Estudo mostra sincronia entre mídia e Lava Jato. Ainda é preciso desenhar?

lava_jato_midiaLevantamento do GGN mostra que o núcleo da Lava Jato em Curitiba nunca teve tanto destaque no noticiário como nas semanas que antecederam a votação do impeachment na Câmara. Coerção de Lula, delação de Delcídio e vazamento de áudio da presidente eleita ajudaram a criar o clima para o afastamento. O Estudo mostra uma perfeita sincronia entre a operação chefiada pelo juiz Sérgio Moro e a velha mídia golpista. Ainda é preciso desenhar?

Uma pesquisa sobre o impacto da Lava Jato no noticiário nacional mostra algumas diferenças no modus operandi junto à imprensa dos núcleos da operação concentrados em Brasília – sob o comando do procurador-geral da República, Rodrigo Janot – e em Curitiba – com destaque para os despachos do juiz federal Sergio Moro.

Um vôo sobre todas as capas da Folha de S. Paulo no último um ano e meio mostra que o esforço da Lava Jato em Curitiba para emplacar manchetes bombásticas teve como alvo preferencial, num primeiro momento, as maiores empreiteiras do País e seus dirigentes e, num segundo, Dilma Rousseff, Lula, PT e seus aliados. Enquanto isso, o núcleo que cuida dos inquéritos contra políticos tentou mostrar imparcialidade mirando em vários partidos, mas provocou estragos maiores na cúpula do PMDB.

Um primeiro levantamento feito pelo GGN, de janeiro a 25 de junho de 2016, mostra que nunca a Lava Jato teve tanto destaque no noticiário produzido pela Folha como nas semanas que antecederam a votação do impeachment de Dilma na Câmara.

Vejamos os números:


Análise feita de 1º de janeiro a 25 de junho de 2016. Fonte: Folha de S. Paulo

A tabela acima mostra que em março de 2016, a Lava Jato foi responsável por 10 capas da Folha, todas mirando em Dilma, Lula e PT de alguma maneira. Inquéritos contra Lula em São Paulo, a respeito do sítio em Atibaia e o triplex no Guarujá, renderam outras três capas, totalizando 13 de 31 edições. A título de comparação, o primeiro recorde da Lava Jato no último um ano e meio se deu em novembro de 2015, com 11 capas estritamente ligadas à operação, mas com alvos diversos e sem ônus comparável a março/2016 para Dilma ou Lula.

O ápice da Lava Jato em Curitiba

Do total de 10 capas da Lava Jato em março/2016, a equipe de Curitiba é responsável por 8 delas. Todas muito bem orquestradas para criar o clima necessário ao impeachment. Denúncias sobre suposta obstrução da Justiça (delação de Delcídio), caixa 2 na campanha de reeleição (inquérito contra João Santana) e a investida contra Lula (condução coercitiva, vazamento de conversa com Dilma e impedimento de assumir a Casa Civil) levaram Dilma e Lula para o olho do furacão, e colocou a legitimidade da presidente eleita em xeque.

O impacto do noticiário anti-PT foi tão grande que foi neste mês que a Folha registrou seu recorde de acessos no site, no mesmo dia em que Lula foi levado para depor no aeroporto de Congonhas.

Abaixo, uma análise das principais manchetes produzidas ao longo de março de 2016 pela Folha.




A hora do show para Janot

Pela primeira tabela, é possível visualizar um momento de destaque para a equipe de Janot no primeiro semestre de 2016.

O espetáculo se deu no começo de maio e aumentou em junho, com o vazamento da delação premiada de Sergio Machado, que atingiu em cheio a cúpula do PMDB.

Os escândalos revelados – incluindo conversa entre Machado e Romero Jucá sobre o plano para tirar Dilma do poder e frear a Lava Jato – tiveram de disputar espaço com a votação do impeachment e seus desdobramentos e, por isso, o volume emplacado em termos de capas na Folha não foi tão grande em maio. Mas das 5 capas do mês, 4 foram de notícias subsidiadas pela delação de Machado à PGR.

