Pré-candidato em PG, deputado Aliel ajudou na cassação de Cunha

aliel_machado_redeO Blog do Esmael convidou o deputado federal Aliel Machado (REDE-PR) para relatar, em artigo especial, sua participação no processo de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“Quando entramos com a representação, há oito meses, Cunha ainda era muito temido e respeitado pelos pares. Mas nunca por mim”, escreve o parlamentar, que é pré-candidato a prefeito no município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, a 110 km de Curitiba.

Abaixo, o Blog do Esmael separou trechos em vídeo de intervenções de Aliel em vários momentos da discussão da cassação de Cunha. O deputado da REDE se destaca nisso tudo em virtude de o Paraná ter o maior número de “soldados” do presidente da Câmara afastado.

“Logo após a cassação no Conselho de Ética, eu lancei a campanha #DelataCunha nas redes sociais”, conta Aliel. “Cunha fez o serviço sujo. Mas não o fez sozinho. Ele era o cabeça de uma organização, hoje no poder, decidida a barrar a Lava jato e proporcionar ao país uma aparente volta da normalidade política”, denuncia.

Abaixo, leia a íntegra do texto:

Economia

Cunha sofre derrota no Conselho de Ética e precisa delatar

Aliel Machado*

Foi dado ontem no Conselho de Ética um importante passo no mais longo processo de cassação da história da Câmara. Representação que foi feita por nós da Rede e pelo PSOL, que não nos acovardamos diante das ameaças e manobras feitas pelo Sr. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) enquanto presidente. Quando entramos com a representação, há oito meses, Cunha ainda era muito temido e respeitado pelos pares. Mas nunca por mim.

Cunha merece a cassação que tanto tenta evitar e que agora parece iminente. Até o seu afastamento do cargo, no mês passado, articulou como pôde para não deixar que o processo chegasse a esse ponto. Isso porque está atolado até o pescoço na lama em que se envolveu a cúpula do PMDB na Lava jato. Logo após seu afastamento lancei a campanha “Delata Cunha”. Possibilidade cada vez mais real, tendo em vista que, com a provável perda do mandato, tentará salvar sua pele, revelando assim outros envolvidos.

Venho dizendo há meses que o Sr. Eduardo Cunha não tem condições morais para presidir a Câmara dos Deputados. O presidente afastado desequilibrou além do limite a harmonia entre os poderes. Além de colocar em votação pautas-bomba, que prejudicavam o país e travavam o legislativo, abriu o processo de impeachment como vingança pela não entrega dos votos que ele precisava para se livrar da cassação no Conselho de Ética.

Cunha fez o serviço sujo. Mas não o fez sozinho. Ele era o cabeça de uma organização, hoje no poder, decidida a barrar a Lava jato e proporcionar ao país uma aparente volta da normalidade política. Uma organização que usou indevidamente o discurso do combate à corrupção – em evidência pelo valoroso trabalho do juiz federal Sérgio Moro – para tentar se livrar de punições por terem praticado atos ilícitos. Acredito que essas evidências, somadas a delação de Sérgio Machado – que já jogou parte da cúpula “Temer” na fogueira -, possa fazer com que a população entenda cada dia com mais clareza quais interesses estavam por trás do processo de impeachment.

Paralelo a isso a Lava jato tem que continuar, sem distinção de partidos e sem seletividade. A operação se tornou uma instituição da sociedade e precisa seguir sem interferências de quem quer que seja. Muito menos do réu Eduardo Cunha.

*Aliel Machado é deputado federal pela REDE do Paraná.

Comments are closed.