Por unanimidade, STF confirma afastamento de Cunha e abre incerteza sobre golpe contra Dilma

stf_cunhaOs ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade (11 votos a zero), decidiram nesta quinta-feira (5) manter a decisão do ministro Teori Zavascki que determinou a suspensão do mandato parlamentar do deputado federal Eduardo Cunha e o afastamento dele da presidência da Câmara.

A confirmação abre incerteza sobre a continuidade do golpe contra a presidente Dilma Rousseff, pois, segundo juristas, o afastamento gera nulidade dos atos de Cunha — dentre os quais o processo de impeachment.

Além disso, segundo o senador Roberto Requião (PMDB-PR), a prisão do senador Delcídio Amaral (MS), em novembro de 2015, estabeleceu ‘precedente’ que pode resultar em prisão de Eduardo Cunha.

O ministro Edson Fachin, ao proclamar seu voto, abriu a hipótese para examinar ‘cabimento de prisão preventiva’ de Eduardo Cunha.

O julgamento de hoje suplantou pedido da Rede, pois, mais cedo, o ministro Teori Zavascki atendeu a um pedido liminar do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Awesome write-up. I’m a normal visitor of your web site and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I’ll be a frequent visitor for a long time.

  2. I simply want to mention I am just very new to weblog and actually savored this web site. Probably I’m planning to bookmark your blog post . You really have remarkable articles and reviews. Appreciate it for sharing with us your webpage.

  3. I simply want to say I am very new to weblog and certainly savored this blog site. Almost certainly I’m likely to bookmark your website . You definitely come with fantastic article content. Thanks a lot for revealing your website page.

  4. Se dependesse dele próprio, de Temer e de mais alguns, Cunha seguiria “operando” a Câmara… então, vale o “antes tarde do nunca”.
    Mas… saíram de férias no verão, como se nada estivesse acontecendo, e só descobriram agora que Cunha deveria ser afastado?!
    É… STF golpista e metido a espertinho…

  5. Hoje é dia de felicidade, Cunha terá que fazer muito malabarismo para se livrar da cadeia, a votação do STF deixou claro o destino deste meliante, mas é bom não comemorar muito, vai que dá M… e este delinquente escapa da Justiça.

  6. Simples assim: se o STF continuar OMISSO com seus DEVERES de guardião da CONSTITUIÇÃOP FEDERAL do BRASIL, o STF “cria” uma TERRA SEM LEI e nos AUTORIZA para pelo menos “UMA SEMANA de DESOBEDIÊNCIA CIVIL por MES”, nos próximos 180 dias.
    TERRA SEM LEI é assim: SABOTAGENS, BLOQUEIOS, SAQUES, ARRASTÕES, TUMULTOS, INVASÕES, QUEBRA-QUEBRA, .. ou seja, a “RUA FAZ SUAS PRÓPRIAS REGRAS, LEIS e REGIMES” .. Espero que o STF ACORDE e CUMPRA com seus DEVERES CONSTITUCIONAIS de guardião de nossa “CARTA MAGNA” acima de tudo .. sou DEMOCRATA, CONSTITUCIONALISTA com base no ESTADO de DIREITO e CIDADANIA, onde “TODO o PODER EMANA do POVO” e o VOTO é o instrumento que dita o PODER do POVO.. mas se os que tem a ATRIBUIÇÃO, RESPONSABILIDADE e DEVER de “CUIDAR” de nossa LEI MAIOR, …não CUIDAR, a RUA CUIDARÁ !

  7. Esperamos que isso seja um começo pois tem muitos,tipo AÉCIO neves,BETO lixo,etc.

  8. Esperamos que isso se torne rotina isso sim e justiça,mas ainda e sedo para rir pois e mesma justiça que prende solta em poucas horas depois,os tal recursos etc.por enquanto parabéns,ao S T F justiça e isso ainda falta muitos.

  9. Supremo tribunal funeral … chutando cachorro morto … só julga depois do enterro …
    Lembra do Azeredo … levou 17 anos para a 1a. instancia … mais 17 na 2a. e 17 na 3a. …
    17 x 3 = 51 uma boa idéia …
    supremo tribunal funeral … pior do que pipoca de microondas …