Contra a corrupção, educadores retomam campanha pelo “Fora Beto Richa” no Paraná

fora_beto_richa“O dinheiro das ESCOLAS FANTASMAS é do povo. Chega de impunidade. Operação Quadro Negro”. Essa foi uma das faixas expostas nesta terça (12) durante o relançamento da campanha pelo “Fora Beto Richa” no Paraná. Além de pedir o fim da impunidade para o desvio de R$ 30 milhões, que seriam destinados à construção de escolas, os educadores também protestaram nos 29 núcleos sindicais da APP-Sindicato contra calotes do tucano na categoria.

Abaixo leia o despacho da APP-Sindicato em Foz do Iguaçu:

Educadores protestam em frente ao NRE de Foz do Iguaçu

Ato integra a mobilização estadual dos servidores da educação do Paraná

Nesta terça-feira (12), educadores realizaram protesto em frente ao NRE (Núcleo Regional de Educação) de Foz do Iguaçu. Desde às 7 horas, os trabalhadores da educação concentraram-se junto ao órgão estadual, que suspendeu o expediente. A atividade integra a mobilização estadual em defesa dos direitos dos servidores públicos, promovida nos 29 núcleos sindicais da APP-Sindicato.

O ato do funcionalismo reivindicou o pagamento das progressões e promoções, o cumprimento da lei que prevê a reposição salarial, concurso público e a efetivação do piso salarial. Os educadores são contra as medidas de desmonte do serviço público do Paraná e ainda pleiteiam a abertura de negociação sobre a reposição das aulas e o não lançamento de faltas referentes à paralisação de 29 de abril deste ano.

Com cartazes e faixas, os servidores permaneceram em frente ao órgão da Secretaria Estadual de Educação durante toda a manhã desta terça-feira. Também foram distribuídos informativos sindicais entre a população. Professores, pedagogos e funcionários revezaram-se para participar do protesto, utilizando o período em que não precisavam permanecer em sala para juntar-se à mobilização.

“Em relação à educação, o Governo Beto Richa possui acordos que não executa, pautas que não cumpre e direitos que não respeita”, enfatiza a diretora de Formação da APP-Sindicato/Foz, Cátia Ronsani Castro. “Nossa mobilização é para reafirmar que não aceitaremos retrocessos, pois os ataques do governo comprometem o direito da população à educação pública e de qualidade”, complementa a dirigente sindical.

Estado de greve

A mobilização dos educadores faz parte do estado de greve instituído na rede de ensino do Paraná. Os servidores promovem agenda de atividades para dialogar com a comunidade escolar e a população sobre os ataques do Governo do Paraná contra a escola pública e o funcionalismo. A categoria tem paralisação marcada para o dia 30 de agosto e poderá deflagrar nova greve se as negociações não avançarem.

“Nossa categoria vem sofrendo agressões e ataques. No fundo, a gestão de Beto Richa pretende criar uma cortina de fumaça para desviar o foco da dívida acumulada com os trabalhadores da educação”, expõe Diego Valdez, secretário de Funcionários da APP-Sindicato/Foz. De acordo o representante do sindicato, a categoria está fortalecendo a sua organização e ampliando o debate sobre a escola pública com a sociedade.

O governador Beto Richa recusa-se a dialogar sobre a pauta dos servidores da educação. Além disso, a gestão estadual deve a professores e funcionários R$ 270 milhões em progressões e promoções, valor que poderá atingir meio bilhão de reais em 2017. Recentemente, o governador anunciou que poderá revogar a lei da reposição salarial, item de negociação que fez parte do acordo para o fim da greve de 2015.

87 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Lá vem a greve para ver o que que há? 2015 o ano que não terminou segunda temporada, com mais personagens, efeitos especiais e grande elenco: o POVO QUE NÃO AGUENTA MAIS!!!

  2. FAROL ACESSO TEM DE FICAR OS SINDICATOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS EM RELAÇÃO AOS SEUS DIREITOS (DATA BASE E PROGRESSÕES):
    DEVE-SE reforçar os bons quadros de efetivos e EXTINGUIR os CARGOS EM COMISSÃO que SÓ SERVEM PARA onerar o caixa do Estado, então cortes devem ser feito, com toda certeza, O GOVERNO PODERÁ FACILMENTE HONRAR o que está previsto em LEI, ninguém está pedindo privilégio.
    TENTAM jogar a sociedade contra o funcionalismo estadual que trabalha diuturnamente pela população, ocultando o quanto se gasta com esses CARGOS EM COMISSÃO conseguidos por meio de APADRINHAMENTO POLITiQUEIRO E NÃO POR MÉRITOs, QUE NÃO AJUDAM EM NADA A SOCIEDADE PARANAENSE, MAMATA PURA.
    LANCEM ESSA PERGUNTA: FÓRUM DOS SERVIDORES, SINDICATOS E ATÉ VCS “ENTIDADES PATRONAIS”:
    O QUE O CONTRIBUINTE PARANAENSE VAI PREFERIR:
    O FUNCIONALISMO EFETIVO VALORIZADO E RESPEITADO OU A MANUTENÇÃO DE MILHARES DE CARGO COMISSIONADOS ?

    • Eu acho que os Cargos comissionados diante da “crise” deveriam pedir exoneração para aliviar os compromissos do governo e com a sociedade e com os servidores efetivos que fizeram concurso e não ocupam cargo em razão de acordos de apadrinhamento, afinal, são pessoas muito capacitadas e deveriam estar na iniciativa privada.

  3. Quanto que o governo vai pagar de juros por atrasar as promoções e progressões dos servidores? Será o mesmo do que é cobrado quando vc atrasa o IPVA? Ai sim!

