Bancada federal se rebela contra calotes de Beto Richa, e fica do lado dos professores

arruda_richaCresce entre a insatisfação da bancada federal do Paraná com o governador Beto Richa (PSDB), que semana passada anunciou que não cumpriria acordos salariais com educadores e servidores públicos em virtude da renegociação da dívida dos estados. Ao menos sete deputados ficaram do lado do funcionalismo.

Aliel Machado (Rede), Assis do Couto (PDT), Christiane Yared (PR), Enio Verri (PT), João Arruda (PMDB), Marcelo Belinati (PP) e Zeca Dirceu (PT) tiveram coragem de dizer “não” para mais um calote de Richa.

Pois bem, parte da bancada na Câmara cortou o mal pela raiz votando contra o pedido de urgência para a matéria — pedida pelo interino Michel Temer (PMDB). Portanto, a primeira derrota do golpista também significou uma derrota no caloteiro Beto Richa.

Ou seja, Temer quer que educadores e servidores públicos paranaense paguem parte da conta do impeachment.

O deputado João Arruda gravou um vídeo sobre essa questão logo após a votação; assista abaixo:

71 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Paraná é o quarto estado que mais arrecada e o vigésimo que recebe. Como é que um estado como o Paraná não vai quebrar dessa maneira? O governo federal que quebrou e quebrou bem o nosso estado. Não sou defensor de Beto Richa, pois o mesmo não está fazendo nada pelo estado, mais ninguém faria, fosse quem estivesse no lugar dele. Pois quem ferra com o nosso estado é o governo federal, sem contar a Gleisi e o Requião, os 2 juntos são muito piores que o Beto.

  2. O pensamento liberal: professor ganhando pouco e salvando o mundo com um pedacinho de giz. Em tempo: queria ver o rixeco e o rapossoni ameaçando de cortar a reposição da inflação do judiciário.

  3. Infelizmente, vou ter que pagar pra ver.
    Não confio nesses deputados.
    Na hora do pega pra capar, qualquer real interessa.
    Vejamos o que vem por aí.
    E vamos a luta de novo.

  4. Esmael, elimine esses comissionados do Beto Richa que proliferam neste blog, sob pena de você perder seus leitores de verdade.

  5. Seria de se espantar se os deputados nominados estivessem a favor do governador. Sou ex-professor e acompanho a política da App em busca da conquista de interesses da classe. Se algum governo atender a todas as suas reivindicações e pleitos, hoje, amanhã a APP lhe apresentará uma outra relação de benesses. Os professores que ralam nas salas de aula não tem, no momento, conhecimento da pauta. Política pura ditada pela CUT, pelo PT.

    • Pois é amigo, é exatamente por manter uma política em busca da conquista dos interesses dos professores e servidores estaduais que a APP está vinculada à CUT. Se fosse diferente, isto é, se a APP fosse pelega, certamente ela não teria se associado à CUT mas, por exemplo, à Força Sindical do deputado Paulinho Cunha da Força. Quanto a essa relação da APP com o PT, tenho certeza de que não ocorre no nível que o senhor afirma. Vejo muitos professores vinculados à APP que participam de eleições apoiando candidatos que não pertencem ao PT.

    • No momento o que está em jogo não são melhorias ou benesses, muito menos aumento salarial, o que está em jogo é o cumprimento da Lei, e de um acordo acordo firmado por Beto Richa com os professores no ano passado, o qual teve como fiadores a Assembleia, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná.

  6. Eita mais só existe esses deputados que representam o Paraná? Não tinha mais um la chamado de Celso Sousa do PMDsb? Aquele que caiu de paraquedas no Senado e depois com a ajuda do Renan ele virou desputado. Bom se existe eu não sei mais que ta feio essa nossa representação na Câmara Tá. Eu teria vergonha de falar e aparecer se fosse político. Acho que é por isso que uns e outros nem aparecem!

  7. João Arruda e Belinati são golpistas! Continuem do lado do Temer e do Richa. Ou talvez da FIEP. Quanto aos energúmenos que atacam os professores devem ser pagos pelo “governicho” do Beto Richa. Umberto Eco tinha razão a “Internet deu voz aos imbecis”.

