Especialista defende suspensão do UBER para evitar violência com taxistas em Curitiba

araujo_uberO advogado Marcelo Araújo, especialista de trânsito e multa, em sua coluna desta terça (28), analisa a recente guerra travada nas ruas de Curitiba entre taxistas e ubers. Embora os motoristas do aplicativo UBER invoquem a Constituição Federal, o colunista vê ilicitude polêmica na atividade. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

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Violência contra os “parça” do Uber

Marcelo Araújo*

Os recentes episódios de violência envolvendo motoristas de táxi e ‘Ubers’ acirrou o debate em torno do assunto. A tese defendida pelos ‘Ubers’ é “a atividade de transporte individual privada é assegurada pela Constituição Federal, especialmente nos princípios da liberdade de iniciativa, livre concorrência e possibilidade de exercício de qualquer trabalho”.

Baseiam sua tese na definição de transporte individual privado que é trazida na Lei de Mobilidade Urbana. Vou traduzir: para os ‘Ubers’, independentemente de ser através de aplicativo, telefone, assovio ou sinal de fumaça, qualquer pessoa pode usar seu veículo da categoria particular para realizar transporte, tese que traz para a legalidade tudo o que até então é considerado ilegal, pirata e clandestino, num mágico piscar de olhos da ‘Jeannie é um Gênio’ (quem não entender pesquise no google).

Acho interessante o tratamento que o Uber dispensa aos seus motoristas: ‘Parceiros’! Na linguagem ‘paulistanesa’ pode o mesmo que ‘mano’, ‘véi’, ‘meo’ ou simplesmente: ‘parça’! Portanto não é sócio, funcionário, colaborador, cooperado… Uber, você é ‘parça’ de alguém que você nem conhece!

Me parece muito evidente que o conceito de transporte privado (sem remuneração) que trata a Lei de Mobilidade Urbana é o que se traduz por ‘carona solidária’, que se realiza entre pessoas próximas por amizade, parentesco ou coleguismo. Me parece que a oferta a um número indeterminado de interessados extrapola o conceito de transporte privado, e passa a ser público. Descarada distorção e manipulação do conceito legal.

Com relação aos taxistas repetidas vezes já escrevi e esclareci o conceito do que representa a classificação do Art. 96 do Código de Trânsito da categoria ‘aluguel’ (placa vermelha) que é a única categoria autorizada a realizar transporte remunerado, tanto de passageiros quanto de cargas. Não adianta o legislativo e o executivo municipal autorizarem o Uber se não houver mudança no Código de Trânsito que é lei federal. Para recordar, clique aqui, aqui e https://www.esmaelmorais.com.br/2015/09/coluna-do-marcelo-araujo-uber-a-midia-defende-o-ilicito/.

Quanto aos episódios de violência registrados eu convido a uma reflexão: nas redes sociais é impressionante o apoio às reações de violência para coibir a prática de ilícitos. Desde o cidadão que esmaga com seu carro o ‘ladrãozinho’ que o assaltou na janela do carro com uma moto, aquele que roubou a bolsa da velhinha e acorrentado a um poste é açoitado e linchado pela população, até aqueles que praticam mero ilícito administrativo como estacionar em vagas preferenciais ou parar sobre a faixa, e têm seus veículos depredados, o que caracteriza a prática de crime de dano por ser doloso.

Repetindo, de forma geral nas redes sociais a população aplaude, ovaciona e apóia a justiça com as próprias mãos.

Os ‘Ubers’ no mínimo cometem ilícito administrativo, sem entrar no não recolhimento de tributos entre outros, mas nesse caso mesmo quando a violência é mútua são os taxistas que estão sendo condenados e escrachados.

Será que a partir do Uber é o cara do carro assaltado que terá o veículo depredado? É a velhinha da bolsa que será acorrentada no poste? Os idosos, deficientes e pedestres que levarão ‘parachocada’ na canela de quem estaciona ou para irregularmente?

A consultoria jurídica do Uber em Curitiba manifestou sua tristeza diante dos casos de violência em favor de um debate saudável. Como advogado eu poderia colaborar sugerindo que o primeiro passo para cessar a violência seria orientar o cliente a cessar a prática do ilícito até o encerramento dos debates civilizados. Fica a sugestão, ‘Parça’!

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

105 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. *PROIBIR O UBER PORQUE JÁ TEMOS O TÁXI, É O MESMO QUE PROIBIR O EMAIL PORQUE JÁ TEMOS OS CORREIOS*

  2. Depois de ler inúmeros comentários aqui é analisando. Vejo a ignorância expressada aqui sobre os serviços uber. Quando acionamos um carro no uber aparece para nós todos os dados do motorista nome completo placa do veículo, a uber detém todos os dados do operador. Antes da liberação de cadastro do motorista a uber já fez até o nada consta na polícia civil para averiguar a ficha civil do sujeito. Todos os motorista da uber são classificados pelos passageiros ao fim de suas corridas. E a partir desta análise a uber pode vir até bloquear a licença do operador na uber atraves do aplicativo você relata qualquer problema que venha a ter. Independente do preço dinâmico o valor da uber sempre será menor que o do táxi. A uber só apresenta preço dinâmico em horários de pico. Outro ponto é que na saída de um evento sei exatamente o valor que pagarei e sei que não serei extorquido por um taxista. Que não aceitam ligar o taxímetro e em determinados momentos cobrando assim valores muitas vezes irreais. Uber não nega a levar ninguém independente de percurso.
    Não conheço um ponto negativo no serviço prestado pela uber.
    Falam em valor o operador não é obrigado a trabalhar cada um faz sua escolha se achar que compensa rodar como uber assim ele fará. Se achar que o valor pago pela uber, não ser tão atrativo, ele não fará.
    Acredito que devemos deixar cada um exercer seu direito de escolha é optarem por uber ou taxi.
    O monopólio existente nas placas de táxis são conhecidos em nível nacional. Afinal uma placa de táxi pode ter valores irreais como no aeroporto de são Paulo com valores que chegam a cifra de 1,5 um milhão e meio de reais.

