Lazer, esporte e cultura para combater a criminalidade

comunidade

Além da Segurança Pública, do policiamento ostensivo, das cadeias lotadas, o combate à violência urbana deve se basear antes de tudo na prevenção. E para prevenir que jovens não sigam o caminho do crime, nada melhor que indicar um caminho mais saudável, como os esportes ou a cultura. O deputado estadual Requião Filho (PMDB) aborda esse ponto de vista em sua coluna semanal. Leia a seguir

A comunidade transforma a vida nas cidades

Mais opções de lazer podem diminuir os índices de criminalidade

Requião Filho*

Atualmente não há conversas na Capital do Estado do Paraná que não recaiam nos incontáveis casos de assaltos que estamos presenciando.

Economia

Inúmeros fatores interferem nos índices de criminalidade de forma a aumentá-los ou a diminuí-los; não estou falando aqui especificamente em segurança pública, tema pelo qual sou apaixonado, mas em ações que podem e devem ser realizadas pelos municípios e até mesmo pela própria comunidade.

Políticas de prevenção social, é este o nome. Prevenção é agir antes que o jovem adentre o mundo da criminalidade, prevenção é cuidar das crianças ainda dentro do ventre materno, é dar condições de serem criadas e educadas junto às famílias, em creches e escolas seguras e de qualidade.

Prevenção à criminalidade é vista na construção de uma quadra poliesportiva em um bairro, de bibliotecas públicas, de uma praça na proximidade de escolas e igrejas, de parques, academias, iluminação pública eficiente, clubes comunitários e na integração da escola com a comunidade.

Também falamos em Políticas de Inclusão Social, demonstrando como atividades extracurriculares de qualidade são capazes de modificar positivamente, para sempre, a vida dos jovens curitibanos. Oficinas de esporte e cultura são aptas a transformar uma sociedade, pois momentos de entretenimento, comprovadamente, retiram os jovens da criminalidade.

O fomento à escolinhas de futebol, dança e artes além de trabalhar a autoestima das crianças, pode trazer uma futura profissionalização para o jovem.

O município tem um papel fundamental no fomento do lazer, portanto, é seu dever conferir à população alternativas para que vivam dignamente, mas a comunidade, das formas mais variadas, também pode exercer parte deste papel, fazendo uma aliança com a administração pública em prol da sociedade.

Empresas grandes, médias e pequenas podem firmar parcerias com Universidades em pesquisas e projetos que beneficiem a nossa cidade.

Incluir o jovem na sociedade, demonstrar sua importância na vida da comunidade em que vive, com toda a certeza interferirá em suas futuras escolhas. Tudo e todos são importantes na formação de uma sociedade mais justa.

Inclusão, prevenção e eficiência, são os norteadores para uma Curitiba mais segura.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

Comments are closed.