Enio Verri: nenhum Chefe de Estado mundial telefonou para Michel Temer

temer_cunha

O deputado Enio Verri (PT-PR) observa em sua coluna de hoje (31) que, até agora, nenhum chefe de Estado mundial telefonou para reconhecer o “presidente” interino Michel Temer (PMDB). “A Corte Interamericana de Direitos Humanos, o Papa e dezenas de chefes de Estado não reconhecem a interinidade de Michel Temer”, discorre o colunista. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

Até agora, nenhum Chefe de Estado mundial telefonou para Michel Temer

Enio Verri*

O Brasil vive uma fascista e preocupante inversão de valores políticos e jurídicos, segundo os quais, os avanços sociais, econômicos e políticos dos últimos 13 anos são passíveis de questionamentos por parte de uma elite que se beneficiou do desenvolvimento brasileiro e, agora, nega os avanços. Tudo em nome de uma ordem político-econômica neoliberal, que arquitetou um golpe de Estado revestido de legalidade

Desde 2012, quando a crise econômica de 2008, que atingiu as maiores econômicas do mundo nos alcançou, a oposição desenhou os piores cenários para sua existência. O avanço da popularidade dos dois governos PT não parava, apesar da desaceleração da economia e a política de “quanto melhor, pior”, defendida pelos partidos oposicionistas.

O governo Dilma enfrentou a crise com estímulo à empregabilidade, por meio de todo tipo de renúncia fiscal possível, para o Brasil seguir produzindo. Chegamos ao fim de 2014 com 4,9% de desemprego, mas deputados e sanadores não puderam contribuir com, por exemplo, o fim da desoneração da folha de pagamento, sem perda de empregos. O posicionamento do governo em relação a operação Lava Jato foi de discrição e sem uma única interferência. Fato reconhecido pelo Ministério Público Federal (MPF).

De outra parte, o governo Dilma investiu na ampliação e no aprofundamento dos programas sociais e reforçou a participação do Brasil no Mercosul e no BRICS. O Brasil é, segundo Obama, uma liderança mundial. Em 2012, o Fundo Monetário internacional (FMI) estimava as participações de contribuição para o crescimento econômico mundial, em 56% do bloco BRICS e 9% do bloco G7.

Com fortunas energéticas incalculáveis para a geopolítica mundial, o Brasil e sua jovem democracia foram submetidas a um golpe e constrangimento internacional. Os 367 deputados, apoiadores da ruptura democrática, causaram um indisfarçável mal estar. A maior parte dos países das Américas Latina e Central e do Caribe acusou o processo em curso e nenhum chefe de Estado do mundo telefonou para cumprimentar o novo “presidente”.

O mais evidente complexo terceiro-mundista foi expresso pelo ministro interino do Exterior, José Serra (PSDB), ao visitar a Argentina sem ser convidado por não ser reconhecido, como governo legítimo. O Brasil foi imperialista. E Serra, em sua posse, no Itamaraty, deixou claro que não quer relações com países bolivarianos, como a Venezuela, a Bolívia, o Equador.

Em uma atitude arrogante e de mau jeito, os golpistas colocam em risco uma aliança de desenvolvimento e paz, construída há mais de 10 anos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos, o Papa e dezenas de chefes de Estado não reconhecem a interinidade de Michel Temer. O mundo está estarrecido com o atraso político em mais de 40 anos.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m beginner to blogging and really savored you’re page. Probably I’m going to bookmark your website . You actually have impressive articles. Appreciate it for sharing with us your web site.

  2. Como não ligaram? O Presidente da Argentina ligou. Pelo menos o Temer pensava que era o Macri no telefono. kkkkkkkkkkkk
    https://www.youtube.com/watch?v=ZpFRsfDfaWo

  3. O Cunha atrás rindo dele e o MUNDO não reconhece seu governo! Que vergonha!

  4. e deveriam ligar pra ele por qual razão??? Ele é apenas interino, não está no poder em definitivo, portanto os líderes até se mantém discretos em relação a uma aproximação, mas caso ele passe a ser o presidente por força do impeachment de Dilma, garanto que no mesmo dia choverá ligações de líderes querendo aproximação com este traia (só está onde está por causa deste maldito governo PTista).

    • Olho Vivo, como você mesmo disse, ele é interino e como interino nem deveria realizar mudanças nos Ministérios até a decisão final da permanência da Presidente afastada Dilma. Portanto a sua justificativa não cola, tenta outra que está realmente não convenceu ninguém!
      E acredito que ele não fica até o final do seu interino mandato, pois pelo andar da carruagem, vai logo para tronco como foi a Presidente Dilma, já que a Globo também abriu fogo contra ele. Discretamente sim! Mas já está descendo a lenha no lombo do Michel Temmer. A solução para o Brasil voltar aos trilhos é nova eleição e nada mais do que isso.
      O povo é soberano e tem direito de decidir quem ele quer para ser o seu governante e não um bando de málacos que se dizem congressistas.