  4. Bom se esse CALOTE se confirmar, vou fazer cortes:

    1) VOU TIRAR MEU FILHO DO INGLÊS, MENOS UM NO FISK;

    2) VOU CANCELAR O TELEFONE FIXO, MENOS UM NA OI;

    3) NÃO VOU MAIS PEDIR NOTA PARANÁ, QUE PENA, PENSAVA QUE ESTAVA AJUDANDO O GOVERNO, LEDO ENGANO;

    4) IA PRA CURITIBA 1 VEZ POR MÊS, JÁ VOU REPENSAR;

    5) ESTAVA PENSANDO EM TROCAR O MEU CARRINHO POR UM MAIS NOVO, JÁ ERA.

    6) IA DAR UMA GARIBADA NO FINAL DO ANO EM CASA, VOU DEIXAR PRA QUANDO O GOVERNO ME PAGAR O QUE DEVE;

    7) A PIZZA, VAI SER COM LIMONADA.

    VALEU ENTIDADES PATRONAIS, VALEU ALEP, VALEU COMISSIONADOS,

    MAS ANTES DISSO TUDO GREVEEEEEEEE GERALLLLLLLL! RESISTÊNCIAAAAAAA!!!!

  5. PELA EXTINÇÃO GERAL DE CARGOS COMISSÃO NO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO E PELO CUMPRIMENTO DAS LEIS( DATA BASE E PROGRESSÕES E PROMOÇÕES) JÁ !!!!!

    PQ NÃO PEDIRAM ISSO AINDA FÓRUM DO SERVIDORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E CLARO, NÃO PODERIA FALTAR AGORA, AS ENTIDADES PATRONAIS MUITO PREOCUPADA COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO.

    É CRISE, CORTES DEVEM SER FEITOS, ANTES DE MEXER NOS DIREITOS DOS SERVIDORES QUE SERVEM A POPULAÇÃO DIARIAMENTE.

    CASO CONTRÁRIO GREVEEEEE!

  6. Sugestão PARA RESOLVER O IMPASSE DE UM VEZ POR TODAS:
    Um PROJETO QUE EXTINGUE todos os COMISSIONADOS No Paraná deve SER ELABORAdo, DISCUTIDO E APROVADO EM REGIME DE URGÊNCIA.
    ASSIM O GOVERNO VAI economizar e TERá DINHEIRO PARA HONRAR O SALÁRIO E OS DIREITOS DOS SERVIDORES QUE SERVEM A SOCIEDADE PARANAENSE.
    OS COMISSIONADOS(AS) VÃO TODOS TRABALHAR NA iniciativa privada ou nas ENTIDADEs PATRONAIS DO PARANÁ que estão muito preocupadas com os gastos do governo, farão a sua parte absorvendo esse pessoal, JÁ QUE SÃO PESSOAS COMPETENTES E A INICIATIVA PRIVADA NECESSITA DESSA MAO DE OBRA QUALIFICADA. BELA TROCA O QUE ACHA APARTIDÁRIO, OLHO VIVO … SEUS NOVOS ENDEREÇOS SÃO:
    Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), da Associação Comercial do Paraná, do Movimento Pró-Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), do Sistema Ocepar [Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná], da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná Faciap e da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).
    Abracem essa ideia.

  7. Esses sindicatos são encostos de desocupados que usam seus associados como massa de manobra e como bem entendem a favor de interesses próprios ou de alguns. Dançam conforme a música toca. E um bando de trouxas acreditam, seguem e aplaudem.

  8. esse desgoverno é o exterminador do futuro e o predador da educação. É a hipocrisia e o ilusionismo em pessoa, um cara de pau de primeira linha pois essa é a sua arma e especialidade. Envolvido em corrupção, engana os trouxas que é inocente e está apoiando a investigação dos fatos, mas só acreditam nessa mentira os puxa sacos dele.

  9. Clone (apartidário), vai ter que melhorar muito a escrita e as ideias pra poder enganar e se fazer passar por outro.

  10. O brasil já a muito tempo e lembrado por 7 X 1.um ex presidente chama o supremo de ACOVARDADOS com também parte do senado ,a câmera de deputa com mais 300 picaretas comprovados ,isso se chama golpe para encobrir as picaretagem , uma lava jato bem partidária como MULA MANCA,o pt paga o PATO, a estatal petrobras eles querem doar e privatizar a preço de banana,a EDUCAÇÃO pelo PSDB tratada como lixo assim como os EDUCADORES, já nosso montante em trilhoes de dólares nas mão do mercado VADIO de especuladores bandidos e ladroes.mofando em cofres ??????????????????????., para finalizar REQUIÃO PRESIDENTE com novas eleição,beto lixo do lixo CADEIA.

  11. COMO O BR SERÁ LEMBRADO?

  12. Protestar contra o governo, contra a corrupção, reivindicar “direitos”, bater tambor, tocar apito, chorar, xingar, até aí tudo certo.

    Mas mais greve a população que depende de escola pública não aguenta e não apoia.

  13. Ok João entendi.
    Mas e esses salários de milhares de reais para não exercer a função primordial?
    É legal mas é moral?
    Enquanto os professores se lascam em sala, apanham da polícia esses sindicalistas gozando dos vencimentos em salas com ar condicionado sem fazendo bem sabemos o que?
    Isso que esses ganham de forma mediana e o que ganham 13, 15 mil… para um padrão, é pouco ainda?
    Não são contra mas com o salario minimo a menos de mil reais?

    • Pelo que eu entendi os valores citados por você acima são:
      “o presidente de um sindicato aí tem um salário de mais de 5 mil reais;
      E uma tal secretaria geral que ganha mais de 10 mil reais?
      Tem uma secretária de finanças que ganha mais de 7,6 mil”.
      Por acaso um professor em final de carreira, não merece um salário desse patamar? Por acaso você procurou investigar quanto ganha os dirigentes das entidades patronais que estão atacando servidores públicos a pedido do governador Beto Richa (PSDB). Segundo o deputado Professor Lemos (PT), essas organizações possuem dirigentes com super salários que ultrapassam os R$ 40 mil — pagos com recursos públicos, sem fiscalização e transparência, (os quais estão pressionando os deputados pela retirada de direitos dos educadores e funcionários públicos do estado).
      Meu caro, todos os Direitos Trabalhistas foram conquistados através de lutas sindicais, num processo histórico baseado na luta, e em grandes sacrifícios, nada caiu do céu. A organização sindical é o único modo de uma classe se organizar e lutar pelos seus direitos, sendo que a instituição verdadeira é composta por todos os membros que compõem a categoria. Se o sindicato não está atendendo os interesses da categoria, deve ser combatido e até substituído democraticamente, mas nunca deve ser subestimado, ou humilhado por seus próprios membros.

