Por 74 votos, Senado defenestra Delcídio

delcidio_amaralO senador Delcídio Amaral (MS), sem partido, foi julgado nesta terça-feira (10) pelo plenário do Senado. Ele  foi cassado hoje por quebra de decoro pelo placar de 74 votos favoráveis, nenhum contra e uma abstenção. O presidente da Casa, Renan Calheiros, regimentalmente não votou. O Pedido para defenestrar Delcídio partiu de representação da Rede Sustentabilidade e o Partido Popular Socialista (PPS). 

Delcídio foi preso em 25 de novembro de 2015 pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. A alegação foi que Delcídio atuava para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga a corrupção Petrobras.

Segundo documentação encaminhada pelo ministro do STF ao Senado, Delcídio negociara a facilitação de fuga do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró para evitar uma possível colaboração premiada com a Justiça. Em troca do silêncio, seriam oferecidos R$ 50 mil mensais à família de Cerveró. A conversa foi gravada por Bernardo Cerveró, filho de Nestor, e o teor da gravação foi publicado na imprensa.

Por lei, cabia ao Senado autorizar a detenção de um senador no exercício do mandato. A votação em Plenário aconteceu na noite do próprio dia 25. Com 59 votos favoráveis, 13 contrários e uma abstenção, os senadores acolheram a decisão do Supremo e Delcídio permaneceu detido até 19 de fevereiro, período em que ele próprio firmou acordo de delação premiada, acusando de corrupção dezenas de políticos, funcionários públicos, lobistas e empresários.

Com informações da Agência Senado.

Economia

Comments are closed.