  3. Fico chateada quando generalizam os taxistas, meu marido trabalha com taxi, sai de casa sempre limpo, não fuma, é educado, lava o carro por dentro e por fora, fala o básico de inglês para poder se entender com turistas, usa uniforme. Me entristeço porque é a profissão dele ha alguns anos e agora vai ter que repensar o que fazer se continuar a cair o serviço com essa concorrência desleal…

  4. Vou deixar um recado para todos os taxistas.Não se preocupem que a uber agora é módinha e logo ja vai acabar…

  5. Eu uso taxi todos os dias sempre fui bem atendida.A e mais,sei que estou muito segura.Agora uber nunca vou entrar dentro do carro de uma pessoa estranha que não tem identificação nenhuma.

  6. Uber é transporte pra quem não tem noção do perigo que pode acontecer depois não adianta chorar

  7. Não se preocupem povo uber vai acabar logo logo

  8. Melhor transporte que existe, motorista trabalha com profissionalismo, Bem diferente de muitos taxistas, Os quais pensam apenas em obter seu lucro, sem respeito c o cliente, de cara virada, nunca tem troco, ar condicionado n existe. Revoltados so tem a perder, por isso a maioria dos passageiros esta migrando para o melhor, Uber. O Melhor marketing vem principalmente dos taxistas, com seus comportamentos agressivos, Estao pagando o preço!!! Anti profissionalismo, sem qualificacao alguma!!! Todos contra o Taxi!

  9. Olha, eu tive variadas experiências desagradáveis com taxistas! Esses dias atrás eu estava em um hotel em Curitiba e só estava com cartão de débito e sem nada de dinheiro sacado comigo. Sabendo que existe sim o UBER em Curitiba e fiz variadas viagens com eles. Liguei para que um táxi viesse me buscar em tal hotel e logo perguntei se aceitava cartão de débito, ele respondeu que sim! Até aí, tudo certo, indiquei o endereço que eu precisava ir, ficava umas 7 quadras do hotel da onde eu estava, mas pelo fato de ser assaltada variadas vezes, optei não ir andando. O taxista me vira, dando de dedo na minha cara, sem o menor respeito, falando que eu poderia sim, ir andando, que eu estava fazendo ele perder o tempo dele e dinheiro, chorei escondida, porque nunca aconteceu isso comigo. NUNCA, mas NUNCA eu tive um problema com UBER!!! Taxi comigo nunca mais!!! Eu moro a duas quadras do meu trabalho e pego UBER, porque tive três tentativas de assalto, então minha segurança em primeiro lugar. E nunca reclamaram de me levar duas quadras, educação e conforto só com UBER. E taxistas precisam ser mais tolerantes e com mais educados, porque eu peguei muito receio de taxista e sem falar que o atendimento tá péssimo. Digo isso porque eu trabalho com relacionamento direto ao cliente.

  10. Agora tratando da parte legal, como é possível um serviço inconstitucional ser regulamentado nos dois maiores estados de destaque aqui no Brasil, sendo SP e Rio?
    Ficam falando abobrinha e questionamento jurisprudência já em vigência?
    Falta apenas regulamentar, coisa que os vereadores procrastinaram essa semana, quem está acompanhando o caso viu o que nossos vereadores fizeram.
    Sabe quando vão legalizar? Somente após as eleições, isso é certo, por que os vereadores em campanha e os em vigência não querem se indispor com nenhuma classe nesse momento, sem contar o repasse para as campanhas que o Sindicato dos Taxistas fazem a alguns… podem escrever, passado esse período de eleição, se preparem taxistas, vão ficar na mão, por que vai ser regulamentado e esses episódios de violência sem consequência vão acabar. E outra coisa, o ISS no caso do rendimento dos parceiros é pago, a Uber retem na fonte e repassa ao município, e não existe evasão de divisa como foi citado acima por algum superespecialista em economia e contabilidade, a Uber tem CNPJ aqui e é devidamente regulamentada de acordo com o código das entidades de direito privado.
    Dito isto, fica a critério da reflexão de cada um, com as devidas considerações no que acreditar por conhecimento de causa ou não, pois, tudo que é novo causa alvoroço, até quem prega a paz sofre com represálias, então, resta esperarmos que tudo isso vai passar certamente, e o final é com o consumidor ganhando com qualidade e melhor atendimento.

  11. Uma noite saindo do Palladium, peguei um taxi com minha esposa após sair do cinema devido ao adiantado do horário. Moro a umas 7 quadras do shopping na kennedy mesmo, cheguei na fila dos taxis, no primeiro carro da ponta, e perguntei, está disponível? ele disse sim, e perguntou pra onde, eu disse o locar, e ele torceu a boca com sinal de desprezo.
    Minha esposa entrou no banco de trás, eu do lado oposto atrás do motorista, que estava com o banco bem pra trás, num Voyage, pedi para ele: O Sr. (tratei ele como um senhor, o que de fato era) pode arrumar o banco um pouco para que eu consiga entrar, … A resposta, NÃO, eu to dirigindo e não falou mais nada, eu não podia nem pegar outro carro pois ele é era o primeiro da fila e eles tem regras, ai daquele que furar a fila do outro… tive que me contorcer pra caber no carro, fechei a porta com uma parte do meu paleto pra fora, pois, ele mau esperou eu me ajeitar, que ficou marcado depois, paguei a corrida com $ 10,00 disse pra ficar com o troco mesmo tendo dado 6,80, pois, fiquei constrangido com a situação.

