Requião: “Europa e América Latina rejeitam golpe no Brasil”

requiao_eurolatO senador Roberto Requião (PMDB-PR), copresidente da Eurolat — organismo que reúne os parlamentos latino-americanos e o parlamento Europeu –, disse nesta segunda-feira (16), em Lisboa, Portugal, que o organismo multilateral rejeita o golpe de Estado ocorrido no Brasil.

“Na sessão latina da Eurolat rejeição absoluta em relação à troca de poder no Brasil”, afirmou Requião na véspera da assembleia geral conjunta com o parlamento europeu.

“Amanhã, ao lado de Ramon Jauregui, falo na abertura da Eurolat em Lisboa. Como sempre darei clareza ao que penso”, adiantou Requião, que lidera uma comitiva de senadores brasileiros além-mar.

Para Requião, não se pode mudar política econômica desenvolvimentista ‘votada’ por outra neoliberal ‘sem consulta’ e autorização popular. “A eleição resolve isso”, opinou.

O colegiado conjunto – europeu e latino — deverá emitir nesta terça uma moção contrária ao golpe parlamentar, jurídico e midiático no Brasil. Será mais um revés na diplomacia no governo interino de Michel Temer (PMDB), que segue isolado no plano internacional.

As senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), participaram hoje do Fórum de Mulheres do Eurolat, evento preparatório para a assembleia geral de amanhã no organismo. “Todas as intervenções foram no sentido de solidariedade à presidenta Dilma e condenação do golpe institucional no Brasil”, relatou a senadora paranaense.

Também participa da comitiva o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que, ao lado de Gleisi, em Lisboa, manteve conversações com Francisco Louçã, economista e dirigente do Bloco de Esquerda Português.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Senador Senil agora roda o mando denegrindo o Brasil. Deveria ser preso e fuzilado assim que voltasse a colocar os pés no Brasil. Vergonha do Paraná este pol~itico sem escrúpulos.

  2. Pouca vergonha! Afundaram o país na lama, no caos político e econômico e ainda querem conturbar o governo ainda mais? O país está vivendo uma das maiores crises econômicas de sua história e esses incompetentes que perderam o poder única e exclusivamente por sua própria incompetência, ainda querem atrasar o país ainda mais? Tudo por causa dessas “picuinhas partidárias” não estão nenhum pouco preocupados com o futuro do Brasil. Façam um favor para o país vão embora pra Cuba!

    • O coxinha você é burro mesmo ou está com microcefalia
      Para que vc saiba a verdade já que você não tem poder
      de raciocínio em primeiro lugar o Brasil tem 380 bilhões de dólares de reserva cambial mas para ser usado pelo governo federal o congresso tem que liberar de acordo com o destino e valor o outro ponto em 2014 e
      Nos anos anteriores a Petrobras estava explorando do pré-salum milhões de barris por dia e vendendo o barris a 110 dólares e o que aconteceu foi que os Estados Unidos e os árabes que manipula o preço do barris joga
      Sujo e desvalorizar o preço do barris para 40 dólares foi isso que aconteceu com o PIB do Brasil de um lado os grandes empresários do petróleo americanos junto com
      Os árabes e no Brasil o Cunha é todo congresso que não aprovaram o ajuste fiscal

  3. Vai perder a boquinha na ITAIPU néh Requião…. talvez teus aprendam a trabalhar…. seria ótimo! teu pia tbm. Vamos
    pedir a carteira de trabalho de todos parente do Senador.

  4. Seria mais legítimo se ele tivesse escrito esperando o expresso e tomando tubaína.

  5. Ele postou isso da sala de embarque vip, tomando champagne e embarcando para portugal em voo executivo?
    Celerados aplaudem…

  6. A Globo resume que países como Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, El Salvador, Nicarágua e Guatemala que já se manifestaram contra a cassação do mandato da Presidente Dilma é tudo bolivariano e não significa nada, mas esquecem eles que apesar do contesto político destes países serem antagônicos com os interesses de alguns brasileiros ou dos golpistas deste Brasil eles acham que estas manifestações não serão ouvidas.

    Mas como jogam sujo na mídia televisiva e somente divulgam o que lhes interessa a Folha de São Paulo na semana passada relatou que o Governo Americano representado pelo seu Presidente Barack Obama não iria realizar nenhum telefonema para o “presidente interino” Temmer com de costume do Governo Americano para saldar o novo Presidente de um país onde a democracia impera, e não para golpistas que assumiram o comando da nação após o golpe institucional até o momento se dando bem.

    Como tapa de luva de pelica ou educadamente dizer que não reconhece este governo golpista, à Globo e outros meios de comunicação não deram nenhum destaque, aliás até fazem questão que esqueçam o que o Presidente Americano disse.

    Só a FOLHA DE SÃO PAULO, relatou o ocorrido e pelo menos alguns milhares de brasileiros sabem neste momento que o Brasil além do enfrentamento dentro de casa contra as ações destes golpistas, terá também dificuldade com os relacionamentos estabelecidos durante anos com outras nações.

    E tem gente que acha que vez a coisa certa derrubar uma Presidente eleita pelo voto e colocar um bando de sem votos em seu lugar.

    ELEIÇÕES JÁ! PARA O BRASIL NÃO PARAR DE VEZ ATÉ O FINAL DESTE ANO.

    • Paulo, esses países por você citados e que, fortemente repudiaram o golpe, para o PIG, somente valem quando estão à frente do Brasil em algum índice econômico e serve de base para críticas de Miriam Porcão e Sarnaemberne … Só servem pra isso …

  7. A única saída é buscar ajuda externa porque aqui dentro o STF está de braços dados com os golpistas. Que são orientados e direcionados pela grande mídia que dá o tom e o ritmo de como deve acontecer as coisas.. Acho que os Senadores que lutam pela democracia devem buscar apoio junto aos BRICS, que são os verdeiros aliados parceiros econômicos do Brasil. Os americanos sabemos através de suas empresas que, estão mesmo é de olho nas riquezas do Brasil..

    • a saída é as ruas. Golpe não está havendo, tentativas iguais a qua esta sendo consumada os petistas abusaram de tentar e não tiveram forças para fazê-lo. Dilma esta onde deveria estar há tempos. Agora é expulsar o Temer e quantos mais são indignos de nos representar ou exercer a administração pública. Sustentar a LavaJato é obrigatório. Vigilância e pressão sobre o Judiciário. FINALMENTE: POVO UNIDO!!! PARTIDOS NO PAIS INFELIZMENTE SÃO MERAS SIGLAS E MEIOS DE MANIPIULAÇÃO. AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NÃO DEVERÃO SER CONTINUIDADE DA DISPUTA DE BRASÍLIA. OLHOS ATENTOS AOS CANDIDATOS A PREFEITOS E VEREADORES. LIMPEZA ÉTICA E FAXINA MORAL SÃO AS PALAVRAS DE ORDEM AO BRASILEIRO.

    • USA está esperando o momento certo ,estão de olho na Amazônia e Petrobras pré-sal
      Os nossos minérios o José Serra já está cuidando do caso