  8. Apartidário (comissionado do desgoverno Richa),
    como sempre, você está completamente enganado, Roberto Requião governou o Paraná por três mandatos, e, em nenhum deles ocorreu greves. Aliás, não vejo manifestações por parte da população, muito menos dos alunos contras os professores, agora, em relação ao seu patrão…

  9. Enquanto estiverem a serviço ou manipulados por esse sindicato (APP) não irão a lugar nenhum. Só servirão de massa de manobra para as negociações quando convier a seu interesse e não a classe que representa.

    Entra ano sai ano, entra governo sai governo, as paralisações e greves continuam. Os alunos é a população sempre prejudicados.

    • Você está empregado defendo os desgovernos Richa e Temer. Suas opiniões são irrelevantes. Afinal o que esperar de um individuo que se diz apartidário? Só pode ser um analfabeto político.

  10. A desgraça que o Paraná vive é consequência da crise nacional ocasionada pelo PT.

    • Loide,
      se a desgraça fosse culpa exclusiva do PT, a solução seria muito fácil. Infelizmente, a corrupção está presente em todos os Partidos, em todos os Poderes, e na sociedade como um todo. Não sou simpatizante do Partido dos Trabalhadores, muito pelo contrário, porém, não sou inocente ao ponto de acreditar que todos os males advém exclusivamente do PT. As delações oriundas da Operação Lava Jato deixam isso bem claro, políticos de todos os partidos foram citados, empresários, juízes, advogados, jornalistas… O governo interino mal assumiu, e teve vários integrantes envolvidos em corrupção (alguns ministro já caíram e pelo jeito outros cairão). O governo do Paraná não tem nada haver com o PT, mas está sendo investigado pelo Ministério Público nas Operações Publicano e Quadro Negro.

    • Loide,
      o governo interino de Michel Temer prometeu ao povo austeridade e combate a corrupção com o afastamento do PT, porém, a gastança e a corrupção aumentaram significativamente, só não enxerga quem não quer. Em nenhum momento levantaram sequer a hipótese de mexer nas grandes fortunas ou acabar com os privilégios, querem que o povo pague o pato, através da perda de Direitos e trabalhando (contribuindo) até a morte para previdência.

  11. Eu sou do norte do Paraná e não votei neste crapula, não foi só o norte paranaense que fez essa cagada

  12. Infelizmente esse governador tem os deputados na mão que foram comprados com dinheiro do estado e tem uns tontos que ainda defendem esse mentiroso.
    Esses deputados se venderam e votam em tudo que o “nosso governador” disser. Deputaiada uma vergonha para o nosso Paraná.]
    Os 3 deputados do Centro Sul são todos vendidos, vindos de famlias que se perpetuam no poder á décadas.

  13. Gostei da atitude augusto (com letras minúsculas), nenhum cidadão deve ser desrespeitado, deve ter seus direitos preservados de acordo com a lei.

    “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

    Constituição Federal de 1988, artigo 205.

    Vocês professores são o Estado e não vejo ações efetivas para colaborar com o desenvolvimento destes que são seus alunos! Se cada um fizesse a sua parte, tenho certeza que a situação da educação pública seria outra e não este caos e falência total.

    • Me responda o que você faz para ajudar sua escola? A sociedade não é so professores e sua linha de pensamento está correta, porém isto não pode ser traduzido em abdicar de nossos direitos. Vc conhece a realidade das escolas de seu bairro? É participativo na comunidade escolar?

      • Conheço sim a escola dos meus netos, acompanho o desenvolvimento deles e de como funciona o ensino nesta escola. Participo como membro de Rotary e só o meu clube já conseguiu muito para esta e outras escolas na cidade, montamos bibliotecas, brinquedotecas, reforma de espaços de lazer e até adaptações para alunos portadores de necessidades especiais. Mas é claro que para conseguir tudo isto, contamos com a ajuda da comunidade e de uma direção da escola muito participativa e preocupada, sem isto seria impossível realizar qualquer ação. Reconheço que as vezes exageramos e reconheço o erro, retifico que a minoria dos professores são preocupados apenas com seus salários e benefícios, a maioria está sim preocupada em ensinar e ajudar.

    • Me permita discordar, nós professores não somos o estado, fazemos parte dele, e por ventura, sabotados justamente por aqueles que deveriam nos ajudar.
      Maria Aparecida Nogueira, sem perceber, muitas vezes, vemos apenas o que queremos ver.

