Curitiba confere aos moradores de rua o frio, o abandono e o descaso

requiao_filho_curitiba_frioO deputado Requião Filho (PMDB), em sua coluna desta quinta-feira (23), denuncia o abandono dos moradores de rua pela gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba.

Para o articulista, essas pessoas sofrem com o frio, o abandono e o descaso do poder público municipal. “O frio é desumano, cruel e imediato”, critica Requião Filho. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto.

Download do áudio

Curitiba confere aos moradores de rua o frio, o abandono e o descaso

Requião Filho*

O inverno chega a nossa cidade e, nas ruas, hoje vive uma população à margem da sociedade. Os moradores de rua de Curitiba sofrem com o frio, com o abandono, com o descaso.

O que todos vemos é o crescente número (e se há um número crescente visível em Curitiba é este) de moradores de rua. Moradores que vagam pela noite sem ter onde se abrigar, sofrendo no frio que castiga e se amontoando nas escadarias da UFPR, parklets e na rampa do Teatro Guaíra.

A atual gestão trata o tema de forma equivocada, pois quem tem frio não pode esperar políticas meramente teóricas de amparo social. O frio é desumano, cruel e imediato.

Eu acredito que ninguém saia de sua cidade natal, deixe a sua casa, a vida no campo, para vir morar debaixo de uma marquise, com frio de zero grau e chuva quase todos os dias. Mas o fazem por total falta de oportunidade, desesperança e desamparo.

A prefeitura deveria recolhê-los, abriga-los. Dar a certeza de um prato quente de comida e um local protegido para dormir, de forma que no dia seguinte possam procurar emprego com dignidade.

As pessoas em situação de rua vivem no desamparo e na desesperança, não são vistos como seres humanos e não são cuidados com a dignidade que merecem.

Somos todos curitibanos, a situação dos moradores de rua é problema de todos nós, portanto, parcerias com a sociedade civil organizada, com igrejas, são importantíssimas para ao menos amenizar o sofrimento diário.

Ninguém escolhe morar debaixo da marquise no frio curitibano simplesmente porque quer. São pessoas acometidas pelas armadilhas do destino, tendo a prefeitura o dever constitucional de zelar por elas.

O poder público municipal deve amparar estas pessoas com dignidade, respeitando a história de vida de cada um, pois entendendo o motivo que os levou para as ruas, mais facilmente poderá ajudar a retirá-los.

Este inverno castiga e muito estas pessoas, que devem ser tratadas como seres humanos e não simplesmente como um corpo estendido no chão.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O deputado conhece o frio das ruas pela TV, e jornais, mais já tá bom .

  2. Como cristão faço o que está dentro do meu limite, mas como cidadão acredito que pelos impostos pagos não fico com raiva se boa parte dele fosse para dar ajuda a estas pessoas. Afinal ninguém tem o direito de os julgar por estarem na rua, cada um tem suas histórias de vida e muitas são devido a problemas familiares, oriundas do desemprego, das drogas e até dos desentendimentos sem pé nem cabeça que ocorrem nas famílias.
    Como disse, faço a minha parte dentro das minhas condições, porque se fizer além serei eu e mais os meus familiares na rua também e como tenho os meus impostos e obrigações em dia, já podem utilizar eles para quem mais precisa e só me deixem trabalhar para melhor ajudar há este povo desprovido de tudo quanto é necessário.
    Confesso que dói ver os seres humanos nestas condições e dói mais quando se lê e vê gente os agredindo por estarem nestas condições como vagabundos, desocupados e drogas. Ah! Sei vão dizer, leve para casa, Sinceramente se eu tivesse um espaço para os abrigar e os ajudar, faria de bom grado. E independente de ser humano, nenhum ser vivo deve ser maltratado e agredido. Eu acho que os culpados por está tragédia social são os políticos brasileiros, que roubam milhões e deixam milhões de brasileiros a margem do risco de vida.
    Por isso quero ver todos os corruptos presos e principalmente o cara de pau do Cunha que está já zombando da nossa cara, pois qualquer outro político já estaria preso, mas ele parece que se o prender cai a nação brasileira.

  3. Faça sua parte como cidadão também poderia dar sopas na frente da sua casa, abrigo, banho …, escrever criticando e fazer oposição é fácil !!
    Eu faço a minha!

