Oposição diz que Richa é intransigente, autoritário e sem compromisso com a transparência na gestão pública

Nereu_Moura_AlepO plenário da Assembleia Legislativa do Paraná rejeitou nesta semana um requerimento de pedido de informações do deputado Nereu Moura (PMDB) que cobrava explicações sobre a farra da Sanepar com propaganda.

No encaminhamento da votação, o líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), deixou claro que a bancada governista não vai aprovar requerimentos que não estejam de acordo com os interesses do governador e decretou diretamente a Nereu: “Nunca mais vou encaminhar para aprovação um pedido seu, como este, de informações”.

Para o líder da oposição, deputado Requião Filho (PMDB), o posicionamento do líder governista demonstra a falta de comprometimento da gestão Richa com a transparência na gestão pública e o desprestígio com o Poder Legislativo.

“Nossa intenção tem sido a melhor possível, no intuito de ampliar e facilitar o acesso às informações públicas. A forma como estão sendo conduzidas as votações na Assembleia tem obrigado a oposição a adotar medidas administrativas e judiciais, tornando o trâmite burocrático e abarrotando ainda mais o já atribulado Poder Judiciário”, criticou.

Requião Filho acredita que posturas como estas seguem na contramão da eficiência e da imparcialidade.

“O que o governo tem a esconder? Por que tanto medo e preocupação em controlar as informações, que são públicas, e deveriam ser de fácil acesso não apenas aos deputados, mas de toda a população?”.

O episódio ocorreu depois que a base governista derrubou uma emenda da bancada de oposição ao novo Regimento Interno que previa que os pedidos de informações apresentados pelos parlamentares fossem despachados diretamente ao Poder Executivo, sem a necessidade de aprovação do plenário.

“Ao derrubar nossa emenda, o governo estadual fez com que Legislativo perdesse uma ótima oportunidade para afirmar sua autonomia e avançar em relação à transparência pública”, disse o líder oposicionista.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m newbie to blogging and truly enjoyed your page. Probably I’m likely to bookmark your site . You certainly come with beneficial article content. Many thanks for sharing your website page.

  2. Hummmm este deputado não é o mesmo envolvido no escândalo chamado de GAFANHOTOS??????

  3. A solução é reconhecer o erro e defenestrar. Jogar pela fenestra.

    E os paranaenses deram um presente de grego ao Brasil. Elegeram Ricardo Barros o algoz das crianças, dos velhinhos e do SUS.Leiam o que o Capivariano esta destruindo. Culpa do Paraná.

  4. E A FARRA DE PROPAGANDAS DA COPEL, E A INVESTIGAÇÃO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA DO ESTADO, E A INVESTIGAÇÃO DA CONSTRUTORA VALOR ACERCA DAS REFORMAS E CONSTRUÇÕES FANTASMAS DE ESCOLAS, COMO É QUE ANDAM? RESPONDA SR. DEPUTADO LIDER DO GOVERNO.

  5. Fica Beto Lixo Fica ladrão mal Caráter desgovernador FICHA limpa e DIPLOMADO governador do PARANA justiça de acovardados 100 ???.VERGONHA.

  6. Esse Luiz Cláudio Romanelli é o mesmo que tem um espaço semanal aqui no blog? Não deve ser. Aqui se faz de democrata, na Alep não passa de um troglodita mental, de um capitão do mato de um coronel barato do Século XIX.

  7. Quem é Richa????
    O que é Richa???
    Seria por acaso aquela briga de galos???

  8. Essa bosta de deputado so sabe gritar, qdo tava mamando nas tetas do governador beto richa era o melhor governador do parana, agora q a teta secou fica uivando igual cachorro loco deputadinho so pra te falar uma coisa esse negocio de gritaria ja passou se explique o caso do seu irmao q esta envolvido ate o pecoço em corrupçao e o sr pelo q sei o ministerio publico esta de olho em vc cuidado q vc pode ser o proximo a dormir no xadrez.

    • Concordo que esse deputado é um oportunista e nao tem moral pra falar mal do governo pois ate bem pouco tempo atraz vivia pedurado no saco do governador, pra baixo e pra cima no Estado de helicoptero junto com o beto richa, fazendo discursos e puxando o saco……agora quer se fingir de oposiçao……vai lavar essa sua cara Deputado.

  9. A oposição poderia fazer um pedido de informações sobre onde está sendo investido o dinheiro sacado da previdência dos servidores?
    O que vcs acham?

  10. PAUTA NA EDUCAÇÃO DO PARANÁ: ” O MELHOR ESTÁ POR VIR”

    GREVE JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Campanha Salarial 2016 – “Direito não se retira, se amplia”

    Pagamento do Piso Nacional (7,75%) para professores(as) e funcionários(as)

    Pagamento das promoções e progressões em atraso de professores(as) e funcionários(as)

    Equiparação do auxílio-transporte entre professores(as) e funcionários(as) – QFEB, ParanáEducação, PSS e CLAD

    Direitos dos PSS – Revisão da Lei 108, pagamento pela maior habilitação, cadastro com banco de dados e atendimento à saúde desses(as) profissionais

    Concursos públicos para professores(as) funcionários(as)

    Contagem do tempo de serviço PSS para fins de promoção e progressão na carreira para professores(as)

    Contagem do tempo ParanáEducação para fins de quinquenio para funcionários(as)

    Novo modelo de atendimento à saúde

    Direitos dos(as) aposentados(as) nível II e III, pagamento de precatórios

    Cargos de 40 horas

    Redução da jornada de trabalho dos funcionários(as), de 40 para 30 horas semanais sem redução de salários

    Garantia das licenças

    Defesa da previdência pública

    Campanha salarial para as redes municipais:

    Pagamento do piso nacional – 11,36% para professores(as)

    Planos de carreira para professores(as) e funcionários(as) de escolas

    Concurso público para professores(as) e funcionários(as)

    Hora-atividade

    Pauta Educacional – “A Escola que queremos”

    Escola de tempo integral

    Redução do número de alunos por turma, tendo como referência as resoluções da Conae

    Implementação de novo porte de escola, conforme proposta da APP-Sindicato

    Programas e projetos educacionais de qualidade

    Garantia do PDE e do Profuncionário

    Debate da Base Nacional Curricular Comum

    50% da hora atividade

    Contraposição ao fechamento de escolas, turmas e cursos técnicos, com a implantação da escola de tempo integral, combate ao analfabetismo e a evasão escolar

    Acompanhamento do cumprimento das metas dos planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação

    • Faltou o Todinho……

    • Direitos e mais direitos!!! Vocês não são nada bobinhos né??? Cadê os deveres e comprometimentos de vocês com o ensino??? E parem com essa balela de falar em educação, pois isto é dever dos pais, o dever de vocês é com o ensino na escolas e pelo índices que acompanho, está cada dia pior, o caos do ensino público é visível e vocês só pensam em vocês!!!

      Se fizerem mais uma greve no Paraná o caldo vai entornar, pois nós pais de alunos não nos acovardaremos desta vez, vamos às ruas também lutar pelo DIREITO dos nossos filhos. Tentem a sorte e conclamem uma greve dos professores para vermos o que vai acontecer.