    Depois disso, NUNCA MAIS PEGUEI TAXI, prefiro andar de ônibus ao ser desrespeitado novamente, não que todos seja como esse senhor, mas não quero correr o risco….. Já peguei varias vezes Uber, já paguei pela variação do preço dinâmico e digo, prefiro pagar caro por algo decente (na maioria das vezes pago quase metade do trajeto que faço quase diariamente) do que ser desrespeitado por aqueles que estão legalmente me aviltando e me tratando como Lixo!

  12. O problema é que você Chega com um aplicativo cadastra motoristas e faz concorrência ilega com um o sistema credenciado totalmente legalizado e fiscalizado, se o uber for legal vamos legalizar também a agiotagem que vamos ter juros mais baixos que os bancos e a população vai adorar e demitimos todos os bancários o que vocês acham?

  13. Estou desempregado desde dezembro de 2015 , vou fazer um teste no Uber espero que eu consiga suatentar minha família,respeito os motoristas de táxi que pagam impostos e.t.c mas acredito que todos precisam trabalhar e se existe a possibilidade do Uber temos que respeitar .Espero que o prefeito legalize o Uber em Curitiba assim como fez São Paulo,que se pague o que tem que ae pagar de impostos e sejam respeitados todos os profissionais.Tive a experiência de pegar um Uber um Kia Cerato limpo e cheiroso fiquei impressionado, assim como tb andei várias vezes de táxi e não tenho do que reclamar.
    O Sol nasce pra TODOS!!!

  14. Acho uma ironia esse senhor que se diz especialista em transito querer desbancar o Uber, quanto a questão de ser PARCEIRO até na pagina inicial do Detran pr existe a expressão parceiro na pagina inicial, inclusive é um link que da acesso aos serviços terceirizados do Detran, São os serviços médicos etc.. Ta duvidando, entra lá no site e veja!! Quanto ao senhor Marcelo Araujo; Já que gosta tanto de falar de ilicitude explica pra gente o fato de o permissionario do taxi não registrar os motoristas sendo que até uma quitanda tem que faze-lo ???
    Ah esqueci o senhor entende só de transito ou melhor de multa!!!
    É queridos esse cidadão vê o transito como uma maquina de arrecadar, agora pesquisa quem é ele e vê se da pra confiar,,,

  15. Boa noite!

    Vejo nesse espaço para comentarios uma triste realidade, pessoas se ofendendo e xingando umas as outras. A medida que se apela para violência mesmo que com palavras se perde a razão. Ainda mais vendo as criticas tanto contra os taxistas como contra o uber sendo feitas tanto por pessoas que claramente são taxistas e por outros que não sabem nem porque estão no mundo.
    Uma coisa ninguém falou; Por que o sistema de taxi não dá oas colaboradores direitos trabalhistas?? Pois até numa quitanda se você contratar um ajudante você tem que registrar?? Isso ninguém pergunta??
    E ao senhor advogado que com lindas palavras não disse nada pergunto:
    Cade o registro em carteira dos colaboradores??
    O municipio não deveria exigir, uma vez que segundo o ilustre bacharel o municipio não pode passar por cima de leis federais. Iso não se aplica a C.L.T?
    Não venha me citar as frotas da cidade pois elas não tem nem 10por cento da frota, quero saber dos permissionarios!!
    Ah mais uma coisa trabalhei em carros de frota, la os contratos sõ ficticios pois você não recebe nada e sim paga por km rodado, inclusive pelos kms onde esta sem passageiro.

    Por enquanto é só !!

  16. Os taxista nunca tiveram concorrentes por isso essa revolta.
    Poiis o que me parece que os ubers são mais educados.

  17. Não adianta vou andar de Uber é mais barato. São muito educados e os carros são muito lindos e cheirosos não são como os motoristas que fumam dentro do carro e são mau educados, muitos fu. Dando voltas para poder cobrar mais é não gostam de fazer viagem curta, ei não pego táxi mais é só Deus quiser Uber veio pra ficar e a população que tem que resolver não vcs.

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  19. Tem que colocar onibus uber em curitiba daí sim o bicho vai pegar…

  20. Sempre usei taxi em curitiba e vou continuar…uber nem pensar

  21. Se a uber pode entrar assim ,então pode entrar outras profissões ilegais…como médico,advogado,engenheiro e outras… vamos torcer para isso gente.Quero se médica,já que o Brasil afundou…kkkkk
    Jamais uso Uber nuncaaaaaaa…

  22. Se é tão bom assim! Por qual razão o medo da concorrência e a os protestos contra a regulamentação do serviço?

    Entre o transporte público e o privado, nos deixem escolher o melhor custo benefício…

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  24. Agora depois que aparecer o uber tem pessoas que fica falando mau dos taxistas que é táxi velho e mau Educacado e não entedo este povo Besta que falando mau do táxicista são profissionais que merece respeitro parabéns o táxicista do Brasil

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  26. Já que você entende de multa me diga: Como ganhar uma multa contra a Setran. Uma advogada falou que eles tem uma diretriz interna de negar todo o recurso, independente do requerente ter razão ou não, para obrigar a/o condutora a procurar a justiça comum. Como poucos(as) tem dinheiro e acesso a esta justiça, ficam sem seus direitos garantidos. Este é um estado totalitário. Pagamos IPTU, mantemos os cargos, salários dos agentes de trânsito e despesas administrativas do Setran para eles trabalharem contra nós

  27. Está claro que esse Marcos Araújo quer se candidatar, já faz tempo, e ele precisa encontrar seu nicho eleitoral. Não serão os ciclistas, quem sabe sejam os taxistas e as piriquitas da Setran. Ele só critica e suas ideias são bastante questionáveis. Tomara que não consiga, será mais do mesmo.

    Deleitei todos meus apps de táxi e só uso UBEr. Escolho um serviço que me trata bem e os motoristas não falam comigo de forma grosseira, resmungando e se achando o rei da rua. Pago menos e sou muito bem tratado: quer coisa melhor? Viva a modernidade. O novo chega pra todos e não importa vir com papinho de pirata. É só a Câmara estabelecer a cobrança de ISS no serviço e pronto. Chega de cair nesse papo furado de senhores q ficam resmungando no ponto o dia inteiro. Alguns deles nem cartão aceitam ainda, pode isso em 2016? Quem anda com dinheiro? Só eles mesmo.