      • Mas Paulo, infelizmente este mesmo povo é aquele que elegeu toda essa corja e a coisa não tende a mudar a curto e médio prazo, entendo que só muda algo se realmente as leis eleitorais mudarem drasticamente e que corruPTo realmente não pudesse mais participar de pleitos eleitorais. Enquanto estiver assim, o que teremos como governantes são estes que aí estão.

  5. E isso significa o quê?

    Significa que não existe reconhecimento pela comunidade internacional deste governo interino que hoje está mais afundado em corrupção ou igualmente está como foi o PT por desvio de condutas de seus principais integrantes.
    O governo interino de Michel Temmer é uma piada sem graça. Primeiro queriam acabar com a cultura, depois com a educação e saúde, já que se ventilou menos orçamento para os referidos ministérios, fora que seus ministros dia após dia estão caindo pela beiradas das estradas, devido a denúncias de envolvimentos em atos contra a integridade nacional. Jucá foi o primeiro, agora tem mais dois que estão caindo e quantos mais iremos ver, até o presidente interino já está sendo denunciado e tem gente graúda de outras esferas do poder brasileiro também no meio desta sujeirada toda.
    E para nós brasileiros só nos resta é a repudia por todos estes atos ilícitos, mas se forem às ruas que vão para se manifestarem de fato e de verdade contra a corrupção no Brasil sem vínculos partidários ou de ideologias partidárias, somente com noção de que o Brasil só tem jeito se mudarem todos estes governantes que nos “representam” e principalmente os congressistas que não representam e nunca representaram os interesses do povo brasileiro e sim de seus companheiros de partido e de roubalheira.
    Muda Brasil, mas muda com consciência e não como está acontecendo agora. UM VERDADEIRO TIRO NO PÉ E NA DEMOCRACIA NACIONAL.

  6. Pois é Grandão … mas, ainda tem muito imbecil achando que a situação golpista não é grave … a hora em que bater a fome na porta, daí vai ser tarde … mas, deixa estar que esses que não enxergam a um palmo do que passa na tela da globo são os mesmos da turma do “somos todos cunha” …

    Pimenta no cunha dos outros, por enquanto, até quando não chega no cunha deles, ainda é refresco … enquanto isso, os 367 golpistas continuam a solta …

    Há que se destacar a imbecilidade, a trairagem, a total falta de cuidado, displicência, má-fé podemos assim dizer de juiz e promotores, bem como de delegados, envolvidos em uma certa “farça-tarefa” por suposta conta de se acabar (kkkkkkkkkkkkkk … eu mereço) com corrupção, que afundaram com as 10 maiores empresas do Brasil … e dá-lhe desmanche do estado, recessão e desemprego …

  7. Nem o Obama, o patrocinador do golpe?

  8. temer -trim trim trim alguém ligou pra mim.

  9. Nossa, que coisa grave né??? Não vou nem dormir esta noite de preocupação….

  10. Ai tadinho do Temer!!
    O nobre deputado federal Enio Verri deveria se preocupar com coisas mais importantes do que controlar quem liga ou deixa de ligar para o presidente interino. Não precisamos de alimentar a vaidade de ninguém.
    O país não tá comemorando aniversário. Receber ligações a todo momento de Maduro, de Cuba, da Bolívia, do Irã não significa nada também para o PIB nacional.
    O deputado não teve nenhum projeto aprovado até o momento na Camara Federal. Sua atividade parlamentar resume-se apenas a distribuir as emendas parlamentares, assim como fazem mais de 25 deputados paranaenses do total de 30. Um quadro deplorável.

    • Cara quando lei cometários de analfabetos funcionais como o seu eu vejo porque o Brasil chegou nesta situação. Infelizmente a culpa não é dos corruptos é nossa por não ter cultura e nem educação para entender o que isso significa.

    • Este deputado do PT deverá ser o próximo na lista dos investigados, pois ele também recebeu dinheiro de campanha da senadora investigada Gleisi Hoffmann. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Agora é que a vaca foi pro brejo mesmo e o Brasil jamais terá assento no Conselho de Segurança da ONU…acho que o mundo estava certo em ignorar este antigo sonho brasileiro, pq diante dos fatos atuais sou levado a concordar com a negativa internacional, haja vista que Nossos representantes nunca se deram ao respeito, portanto, não merecem agir como seguranças de Nada, tampouco do destino de outras Nações!!