  14. Os trabalhadores da Educação são os que têm os mais baixos salários no Poder Executivo, mesmo assim tiveram seus Direitos (PROMOÇÕES E PROGRESSÕES) desrespeitados, e para tripudiar ainda mais sobre os educadores, o governo Beto Richa através do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni declara que o governo não teria condições financeiras de pagar e implementar a data-base (em janeiro de 2017), através desta declaração o governo desrespeita a Constituição Federal e Estadual:
    Legislação Descrição
    * Constituição Federal, Artigo 37, Inciso X
    * Constituição Estadual, Artigo 27, Inciso X
    * Lei da Data-Base Lei Estadual, 15.512 de 31/05/2007
    * Lei do Reajuste Lei Estadual, 18.493 de 24/06/20015
    * Leis, Resoluções, Decretos, Estabelecem critérios e condições para Promoções e Progressões
    Além de caracterizar um ato inconstitucional e ilegal, provocando perda salarial dos professores. O governo Beto Richa mais uma vez não honra as calças que veste e não cumpre o acordo firmado com os professores no ano passado, o qual teve como fiadores a Assembleia, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná.

    • O loco, o povo da APP ganha bem pelo que fazem.

      • Flávio,
        Não sou o povo da APP, sou um professor, e não aceito ser desrespeitado, o que é Direito deve ser respeitado, afinal, se a Lei não for cumprida, voltamos para a barbárie. Agora, dizer que um professor ganha muito, seria uma loucura, eu digo seria, porque sei que você é um componente do exército comissionado do governo, e apenas está realizando o seu serviço (sujo).

  15. No governo anterior as escolares receberam computadores, Tv pendrive, biblioteca do professor e vários recursos pedagógicos. Em seis anos de governo Richa a única coisa que chega até as escolas é o dinheiro do fundo rotativo, ainda sem reajustes. O MP precisa investigar pra onde está indo o dinheiro da educação, pois, por mais que o país esteja em crise, esse governador não gasta 1/3 do que o governo passado gastava em educação.

    • Que feio Rafa da APP, os computadores das escolas eram até uns quatro anos atrás, computadores comprados por Jaime Lerner, as tais TVs que você fala são aquelas fora de fabricação que ele comprou pra ajudar uns amigos financiadores da campanha dele????? Tolinha, você e a profezinha Vanusa precisam se comunicar mais, devia ter lido o que ela escreveu antes de postar tua opinião. kkkkkkkkkkkkk

      • Quem comprou pra mim não faz a menor diferença, o que importa é que foi comprado! Em seis anos de governo Richa o que melhorou na educação do Paraná? Quais investimentos foram feitos na educação? Pra onde vão os recursos? Cadê as reformas das escolas?

        • E o que você como professora está fazendo? Greve? Acha que fazendo greve você vai ajudar seus alunos em alguma coisa, ou só está pensando no seu aumento salarial? Comecem mudando a realidade da tua escola, da escola dos teus filhos, se o governo não ajuda busque ajuda dos clubes de serviços, Rotarys Lyons tente ao menos mudar a realidade da tua escola e talvez fazendo isto, o próprio governo se sinta envergonhado e comece a fazer o dever de casa. Apenas cobrar melhorias pessoais é muito fácil, difícil é pensar na coletividade, não é mesmo? Acompanhei outro dia a matéria na tv aberta, sobre uma escola no nordeste, onde os professores e a comunidade se uniram para fazer o que o governo não fazia, vieram até mesmo ONGs internacionais participar do projeto e as notas dos alunos melhoraram consideravelmente, mas veja bem, pra que isto aconteça é necessário ter gente comprometida com o ensino e não pensando apenas no salário no final do mês.

          • Seu raciocínio teria sentido se os professores não estivessem comprometidos com a educação, lendo o seu texto tive a impressão que os educadores não estão preocupados com seus alunos, de maneira que: o ruim é a regra e o bom a exceção. Maria Aparecida Nogueira, quando generalizamos, jogando todos no mesmo barco, incorremos no erro. Existem professores relapsos? É óbvio! Entretanto, a grande maioria faz o seu melhor. Assim como qualquer profissão: policiais, médicos, engenheiros, sacerdotes, entre outros, existem bons e ruins.
            Não é massacrando os educadores que a educação irá melhorar, todos têm a sua parcela de culpa (sociedade, família, governo e profissionais da educação). E, quando lutamos pela educação, não pensamos somente em salário, questionamos as salas superlotadas, a falta de pessoal, as péssimas condições da maioria das escolas públicas, a falta de laboratórios e pessoal adequado para a sua utilização e manutenção, a qualidade da merenda escolar, entre outros graves problemas.
            Afirmo, sem medo de errar, que a grande maioria dos professores, não é relapsa nem mal intencionada, é fato que alguns educadores enfrentam grandes dificuldades diante da indisciplina, falta de educação, formação inadequada e falta de experiência, isso não significa que só pensam em melhores salários.

