Revitalização da Avenida das Cataratas já está no Siconv

materia 16.avenida das cataratasO projeto de revitalização da Avenida das Cataratas, principal via do corredor turístico de Foz do Iguaçu, já está incluído no Siconv – Sistema de Convênios do governo federal, que administra o repasse de recursos da União para estados e municípios. A inclusão foi feita por meio do Ministério do Turismo e é um passo importante para que a cidade receba 90% dos investimentos necessários, de cerca de R$ 17,5 milhões (a Prefeitura entraria com 10% desse total).

O projeto prevê o alargamento e a duplicação das pistas, na extensão de quatro quilômetros da Avenida das Cataratas, entre a Avenida Jorge Schimmelpfeng e o trevo de acesso à Argentina. No trecho entre a Churrascaria Rafain e o trevo para a Argentina, haverá três pistas. A pista lateral em frente ao restaurante será mantida.

O projeto prevê a construção de duas rotatórias, uma na futura extensão da Avenida Harry Shinckle, que ligará a avenida à Rodoviária e à BR-277 e outra em frente ao Hotel Mabu e Shopping Catuaí Palladium (em fase final de obras). Haverá passagens em nível para pedestres em frente ao Hotel Dom Pedro I e em frente ao shopping.

O paisagismo das Avenida das Cataratas será diferenciado, com o plantio de ipês de várias cores e também de outras espécies de vegetação nativa no canteiro central. Em parte da avenida, haverá uma ciclovia e um calçadão para pedestres, sendo que em outro trecho, o uso será compartilhado por falta de espaço.

Além de garantir maior segurança aos usuários – motoristas, ciclistas e pedestres, o projeto será um novo cartão postal da cidade, como destaca Gilmar Piolla, superintendente da Itaipu Binacional, vice-presidente do Fundo Iguaçu e também secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz).