Por 55 votos a 22, Dilma é afastada temporariamente da Presidência

renanO Senado aprovou na manhã desta quinta-feira 12, às 6h30, por 55 votos favoráveis e 22 contrários, o afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) pelo prazo de 180 dias.

Depois de uma batalha que durou quase 18 horas, os vitoriosos não comemoraram o golpe. O clima era de constrangimento entre os vencedores.

Ao admitir a abertura do processo de impedimento da mandatária, no Senado, o vice Michel Temer (PMDB) assumirá a Presidência nesse prazo.

O plenário do Senado votará o mérito do afastamento de Dilma, portanto, em seis meses, mas ela manterá as prerrogativas de presidente.

No entanto, o quórum para destituir a presidente será diferente deste (simples) que a afastou. Serão necessários dois terços dos votos (qualificado), ou 54 votos.

Hoje à tarde, às 16 horas, Renan passa a condução do processo de impeachment para o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski.

Dilma deverá ser notificada ainda esta manhã.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I’m very new to blogging and site-building and actually enjoyed this blog site. Most likely I’m planning to bookmark your blog . You actually come with awesome stories. Appreciate it for sharing with us your web-site.

  2. ROUBARAM MEU VOTO E,NÃO FOI UM NEGRO NEM O POBRE,QUEM ME ASSALTOU TEM FORMAÇÃO ACADÊMICA E,USA TOGA…

  3. Temos que sabotar o governo golpista Temer, da mesma forma que fizeram com a Dilma. Eles estão com medo da continuidade da divisão popular, neste gove

  4. Dilma caiu por incompetência de administrar a crise, mas vendo os nomes que o Temer está escolhendo da até medo, o cara vai colocar na Pasta da Educação um cara do DEMonio, imagine os caras vão querer privatizar a educação toda. Será o fim do estudo gratuito no país.Vamos sentir falta ainda da Dilma…

  5. Não posso deixar de registrar minha indignação por esse acontecimento constrangedor que ficará manchado na História do nosso país.
    Mesmo com os vacilos da presidente Dilma, esse processo de impedimento não me representa.
    A famigerada oligarquia que sempre controlou o país em benefício próprio e do capital, enfim, conseguiu o que queira e com as bençãos do imediatismo popular que chegou ao ponto de, até, apoiar uma didatura militar: que falta de conhecimento e inconsequência!
    O processo não passou de um teatro para mostrar ao mundo que houve ampla defesa. Como, se o resultado já era plenamente conhecido: um verdadeiro pacto da medilcridade!

  6. Oque posso dizer nesse momento, apesar do descontentamento de ver meu voto anulado, que fica como exemplo de um governo fraco que não soube administrar a economia, nem cativar seus aliados. Quanto ao pobre que corre o grande risco de perder tudo aquilo que foi conquistado – Ô coitado, de novo está “ferrado”.

  7. MAIS DE 54 MILHÕES DE VOTOS LEVADO NA MÃO GRANDE!! VERGONHA DE SER BRASILEIRA!! NÃOS ACEITO SER GOVERNADA OR UM FICHA SUJA,CORRUPTO!! VERGONHA DE OLHAR PROS MEUS NETOS!! VERGONHA DE SEG GOVERNADA POR UM GOVERNO ILEGÍTIMO!! QUE VAI TIRAR DIREITOS CONQUISTADOS A DURA PENA!!VERCONHA DE TER QUE SAIR A ÚNICA PESSOA REALMENTE SER IMPEDIDA DE GOVERNAR!! LEVANTA A CABEÇA PRESIDENTE DILMA PQ SUA DIGNIDADE ELES NÃO LEVAM!!