          • Eu não sou professora! Sou filha de professora e pago meus impostos em dia e, como pagadora de impostos, não posso cobrar da minha mãe uma obrigação que é do Estado.

  16. So tenho notícia de um canalha maior que o João Arruda, que votou a favor do golpe. Ele atende pelo pseudônimo de apartidário este sim além de canalha ainda é covarde.

    • Pelo jeito vocês mesmo do PT da APP já estão reconhecendo, parabéns. nunca é tarde um dia também vocês irão reconhecer quem é o melhor governador do Brasil, Beto Richa.

      • Não sou petista, muito pelo contrário, quero todos os corruptos na cadeia, independente de partido. Entretanto, dizer que o governador que hoje tem a pior avaliação entre os 26 estados federados e o Distrito Federal, o qual atingiu um índice de rejeição dentro do seu próprio estado nunca antes alcançado, investigado por corrupção na Operação Publicano e tendo o governo exposto vergonhosamente na Operação Quadro Negro é o melhor governador do Brasil!? Beto Richa!? Pé vermeio, seria até cômica, se não fosse trágica, a sua brincadeirinha de mau gosto

      • kkkkk melhor governador do Brasil, santa ignorância

  17. Não se pode servir a deus e ao diabo.

    O povo esta percebendo e anotando.

    Fulano Golpista Filho, assim vão assinar os filhos dos golpistas para sempre.

  18. Respondendo ao Apartidário, mesmo que Beto Richa desse 1000% de aumento no salários dos servidores públicos (professores, policiais, médicos, bombeiros….) continuaria sendo o pior governador da História do Paraná. Quanto o alcance da visão é o próprio umbigo, explique a um aluno que ele não pode vir a escola pesquisar seu trabalho na internet, porque o governo não investiu nada em tecnologia na educação em seis anos, que não há internet, pois a que tem é do governo federal, são míseros 2 megas para uma escola com 1000 alunos, que os computadores não funcionam e estão desatualizados. Que os míseros centavos que manda todo mês para o fundo rotativo não paga sequer o gás que as escolas gastam para fazer a merenda. Então, venha se expor a público quando tiver conhecimento de causa.

    • Apoiada! Defensores do caloteiro

    • Bah tche, agora já não entendo mais nada, o atual governo retirou todos os excelentes computadores, internet de fibra ótica e toda a tecnologia “prometida” por Requião nos seus dois últimos governos???? Vocês pseudo professores precisam se comunicar mais entre si, pois um vem e conta maravilhas tecnológicas nas escolas que o Requião deixou, e você vem dizer que não tem porra nenhuma na tua escola???? Será que o Richa retirou tudo só pra dizer que o Velho Louco não fez merda nenhuma???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Meu amigo, como não houve a manutenção necessária, tudo que o ex-governador deixou, foi sucateado pela incompetência da atual administração.

      • Olha a expressão do animal esse é do Rio Grande do Sul estado que está quebrado como o Paraná, véio louco só se for o seu pai aquele arrombado que fez você, o lugar para dar veado esse tal de rio grande do sul, sou paranaense graças a Deus, e o Requião não deve nada para estes canalhas que quebrarão o estado. Vai trabalhar comissionado, depois do expediente você pode coloca a tua lingerie e ir encontrar o teu bofe, gaúcho arrombado!

        • Hummmm a mocinha se revoltou porque chamei o chefinho de Velho Louco??? Que tal Comedor de Mamonas???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          E não fique enlouquecida, cuidado pra não se rasgar toda!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Mocinha… mocinha… mocinha… afirma que sou gaúcho mas me chama de comissionado do governo do PR??? Vai entender sua louca!!! kkkkkkkkkkk

  19. Este deputado também e golpista. Está se fazendo de amigo mas defende Temer.

  20. Pelo visto por aqui só servidor público e a maioria professor preocupado com o contracheque no final do mês. O alcance da visão é o próprio umbigo. Se o governador der 100% de aumento salarial passa a ser o melhor do mundo. O resto é resto!