      • João acho que não entendeu.
        Não condeno professor ganhar isso em final de carreira mas sim em início de carreira comparado com outros profissionais. Minha amiga por exemplo, professora de um padrão sem especialização e mestrado salário de 8 mil. Como isso? Alguma coisa está errada. Vejo outros professores que não ganham isso mesmo labutando a vida toda. E estando em sindicato ganhando isso? Pera lá.
        Vai para a sala de aula. Eu pago impostos para pagar professor em sala não em sindicato manipulando outros para aumentar a arrecadação.
        Pq no fim das contas é o que interessa a eles.
        Tenho exemplos claros disso que poderia compartilhar com todos aqui,
        Sabe quando os sindicatos vão trabalhar em favor do empregado? Quando formos signatários da OIT que permite multiplicidade de sindicatos.
        Poderíamos escolher o que mais defende nossos interesses.
        Quanto aos mega salários sem comentários. São uma vergonha em todas as esferas
        Abraços

  14. Alguém me explica como o presidente de um sindicato aí tem um salário de mais de 5 mil reais sem entrar em sala?
    E uma tal secretaria geral que ganha mais de 10 mil reais?
    Tem uma secretária de finanças que ganha mais de 7,6 mil.
    Todos com 2 padrões. Labutando em um sindicato. Estranho né.
    E ainda ganham por não estar em sala?
    Alguém me explica.
    Ta no site transparência…
    Se quiser passo o link…

    • Licença para Exercer Mandato Sindical

      O artigo 8.º da Constituição Federal garante a livre Associação Profissional ou Sindical, vedando a dispensa do empregado sindicalizado.

      A Constituição Estadual, no artigo 37, assegura ao servidor público eleito para direção sindical, todos os direitos inerentes ao cargo, mesmo aos suplentes, do registro de candidatura até um ano após o término do mandato, extensivo aos candidatos não eleitos até um ano após a eleição.

      É facultado ao servidor público eleito para a direção de sindicato ou associação de classe o afastamento do seu cargo, sem prejuízo dos vencimentos, vantagens e ascensão funcional na forma que a lei estabelecer. Se a entidade for associação de classe, deve ser comprovado que se trata de representante de servidores públicos, tão somente e, ainda, o sindicato deve estar oficialmente constituído, inclusive com registro no Ministério do Trabalho.

      Conforme estabelece a Lei n.° 10.981/94 e a Lei n.° 15.304/06, a obtenção da licença ocorre nas seguintes condições:

      Liberação mediante requerimento do servidor na proporção de três dirigentes, mais um dirigente a cada dois mil servidores associados, por entidade Sindical, até o limite de oito;

      Garantia de afastamento sem prejuízo dos vencimentos, vantagens de caráter pessoal e ascensão funcional;

      Liberação com duração igual à do mandato, podendo ser prorrogada sucessivamente se eleito.

      FONTE: SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA
      PORTAL DO SERVIDOR

  15. CASO ESTÁ ASNEIRA PROPOSTA PELOS EMPRESÁRIO PASSE, O MELHOR A FAZER É CRUZAR OS BRAÇOS E DEIXAR AS PENDENCIAS FINANCEIRAS CRIAREM TEIA DE ARANHA NAS GAVETAS PARA VER SE ELES IRÃO QUERER VER A CASA DELES CAIR OU SERÁ QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NÃO SÃO OS CONSUMIDORES MAIS GARANTIDOS DO BRASIL?
    VÁ LÁ NA CAIXA ECONÔMICA OU QUALQUER INSTITUIÇÃO FINANCEIRA E BANCÁRIA E DIGA QUE É FUNCIONÁRIO DE UMA EMPRESA QUALQUER E VEJA O QUANTO TERÁ QUE PROVAR PARA GARANTIR UM EMPRÉSTIMO OU FINANCIAMENTO, E PORQUE ISSO ACONTECE. PORQUE ESTES EMPRESÁRIOS PICARETAS NÃO ASSEGURAM EMPREGO DE NINGUÉM.
    MAS QUANDO VOCÊ É FUNCIONÁRIO PÚBLICO A CONVERSA É OUTRA E O EMPRÉSTIMO E FINANCIAMENTO É RÁPIDO E ATÉ COM JUROS MAIS BAIXOS.
    E VEM UM BANDO DE EMPRESÁRIO NÓIAS QUERER MATAR COM A GALINHA DE OURO DELES.
    ESTÁ EXPLICADO PORQUE A BAGULHEIRA CHINESA VENDE MAIS QUE CAPIM NO BRASIL E OS PRODUTOS DESTES EMPRESÁRIOS ESTÃO NAS PRATELEIRAS, AO INVÉS DE BRIGAREM POR MENOS IMPOSTOS, ACABAR COM OS CARGOS COMISSIONADOS, VÃO PEDIR PARA MATAR A GALINHA DE OURO DELES.
    POR AI SE VÊ PORQUE O BRASIL VIVE NA CRISE, NEM SABEM ONDE O SAPATO ESTÁ APERTANDO O CALO DELES.
    E SINCERAMENTE, QUERO VER QUE POLÍTICO “CORAJOSO” IRÁ FAZER ISSO, POIS ESTE ANO TEM ELEIÇÃO MUNICIPAL E DAQUI A DOIS ANOS ESTADUAL. E PELO ANDAR DA CARRUAGEM POLÍTICA NO BRASIL, TEM QUE SER MUITO MACHO PARA ISSO OU IRÁ FAZER FILA NAS PORTAS DE AGÊNCIAS DE EMPREGO PARA ARRUMAR ALGUM TRAMPO, PORQUE VIVER DA POLÍTICA PELO VISTO VAI TER MUITA GENTE DESEMPREGADA LOGO, LOGO…..