    • Vou com quem quiser para onde quiser e chamo quem quiser, chega de choradeira não tem só Uber, mais e mais aplicativos estão chegando, redefinam e repartilhem a máfia, ma educação e ineficiência CHEGA.

  28. Sinceramente eu quero mais é usar o UBER.
    1 – Cansei de chamar táxi por app e ficar plantado igual um poste esperando e vendo um a um os motoristas irem cancelando a viagem e eu ter que pedir outro.
    2 – Cansei de motoristas mal educado e metidos a espertinhos darem voltas com amigos que chegaram de viagem só pra cobrar mais pela viagem.
    3 – Cansei de entrar em carro sujo e cheirando mal.
    4 – Cansei de ver a cara de ódio quando embarco e minha corrida não é distante como o motorista queria.
    5 – Cansei de motoristas que fazem cara feia quando vc chega de viagem e quer levar vários volumes de bagagem.

    Podem espernear à vontade, assim como a internet veio pra acabar com a mídia escrita, o MP3 para acabar com a máfia das gravadoras, o NETFLIX para acabar com as emissoras de TV e as as locadoras de DVD, o UBER veio pra chacoalhar a relação desigual entre taxistas e usuários de transporte.

  29. Ufff! Isso é um debate! Na frente da Camara Municipal eu propus um debate com os representantes do Uber, hora e lugar que quiserem.
    Em vários comentários eu li a expressão ‘consumidor’. Devo lembrar que no táxi instala-se uma relação de consumo, com responsabilidade objetiva do fornecedor. No Uber isso não existe, o que é muito grave.
    Não dá pra comparar prostituição com Tinder. No primeiro as regras são claras, preço e serviço. No segundo é nebuloso, até de graça, no amorzinho, mas o barato sempre sai caro.

  30. A selvageria por parte dos taxistas é um excelente marketing para o Uber, e funcionou para mim. Faz duas semanas que parei de usar táxi e só uso o Uber, o serviço é excelente e ainda pago a metade do que costumava gastar antes

  31. Documentos vazados mostram o quanto ganham de fato motoristas do Uber nos EUA.

    https://www.facebook.com/UbereConcorrentes/posts/1561342897503048

  32. Engraçado que quem defende os taxis é sempre o mesmo usuário.
    Marcos
    Juluano
    Sergio
    Jose Andrade

    para acabar mesmo

  33. A urbs fiscaliza os taxistas que são legalizados já o uber dificilmente terá fiscalização pelo simples fato que é quase impossível identificar um veículo uber, toda essa violência é inconcebível e a falta de atitude do prefeito fruet incentiva toda essa situação.

  34. Nunca vi tanta besteira inclusive ameaças de esse tal Flávio falando que vai matar quem vai pegar Uber e chamando os seus usuários de miseráveis, imagino o tratamento que o nobre taxista deve ter com seus respectivos clientes, Marcelo você é uma pessoa inteligente e a favor de um debate de nível apartidário e democrático esse tipo de meliante não deveria sequer comentar aqui. imagine então dirigir um táxi, mostra apenas ao invés de destacar os pontos porque o táxi seria uma melhor opção que a sua turma é formada por pessoas desequilibradas que podem inclusive tirar a vida de uma outra pessoa pelo simples motivo da mesma utilizar um outro meio de transporte, isso tem outro nome, máfia, bando, cónlue.

    Já utilizei táxi tive boas e más experiências, mas amigos e principalmente turistas vi e ouvi casos em que muitos tiveram péssimas experiências com o táxi, sendo enganados e mal tratados. O que para eles já é o suficiente para escolher outro meio de transporte, seja alugando um carro no aeroporto ou mesmo o Uber ou até um amigo vindo os buscar.

    Sobre o Uber é um tendência mundial, infelizmente, o nome disso se chama capitalismo, claro os táxistas podem tentar voltar ao comunismo e ter a sua reserva de mercado, mas em um país democrático o cidadão tem o direito de escolher sendo essa escolha baseada em valores ou no atendimento prestado, falar mal dos Estados Unidos, gritar, espernar e agredir as pessoas como estamos vendo apenas mostra o nível da classe que representam porque em outros lugares do mundo o Uber foi implementado com sucesso e não houve esse tipo de baderna animalesca? talvez porque aqui sejamos ainda subdesenvolvidos mas isso não quer dizer que não podemos aprender com o primeiro mundo pois é onde queremos chegar!

  35. Se não tem previsão legal para usar o Uber em transporte de passageiros, vai ter…. deixa só passar as eleições, pois queiram ou não, taxista rende voto e influência passageiros, ninguém vai ser louco de mexer com isso agora.

    A utilização do Uber não tem volta, é aclamação nacional, todos querem quebrar o monopólio dos taxistas, pagar mais barato e ter um serviço de qualidade.

    A concorrência é salutar e existe em todos os ramos (Vans, Motoboys, caçambas, guinchos, e outros tantos) , porque a exclusividade dos taxistas em explorarem o transporte de pessoas???

    Já trabalhei no táxi e sei como é, se for ver bem direitinho, não pagam quase nada de imposto, uma taxa anual e só, são isentos em quase tudo pela prefeitura, compram carros mais baratos e trabalham a hora que desejam…..

    Chega de choradeira e brutalidades, comecem a se preocupar com a qualidade dos seus serviços e o preço cobrado…….Já era!

