Moro transforma mulher de Cunha em ré da Lava Jato

da Agência Brasil

claudia_cruz_eduardo_cunha_sergio_moro

O juiz federal Sérgio Moro recebeu hoje (9) a denúncia oferecida pelos procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato contra Cláudia Cordeiro Cruz, mulher do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a denúncia foi oferecida face aos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas “envolvendo valores provenientes do esquema criminoso instalado na Diretoria Internacional da Petrobras”, diz a nota do MPF. Com o recebimento da denúncia, Cláudia Cruz passa à condição de ré.

Segundo o MPF, as investigações apontam que a mulher de Cunha tinha consciência dos crimes que praticava e que ela é a única controladora da conta em nome da offshore Köpek, na Suíça. A conta foi usada para pagar despesas feitas com cartão de crédito no exterior.

Argumentação

“Como já salientado, as provas da investigação indicam que Claudia Cordeiro Cruz tinha consciência dos crimes que praticava. De início, esses gastos exorbitantes evidentemente desbordam, no plano do senso comum, do padrão de qualquer funcionário público, por mais que seja um deputado federal. Nessa linha, as despesas de cartão de crédito no exterior no montante superior a US$ 1 milhão no prazo de sete anos pagas por Claudia Cruz foram totalmente incompatíveis com a renda e o patrimônio declarado de Eduardo Cunha”, diz o MPF na denúncia.

Além de Cláudia Cruz, outras três pessoas foram acusadas. O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, foi denunciado por corrupção passiva e o ex-empregado da Petrobras, João Augusto Rezende Henriques, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Já o empresário português Idalecio Oliveira acabou denunciado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Versão de Cunha

Em nota na qual menciona a situação de sua mulher, Cláudia Cordeiro Cruz, agora ré, o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha, disse que se “trata de procedimento desmembrado” de um inquérito contra ele que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, apresentou denúncia que ainda não foi julgada pelo STF.

“O desmembramento da denúncia foi alvo de recursos e reclamação ainda não julgados pelo STF que, se providos, farão retornar este processo ao STF. Independentemente do aguardo do julgamento do STF, será oferecida a defesa após a notificação, com a certeza de que os argumentos da defesa serão acolhidos”, diz a nota de Eduardo Cunha.

Afirma, ainda, que sua mulher possuía contas no exterior “dentro das normas da legislação brasileira, declaradas às autoridades competentes no momento obrigatório, e a origem dos recursos nelas depositados em nada tem a ver com quaisquer recursos ilícitos ou recebimento de vantagem indevida”.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. MAS SE FOSSE A DONA MARISA, BASTARIA UM POTE DE MARGARINA. FORA GOLPISTAS/MIDIA CULIADA.( POTE DE MARGARINA = VALOR EQUIVALENTE EM $$$).

  2. MAS SE FOSSE A DONA MARISA, BASTARIA UM POTE DE MARGARINA. FORA GOLPISTAS/MIDIA CULIADA.

  3. não se enganei, esse vagabundo de toga é um capacho dos golpistas!!!

    • Este “vagabundo” como você diz, mostrou ao Brasil que é possível fazer justiça e mandar pra cadeia ladrões milionários, não só os de galinha, pretos e pobres. Já conseguiu devolução de milhões e milhões de dinheiro roubado dos cofres públicos, você deveria agradecer a ele e seus colegas que não se intimidaram e mandaram pra trás das grades pilantras de grandes empreiteiras, marqueteiros e políticos.

      Juiz Sérgio Moro é herói brasileiro sim, e só discorda disso quem tem alguma ligação com o crime organizado em Brasília, ou recebe benesses das quadrilhas de lá!!!

  4. Moro não “transforma” ninguém em réu ou ré, apenas aceita ou acata as
    denúncias do MPF, se estiverem fundamentadas, e nos trâmites da Lei.

  5. Não é o ambiente que faz a mulher, mas a mulher que molda o ambiente. Sendo assim, esperamos que ela repagine aqueles uniformes horríveis da penitenciária, afinal eles são “démodé”

  6. Prisão já … preventiva … por tempo indeterminado … até fazer delação premiada e entregar Cunha e os 300 … Ou não? … Hum … será que se eu levar uma ficha de filiação ao PT ela assina? … Cadê a “machesa” do povo da justiça de Curitiba …

  7. Então, a recatada de sorriso fácil e olhos esbugalhados vai curtir o inverno curitibano ou vai ficar só na ameaça do Moro?
    Se fosse alguém do PT, já estaria literalmente morto.
    Quero ver a “coxinha” curtir uma cela com as companheiras que gostam de uma Madame.
    Quero ver o cunha com todo seu poder e sua gangue, enfrentar a ira da guantánamo de Curitiba.
    A novelinha global Vaza Jato promete capítulos emocionantes.
    Vamos ver se é só para levantar poeira antes do Janot mandar prender o LULA, ou se a coisa é séria mesmo.
    Lembrei hoje de uma outra novelinha mexicana que a globo produziu, chamada “Que Rei sou Eu?”.
    Parece que o enredo repete a historia, não é mesmo Temer?
    Afinal, que Rei é você, caro usurpador do poder???

  8. Vamos ver ser o moro é um homem e juíz imparcial ou um saco de batata golpista e se vai mandar prender a mulher do cunha e o próprio cunha.

    • Cunha tem foro privilegiado, meu caro.

      Só o Supremo pode mandar prender.

      Não confunda alhos com bugalhos.

      • A cunhada de Vaccari foi presa por muito menos que isso, não havia prova alguma contra ela. Mesmo assim Moro a prendeu, depois soltou. Se Moro não prendeu a mulher de Cunha até agora, já sabemos no que vai dar isso: pizza. Moro e Cunha são parceiros de golpe.

      • Cunha tem foro privilegiado, mas a mulher não.

        • Exatamente, ela poderia estar presa há muito tempo. Quer dizer, se fosse ligada a algum petista já estava presa há pelo menos seis meses. E alguém dizendo que sua filha seria presa se ela não delatasse o Lula e a Dilma… A “República de Curitiba” pensa que a gente é otário.

          • Carlos, como vocês comunistas são bobinhos, o JUIZ Sérgio Moro não é membro da PROMOTORIA PÚBLICA, como juiz ele espera que o MPF encaminhe a ele os processos investigados, para só então tomar decisões. Moro aceitou a denuncia contra a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz, ele simplesmente não pode mandar prender alguém porque vocês comunistas acham que é ladrão, ele só age perante indícios fortes apresentados pelos procuradores federais, entendeu seu tolinho????

            Vocês são tão burros que pedem pro Moro mandar prender o Cunha, cobram dele porque Temer e Jucá não estão presos, mas esquecem que estes políticos tem Foro Privilegiado e não podem ter prisão solicitada por um juiz de segunda estância, entendeu seu tonguinho???

            Ahhhh só pra te avisar, agora que devolveram os processos do Lula pro juiz Sérgio Moro, e como este safado não tem mais Foro Privilegiado, tenho certeza que Moro mandará prender o líder da facção criminosa, pois provas contundentes de que ele era mesmo o líder e principal beneficiado existem, é só questão de dias.

    • moro vai amarelar , não vai punir a mulher do Cunha. Se até os juizes do STF estão comprados, ou apoiam ou temem Cunha, que dirá desse juizeco de provincia?