Senadores vão ao Supremo pela nulidade do impeachment

renan_requiaoUm grupo suprapartidário de senadores impetrará nesta terça-feira, dia 10, um mandado de segurança contra a decisão de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, que se recusou a devolver o processo de impeachment para a Câmara.

Segundo a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o Senado da República não tem condições de sanear nulidades decorrentes do processo na Câmara.

“Se alguém tem que decidir sobre a decisão do presidente da Câmara, é o plenário da Câmara dos Deputados, não o Senado”, explicou ela.

Nesta segunda-feira, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), presidente da Câmara, anulou o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff iniciado pelo antecessor Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), da tribuna, irritou Renan ao compará-lo a Cunha. “O senhor segue o mesmo caminho que o ex-presidente da Câmara”, disse, ao apontar irregularidade na continuidade do impeachment no Senado.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) também comentou o imbróglio jurídico-político:

“A recusa de Renan em aceitar a decisão de Waldir Maranhão é como se um tribunal recusasse a liminar de um ministro do STF antes de ir ao pleno”, ou seja, não tem cabimento algum.

Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) classificou de inaceitável a decisão do Senado que ignora a anulação do processo de impeachment pelo presidente da Câmara, Waldir Maranhão. Segundo ela, “esta decisão rasga a Constituição e ataca o bicameralismo e põe em risco a nossa democracia”.

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, em audiência com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, afirmou hoje que a corte deverá julgar o mérito do processo de impeachment de Dilma.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bobos da côrte kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. O Golpe é avassalador. Maranhão voltou atrás após ameaças.Agora acho que volta com mais força. É preciso resistir e ir a Luta.

  3. Renan, recolha-se à sua total nulidade como senador e fite embevecido e com cara de paisagem depois da chuva , o grande parlamentar Valdir Maranhão que teve a coragem que você não teve,a honestidade e comprometimento com a Pátria ! Enquanto o senhor traça as suas teias de aranha felpudas rumo ao poder, Valdir pensou no povo, na decência, na lisura de um processo e em nossa DEMOCRACIA! Pessoas como o senhor, agem nas sombras do poder, articulando a seu favor e jamais pensam no que o povo mais necessita: Paz, equilíbrio e justiça! Chega de golpes, de complôs e subserviência a partidos dominantes . O processo nunca nasceu, pois é NULO DE pleno direito, processo nulo não gera efeitos ….! Você deveria agradecer ao Deputado Valdir por ter DECLARADO a sua nulidade , pois em um futuro bem próximo, seriam responsabilizados criminalmente por esse ESTELIONATO JURÍDICO e obrigados a ressarcirem os cofres públicos….Portanto, não venha incendiar o país, aceite a decisão do Pres. Câmara Dep. Valdir Maranhão , ele goza de autonomia e independência, ou o senhor acha que ele é seu vassalo?