    • Pelo que posso observar, quem está preocupado com o próprio umbigo são os comissionados do desgovernador. Os professores estão exercendo a cidadania, afinal, o combinado não é caro. Além do mais, os educadores paranaenses recebem o MENOR SALÁRIO do Poder Executivo, (o Paraná hoje não paga sequer o mínimo imposto pela Lei do Piso Nacional), os educadores paranaenses não estão recebendo suas promoções e progressões garantidas pela Lei (Constituição do Paraná), e o chefe da casa civil Valdir Luiz Rossoni, ameaça enviar um projeto de Lei a ALEP desonrando o acordo firmado por Beto Richa com os professores, acordo que teve como fiadores a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Paraná. Apartidário, os professores não estão pedindo 100%, nem sequer aumento, apenas seus DIREITOS.

    • Vc apartidário não tem noção nenhuma da situação que o estado do Paraná está ele está sim quebrado, o nosso querido governador fez propaganda politica enganosa que nós éramos um estado em ótimas condições financeiras tudo mentira só pra se eleger, e aí vc vem dizer isso, se situe cara vc tá perdido.

      • Se o Paraná está quebrado com certeza ñ pôde ser quebrado em um único mandato. O maior responsável por essa falência chama-se Requião que governou o PR por 3 mandato.

        • Você está subestimando a incompetência do patrão!

        • Loide para com isso, antes de Requião teve Lenner em dois mandatos, depois teve o Requião e por último o Richa que até agora só vez marrom lá no Palácio Iguaçu. Para de acusar os outros das cagadas do Richa. Até descumprir acordos já aprovados pela AL e o está fazendo e você vem aqui defender um sujeito deste que tem primo envolvido em desvio de recursos públicos através de licitações fraudulentas, amigos da Receita Estadual que achacavam os empresários para capitalizar recursos para suas campanhas como já provado. E vem você agora defender um traste destes. Tenha dó de nós, com seus comentário sem nexo.

        • Com certeza que o estado não quebra em único mandato. Lembrando ao Loide que o Beto está no segundo. Já teve tempo para quebrar o Estado. Não é por isso que você de demais puxa sacos estão querendo a queda de Dilma?

        • Essa é comissionada ou daquelas q ganha um cala boca pra elogiar beto

    • Nem tua bunda é apartidária! Existe comissionado apartidário?

    • Apartidário vc tem razão. Nesse blog só opina servidor público comprado com o suor do resto dos paranaenses.

      • Como disse Loide, volta para escola e aprenda a diferença entre servidor público e comissionado, No caso a diferença é grande, Servidor Público é um profissional que foi ingresso no serviço público através de concurso, de prova de sua capacidade intelectual para ocupar o cargo e por ter passado por três anos de estágio probatório, Já os comissionados entraram pela porta dos fundos, sem avaliação de sua capacidade laborativa, sem compromissão com o cidadão e as coisas públicas e somente preocupado com o seu ganho e mais nada. Pelo visto eu já até estou achando que você deve ser um daqueles nóias lá de Londrina que colocaram este parasita no poder para ferrar com os paranaenses e com o Estado do Paraná.

    • Este assunto é para gente grande Apartidário, vai cuidar do seu dever de casa que você ganha mais.

    • O “Jacu Rabudo” continua opinando. Paga para isso. Que trabalho difícil! Vá comentar no blog da Veja.

    • Atividade de casa para você Apartidário. Mais comumente chamada de “tarefa”. Pesquise as 3 expressões abaixo e faça um breve comentário sobre a diferença entre elas. 1) Reajuste salarial; 2) Aumento Salarial; 3) Plano se Carreira. Quem sabe assim vc e outras beldades aqui não aprendem qual é a luta dos educadores. Entendeu ou quer que eu desenhe?

  21. Estão contra o Richa por estarem a favor do Temer que significa fim das políticas socias (afetando aos professores que agora defendem) e a entrega do Brasil.

  22. Explicando o enexplicável, mais uma vez estes deputados estão contra o Paraná, ou melhor contra o povo.

  23. Este sem dúvida alguma é o pior governo que o Estado do Paraná já teve, ganhou de quilômetros de distância do Lenner, e olha que o Lenner era o pior até a chegada do Richa. Mas quem sabe agora em 2018 o pessoal do norte do Paraná aprenda a votar e não façam mais titica nas urna eleitorais quando reelegerem este traste que está descumprindo acordos sistematicamente.