  4. REQUIÃO FILHO, O GOVERNADOR DO PARANÁ ATRAVÉS DA COPEL ESTÁ GASTANDO MILHARES DE REAIS EM PROPAGANDA MENTIROSA, DIZENDO QUE A COPEL VAI BAIXAR A TARIFA DE ENERGIA. MENTIRA, QUEM VAI BAIXAR A TARIFA É O GOVERNO FEDERAL, GRAÇAS A DILMA. O GOVERNADOR FAZ UMA PUBLICIDADE, PARECENDO QUE É O GOVERNO DO ESTADO QUE VAI BAIXAR A TARIFA. TODO O POVO DO PARANÁ CONHECE BEM O CARÁTER DO SR BETO RICHA, SE DEPENDESSE DELE, JÁ ACHAVA UMA BRECHINHA PARA AUMENTAR A TARIFA E NUNCA BAIXAR. PORQUE ELE NÃO BAIXA A ÁGUA, O IPVA, AS TARIFAS DO DETRAN E OUTRAS. O POVO NÃO É BOBO.

  5. Arrotando abóborinhas o Nepotes. Aqui no Bom Retiro, acompanhamos a ação do pessoal da FAS. É um trabalho meritório e toca a sensibilidade de quem o acompanha. Conhecemos irmãos nossos, moradores de rua, que simplesmente não aceitam serem recolhidos ao abrigo da entidade, onde recebem banho, roupa, cortes de cabelos e barbas, alimentação, pouso e outras atenções.

  6. Agora, ano eleitoral, começam a aparecer os milagreiros, os paladinos e os salvadores da pátria. Lembram até dos pobres moradores de rua. Vai lavar o pé e dormir.

  7. A prefeitura está aceitando voluntários para junto com as equipes da Fas fazerem abordagens e trabalharem nos abrigos ,seria conveniente se o deputado se oferecesse para trabalhar e acompanhar durante algumas noites geladas o trabalho dos funcionários ,para depois vir falar algo a respeito

    • Tenho certeza de que o deputado seria muito bem-vindo. Ele poderia aproveitar a oportunidade para demonstrar na prática como pretende resolver este problema crônico de inúmeras cidades ao redor do mundo.

  8. O nobre deputado deveria procurar conhecer melhor o trabalho efetuado diuturnamente pelos servidores da FAS antes de escrever estes impropérios politiqueiros… Em época de eleições, aflora o bom-mocismo nos nefelibatas que julgam ser eles próprios, vejam só, a solução de todos os problemas dos munícipes curitibanos. Gostaria de saber quais são as experiências do dileto legislador com os desafortunados moradores de rua, que não estejam circunscritas, obviamente, apenas aos períodos eleitorais…

  9. Paulo Bernardo preso. Sem provas. Por um disse me disse.

    Mas ele é petista, né.

    Cunha solto. Mulher de Cunha solta. FHC solto. Serra solto. Aluysio solto. Temer solto.

    Um terrível precedente. Pois ter uma campanha recebendo dinheiro de empresa é um crime agora. Só para petistas e esquerdas. Todos os partidos receberam dinheiro mas pro PT nao pode.

    E as provas são Disse me disse.

    A Lava Jato perdeu a perdeu a noção. O povo esta vendo.

    • Sim maria.
      O povo está vendo a laia que foi eleita e comandou esse país à bancarrota.
      E a laia que o sucedeu que também foi eleita por vocÊs
      Mas vocês cegos não vão ver nunca.

    • Maria….. esse discurso de manual de militante não convence mais ninguém, nem mesmo os beneficiários do Bolsa Família nem mesmo os mais desinformados até por que com o advento da internet não temos mais desinformados ou analfabetos políticos. Não se preocupe, Cunha vai ser preso sim e sabe por que? Por que existem provas contra ele e a família, Serra, FHC, Aluysio é mais diz que me disse de petralha.
      O mais importante agora é meter em cana a Gleise……….

      • A Maria se esqueceu da Dilma, do Lula, Mariza e os Lulinhas. As pessoas que a Maria mencionu são têm FORO, mas a Maria NÃO sabe o que é isso. Foi a PF que prendeu, mas na cabeça delo foi o MORO, kkk. Genildo está certo: o Manual dos Militongos é falho rsrsr.
        Ah, me equeci: o sr. Leonardo Attuch “Jornalista” do Brasil 247 acaba de ser Preso. Brasil 247 é fonte de noticias dos PTralhas…..