    • não vejo a hr d ter um medico uber, mecanico uber, escola uber, piloto uber, advogado uber, engenheiro uber, jogador uber, em fim, o mundo inteiro uber, danese se vou sair vivo da mesa de cirurgia, se meu carro vai ter freio qndo precisar, se meus filhos vão ter um bom ensino na escola, se o avião q viajo vai cair ou não, se o advogado vai ganhar minha causa ou não, se a estrututa da minha casa tá boa ou não, se os jogos q gosto d assistir são bons ou não, se tudo e todos estão dentro da lei, o importante é pagar mais barato e dane-se o resto. IPÓCRITAS!!! Não querem corrupção mas usufluir de um serviço ilegal, irregular pode. IPÓCRITAS!!!

      • Você deveria se preocupar se seu filho vai ter bom ensino, já que o seu português fica difícil até de entender.
        E ainda quer saber de legislação…
        Já temos pessoas nas diversas profissões que vem de fora.

        • Agora você conseguiu enchergar a diferença de um serviço ilegal e um serviço legal prestado né,? Um ensino com professor uber ilegal e um ensino com um profissional legal. Viu como até quem tem um cérebro pequeno ( como o seu ) sabe distinguir o que é certo e legal do que o que é ilegal, o que falta mesmo então é sim vergonha na cara assim como falta para com os politicos desonestos que utilizam de um serviço fora da lei, ” HIPÓCRITA” …..tá bom assim o sabe tudo de lei, só não anda dentro da lei, não pratica a mesma.

          • Olha se fosse só pelo “hipócrita” até dava desconto.
            Mas não uso nem um nem outro porem quando tiver que usar vou de uber. Quero ver quem vai me impedir.
            Inteligência não se mede por tamanho de cérebro, mas seguindo seu raciocínio seu professor deve ter sido “Uber”.
            Faz assim. Vá trabalhar para o UBER. Só que lá se trabalha, não se pode colocar alguém para defender a placa ou monopolizar um sistema.
            Ando na lei sim e enxergar é com “x”.
            Abraço.

        • Isso queridão, continue fazendo parte da ilegalidade, está no caminho certo, eu acho que quem deveria ir trabalhar no uber é vc, para estar defendendo tanto assim, é por causa de pessoas inclusive muito inteligentes como vc, que o Brasil é o que é, qndo não é corrupto, é conivente com a corrupção, uma pessoa que se diz ser tão inteligente, boa sorte no uber, com toda essa sabedoria não adiantou muito a ter condições de poder ter um serviço legal apesar de um pouco mais caro mas legal, ae tem q mendigar um uber, é ilegal, mas é mais barato.

      • Vc está comparando profissionais liberais com Uber????

        Santo deus………

  36. Se as pessoas que pregam contra corrupção e a evasão, tivessem o minimo de patriotismo real, não se curvariam a um aplicativo americano que simplesmente desviam os recursos gerados em nosso país, sejamos justos e honestos. Infelizmente são muitos querendo fazer o errado, pois afinal acaba sendo mais lucrativo, e com isso os errados viram certos e os vilões desta triste história.

  37. O problema do país é que os grupos lutam não para ter benefícios para si, e sim, para impor dificuldades aos outros.

    As grandes operadora de telecom, que na prática mandam na ANATEL, impõe dificuldade para a entrada de novas operadoras de telecom, em vez de buscar facilidade para si.

    As operadoras de telecom, em vez de lutar para reduzir sua burocracia e despesas, tentam impor ao Whatsapp a mesma burocracia e custos a que elas estão sujeitas.

    As operadoras de TV a cabo, em vez de buscar redução de impostos junto ao governo, tentam tornar o Netflix ilegal.

    Falhando nisso, entram em acordo com as operadoras de Internet (que são os mesmos donos) para limitar a Internet, com o consentimento da Anatel (que também são eles)

    E os taxistas – digo os milhares de trabalhadores, não a meia dúzia de mafiosos que lucram horroes com o trabalho dos outros – lutam pela criminalização do Uber, em vez de se rebelar contra a máfia e a burocracia.

    Assim não tem como o país ir pra frente.

  38. UBER é uma empresa norte americana que detém um software (aplicativo) que intermedia o serviço de transporte em veículos na categoria particular até 7 lugares prestado por motoristas autônomos.

    Observe a lei federal 12.468/11 que criou a profissão de taxista:

    “Artigo 2o É atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros.”

    Esses motoristas no UBER estão sim exercendo ilegalmente a profissão de taxista no Brasil.

    Artigo 47 da lei de contravenções penais:

    “Exercer profissão ou ‘atividade econômica’ ou ‘anunciar’ que a exerce, ‘sem preencher’ as condições a que por lei está subordinado o seu exercício.”

    Artigo 301 do código de processo penal:

    “Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.”

    Não há nem na constituição federal do Brasil e nem na lei federal de mobilidade urbana algum artigo que permita “motoristas autônomos” em veículos na “categoria particular” prestar serviços de transporte para o consumidor.

    Empresa privada não pode autorizar pessoa física ter atividade econômica ou exercer profissão, isso é usurpação do direito público, violação a soberania nacional do Estado.

    Não sou eu quem está falando … Nossa lei diz isso… Aí tem hipócrita que fica batendo panela… Temos leis para respeitar…

  39. Muito bem explicado pelo Dr . , ficou claro na parte juridica , quem é o certo e quem o errado na sua essencia, deveres e direitos morais partem da correta colocação juridica dos fatos.

  40. A população tem direito de optar por esse ou aquele meio de transporte e avaliar o que melhor lhe convêm, seja por questão econômica, confortabilidade, acessibilidade ou comodidade.

    E depois que vi a selvageria e a ignorância de motoristas de táxi para impedir o funcionamento do Uber sem se preocupar com a escolha dos passageiros creio que muita coisa precisa ser feita pra mudar.

    • então se eu fizer um gato na.minha energia eletrica e minha água na minha casa é um direito meu de escolha e está tudo certo? tudo dentro da lei? me poupe!!!

      • Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Já existe regras bem claras contras os gatos de luz, água, telefone, internet ou TV a cabo. Inclusive se a operadora de um desses serviços ver você praticando essas ilegalidades ela simplesmente desfaz o seu gato e te processa. Não invade a sua casa e/ou te espanca, ou lhe ofende.
        Com relação ao Uber não existe regras claras com relação a isso (como disse o autor do texto acima, “me parece”) e nem mesmo uma diretriz dizendo que os taxistas tem autorização para desfazer os “gatos”.
        Não concorda com o Uber? Não use.
        Acha ilegal? Entra na justiça e pressione uma das esferas (municipal, estadual ou federal) para bloquear ou liberar o serviço

        • só usei os ” gatos ” como exemplos, o que realmente importa eh q a empresa uber eh ilegal SIM, e quaquer empresa ou pessoa q esteja praticando atos ilegais, tem q ser punida SIM, lógico, sou contra a violencia e acho q isso tudo deve-se a falta dos orgãos tomarem uma atitude e pronto, ou regulariza o uber ou proibe, evitando tais conflitos, agora, não venham querer me convencer q a uber tá certinha, eh a tecnologia, o serviço do futuro q tá por fora quem pensa isso, sem noção.

          • Eka, tem uma diferença muito grande entre ilegal e o não regulamentado. O Uber não está regulamentado e é isso que está sendo discutido, em cada município.
            Não ficar repetindo esses mantras, ou dando exemplos tão equivocados, não ajuda em nada.

  41. Impressionante como o povo se vende por descontos, e o ilegal é irregular vira moda!
    Essas mesmas pessoas q reclamam de corrupção fazen de tudo para justificar o uso de um serviço irregular!
    Infelizmente esse povo não vê q está cavando a própria cova ao defender uma empresa q não se sujeita a regras estipuladas pelo estado, e q além disso envia 25% da receita direto p exterior sem taxação!
    Triste ver pessoas q em troca de vantagens faz apologia ao irregular, e ao mesmo tempo reclama da corrupção q asola nosso país…

  42. Não pode existir essa reserva de mercado ou monopólio de táxis. O Uber é mundial, se necessita modificar a legislação, então que seja feito. Ou o contrário, se for para proibir que seja proibido de vez! O que não pode é a Prefeitura ser omissa do jeito que está. Se for para regularizar, que paguem impostos e trabalhem….simples assim!
    É a lei da livre concorrência!! Se os taxistas temem a entrada dessa modalidade no mercado, que melhores seus serviços, atendimento e principalmente o valor das corridas…ah, e não procede o que o presidente do sindicato falou que o movimento diminuiu 40 % só por causa do Uber….não é só por causa disso…é pela dificuldade da conjuntura econômica como um todo!

    • Coerente seu comentário. A questão é: uber não quer regras. Percebemos isso em cidades de outros países onde uma regulamentação foi estabelecida…ela SAIU! Não quer regras, nao quer limites. Briga judicialmente em 80 países.

    • Inconstitucional é você usar coisas ilegais. Ou VC.é a favor de gato na luz, na água e outros. Vai dizer eu nem ligo. Mas quando sua.conta taxa de iluminação pública vier alta vai reclamar da da companhia elétrica.

  43. Viva o direito de escolha da população ! Toda proibição é inconstitucional.

    • Viva a ética.
      O app americano semeia a discórdia e causa tumultos no mundo inteiro.
      É triste perceber que conseguiram iludir alguns brasileiros.

      • Se o senhor não gosta do Uber, não use!!!! simples….

        Deixe para o cidadão escolher, afinal é um direito dele. Ou não???

    • Daniel vou abrir um consultório de ginecologista pra atender sua mãe vou cobrar barato sendo que não sou profissional da área e nem formado sou mais cobro barato leva sua mãe lá aí conversaremos .

      • Puxa vida. Comparando Uber com Ginecologista!!!!

        Cada coisa que se lê aqui ……..

      • Olha o cara falando de profissionalismo, o que você tem de profissional? CNH? Também tenho. Um carro? Também tenho. Curso? ( que na teoria deveria ser pra atender bem as pessoas e trabalhar com princípios éticos, mas que quase SEMPRE só passa o usuário pra trás) não, esse tipo de graduação é só pra gente do seu tipo.

  44. Caro Marcelo, a justiça feita pelas próprias mãos é reflexo de um Estado doente que só sabe arrecadar e (…), enfim, e você sabe muito bem o que.

    Essa questão de legalidade é questionável. A escravidão já foi legal. Percebemos uma série de leis pra preservar interesses dos compadres.

    É importante lembrar que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. O povo quer o Uber.

    Ah o transporte coletivo é um lixo, inclusive quando o seu grupo político estava no poder.

    Abraços.

    • Não é o povo que está pedindo. É uber, um app estrangeiro que explora seus “parceiros” e remete o dinheiro para a a Holanda.
      Evasao de divisas.

  45. Oi cidadão deve ser livre pra escolher o meio de transporte que melhor lhe convém. O Uber deve ser regulamentado. A máfia dos táxis todos sabemos como funciona. Instituem preços abusivos. Bandeira I, bandeira II. A obtenção e comercializacao de placas e aluguéis de carros são manipulados e concentrados em poucos proprietários. Tudo que envolve trânsito é obscuro. As auto escolas por exemplo. Hoje é obrigatório fazer aulas em auto escola pra obter a habilitação, com o mínimo de aulas pré estabelecido, pra que? Pra arrecar dinheiro, porque se o cidadão faz as provas e é aprovado pouco interessa se fez auto escola ou não. Agora inventaram o tal simulador num claro acordo com o fabricante do equipamento. É Brasil. E os palhaços aqui tendo que engolir e pagar por essas extorsões legalizadas.

    • Bandeira 1
      Bandeira 2 limitam e estabelecem valores que nao mudarao9 até o fim do ano, pelo menos.

      E tarifa dinâmica do uber?
      Respeita o consumidor?