    • Quais são as entidade patronais e o nomes dos empresários para a população paranaense saber quem é que está por trás da greve que vai afetá-la diretamente.
      Tanto os servidores como a população precisam desses nomes para cobrar ou é tudo um grande Fake do governo e seus cupinxas de gabinetes.

      queremos os nomes desses que “pressionam” o nosso desgoverno para que se institua o descumprimento de duas leis que na justiça custará quanto a Estado em alguns anos.

    • Sugestão PARA RESOLVER O IMPASSE DE UM VEZ POR TODAS:
      Um PROJETO QUE EXTINGUE todos os COMISSIONADOS No Paraná deve SER ELABORAdo, DISCUTIDO E APROVADO EM REGIME DE URGÊNCIA.
      ASSIM O GOVERNO VAI economizar e TERá DINHEIRO PARA HONRAR O SALÁRIO E OS DIREITOS DOS SERVIDORES QUE SERVEM A SOCIEDADE PARANAENSE.
      OS COMISSIONADOS(AS) VÃO TODOS TRABALHAR NA iniciativa privada ou nas ENTIDADEs PATRONAIS DO PARANÁ que estão muito preocupadas com os gastos do governo, farão a sua parte absorvendo esse pessoal, JÁ QUE SÃO PESSOAS COMPETENTES E A INICIATIVA PRIVADA NECESSITA DESSA MAO DE OBRA QUALIFICADA. BELA TROCA O QUE ACHA APARTIDÁRIO, OLHO VIVO … SEUS NOVOS ENDEREÇOS SÃO:
      Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), da Associação Comercial do Paraná, do Movimento Pró-Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), do Sistema Ocepar [Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná], da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná Faciap e da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).

  16. FÓRUM DOS SERVIDORES FAVOR INFORMAR:

    QUAIS SÃO AS TAIS ENTIDADE PATRONAIS E QUAIS OS NOMES DOS RESPEITÁVEIS EMPRESÁRIOS QUE PEDEM PARA QUE O NOSSO “DIGNÍSSIMOS” DESGOVERNO E “HONORÁVEIS” DEPUTADOS(AS) VOTEM CONTRA OS DIREITOS PREVISTOS EM LEI DOS SERVIDORES DO PARANÁ (DATA-BASE E PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS) ATACANDO ASSIM A SOCIEDADE PARANAENSE?

    QUAIS SÃO E QUEM SÃO ESSES?

  17. TINHA QUE TER UM PROJETO COM O FORA BR NA CCJ, PQ ESSA TAIS ENTIDADE PAU MANDADO NÃO O FAZEM, ISSO QUER DIZER QUE ELES ATACAM OS SERVIDORES A MANDO DO GOVERNO, MAS NA REALIDADE ATACAM A SOCIEDADE PARANAENSE,
    ESSA É A GRANDE VERDADE.POIS QUEM SERVE A POPULAÇÃO DIARIAMENTE É QUEM O GOVERNADOR, OS DEPUTADOS, OS COMISSIONADOS, AS TAIS ENTIDADES OU OS SERVIDORES, QUEM A POPULAÇÃO VAI PREFERIR.

  18. Essa ptzada agora q perderam a teta vao ter q trabalhar e isso eles nao gostam mto falar em trabalho pra eles deus me livre, graças a deus nos livramos desses insetos.

    • Esse discurso político partidário, é o discurso utilizado pelo seu patrão para tentar desviar o foco. Apartidário sabe qual é o foco: o calote do governo e os escândalos de corrupção. Os professores não são petistas, eu por exemplo gostaria de ver todos os políticos corruptos do PT respondendo por seus maus feitos, inclusive atrás das grades, assim, como os políticos dos demais partidos que usurparam do dinheiro público, não se esqueça que aqui no Paraná o Ministério Público através da GAECO investiga o governo que você representa (A Procuradoria Geral da República (PGR) investiga o governador Beto Richa (PSDB) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. O G1 teve acesso ao pedido de abertura de investigação feito ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual a PGR lista elementos que apontam para a suspeita de que a campanha à reeleição de Richa recebeu recursos com origem em esquema de corrupção na Receita Estadual) fonte: G1 PARANÁ RPC

      • Apartidário mais uma vez estou a seu lado. Quando se é justo nos comentários tem meu apoio. Mas isso são poucos a maioria está generalizando os professores que estão lutando pelo seu direito ou será que a passada de rodo na Previdência Estadual não foi suficiente. Se eu não estiver enganado foi R$ 8 milhões ou bilhões o rodo e ainda o BR teve a CARA DE PAU de dizer que não tem recursos para quitar os seus compromissos como os professores?
        TEM QUE BOTAR NA CADEIA ESTA GANGUE QUE ASSUMIU O ESTADO DO PARANÁ COM URGÊNCIA URGENTÍSSIMA.

        • Cesar,
          meu nome é augusto, usei o pseudônimo apartidário, porque neste blog um bajulador do governo que se esconde atrás do criptônimo apartidário, começou a utilizar o meu nome, jogo sujo dos que postam difamando os adversários do betinho e bajulam esse desgoverno que administra o Paraná.

    • Puxa, que falta faz um ensino médio bem cursado!
      Que triste uma exposição tão pobre de conteúdo e tão mal escrita.
      Estudar lhe assustava, filho?

      • O que me assusta de verdade, é perceber que existem ignorantes que se ofendem por políticos que não valem absolutamente nada!

