pagam pobres pessoas para participarem de manifestações sem saberem porque estão lá. Quem tem bastante prática nisso é o PT.

    • E o Movimento da Rua (lá de São Paulo) ganhou comprovadamente dinheiro do PSDB!! E muito antes de o PT existir já era prática comum dos políticos que agora se escondem no PFL, DEM, PP e lixos parecidos!

    • Não é só o PT não, os deputados ganharam 52 mil e mais um jatinho para irem votar naquela domingueira festiva e também pagavam para ir venerar os patinhos em SP também na domingueira. Agora que ninguém tá pagando nada, cadê os protestos?Povinho safado, não dá pra falar de ninguém

  10. Sr. Meirinho,

    Infelizmente o povo votou nesse lixo de câmara. 92% da população segundo pesquisadores, não lê um texto difícil.
    Boa parte cata folheto no chão e pega o número do candidato pra votar.

    São ladrões notórios, dinásticos, que alugam ônibus para buscar o povo na periferia para votar.

    Essa é a real.

    O senado igual. Estão apavorados com a delação de Valério, que deve mostrar a transferência de dinheiro do Banco Oportunity para políticos desde 1999.

    Não sobra um. Por isso o acórdão.

    Quase não ha ninguém a defender mais.

  11. Chamem o camburão. Cunha é réu com provas suíças. Ha mais gente querendo acompanhá-lo.

    Bandido preferido pode comprometer.

  12. “”
    Temer é Cunha e carne com a corrupção”.

  13. Cunha não vale nada, mas é competente no que faz, seja pro bem, como no caso do impeachment da Dilma, ou pro mal.

    • Por outro lado, você é muito incompetente pois não convence ninguém com essa sua algaravia. Melhore sua argumentação ou vai perder a boquinha na tenda digital.

  14. Deixa ver se eu entendi direito: “deputado da tropa de choque de Cunha”, informante do ilibado blog do Esmael ainda não sabe que a votação será na terça-feira e não na quinta? Outra coisinha, é impressão minha ou o blogueiro quis dizer que PT e seu puxadinho conhecido popularmente como PCdoB, PDT e REDE podem se aliar a dois “partidos políticos” conhecidos como os mais “ferrenhos opositores” do PT (PSDB e DEM)??? Á vai Esmael, para de brincadeira vai…………. daqui a pouco vc vai me dizer que o PT vai fazer alianças com o PMDB golpista para as eleições municipais!

    E tem trouxa que vem aqui defender Lula, Dilma, Aécio, FHC, Requião, Gleise……..

  15. Isso é verdade, Cunha prestou um relevante serviço ao país conduzindo brilhantemente o processo de impeachment da sumidade da Dilma. Só esse ato já valeu sua estada por lá. Agora já pode ser cassado e preso. Se conseguirem, porque está difícil igual Lula.

    • Você continua abraçando o capeta! Cunha entrou com o pedido de impeachment para se vingar do PT que não quis apoiá-lo na comissão de ética onde ele estava pendurado. Deu no que deu, seu ignorante!

    • cunha protagonizou o maior SHOW DE HORRORES com os palhaços que nunca trabalharam e foram num domingo pra falar e fazer tanta besteira pra globo transmitir, e os idiotas como vc foram a loucura tiveram o maior orgasmo da suas vidas.

    • VOCÊ SÓ ESQUECEU DE PEQUENO DETALHE. CONTRA CUNHA HA ENXURRADA DE PROVAS E DOCUMENTOS . COMPROVANDO SUA PARTICIPAÇÃO EM OPERAÇÕES DESONESTAS.E ELE SÓ ESTA NESSA SITUAÇÃO GRAÇAS AO MINISTÉRIO DA SUÍÇA.CASO CONTRÁRIO ESTARIA NUMA BOA. QUANTO AO LULA SÓ HÁ PERSEGUIÇÃO, E ATE AGORA NADA COMPROVADO.DIZ UM DITADO POPULAR . PRIMEIRO É PRECISO JULGAR PARA DEPOIS CONDENAR.