    • Quem coloca valor no taxi é a prefeitura, mas vc entra no taxi e acompanha pelo taximetro e tem onde reclamar, a hora que o sr cair na tarifa dinamica da uber e pagar o dobro ou mais dai vai reclamar aonde, temos muitos erros e problemas no taxi, claro que temos, mas pode ter certeza que estamos fazendo tudo para melhorar, so lembrando um ditado antigo “vassoura nova sempre varre bem, ou parece que varre “

      • A tarifa dinâmica é bem destacada antes de confirmar a chamada, inclusive o usuário tendo que digitar seu valor algumas vezes…. a previsão do valor cobrado é bem fiel, nunca vi passar do máximo…. a informação tá lá, não tem enganação, contrata quem quer!!!

    • Boa tarde covarde, por que você se esconde atrás de uma tela e não se expõe??? Por que quando você solicita uma carro do Uber, você fica olhando de um lado para o outro, observando se tem alguém te olhando??? E se passar um táxi no momento??? Putz, falta sair correndo…
      Sabe o que é isso??? Você sabe que é errado, e só usa por causa do preço.

      Se no táxi a viagem custa R$110,00 e no cata mendigo custa R$35,00, simplesmente o “parça” está perdendo dinheiro e te levando de graça…ahhh então por que ele não sai e vai fazer outra coisa???? (Mimimi)o país em crise, todo mundo duro e o mais agravante, a Uber mentindo descaradamente, dizendo que um “parça” consegue fazer por mês R$7,000….quem não quer ganhar 7 mil??? Ae o cidadão entra nessa furada (igual eu), mas como dizem, “já que está dentro,rebola”, por isso sou a favor das manifestações dos taxistas, eles tem leis e sindicatos que os regem, e o Uber nunca será regulamentado em âmbito federal,sabe por que??? Porque teria que mudar a CF a favor do Uber, e para falar a verdade, nossos juízes, deputados e senadores estão muito ocupados…

      • Esse é o típico “profissional do volante”. O mesmo que quando tem passageiro se enrola o quanto pode e quando não tem, que se danem as leis de trânsito.
        E paga de machão… kkkk
        Lei da oferta e procura cidadão.
        Porque você não compra um carro top e vai para o UBER também? Ou você tem uma ou mais placas e poe defensores em turnos de 12 horas enquanto recebe como muitos “taxistas” fazem?
        Se ele está levando “de graça” no cata mendigo (padrão de educação…) sinal que o preço está compensando.
        Acabou o monopólio. Sindicato? grande coisa.

      • KKKKKK
        A PESSOA FICA OLHANDO PRO LADO PRA VER SE NÃO VAI PASSAR NENHUM BANDIDO(TAXISTA) PRA TE AGREDIR…
        VIVA O UBER… PEGA QUEM QUER…OU SERÁ QUE TODO MUNDO???
        TAXI AINDA EXISTE??? NEM VEJO MAIS!!!
        CHORA… CHORA….

    • Ahhh e outra, quem estipula as tarifas de táxis e de qualquer meio de transporte público,é as prefeituras. Alugar ou ceder sua autorização também pode, é só ler a lei que regem o táxi(não saia repetindo coisas que você não sabe)…

      • Ah a prefeitura… aquela comandada e fiscalizada pelos vereadores?
        Aqueles que são os maiores detentores de placas?
        Aqueles que não votaram expansão da frota?
        Ta certo… continue pensando assim.

    • APOIADO! Isso mesmo. Por isso que existe tanta auto-escola, porque elas ganham muito para “simular” que dão aula para os alunos. Eu aprendi a dirigir em casa e mesmo assim tive que fazer não sei quantos aulas para ser encaminhada para o Detran. E se você desiste de uma fica vinculado(a) nela e tem que pagar uma taxa para mudar para outra. É muita lei, mas para beneficiar a tchurma e nunca as pessoas que pagam impostos. Os taxis são a mesma coisa. Apesar a lei que diz que só podem ligar o taxímetro quando você entra, muitos ligam quando chegam na sua casa mesmo que você corra para entrar no carro. Ao parar a mesma coisa. Enquanto você pega o dinheiro o taxímetro continua ligado. Só quando eles pegam o dinheiro na mão é que o desligam. Além de um dia no Guadalupe vi um vendendo “alguma coisa” para um mendigo.

    • Parabéns!!!! Deu uma aula para o dono do blog….

  46. Esses dias atras fui de Uber do Aeroporto Afonso Pena até a minha casa… normalmente de táxi eu gasto R$ 110,00, de Uber o custo ficou em R$ 35,00… não preciso dizer mais nada!

    • Promoçao inical com bônus?
      Já usou com a tarifa dinâmica?
      Nao é tao perfeito assim.

      • A tarifa dinâmica é bem destacada antes de confirmar a chamada, inclusive o usuário tendo que digitar seu valor algumas vezes….

        O taxi vai continuar existindo e fica a critério do usuário comparar os dois serviços e as duas tarifas para decidir qual é mais vantajoso….. lutem, briguem e esperneiem o quanto quiserem….uber ou qualquer outra plataforma significam uma evolução que está sendo implantada no mundo inteiro e não vai ser diferente em curitiba…. viva o consumidor!!!

