Em tempos de crise, Festival de Turismo aposta em novidades

2015-06-19FestivalTurismoA 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, nos dias 15, 16 e 17 de junho, no Rafain Expocenter, deverá receber quase sete mil participantes, entre agentes de viagens, operadores, hoteleiros e outros fornecedores e profissionais de turismo, além de estudantes e professores da área. A Feira de Turismo e Negócios, com 207 estandes, deverá contar com mais de 1.100 expositores.

O festival também deverá receber, este ano, um número recorde de caravanas de diversas regiões do Brasil e do exterior. São cerca de 50 já confirmadas, de mais de 60 municípios de diferentes regiões brasileiras, além de cidades de outros três países: Montevidéu (Uruguai), Assunção e Encarnación (Paraguai) e Santa Fé (Argentina).

Do Brasil, já confirmaram presença: São Paulo, ABC Paulista, São José do Rio Preto, Franca/Ribeirão Preto, Campinas/Sorocaba e Bauru/Presidente Prudente (todas de São Paulo); Campo Grande (MS); Porto Alegre, Caxias do Sul e – novidade para este ano – a rota Rio Grande/Pelotas/Santa Maria/Cruz Alta (Rio Grande do Sul). Do Paraná, vêm caravanas de Maringá, Londrina, Curitiba e Paranaguá. De Santa Catarina, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Criciúma.

Os números mostram que, apesar da crise econômica que o Brasil atravessa, há espaço e interesse do mercado em eventos que promovam a comercialização de destinos e produtos turísticos. . “Acredito que a crise se vence com inovação, e é o que estamos fazendo na nossa feira: lançando novos salões e buscando novos parceiros”, afirma Paulo Angeli, idealizador e coordenador do festival.

O Festival de Turismo das Cataratas terá várias novidades, este ano. Entre elas, o Salão do Turismo Termal & Spa, o Salão do Vinho Argentino e ainda o Salão de Compras, que reunirá marcas e lojas do Paraguai e da Argentina. Além disso, os jovens que gostam de informática poderão participar do desafio do Hackatour, uma maratona de programação de computadores.

Hackatour

Economia

A maratona de programação de computadores, outra novidade desta edição, pretende atrair 80 jovens apaixonados por informática. Eles terão a oportunidade de identificar e resolver um problema específico apresentado pelos participantes do festival, relacionada ao turismo.

A ideia é que, depois de 36 horas fechados numa sala, eles ofereçam uma solução tecnológica, que pode ser desde um aplicativo até uma proposta de marketing para determinado produto ou destino.

Turismo Termal abre nova perspectiva para Foz

materia 2. festival de turismo.salao termal.2A realização do 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, evento paralelo à 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, nos dias 15, 16 e 17 de junho, marca a primeira grande investida de Foz do Iguaçu para se firmar também como destino termal. A intenção é atrair outro tipo de turista, aquele que procura unir o lazer aos cuidados com a saúde e a beleza.

O salão contará com uma feira, com espaço de quase mil metros quadrados e capacidade para 50 estandes, para exposição de destinos termais e de equipamentos para SPAs. No evento, será apresentada a 16ª Feira Internacional de Turismo Termal – Termatalia, que ocorrerá entre 29 de setembro e 1º de outubro, no México. Como a de 2017 já está confirmada para Ourense (Espanha), origem da feira, Foz do Iguaçu é forte candidata a sediar a edição de 2018.

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, um dos maiores responsáveis pelo 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, confia que Foz do Iguaçu vai conquistar a vinda da Termatalia 2018. Segundo ele, “a Gestão Integrada tem como compromisso trazer esse evento”.

Para isso, o destino já conta com o apoio do diretor geral da Expourense e da Termatalia, o espanhol Alejandro Rubin Carballo. Houve também manifestações favoráveis do Ministério do Turismo e da Embratur. Se for confirmada, será a primeira vez que o Brasil receberá o maior evento mundial de termalismo.

Além da feira e da apresentação da Termatalia 2016, o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA O também terá na programação uma conferência sobre o código de águas minerais e termais, que está em tramitação no Congresso Nacional, e um minicurso, voltado para docentes, que será ministrado por especialistas do termalismo.

O 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA tem o apoio da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, da Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Sindihotéis, Fundo Iguaçu e Prefeitura de Foz do Iguaçu. E é uma parceria com a Organização Mundial de Termalismo (OMTh), Associação Latino-Americana de Termalismo (ALATh) e com a Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia.

Destino termal

A região de Foz do Iguaçu, turística por excelência, tem também, naturalmente, a vocação de destino termal, porque está assentada sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. As águas do aquífero, ricas em sais minerais e outros elementos, têm propriedades medicinais e terapêuticas e já são aproveitadas para o turismo do bem-estar e da saúde.

Em Foz, pelo menos dois hotéis aproveitam os benefícios das águas termais – o Recanto Cataratas e o Mabu Thermas Resort. Em Itaipulândia, a 70 km de Foz, o Parque Aquático Termal Lago de Itaipu utiliza as águas para o lazer e investe numa infraestrutura para atender o turista que busca as águas termais pelas propriedades terapêuticas. Também lançou uma linha de cosméticos à base de água termal.

Turismo e megaeventos, tema do fórum científico

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, um dos principais eventos técnico-científicos de turismo do Brasil, terá como tema, este ano, “Turismo e Megaeventos”. O evento recebeu, este ano, mais de 200 trabalhos científicos, produzidos por estudantes e pesquisadores.

Criado para “dar oportunidade de a academia interagir com o mercado do turismo”, como define o coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, o fórum abre espaço à participação de instituições de ensino de todo o Brasil, possibilitando ainda que os estudantes possam se desenvolver pessoal e profissionalmente.

O fórum será nos mesmos dias do festival, 15, 16 e 17 de junho. No dia 16, haverá um debate sobre o tema “Turismo e os megaeventos no cenário mundial”, com palestra da especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk. Ela é PhD em Gestão de Turismo e é autora ou co-autora de quase 90 publicações acadêmicas sobre o assunto.

Deixe um comentário