Em junho, com Michel Temer já no cargo de presidente interino da República, o número de capas sobre a Lava Jato voltou a crescer: foram 8 (até o dia 25 de junho), sendo que 6 delas são fruto de trabalho do núcleo sob Janot. O próprio interino foi citado nas delações. Três ministros já cairam, e caciques do PSDB também foram atingidos, numa tentativa de Janot de mostrar isenção – um diferencial em relação a Curitiba, que continua mirando no PT com denúncias de caixa 2 nas campanhas presidenciais e favorecimento a Lula.

Comparação

Em última analise, é possível observar que a sanha do grupo de Curitiba para ocupar as páginas de jornais com periodicidade quase que diária é tão grande que faz parecer a “colaboração” da força-tarefa em Brasília pontual e relativamente tímida em relação a números.

Em relação ao peso do conteúdo dos vazamentos que ocorrem no andar de cima, contudo, a Lava Jato sob Janot já provou seu potencial com a dança das cadeiras no governo do interino Temer e com o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara.

O GGN analisa em próxima reportagem a Lava Jato ao longo de 2015, quando a PGR brilhou em dois momentos iniciais: com a lista de Janot e com as contas de Eduardo Cunha na Suíça.

Fonte: Jornal GGN

 

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you!

    However, how could we communicate? http://www.yahoo.net

  2. O importante é que aos poucos a caterva está indo presa (Zé Dirceu, Delúbio, Vaccari, Delcídio, André Vargas, Luiz Argôlo).

    Ainda falta mandar muitos outros pra cadeia. Mas com a ajuda da sociedade organizada, juízes, procuradores, promotores, policiais e a mídia vamos chegar lá.

    • E tomara que você como um bom “Apartidário” torça também pela prisão do Aécio Neves (9 vezes delatado), Alckmin (Trensalão e ladrão de merenda), Beto Richa (Publicano e Quadro Negro), e tantos outros protegidos por Gilmar Mendes.

      O que aconteceu “Apartidário”, esqueceu de incluir esses nomes na sua lista de desejo de brasileiro patriota que quer justiça e “o melhor para o país” ou é pura hipocrisia e tentativa de enganar a sí mesmo de que é isento??? Ridículo! (como sempre)

  3. A visita do “ministro da justiça” golpista ao moro a visita do cunha no jaburu do temer só isso seria imoral, tá na cara que o moro vai poupar e proteger o cunha e sua esposa e sua filha a pedido do temer.

  4. Kaká Kaká Kaká Kaká! PT saudações!

  5. É isso aí Moro … vamos prender todos… indistintamente … cadeia para Cunha, Renan, a mulher de cunha, sarney, todos os indiciados nos processos, o Cassio Cunha lima, que você está sentado no processo dele desde 2002, e não despacha (deve ser falta de tempo), vamos pra cima de todos os ministros de Temer, prenda o Temer, essa corja do PMDB que roubava a petrobrás, a corja do PSDB do trensalão tucano, dos escândalos da merenda, da roubalheira do Paraná, dos 35 indiciados do PP e prende também seu tesoureiro, o Ricardo Barros … prenda todos do PMDB que estão enfiados até o toba na corrupção e roubalheira … vamos meter o pé na porta dos partidos políticos … com roupinhas de camuflagem (kkkkkk – ridículo) da PF … todos políticos bando de vagabundos sem vergonhas … canalhas … Cerque o congresso … ninguém entra e ninguém sai … até provem a honestidade … cerque o palácio do Iguaçu também … não sai ninguém nem de helicóptero … Prenda todos … sou favorável a isso tudo … e se possível, tiro na nuca … e cobrem o valor do projétil da família …

  6. É isso aí juiz Sérgio Moro, cadeia pra essa corja de políticos e empresários ladrões, deixa a turminha que defende canalhas esperneando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. É isso aí juiz Sérgio Moro, cadeia pra essa corja de políticos e empresários políticos, deixa a turminha que defende canalhas esperneando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Até o ceguinho da Praça já viu isso.
    As intenções mourísticas da Vaza Jato são conhecidas pelo mundo mineral.
    E a turma dessa patranha quer logo ficar com 10% do produto.
    É uma imoralidade.
    Ninguém se salva nesse País.