    • Uma passagem de Goiânia a São Paulo custa R$ 150,00 em um ônibus normal, em um clandestino R$ 35,00, não preciso dizer mais nada e questão de escolha…

    • Oi Luciano!
      Concordo em pagar menos, mas de 110 para 35 é demais. Debaixo do angu tem carne. Wagner

  47. O Táxi de Curitiba esta um lixo.
    O Táxi dá voto.
    O Táxi é a maquina Olivetti, ou melhor já era.
    Curitiba virou o CU do mundo, anda para trás, quer impor retrocesso e atraso a base de violência. Isso em todos aspectos, tem Juiz idiota que caga na constituição, e tem Taxistas baita monte querendo agredir o cidadão que faz opção de entrar em um carro particular para deslocar até o seu destino. Quer dizer se eu receber a carona de alguém, e um Taxista Curitibano ver isso, já vai convocar gang pelo radio para me perseguir??? deviam convocar pelo radio para mandar um Táxi mais rápido pelas varias vezes que eu fiquei que nem otário esperando, em Janeiro desse ano esperei um táxis UMA HORA E VINTE MINUTOS para deslocar da Vilas Oficinas a Rodoferroviária, O CIDADÃO AGORA NÃO TEM DIREITO DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO PROFISSIONAL DE SERVIÇO COM ALGUÉM? TEM QUE PEDIR BENÇA PARA SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE CLASSES, etc…. se essa moda pega estamos literalmente fudido, NÃO QUERO PEGAR O TÁXIS, MAS SOU OBRIGADO, PORQUE O TAXISTA QUE CAGA E ANDA PRA MIM, QUER ME OBRIGAR, A ESPERA-LO, ALÉM DO QUE EU POSSO, SE NEGA FAZER CORRIDA CURTA, MAL HUMOR, E MAL ATENDIMENTO, CARROS NOJENTOS, SUJOS, PODRE DE NICOTINA QUE O PRÓPRIO FUMA DENTRO, quero ver até quando vocês terão culhões para impedir isso.

    JÁ ERA PRA VOCÊS.

    • Puxa vida! O sr está muito irritado. Nossas desculpas, estamos mudando pra melhor. Temos muitos profissionais qualificados trabalhando nesse sentido. Quanto ao ilegal, tem muitos problemas lá, mas não há a quem recorrer caso tenha problemas.

    • A partir deste, não leio mais seus comentários seu Pina, pensava que o senhor era inteligente!

    • Com essa educação fica impossível responder. Ainda vai falar que motorista de taxi é mal educado. Esse deve ser motorista de Uber, todo Engomadinho por.fora mas bem sujo por dentro.

  48. Quem deve escolher seu transporte é o usuário. O Uber deve permanecer trabalhando como a população já demonstrou. Chega de taxis velhos, sem conforto e demorados.

    • Sr
      A populaçao gosta do taxi.
      Uber ilude seus condutores e promove o dumping. Desleal até com seus próprios “parceiros”.
      Taxi velho? Veiculos a partiir de 2011. Idade da frota de 2 anos é velho pra vc?
      E uber, com carros a partir de 2008?

      • Esse deve ser um idiota que não sabe que ta usado um transporte que até provem o contrário é clandestino e se sabe não pode abrir a boca contra os políticos pois quem pratica a inlegalidade não tem nenhuma autoridade para dar opiniões.

        • Vc disse bem até q.se prove o contrário é até agora NADA, só violência por parte de animais e desordeiros q.nao sabem o q.é em debate legal e em bom senso, só violência e baderna, é dessa maneira q.querem manter o monopólio das “”corridas”” com a eficiência e maestria no atendimento ao público???????

      • População gosta de taxi mas não de taxista

      • Não, eu não gosto de taxi, não gosto de ir pegar um taxi e ser questionado “para onde vai?” antes de entrar no veículo e logo em seguida receber uma resposta com tom de grosseria dizendo que não vai me levar, que procure outro. Não gosto de pegar um taxi e o motorista me atender de mal-humor, também não gosto de ligar pedindo um taxi e ficar 40 minutos esperando algum chegar, nem de ficar outros 30 minutos fazendo sinal na rua e nenhum parar, todas as vezes que eu peguei taxi este ano eu tive um atendimento horrível. Felizmente, foi por causa destes protestes dos taxistas que eu conheci o Uber, usei poucas vezes até agora mas o pouco que usei foi muito melhor que o atendimento porco que os taxistas estão fazendo, com a Uber eu posso avaliar o motorista que me atendeu, posso reclamar se ele pegou uma rota que eu não autorizei, posso reavaliar o trajeto tomado depois com calma em casa pelo histórico de corridas, posso facilmente entrar em contato com o motorista para tentar recuperar objetos perdidos, fora que fui muito bem tratado pois se eu não fosse eu avaliaria mal. O estado não tem que bloquear concorrências, tem que regularizar, o estado já formou cartel com o serviço de internet tornando impossível que outros provedores de grande porte atuem no Brasil e agora estão querendo atrapalhar a concorrência do serviço de transporte.

        Quem tem que escolher que serviço irá utilizar é o consumidor e não o governo.

    • Sem Regulamentar? Me desculpe mas aonde carros velhos? A frota de Curitiba tem a media de 2 anos de uso, sendo que a uber utiliza carros a partir de 2008, e tem muitos ford ka e voyage trabalhando

    • Aonde em Curitiba vc encontra táxi velho, se o carro só pode permanecer no máximo 5 anos trabalhando. E qto a demora, se vc ligar numa central , ou chamar via app , o táxi solicitado chegará com certeza em menos d 10min, e me arrisco dizer q na maioria das vezes em 5min

      • Q burrice…qdo referido taxi velho… esta se referindo ao motorista e nao ao carro…sendo q sao mal educados e prepotentes…. acho mto bom ter aparecido a uber…assim esses taxistas mal educados e folgados aprendam a trabalgar direito!!!!

    • Olá amigo… Os táxis de Curitiba tem 2 anos em média… Para ter essa comodidade para nossos clientes, temos que ter equilíbrio, se liberaremos UBER, eles terão problemas e nós também, assim refletindo nos nossos clientes.

    • A internet deu voz a gente burra e de má fé; não sei em qual o Ribamar se enquadra!

    • O amigo internauta deve estar desinformado, a média de idade da. Frota é de 2.3 anos. E para obtermos autorização quando trocamos os veículos ficamos 23 dias parados para os órgãos de segurança avaliem se o veículo está apto .