Usina de Itaipu já soma mais de 20 milhões de visitantes, desde 1976

materia 23.itaipuItaipu chegou em fevereiro a uma nova marca histórica: 20 milhões de visitantes, somando-se os que entraram pelas margens brasileira e paraguaia, a partir do dia em que a usina foi aberta à visitação. Em 15 de abril de 1976, quando as obras ainda estavam na fase bem inicial, foram visitadas por um grupo de 27 integrantes do Clube de Engenheiro do Rio de Janeiro, atendido pela então recém-criada Assessoria de Relações Públicas.

O turismo estava presente na Itaipu antes mesmo que ela começasse a gerar energia. O número de visitantes vem aumentando nos últimos anos graças ao profissionalismo da equipe e à grandiosidade desta obra, que ainda continua impressionando pessoas do mundo inteiro”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e responsável pelo turismo do lado brasileiro da usina.

Ao longo desses anos, os modelos de visitação evoluíram no ritmo da própria obra, até se chegar ao formato atual, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). No último dia 20 de janeiro, Itaipu recebeu da instituição o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

Desde 2007, a visita turística, no lado brasileiro da usina, é gerida pela Fundação Parque Tecnológica Itaipu (FPTI). As visitas institucionais são coordenadas pela Divisão de Relações Públicas de Itaipu (CSRP.GB).

O turismo na Itaipu cresce ano a ano. Em 2015, os atrativos da usina atraíram 860.998 pessoas, de 137 nacionalidades, nos lados brasileiro e paraguaio.

Comentários encerrados.