      • Ensino médio mal cursado que esses pobres tem se deve a esse bando de vagabundos travestidos de professores que são massa de manobra da APP-PT. O governo federal fez o que fez com o Brasil, com a educação e não houve nenhuma greve, nenhum protesto, aliás, houve sim, o vagabundo chefe da APP indo em dia de trabalho protestar contra a condução coercitiva de LULA

  19. BR nunca mais vou votar em vc, no PSDB, no DEM, no PSC e em qualquer COISA que lembre a bancada do pacotaço e do camburão!

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

  20. ATENÇÃO APP – DESCUBRAM QUANTO O GOVERNO GASTA COM CARGOS COMISSIONADOS NO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO E LANCEM A CAMPANHA DE DEMISSÃO E EXTINÇÃO DESTES CARGOS EM MASSA.

    AFINAL VIVEMOS TEMPOS DE CRISE? CORTAR É PRECISO!

    SE O GOVERNO FIZER ISSO PODEMOS ACEITAR RECEBER AS PROGRESSÕES E A REPOSIÇÃO EM 2017.

    SEM DEMISSÃO DO COMISSIONADOS SEM NEGOCIAÇÃO! GREVE!!!!!!

  21. AI SIM APP!!!!!
    O BR DEVERIA REVOGAR A LEI QUE CONTRATA TODOS OS COMISSIONADOS DO PARANÁ NO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.

    ESSE GOVERNO NÃO FEZ NENHUM CORTE OU ECONOMIA E QUER CORTAR JUSTAMENTE NOS DIREITOS DO SERVIDORES PREVISTOS EM LEI (DATA BASE E PLANO DE CARGOS) – ISSO NÃO É GOVERNO É UM ESPECTRO QUE HAJE NO PALÁCIO IGUAÇU.

    SE A APP BARGANHAR COM DUAS LEIS JÁ APROVADAS, PODE FECHAR AS PORTAS, PQ, ME DESCULPEM, MAS SOU O PRIMEIRO A ME DESSINDICALIZAR, PODEM FALAR O QUE QUISER.

    DECLAREM GREVE JÁ E VOLTAMOS DO RECESSO- FÉRIAS JÁ EM GREVE E PRONTOS PRA LUTA.

    DEMISSÃO DOS COMISSIONADOS JÁ! DIREITOS JÁ! GOVERNO DE VERDADE JÁ!

    FORA BR, O PARANÁ NÃO PRECISA DE VC!

    NÃO VOTEM EM CANDIDATOS A PREFEITO QUE SEJAM DOS PARTIDOS E APOIADOS PELA BANCADA DO CAMBURÃO QUE APROVA PACOTAÇOS E ARROMBAÇOS DO PARANÁ.

  22. Ontem a noite na minha escola estava uma verdadeira zona, os colegas que se sentem os donos da razão queriam parar e obrigar a todos para fazer o mesmo, mas ainda bem que na minha escola os membros da APP são minoria, já que a grande maioria se desfiliou deste sindicato, após usarem nossa estrutura para defender governo corrupto. Sou a favor dos meus alunos e não de sindicato sem moral, meu compromisso é com eles e com a minha família. Faltam dois anos para me aposentar e não posso reclamar deste ou de outros governos, todos tiveram seus erros e seus acertos. Não sou filiada a sindicatos e muito menos a partidos políticos como muitos de meus colegas, mas não critico quem gosta de fazer política, apenas não usem as crianças como moeda de troca, pois elas não merecem isto, estão matriculadas nas escolas para aprender e é nossa obrigação ensinar.

    • Clap, clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap………. meus respeitos professora Maria Aparecida Nogueira.

    • VC É O QUE MESMO?

      • Pela ortografia não é professor nem aqui nem na China e se for mesmo é daqueles bem incompetentes que é manipulado pela APP.

        • Os profissionais que seguem a orientação do Sindicato, não escreveriam tamanha bobagem.

        • China de ser o lugar de onde vc veio, um FAKE daqueles bem fajuto, marionete que se segura no carguinho fazendo tudo o que mandam. O certo é acabar com todos os cargos comissionados do Estado by bye Genildo, vai pra iniciativa privada. Passar mal. como é que é
          Clap, clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap,clap, clap…

      • A quem devo satisfações de quem sou:
        A) – A quem lava minha cuecas.
        B) – A quem paga meu salário.
        C) – A quem amolece meu…..
        Oi, se enquadra a qual desses itens?

        • Genildo pelos seus comentários ao Beto Richa e confesso que VERGONHA NA CARA VOCÊ PERDEU A MUITO TEMPO SE É PROFESSOR.
          PORQUE SE O VOCÊ NÃO ESCREVERIA TANTA MERDA NESTE BLOG. MAS TE POSSO INDICAR O CAMPANA LÁ É A CASA DOS BABA OVO.

          • Então por isso fala tanta merda aqui tenque dar satisfação para quem paga seu salario, comissionado baba ovo do patrão playboy

        • Cara, você deve satisfação a mais gente! Conte-nos por que fugiu da Gazeta do Povo. A PGR também quer saber.

          • Moisés, pergunte a sua senhora sobre a fuga, ela sabe. A ela devo satisfações já que ela preenche os três quesitos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Minha cara a sua informação não tem pé nem cabeça, pois até o momento não existe nenhuma proposta de greve, estamos em estado de greve tentando negociar com o governo. Você poderia informar o nome desta escola que independentemente das diretrizes do Sindicato, transformou as atividades escolares numa “verdadeira zona”?

    • MARIA APARECIDA NOGUEIRA, ACHO QUE VOCÊ É UMA PUXA SACO ENCOSTADA EM ALGUMA SECRETARIA DE ESCOLA OU FICA NA SALA DOS PROFESSORES TOMANDO CAFEZINHO E ENGANANDO OS COLEGAS DE SALA DE AULA QUE ESTÁ TRABALHANDO. PARA ESCREVER UMA MERDA DESTA SÓ MESMO UMA BABA OVO PARA FAZER ISSO.
      PORQUE PROFESSORA TRABALHA E LUTA PELOS SEUS DIREITOS E NÃO FICA BABANDO OVO DE POLÍTICOS.

