Complexo Turístico Itaipu recebe prêmio da OMT

materia 24.premio ctiO Complexo Turístico Itaipu (CTI) conquistou este ano o reconhecimento internacional. Em janeiro, venceu o 12º Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, o mais importante do mundo no setor, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. A premiação é promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

O CTI foi recomendado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, que reconheceram a contribuição das ações do turismo Itaipu para o desenvolvimento sustentável da região.

O fato de ser administrada por uma fundação e de a receita captada ficar na sua região pesaram na escolha, assim como a geração de 250 empregos e a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes. Outro ponto decisivo foi o investimento do recurso excedente da operação em um fundo tecnológico de fomento da educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

“O gerenciamento e operação do Complexo Turístico Itaipu mostra como atrativos turísticos podem transformar o território no qual ele está inserido”, afirmou o ministro. Em 2007, o Ministério do Turismo do Brasil também conquistou a premiação, na categoria Governo – Inovação em Turismo.

Hoje, o turismo Itaipu oferece oito atrativos e suas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU. A promoção da cultura e da educação, com acesso livre da comunidade local em parte dos atrativos, a Estação Ciência e visitas guiadas ao Polo Astronômico são algumas das iniciativas listadas à OMT.