Enio Verri: integrantes do governo Temer com ficha criminal ao invés de currículo

enio_temer_medalha_cunha

O deputado Enio Verri (PT-PR) observa que o interino Michel Temer (PMDB) tem exigido ficha criminal ao invés de currículo de alguns de seus ministros.

Segundo o colunista, os apoiadores do governo ilegítimo têm “reputação e posições duvidáveis” em comparação a presidente eleita Dilma Rousseff.

Para Enio, os golpistas querem tirar direitos dos trabalhadores, recursos da saúde e educação, ameaçar a cultura e as investigações da

Lava Jato. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

Governo Temer com ficha criminal ao invés de currículo

Enio Verri*

Em meio à crise institucional que o Brasil convive, fruto de um golpe a democracia que estremeceu as relações entre os poderes e ascendeu dúvidas sobre os reais motivos daqueles que votaram pela abertura do processo de impeachment, o País sofre com a desconfiança internacional, do mercado financeiro, dos movimentos sociais, entre outros setores importantes da sociedade.

Suspeitas e questionamentos que pairam sobre um governo ilegítimo – apoiado por líderes políticos, jurídicos, empresariais e midiáticos com ficha criminal, reputação e posições duvidáveis – que colocam em risco não só a democracia brasileira, como ainda, os direitos trabalhistas e previdenciário, além da garantia de investimentos em saúde e educação.

Os perigos que ameaçam as conquistas sociais e econômicas da última década não são resultados de uma ação individual e momentânea, mas sim, de uma estratégia conservadora de propagação do ódio seletivo e criminalização dos movimentos sociais, baseada em hipocrisia. Aécio, citado em diferentes delações premiadas, se beneficia do silêncio midiático e da proteção do STF, que sob a decisão de Gilmar Mendes, autorizou e desautorizou, em menos de 24 horas, investigações contra essas denúncias de corrupção.

Sob a efervescência e desagravos que rondam sobre a publicação das conversas entre o senador Romero Jucá (PMDB) e o ex-senador e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado (PSDB), além da confirmação de esquemas de corrupção entre tucanos e peemedebistas, confirmou as suspeitas de subordinação do STF, a PGR e Ministério da Defesa, que proporcionaram a consumação de um golpe de Estado denunciado no mundo inteiro, em todas as línguas.

Os registros grampeados correram o mundo. Mas, aqui no Brasil, parece uma coisa menor, algo tolerável como se essas instituições e os seus representantes estivessem acima de qualquer possibilidade de questionamento. As leis, transparência pública e satisfação da sociedade é tratada como uma banalidade e desrespeito, como se o “licenciamento” de Jucá respondesse a todos os questionamentos às instituições brasileiras.

Segundo as gravações, fica cristalino até para os mais patriotas de verde e amarelo, que o interesse do afastamento da presidente Dilma Rousseff era interferir e barrar as investigações da operação Lava Jato, responsável pela investigação de uma boa parte dos correligionários, com ficha criminal extensa, que votaram pelo impeachment “contra o fim da corrupção”.

A reboque dos interesses de uma elite financeira e midiática, interrompe-se um breve, mas pujante período de mínima justiça social. A política de retrocesso do programa “Ponte para o Futuro” visa aumentar o exército de mão de obra barata, exterminar a população pobre, entregar as reservas energéticas e empresas estatais e submeter a nação ao capital especulativo.

Um governo provisório e ilegítimo reconhecido pela queda de três ministros em 20 dias, de polêmicas e ameaças ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao Ministério da Cultura, aos direitos das mulheres e ao funcionamento da Lava Jato.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Perfeito, Dirceu, Genoíno, lula, Dilma, Pallocci, Franklin Martins, Gleisi, Paulo Bernardo, Requiao (vulgo Ferrerinha) são as pessoas mais honestas e sérias neste país. Viva os grandes democratas Fidel, Chaves, Maduro e Evo!

  2. Aprendeu com o PT!

    • Pedro, pelo contrário, acho que o PT aprendeu com os MALANDROS DO PMDB E PSDB que já fizeram governos anteriores. Se liga, pois a batata do seu amigo Aécio já está começando assar e a do CUnha já foi fritada com a do TEMMER e CIA está a caminha da fritadeira também.

  3. Planalto corta R$ 8 mi de sites e blogs simpáticos ao PT. Deixarão de receber recursos o Brasil 247, o Diário do Centro do Mundo e o blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim. Também estão na lista o blog O Cafezinho, o site Pragmatismo Político e o blog de Esmael Moraes.

    Tchau queridos.

    • Caro anonimo isso não vai acabar com o que já está estampado nos jornais e sua pesquisa esta furada. Pois agora a GLOBO está começando a descer a LENHA NO LOMBO DO TEMMER TAMBÉM. Lógico que não com a mesma enfase que foi no da Dilma, mas é um bom começo ver a TEMMER LEVAR TAMBÉM.
      E ai eu te pergunto. O TEMMER IRÁ ACABAR COM A VERBA DA GLOBO???SE O FIZER TÁ É FUDIDO.

      • Caro MALEDUCADOMESMO, seu comentário sequer faz lógica.

        Pode levar o Temer junto! Me faz esse favor!

        E não transfira responsabilidade, quem elegeu Temer e PMDB, foram os mesmos que elegeram a Dilma.

  4. Não vou entrar na paranoia se era antes situação ou oposição o que realmente importa para mim é que todos sejam responsabilizados pelos seus erros e que paguem dentro do rigor da Lei. E pelo simples motivo.
    Cometeram ilícitos usurpando recursos públicos que hoje fazem falta para os hospitais, escolas públicas, Universidade Públicas, para pesquisas de ponta que possa à vir no futuro melhorar a vida de muitos brasileiros.
    Estes são alguns motivos que devem todos serem presos. Inclusive o nosso PROVISÓRIO Presidente da República Michel Temmer que já tem suspeitas de estar envolvido em uma ou outra maracutaia pelos bastidores do Congresso Nacional.
    Até a poucos dias li em um jornal de grande circulação nacional, que o Temmer já tinha sido julgado e condenado pelo TRE-SP pela prática de uso indevido do dinheiro público nas eleições passadas.
    E ainda assim foi conduzido ao cargo da Presidência da República no lugar da Presidente afastada.
    E tem gente que acredita nestes caras. Eu quero um Brasil passado a limpo, mas para isso teria que haver uma revolução popular para que fosse limpo está corja do nosso Congresso e da nossa vida política.

  5. Deputado, são os mesmos que estavam a 40 dias no governo do PT. Você quer convencer quem do contrário? Essa era a base do seu governo. Por que antes vocês não se importavam com a ficha corrida do Henrique Alves que foi ministro da Dilma? Agora que vocês tão minguando passou a ter importância o caráter desta gente não é mesmo? E o caráter do Palocci? Do Mantega? Sua imagem está muito ruim aqui em Maringá e região tá!!!

    • Perfeito, Sandor Mendes! Colocou as palavras corretas para demonstrar que a sujeira dos outros só importa depois que estão na oposição. Quando estão na base de apoio, a história é outra.

    • É por aí mesmo, até ontem eram os aliados perfeitos e ninguém do governo do PT podia falar nada sobre a FICHA CORRIDA deles, mas agora que o monstro derrotou o seu criador, ele passou a ser CAÇADO e tido como monstro cruel. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Não sei o que é pior, se essas quadrilhas de ladrões do dinheiro público, ou os malditos imbecis que os defendem de forma ferrenha e ousada!!!