Requião Filho: Se é perfeito o mundo de Richa, por que o povo protesta?

beto_richa_caloteiro_coluna_requiao_filho

O deputado Requião Filho (PMDB-PR), em sua coluna desta quinta (2), contesta a versão segunda qual o Paraná do governador Beto Richa (PSDB) seria um “mundo perfeito” diante de injustiças e imperfeições no país inteiro. O colunista afirma que, em contraste com a explanação do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a vida real das pessoas é bem diferente daquela apresentada esta semana na Assembleia Legislativa. Se tudo é perfeito e maravilhoso, questiona o líder da oposição, “por que presenciamos denúncias diárias de falta de merenda nas escolas, de descontos inconcebíveis em salários de professores, de recauchutagem ilegal de coletes balísticos por falta de recursos para aquisição de novos, viaturas encostadas por falta de manutenção e a saúde abandonada?”. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto de Requião Filho:

Download do áudio

A visita do secretário da Fazenda

Requião Filho*

Esta semana a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná recebeu a visita do secretário da Fazenda do Beto Richa. Digo visita, porque não posso rotular de outra forma o cumprimento de uma mera formalidade legal, sem o mínimo de aproveitamento prático.

Como não é segredo para ninguém, o Estado sequer teve a decência de enviar os relatórios das contas públicas do 1º quadrimestre do ano com o mínimo de antecedência para que os deputados pudessem conhecer os números apresentados e questioná-los.

De qualquer modo, dentro do possível, tentamos fazer a nossa parte e confrontamos a atual situação do Estado com as contas perfeitas trazidas pelo secretário.

Pergunto a vocês: se o orçamento do Estado está tão maravilhosamente fechado, se há aplicações fabulosas em áreas estratégicas como educação, segurança e saúde, por que presenciamos denúncias diárias de falta de merenda nas escolas, de descontos inconcebíveis em salários de professores, de recauchutagem ilegal de coletes balísticos por falta de recursos para aquisição de novos, viaturas encostadas por falta de manutenção e a saúde abandonada?

Os números trazidos pelo secretário apresentam ao paranaense um “mundo perfeito”, mas, infelizmente, este mundo não condiz com a vida real da população.

Nós não vivemos na ficção Sr. governador! Nós temos uma vida de verdade e para que ela siga de forma digna o Estado precisa ser gerido de forma séria.

Sabemos que os impostos no Paraná são altíssimos e, eventuais superávits nos números apresentados pelo Governo, não significam eficiência na gestão da coisa pública, mas, ao contrário, escancaram má administração, pois se recursos há, por que os problemas acima mencionados só se agravam?

A má gestão dos recursos públicos deixa, frequentemente, policiais sem coletes, sem viaturas e sem armamento adequado.

Prezado leitor, morador ou não da capital, já percebeu, há muito, o “sumiço” da Polícia Militar das ruas. Mas como fazer segurança pública sem coletes balísticos confiáveis, sem viaturas e ainda com a desmotivação dos Policiais pelo atraso no pagamento das suas promoções? Não há como fazer!

O Hospital de Reabilitação Ana Carolina de Moura Xavier, por exemplo, é o retrato do descaso com a saúde dos paranaenses, pois até hoje não estão em funcionamento leitos de UTI e vários outros equipamentos construídos e adquiridos com recursos públicos.

Mas, segundo o secretário da Fazenda do Estado, falando pelo governador Beto Richa, afirma que há dinheiro em caixa…de duas uma, ou os números apresentados são mentirosos ou a má gestão do Estado ultrapassou o limite do legal para se tornar criminosa.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am very new to weblog and definitely savored your web page. Very likely I’m planning to bookmark your blog . You actually have great article content. Appreciate it for sharing with us your website page.

  2. Você é afiliado de produtos digitais?
    Então eu tenho um desafio para você.
    Clica no meu nome para você saber mais.

  3. Você é afiliado de produtos digitais?
    Então eu tenho um desafio pra você
    clique no meu nome para saber mais

  4. Porra gente, isto aqui não está uma maravilha não, nem na época do velho louco que come mamonas e nem na época do Lerner Pedágio, mas pelo menos o estado ainda tem condições de pagar o salário dos funcionários públicos, ou estou errado???? Ahhhhh mas a gang da APP/PT sindicato diz que tá uma bosta, então vamos afirmar aos sete ventos que tudo está uma bosta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Rezem pra que tudo continue assim seus comunistas lambaios, pois os salários de milhares de vocês depende da saúde dos cofres públicos e parem de chorar tanto!!!

