Joaquim Barbosa fala sobre o golpe: “Pura encenação para justificar uma tomada de poder”

barbosa_VTEXDayO ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, classificou a sessão que aprovou o afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff como encenação para justificar um golpe de Estado. “Pura encenação para justificar uma tomada de poder”, disse ele. Abaixo, assista ao vídeo:

Barbosa participava na quinta-feira 12 do VTEXDay, encontro do setor de comércio eletrônico, em São Paulo.

“Colocar alguém no lugar da presidente alguém que ou perdeu a eleição ou alguém que sequer teria, um sonho, de disputar uma eleição. O Brasil terá que conviver mais dois anos com essa anomalia”.

O ex-presidente do STF afirmou que teme o futuro da democracia. “A partir para frente, será trivial, banal, tirar um presidente da República. Basta ele contrariar meia dúzia de parlamentares poderosos”.

Joaquim Barbosa disse ainda que o impeachment não era necessário.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hiya, I am really glad I’ve found this info. Nowadays bloggers publish just about gossip and net stuff and this is really irritating. A good web site with exciting content, this is what I need. Thanks for making this web site, and I will be visiting again. Do you do newsletters by email?

  2. Que pena! Barbosa perdeu um excelente ocasião para fecha a boca e não falar asneiras!

  3. Por favor Sr Joaquim Barbosa se retrate com a minha família pela ofensa de hj , sou TABAJARA e não admito chacota com meu sobrenome vindo de quem for !!!!

  4. Estou cansada deste paixãologismo político.
    Quando vão acordar e entender que não vivemos em uma república democrática, mas sim em uma oligarquia, cada um defendendo para manter a sua suculenta coxa de peru enquanto joga sobras para o povo e o pior parte deste povo é agradecido. Não importa o lado, todos são oportunistas.
    Aufklärung!!!!

  5. Precisamos ser adultos e instruídos o suficiente, para deixar de torcer por partidos políticos como se eles fossem times de futebol.
    Nada mais à declarar.

  6. I just want to mention I am just all new to blogs and honestly loved this blog site. Likely I’m planning to bookmark your site . You definitely come with remarkable posts. Many thanks for sharing your blog.

  7. A pergunta que não quer calar…
    Senhor Joaquim Barbosa por que você condenou sem provas José Dirceu? Por que você destruiu a vida de quem colocou você no cargo de Ministro do Superior Tribunal Federal? Por que você fez isso?

  8. Cartas fora do baralho estão fora de jogo! Nem um nem outro estão dentro da validade para atuar. Quem sabe numa próxima legislatura.Passem muito bem proscritos!!!

  9. Esse senhor pediu que o povo livrasse o País dessa instituição criminosa chamada pt……….agora fica de mimimi.
    Ora Joaquim Barbosa vai catar coquinho. ….e cala essa boca..

  10. Nunca ví um comentário tão cristalino de um ex-membro do STF, diferente das babozeiras do Gilmar Mendes, Dias Tofoli e seus seguidores, ameaçando a presidente em rede nacional e tentando iludir o povo brasileiro
    com conceitos não realistas do impeachment. O problema não era o instrumento institucional do impeachment, mas o mérito da questão.

    • oaquim Barbosa , qual foi a parte que voce não entendeu, que MILHOES de brasileiros foram as ruas pedir o impeachment? voce desistiu no meio do caminho de passar o país a limpo! e agora reaparece pra criticar?? faça um favor a povo brasileiro Suma! Deixe o Brasil crescer!!!

  11. A verdade meus caros! Foi um golpe infelizmente…Nenhum dos lados serve ao interesse do povo brasileiro essa é a mais pura e cristalina verdade. No governo FHC quem dava as cartas os empreiteiros e a elite agora no governo PT descobrimos que eram as empreiteiras de novo e demais usurpadores da nação com seus bem pagos deputados a cuidar de seus interesses. Quem nos salvará desse mal??? onde foi parar a tal dita democracia???

  12. Engraçado … Presidente do STF, roeu a corda rapidinho, se aposentou porque não aguentou a pressão.
    Tinha a minha admiração
    Agora… nem pena dá para sentir…
    Ainda bem que não está mais no STF, ainda bem,

  13. Ainda vai chegar o dia em que o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa vai pedir desculpas ao país por ter ajudado na condenação de petistas no mensalão baseado em provas tênues e na teoria que realmente não vinha ao caso do domínio do fato. Também pedirá desculpas por ter protegido tucanos de forma vergonhosa no mesmo episódio. É a proteção a corruptos tucanos e seus aliados pelo judiciário que os têm levado tão longe, até a depor uma presidente honesta.

  14. E aí? … o Herói de muitos, do “mentirão” do PT, presidente do STF, defendendo o PT no poder? E aí? … é golpe ou não é? … com a palavra, a muitos que votaram a favor do impedimento, como Belinatti, Yarede, entre outros neófitos e muitos nem tanto, mas golpistas assim como todos …

    A análise deve ser jurídica, por favor … minha área … e a do ex-ministro …

    • Esse cara esta com coisa. Agora deu para dar palpite. Foi um covarde ao se aposentar por não aguentar as pressões. Onde estava poderia fazer muito pelo Brasil. Pra mim não está pindocando bem. Talvez tantas leis na cabeça, fundiu a cuca. É melhor ficar no silêncio amigo, não precisamos agora de suas orientações furada.

      • Franciscoa guides, isso é nome de gente? Não tem oque falar, cala a boca seu idiota, não fica falando merda, ensano é vc seu filha da puta. Enquanto o então ministro estava condenando gente do PT ele era bom, agora que ele fala contra o golpe ele é ensano! Ensano é vc seu filho da puta.

    • Pela minha mãe, pelo meu cachorrinho, pelo meu vizinho…………..pelo amor de Deus, a constituição é clara, não tem meio termo, ela deveria ter sido afastada pelo crime de responsabilidade, a qual não cometeu. Então, se isso não é golpe, mudem seu significado no dicionario, concordo com o Kaká a analise deveria ser jurídica e não pessoal ou partidária.

  15. Nesta noite dormi muito cansado acabei tendo pesadelo até interessante, vejam só:

    Sonhei que a Dilma e a senadora do Pr mudaram de partidos e o senado em nova votação não viram qualquer irregularidades inclusive citando avanços sociais de cor e raça.

    Buzinaram na rua e acordei fiquei pensando cada sonho?