    • A senhora trabalha numa zona?

    • Genildo e Maria… destes eleitores eu tenho medo, estes são os ELEITORES ZUMBIS que não têm opinião própria, nem amor próprio, não faz o que acha correto, porque não têm opinião! Vai pela influência dos outros, sem analisar que lado esta defendendo!

    • Coitada de você também. Mas está explicado sobre o tamanho do seu egoismo. Ainda bem que você estará mais dois apenas, se aposente logo. Mentalidade como a sua, a classe não precisa.

  23. Esta trupe está achando que podem mandar nas escolas públicas do Estado!!!! Eu já falei pra vocês em outros comentários, reúnam a camanguinha e tentem mesmo fazer greve, vamos ver quantos dias vocês aguentam antes de voltar pra sala de aula. Na outra vez os pais de alunos (inclusive eu) sentiram pena dos pobres professores, ralando tanto por um salário de fome, mas quando o cidadão soube da realidade do salários da grande maioria dos professores, a pressão foi tanta que voltaram rapidinho pra sala de aula.

    Convoquem a tal APT sindicato, vamos ver se ela tem mais força que os milhões de pais que só desejam que seus filhos tenham um ENSINO de qualidade!!!!

    E por favor professorada comunista, parem de falar em EDUCAÇÃO, pois esta palavra nem deveria fazer parte do vocabulário de vocês, já que são mal educados pra cacete. Tentem usar a palavra ENSINO, pois é pra passar isto aos alunos que vocês recebem seus salários em dia, diga-se de passagem (para muitos pseudo professores) um baita salário.

    • O OLHO VIVO, QUE TÁ MAIS PRA OLHO CHOCO!

      VAI ESTUDAR PRA VÊ SE PASSA NUM CONCURSO PÚBLICO, VEM PRA SALA DE AULA VER A REALIDADE, VC NÃO DURA 1 MINUTONUMA SALA SEU CYBERTUCANO DE UMA FIGA. LARGA A TETA E VAI TRABALHAR DE VERDADE OLHO CHOCO.

      APADRINHADO DE QUEM? TOMADOR DE CAFÉZINHO E FOFOQUEIRO DE GABINETE!

      • Pela ortografia não é professor nem aqui nem na China e se for mesmo é daqueles bem incompetentes que é manipulado pela APP.

        • Genildo se abrace com o Olho Vivo e vão para pqp.

        • Ta ai. Morro e não vejo tudo. O camarada elege um crápula que ta afundando o Estado e que é manipulado é o professor???? E pelo Sindicato?????? kkkkkkkkkkkkk… Larga de falar besteira… ao invés disso de uma passadinha em qualquer escola perto da sua casa na hora do intervalo. Garanto que encontrará vários colegas que te ensinarão a pensar por conta própria, sem ir pela cabeça de terceiros. Fica a dica.

          • Alguns de nós são sim manipulados pelo sindicato do PT e isto é fato, estive na véspera do dia 29 em Curitiba para participar dos atos em homenagem ao fatídico dia do confronto, fui até a NOSSA casa do professor e para minha surpresa não pude me hospedar lá porque estavam todos os leitos reservados para o pessoal do MST. O que eu fiz então? Voltei para minha cidade na mesma noite e na mesma semana me desfiliei da APP. Simples e rápido.

    • Olho Vivo,
      lendo o seu comentário, desvendasse de forma cristalina o motivo deste trágico governo criar novos cargos comissionados, aumentar o nº de cabos eleitorais financiados pelo dinheiro público, pessoas que entram no serviço público pela porta dos fundos, por uma indicação, bem diferente dos professores, que entram de forma soberana, por mérito pela porta da frente, através de concurso público . Meu amigo, até o momento não presenciei nenhuma manifestação da comunidade contra os profissionais da educação, muito menos dos alunos, já em relação a classe política, os movimentos se multiplicam, inclusive com ocupações de escolas, ninguém aguenta mais tanta corrupção, inclusive no Paraná, as Operações Publicano e Quadro Negro deixam isso bem claro.
      Sou professor, não sou petista, muito menos comunista, quero todos os corruptos na cadeia (inclusive do PT), PORTANTO NÃO ME VENHA COM ESSE DISCUSO POLÍTICO PARTIDÁRIO. O que está em questão é a ética na educação e a justiça em relação aos professores: os trabalhadores da Educação são os profissionais que recebem os mais baixos salários no Poder Executivo, mesmo assim tiveram seus Direitos (PROMOÇÕES E PROGRESSÕES) desrespeitados, e para tripudiar ainda mais sobre os educadores, o governo Beto Richa através do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni declara que o governo não teria condições financeiras de pagar e implementar a data-base (em janeiro de 2017).
      Através desta declaração o governo desrespeita a Constituição Federal e Estadual:
      Legislação Descrição
      * Constituição Federal, Artigo 37, Inciso X
      * Constituição Estadual, Artigo 27, Inciso X
      * Lei da Data-Base Lei Estadual, 15.512 de 31/05/2007
      * Lei do Reajuste Lei Estadual, 18.493 de 24/06/20015
      * Leis, Resoluções, Decretos, Estabelecem critérios e condições para Promoções e Progressões
      Além de caracterizar um ato inconstitucional e ilegal, provocando perda salarial dos professores. O governo Beto Richa mais uma vez não honra as calças que veste e não cumpre o acordo firmado com os professores no ano passado, o qual teve como fiadores a Assembleia, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná.