    • Em 1º lugar você deveria ser olho cego…. chega, você prova toda sua ignorância e imbecilidade e falta de massa encefálica ao citar: COMUNISTAS…. não estamos mais em 1964.. nem meu cachorro acredita em comunismo, não sou e nunca fui filiado ao PT, nem o Brasil nunca foi e nunca será comunista… vai ler um pouco… você ofende chamando quem crítica ou fala a verdade sobre esse DESgoverno corrupto e ineficaz que quebrou e assaltou o PR….
      Você deve receber dinheiro da Tenda Digital para escrever essas merdas aqui, pois quem defende ladrão e corrupto também é… sem falar no anonimato, escondido atrás do olho vivo… você é um cego, trouxa e incapaz de analisar friamente as mentiras desse DESgoverno…

      • Chora neném, chora até 2018 sem parar, mas lembre-se que agora com a queda de Dilma, logo com Lula em cana, o teu partido ferrado por completo e a maioria dos seus amigos dirigentes presos, gente como tu neném terá que arrumar um emprego, pois a mamata acabou de vez. 13 anos de PT e de comunismo no Brasil bastou para mostrar ao povo de bem e trabalhador, o que são capazes de fazer com o poder nas mãos. Sabemos que o Brasil levará pelo menos uma década para se recuperar dos saques realizados pela corja comunista, mas ainda bem que o povo acordou e começou cobrar ações mais duras do poder judiciário em relação aos corruPTos. kkkkkkkkkkkkkkk

  5. Não sei da onde o governador e o presidente da assembleia acha que o estado está uma maravilha, não tem dinheiro para fazer ou tocar algum projeto, só propaganda.
    As secretarias estão quebradas, sem dinheiro para diárias de técnicos ir a campo para fazer algum tipo de serviços. A frota do estado está sucatiada por falta de manutenção, as prestadoras de serviços não recebem os atrasados e tem toda a razão de não prestar nenhum tipo de serviço para o governo caloteiro de Beto Richa.

  6. O que a APP Sindicato está esperando para entrar em GREVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

    Creio que motivos não faltam!

    Descontos, atrasos, saúde, salas lotadas, reposição, previdência …

    É tanto ARROCHO, IMPOSTOS, DESCONTOS, INFLAÇÃO, que tá ficando difícil, pesado, pagar
    R$ 44,59 todo mês de CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, já estou pensando em colocar a contribuição no corte de gastos, já foi o telefone fixo, o plano de saúde particular, e a pizza de sexta um vez no mês somente, É TAMBÉM ESTOU TENDO DE ARROCHAR, OU SEJA, PRIVANDO-ME! QUEM EU TENHO DE “AGRADECER”.

    • É isso aí José, a APP/PT sindicato tem mesmo que instigar a deflagração de uma greve agora, já que a Dilma se ferrou, a maioria dos PTistas estão presos, logo vão em cana também Lula e Dilma e de sobra cai também a senadora de vocês. Vamos lá seus trouxas, convoquem logo essa merda dessa greve, vamos tocar o foda-se no estado, mas venham quente, pois não pensem que desta vez os pais dos alunos ficarão de braços cruzados, não pensem que ficaremos assistindo vocês fazerem merda calados!!! Tentem a sorte e conclamem essa greve, vamos sentir a “febre” e ver se essa porra de sindicato do PT tem mesmo força de mobilização. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. É um estelionato eleitoral, quebrou o Paraná e agora repassa o problema quer arrancar o couro dos paranaenses com impostos..Assim não dá, agora se desligar as emissoras de rádio acaba o governinho do playboy.. Deputados paranaenses o governo do Paraná usa copel e sanepar para fazer propaganda de seus atos, isso não pode acontecer..Por exemplo tem um BANNER DA COPEL na FOLHA DE SÃO PAULO. Será que o povo de São Paulo vai comprar energia do Paraná??

  8. Realmente sr. Deputado, perfeita a leitura da situação do povo e dos servidores do Paraná, só não gostei do “coitado”, talvez azarados, decepcionados, frustrados, já que só pagamos por serviços e sofremos com descontos e o que paira sobre nós são INCERTEZAS.

    Cadê o dinheiro do ARROCHO IMPOSTO A POPULAÇÃO E A PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES?

    vcs deputados tem o dever de nos representar e impedir abusos contra a população e contra os que a serve, mas, não é isso que estamos vendo, alguns sim tentam, mas queremos mais, não aceitamos, INJUSTIÇAS,

    QUANTO AOS SERVIDORES DO ESTADO POR EXEMPLO;

    OS DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO ESTÃO COM ATRASOS NOS PROGRESSÕES E PROMOÇÕES ?

    COMO É O SISTEMA DE SAÚDE DELES É O SAS ?

    MEXERAM COM A PREVIDÊNCIA DESTES?

    att.

  9. Esse filho do Requião é lindo… Jesus!

  10. Absurdo total nem os deputados – nossos fiscais – poderem fazer essa fiscalização das contas. Cadê a transparência?