Alvaro Dias: O quadro do desemprego precisa mudar

temer_alvaroO senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (6), critica a lentidão do governo provisório para gerar empregos e girar a economia do país. O colunista relata que as próprias entidades do Sistema S estão buscando o Paraguai como alternativa para investimentos fora do Brasil. Ele também cita o caso de um empresário que, depois de demitir 200, suicidou-se recentemente. Segundo Alvaro, a crise somada à corrupção atinge especialmente os mais pobres, os trabalhadores, os assalariados, aqueles que dependem do emprego. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

O quadro do desemprego precisa mudar

Alvaro Dias*

É preciso que o governo adote medidas urgentes para motivar o crescimento econômico e aumentar a oferta de empregos no País. A crise política se aprofundou e provocou um desfiladeiro dramático de inflação, recessão e desemprego. É preciso que a roda da economia gire com um pouco mais de força para a retomada da geração de empregos no País.

Os últimos números do desemprego divulgados pelo IBGE apontam um novo recorde, mas os dados oficiais são contestáveis. Nós sabemos que 63 milhões de brasileiros são pessoas aptas, mas estão excluídas da força de trabalho. Não estão empregadas, mas não estão procurando emprego e, portanto, não constam das estatísticas oficiais, mas representam uma força de trabalho desperdiçada, um potencial extraordinário que certamente contribuiria para o desenvolvimento nacional de forma mais acelerada e eficaz.

Economia

A indústria foi o setor mais afetado pela crise. Em 2015, segundo o Dieese, em torno de 400 mil micro e pequenas empresas faliram. Há poucos dias tivemos a fotografia exata do drama vivido pelos brasileiros. Um empresário, depois de demitir 200 empregados da sua empresa, suicidou-se. É um retrato cruel, perverso mesmo, desta realidade social que estamos vivendo no País.

A produção industrial diminuiu 11,2% de janeiro a março ante o mesmo período de 2015. Foi o pior resultado entre 130 países e abaixo da média mundial. Portanto, que não se alegue tratar-se de uma crise internacional, porque a média mundial é de crescimento.

O que nós estamos verificando é, inclusive, a busca de oportunidades em outro país. A própria Confederação Nacional da Indústria organiza visitas ao Paraguai, país vizinho, como uma opção para investimentos do Brasil. Chegamos ao limite, portanto, do bom senso. E nós não podemos tolerar esse fracasso rotundo, como diria Leonel Brizola, do governo brasileiro.

É claro que a causa é a incompetência de gestão e a corrupção que se alargou no País.

Corrupção somada à incompetência produz esse desastre administrativo, que tem como consequência a crise que se alargou de forma exuberante, alcançando especialmente os mais pobres, os trabalhadores, os assalariados, aqueles que dependem do emprego.

O País precisa voltar a crescer!

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

Comments are closed.