      • Apoiado! E acrescento que esse governo, os deputados(as) e seus cupinxas comissionados que sugam o Estado, vem tentando jogar a população contra os servidores. Uma coisa é certa o que ele tem conseguido é afundar o Estado com os seus desmandos ée nos endividar, pois, com essas manobras de descasos e desvalorização do serviço público é clara.
        Quando qualquer cidadão descumpre um lei é chamado de criminoso e quando o chefe do executivo estadual o faz como pode ser chamado?
        PAGUE O QUE DEVE AOS SERVIDORES E CUMPRA A LEI!
        E VÊ SE CONSEGUE TERMINAR O SEU MANDATO COM HONRA SR. GOVERNADOR!!!

        CASO CONTRÁRIO VC ENFRENTARÁ MAIS UMA GREVE E DESSA VEZ NÃO VAMOS VOLTAR SEM OS NOSSOS DIREITOS GARANTIDOS.

      • Juro que até tentei ler todo teu texto, no início estava até bonitinho e poderia muito bem convencer alguém que não é comunista, mas sério velho, você é sim comunista pela forma como se expressa e se dirige aos outros, então perdi a vontade de ler o restante.

        CHOREM DIABEDO, MAS CHOREM COM VONTADE POIS TERÃO QUE ENGOLIR O BETO RICHA POR MAIS DOIS ANOS!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • A tábua de salvação do governo que você representa, é tentar politizar as discussões, porque possuem consciência que estão errados. Afinal, este governo possui a pior avaliação entre todos os estados federados e o Distrito Federal (Brasil), além de estar envolvido em escândalos de corrupção e não estar cumprindo a Lei em relação aos professores. Os educadores não devem cair nessas provocações.

          • Cara, vocês falam como se servidores públicos fossem só os professores???? Eu não represento porra nenhuma de governo tucano de bosta, apenas não compactuo com sindicato pelego do PT. Se vocês acreditam mesmo que tem chances de conseguir na pressão o que desejam, vão fundo, mas lembrem-se que não terão o apoio dos pais neste intento. Participo de alguns grupos de pais no whatsapp e vejo clara movimentação deles em relação a tal greve. Acredito mesmo que o tiro de vocês vai dar no pé, uma vez que o governo vai usar o discurso de que a situação econômica (não só do Paraná, mas do pais) não permite tais avanços.

            Minha falecida avó já dizia: “Precaução e canja de galinha, não faz mal pra ninguém!!!

          • “CHOREM DIABEDO, MAS CHOREM COM VONTADE POIS TERÃO QUE ENGOLIR O BETO RICHA POR MAIS DOIS ANOS!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ” Se essa afirmação não representa o governo tucano, então, nada representa. O teu discurso é típico de um representante deste desgoverno, como sabem que estão errados, tem politizar as discussões. Em primeiro lugar não estamos atrás de avanços, queremos apenas que a LEI seja cumprida e o governador honre as calças que veste e cumpra o acordo firmado por ele com os professores no ano passado, o qual teve como fiadores a Assembleia, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná. Em segundo lugar, como já comentei, não existe nenhuma manifestação da comunidade contra os profissionais da educação, muito menos dos alunos, já em relação a classe política, os movimentos se multiplicam, inclusive com ocupações de escolas, ninguém aguenta mais tanta corrupção, inclusive no Paraná, as Operações Publicano e Quadro Negro deixam isso bem claro.

        • VC é comunista sim????
          QUE É VC PRA JULGAR ALGUEM seu rola bosta do patrão playboy?
          não pode ter opinião contraria a tenda??
          vc acha que todos são iguais a vc? em comissionado que nunca conseguiria passar em um concurso publico só QI mesmo

    • OLHO CEGO, você não é pai de aluno algum de escola pública, porque se fosse não teria escrito tanta besteira. No seu caso fica melhor você se dizer que é COMISSIONADO DA TURMA DA TENDA DIGITAL. pois pai de aluno de escola pública sabe que lá é uma MERDA para os filhos, pois não tem local adequado para estudar, não tem material didático disponível para OS PROFESSORES ENSINAREM ADEQUADAMENTE OS ALUNOS E APESAR DE MAL REMUNERADOS FAZE DE TUDO PARA DAR UM ENSINO DE QUALIDADE PARA SEUS ALUNOS e tem que aguentar o CALOTE deste governador que não paga os seus salários corretamente. Sou esposo de professora e minha esposa trabalha em dois turnos. Um é considerado extra por não ter professores suficientes para a matéria que ela leciona. E pior ainda não ganha as horas extras faz já algum tempo, mas está lá trabalhando e se dedicando aos seus alunos.
      E vem um ASNO que nem você escrever MERDA dos professores.
      TOME VERGONHA NA CARA E RESPEITE QUEM O ENSINO A LER E ESCREVER OU PELO MENOS TENTOU.

      • Dá o nome dela ai para vermos quanto ela ganha para vc reclamar tanto.
        Se ganha pouco manda ela abrir um “olho” para os que ganham mais que ela.
        Pq os sindicalistas que você defendem ganham muito bem do estado sem trabalhar em sala de aula.

        • Quer ganhar igual a esposa do colega Cesar vá estudar. Depois de uns 7 anos quem sabe você consegue!!!

      • O que soa estranho, é um sujeito que quer saber quanto um professor ganha pra atender e ensinar aproximadamente 200 alunos por período, não indagar quantos comissionados esse governador paga com o dinheiro público, tampouco o quanto ganha essa corja que além de não trabalharem em prol da sociedade tem tempo de sobra pra defender o tirano! Olho caolho, vai visitar as escolas e veja as condições em que trabalhamos! Além de sermos usurpados por esse governo incompetente e corruto , agora surge a nova tarefa , mendingar alimentos nos comércios , pois nem merenda esse teu “governador” manda para os alunos! Vai nas escolas e veja as carteiras que nossos alunos estão usando e compare com as confortáveis cadeiras da ALEP ! Toma vergonha na tua cara antes de vir falar sobre quanto os professores ganham! Olho torto o convite está feito, tenha coragem de visitar as escolas públicas do PR! Operação Quadro Negro, Operação Valdemordt entre tantas roubalheiras do teu pupilo você nem questiona né?