  9. Mas a mídia tem que fazer seu papel de utilidade pública mesmo e ajudar as operações de combate a corrupção. É dever de todos os cidadãos se unirem pra banir de vez a quadrilha que roubou descaradamente recursos públicos e dexou o país na caótica situação que se encontra. Todo o apoio a Lava Jato e a quem a compõem. Força ao corajoso juiz que não se intimida e está colocando poderosos bandidos na cadeia. Ainda bem que algumas mídias estão apoiando. Só assim pra libertar o país de mãos sujas.

    • Então vamos lá … vou te ajudar nisso daí … quer começar com quem? Temer? Cunha? Renan? Sarney? Os 150 de Cunha? O Perella? O Aécio? O piá de prédio? Quais poderosos bandidos desses daí a gente vai pedir ao moro pra colocar também na cadeia? A mulher e filha de cunha? Arrancar o Temer de lá na força? … Com toda a mídia televisionando? Quando quer marcar um dia pra gente sair nas ruas de verde e amarelo? Vamos juntos? O Batman vai também? O Frota? O Cataguri? … Vamos gritar para que a Globo saia também? Porque a globo é sonegadora. O Boechato e a Band? Vamos pedir a saída também? Os 35 deputados do PP? Do PMDB a corja toda? Do PTB? do PPS? … quais bandidos você se refere? Qual situação caótica que você se refere? A política que dizimou as empresas do País? Ou a operação lava rato, que quebrou as maiores empresas do Brasil? … Vamos juntos … marque o dia e hora … vamos lá … nos juntarmos …todos contra a corrupção …

      • Vamos começar pela quadrilha que assaltou o Brasil nos últimos 13 anos ……..ok

      • Vamos começar com a quadrilha que tomou de assalto o Brasil nos últimos 13 anos……….tá bom para você ?????…..e ainda queriam transformar este gigante em uma Cuba ou Venezuela………fora PT.

        • Melhor mesmo seria começar pela quadrilha que assalta o Brasil antes de 2003. Quadrilha que não era investigada. Que os processos eram engavetados e que os resquícios da impunidade persistem até hoje através de um Ministro do STF que suspende toda e qualquer investigação contra tucanos. Além disso, orienta um editorzinho da Rede Globo sobre quais matérias devem ser noticiadas e quais políticos devem ser preservados. Isso não lhe deixa indignado???? Ou você acha que alguém vai acreditar nesse seu pseudônimo “INDIGNADO”??? Aliás, nem você mesmo acredita em você, pela forma que escreve isso fica bem evidente. HIPÓCRITA!!!

          • Basta tocar nos dogmas dos petistas que eles ficam todos afoitos……sim,vamos investigar antes de 2003,que assim não se investiga nenhum petista ou membros destes governos que arrasaram o Brasil após 2003….sou Indignado sim,pelo caminho que estes governos levaram o nosso gigante após chegarem ao poder………..os resultados estão aí………..só não vê quem não quer.

        • Vamos sim … aliás, sugiro estender antes disso tudo, porque os mesmos estão no poder tem muito tempo … fora todos … desde a época que não se você lembra, mas senadores, hoje batendo no peito, mas corruptos quanto os outros, Álvaro Dias assaltava os cofres da Telepar como presidente da empresa … vamos atrás de todos, sem exceção … a exemplo, começaremos com manchetes de Veja, estadão, folha … dá uma olhada lá … Jaime Lerner … que vendeu o Paraná … o japonês tamagochi … que ajudou e rachou a corrupção … o gordo que agora quer ser candidato novamente …

          http://www.tijolaco.com.br/blog/quer-dizer-que-o-lulopetismo-inventou-corrupcao-sistematica/

          Veja que já havia uma tal lista da Odebrecht com mais de 350 políticos picaretas … desses, a maioria ainda está na ativa …

          Se colocarem todos, sem exceção, to dentro … começou a gritar fora PT, tô fora … que daí já sei do que se trata …

          E tem que ser com outro juiz que esse daí já deu o que tinha que dar e já mostrou a quem serve …

          Marca dia e hora … vamos pra rua …