    • Então coloque seu filho em escola particular!!!!!!!!! Apoio plenamente a greve dos professores. Aliás, seu filho ou filha deve ser mais um daqueles alunos mal educados que frequentam os ambientes escolares!!!! PULHA

    • Pelo visto Olho Vivo, pelo teor do teu comentário, você não deve ter feito somente até o 9º ano do Ensino Fundamental, pra achar que professor ganha muito. De duas uma, ou ta feliz com o pouco que ganha ou ta achando que nós somos seus empregados. Engano seu meu caro. Tenho uma profissão, estudei e estudo pra isso. Fiz graduação, especialização, mestrado. Quero ser valorizada pela profissional que sou. Enquanto você fica reclamando ou ou criticando o quanto ganho, por que não faz o mesmo? por que não vai estudar? professor é profissional, não é serviço de caridade. Queremos e merecemos ser bem valorizados. Graças a Deus ganho muito bem. Lutei por isso. Mas infelizmente não todos colegas que podem dizer o mesmo.

      • Para quem tem até mestrado você tem um texto horrível, fugiu das aulas de portugues???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        E vou te contar um segredinho professora do Paraná, eu só fiz o primário, estudei até o quarto ano e confesso pra senhora que lendo os textos de vocês professores, fico convencido de que mesmo sem estudo escrevo e interpreto melhor que muitos “professores”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Cybertucano….

          Carlos Alberto seria o menor dos problemas se não houvessem gente como você. Que aceita ser tão sujo quanto e que se vende por carguinho medíocre. O que me deixa contente é que você e outros não têm a capacidade de alcançar o seu “status” por competência….
          Posso não ter dinheiro suficiente para ter um importado, mas com certeza tenho dignidade, isso ninguém tira.

        • Tô pagando pra ver!!!! Kkkkkkkkkkk… é manipulado pelo governo como muitos outros. Aposto que bate palmas quando sabe que jogador de futebol ganha horrores. Aprenda a pensar, cidadão!!!

    • Concordo com vc. Sou professora., não participei da greve. Pois nós os verdadeiros professores fomos usados como marionetes no meio de uma guerra política. Eu e grande parte dos professores não recebemos esses salários. E não estamos em estado de greve. Isso é meia dúzia de gato pingado do sindicato que está desesperado.

      • Se tem gente fazendo a sua cabeça Viviane, é porque vc tá na profissão errada colega. Quanto ao salário, caso voce não saiba, nós temos plano de carreira. Se tem gente que ganha mais do que você é porque correu atrás pra se capacitar na profissão, sem falar que deve ter muito mais tempo do que você no Magistério. Agora, ao invés de ficar aqui escrevendo besteiras siga o exemplo é vá estudar.

        • Cara colega Professora do Paraná, se tem alguém na profissão errada é a senhora, já que não tem vontade alguma de ensinar e está apenas preocupada com seus aumentos salariais. Se realmente acredita que a situação com este governo está assim tão ruim, sugiro que peça sua exoneração e parta para a iniciativa privada, ouvi falar que lá estão pagando super bem. Existem PROFESSORES e professores, estes em letras minúsculas são todos esquerdistas e filiados a partidos políticos, preocupados mais em fazer política na escola do que realmente ensinar seus alunos o contudo escolar.

          • Perai cara Maria Aparecida Nogueira. Em que ponto do meu texto eu escrevi que quero “aumento salarial”? Pra uma professora que a senhora disse que é, sua capacidade de interpretação está horrível. Além do mais, a senhora me conhece? Conhece meu trabalho, sabe qual disciplina ensino, onde fica a escola que trabalho? Conhece meus alunos? Não né. Então não fale besteiras. Ao invés de ficar falando o que e do que não sabe vá estudar mais pra poder passar num Concurso Público. Garanto que já deve ter tentando vários sem sucesso.

          • Liga não Maria. Essa daí só se preocupa com o salário mesmo.
            Deve levar até certificado de curso de batismo para ver se ganha progressão.
            Ou deve ser de algum sindicato.
            Pela retórica, educação e seletividade deve dar 0 para qualquer um que discorde dela ou não reze da mesma cartilha sociopata comunista.
            Mestrado? Só se for em produção de coxinha.

      • Coitada de você, Viviane.

    • o cara só olha o mundo dele e as coisas dele; não aprendeu ainda a se colocar no lugar do outro, e já sai aí prejulgando sem conhecimento de causa; hipócrita, se o trabalhador conseguiu o direito de ser promovido e a lei lhe faculta a possibilidade de progressão na carreira, tem sim que receber o que é de direito; bem como correção da inflação no seu real valor; agora, quanto ao governo, se é sério, competente, eficaz e comprometido com sua responsabilidade de honrar seus compromissos, não faltará com sua obrigação, pagar religiosamente o que prometeu, o que acordou, não jogando nas costas dos funcionários públicos a conta dos atropelos financeiros do estado.

    • Muito bom esse conceito: trupe -substantivo feminino 1. conjunto de artistas, comediantes, de pessoas que atuam em conjunto. “t. de malabaristas”.

      Porém, não se aplica a nós professores, e sim ao seu patrão, que nós sabemos bem que é e acrescento que é um baita de um fake. O olho gordo e seco, seu endereço novo é alguma das ENTIDADE PATRONAL, estamos em crise, portanto:

      EXTINÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS NO ESTADO DO PARANÁ JÁ no (EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO)

      VAI DAR UMA BOA AJUDA NO CAIXA E ASSIM PODERÁ PAGAR O QUE DEVE AOS SERVIDORES QUE ATENDEM A POPULAÇÃO DO PARANÁ DIARIAMENTE, MESMO COM TAMANHA DESVALORIZAÇÃO.

      Bom retorno a iniciativa privada de onde nunca deveria ter saído, feliz o seu novo patrão que vai usufruir sua vasta experiência. rssss