Vaza discurso inédito de Requião

roberto_requiaoO senador Roberto Requião (PMDB-PR), uma espécie de muso contra o golpe, deixou “vazar” pela internet o discurso que fará semana que vem, no Senado, quando afirmará da tribuna que Dilma Rousseff jamais poderia ser afastada por crime de responsabilidade. Entretanto, filosofa o parlamentar, se o sistema de mandato imperativo estivesse em vigor, a presidente da República seria destituída dentro da ideia do recall político pelo descumprimento do programa pelo qual fora eleita. No discurso vazado, Requião também denuncia “a tremenda ilegitimidade de um governo que nasce de um golpe parlamentar e cujos protagonistas saem por aí a encomendar um programa aos bancos, às federações patronais, ao mercado.”  Segundo o senador, somente uma eleição direta legitimaria um novo governo. Abaixo, leia a íntegra do inédito pronunciamento.

O povo decide. Eleições já!

Sem a pretensão de uma aula sobre o assunto, para efeito de preliminar à proposta que vou fazer, gostaria de relembrar com as senhoras e os senhores antigas lições sobre a evolução da ideia de democracia, essa forma de governo tão deficiente, mas que ainda se revela insubstituível.

Como somos, na definição de Aristóteles, ántropos politikón, isto é, animais gregários, societários, era natural que buscássemos, desde de cedo, regras de convivência. Temos, assim, a Ágora grega, onde os cidadãos, diretamente, sem intermediação ou representação delegada decidiam os destinos da sociedade. E eram remunerados, por disporem de seu tempo e afazeres, para participarem da assembleia, daí a origem dos proventos dos parlamentares, hoje existente no mundo todo.

É claro, com o tempo, pela impraticabilidade do exercício democrático direto, institui-se a representação delegada. Pelo voto, a povo escolhe quem legislará em seu nome.

Mas, desde que estabelecida, a democracia representativa conviveu com críticas aos limites de seu exercício.

Por exemplo, Jean Jacques Rousseau, tido com o pai da democracia moderna, na sua obra mais conhecida, o Contrato Social, lançado em 1762, desdenha a tão decantada democracia representativa inglesa. Dizia ele: “O povo inglês acredita ser livre, mas se engana redondamente; só é livre durante a eleição dos membros do parlamento; uma vez que estes são eleitos, o povo volta a ser escravo, não é mais nada”.

Para Rousseau, a soberania popular não pode ser representada, pela mesma razão de que ela não pode ser alienada. Nem representada, nem alienada.

Essencialmente, a soberania consiste na vontade geral e essa vontade geral jamais pode ser representada, dizia ele. Logo, deduzia, os Deputados não são e nem podem ser representantes do povo, porque eles não são mais que comissários do povo e assim não podem concluir nada definitivamente.

Com esta crítica radical à democracia representativa, afirmando que os parlamentares não podem concluir nada definitivamente, Rousseau retoma a ideia da democracia direta e revive o conceito de mandato imperativo.

Segundo Rousseau, a soberania popular implica uma concentração de poderes nas mãos do povo, a tomada de decisões através da democracia direta e a eleição de simples comissários exercendo o poder em nome do povo.

No entanto, diz Norberto Bobbio em seu livro “O Futuro da Democracia”, Rousseau também estava convencido de que “uma verdadeira democracia jamais existiu nem existirá”, pois requer condições, pressupostos, difíceis de serem reunidos. Por exemplo, exigiria um estado muito pequeno, com poucos habitantes “no qual ao povo seja fácil reunir-se e que cada cidadão possa facilmente conhecer todos os demais”; exigiria “uma grande simplicidade de costumes que impeça a multiplicação dos problemas e as discussões espinhosas”; por fim, exigiria “uma grande igualdade de condições e fortuna” entre os cidadãos.

Rousseau, como cita Bobbio, concluía: “Se existisse um povo de deuses, governar-se-ia democraticamente. Mas um governo assim perfeito não é feito para os homens”.

Mas, com sua crítica radical à democracia representativa, decretando que os parlamentares não podem concluir nada definitivamente, Rousseau retoma a ideia da democracia direta e revive o conceito de mandato imperativo.

        O que é o mandato imperativo?

        Menciono dois juristas brasileiros que trataram do assunto.

Diz Darcy Azambuja: O mandato imperativo obriga o eleito a seguir fielmente as instruções (….) que lhe dão os eleitores. Por meio da existência do mandato imperativo, o povo tem o poder de ditar o seu plano de governo, o qual deverá ser observado pelo governante, sob pena de o mesmo ser destituído de seu cargo.

Agora, Paulo Bonavides: O mandato imperativo sujeita os atos do mandatário à vontade do mandante, transformando o eleito em simples depositário da confiança do eleitor;

juridicamente, equivale a um acordo de vontade ou a um contrato entre o eleito e o eleitor; e, politicamente, reconhece a supremacia permanente do corpo eleitoral (…).

Quer dizer, a ideia de mandato imperativo está vinculada à ideia do recall, da revogação do mandato concedido, do cancelamento da representação, da retirada da delegação por quem a deu, o povo.

Assim, desse ponto de vista, a presidente Dilma deveria ser afastada do cargo por não ter cumprido os compromissos que assumiu com o povo brasileiro, governando em contradição com o contrato que firmou com eleitores na campanha de 2014, mas nunca, jamais por crimes de responsabilidade que, todos sabemos, inclusive a oposição, ela não cometeu.

Na verdade, a oposição pouco se dá se a presidente não cumpriu o programa acordado com os eleitores, mesmo porque a oposição era contra aqueles compromissos e, no fundo de sua alma neoliberal, isso a satisfaz.

Mas, pior ainda é o pretenso governo que quer tomar a cadeira da presidente Dilma.

Se, do ponto de vista do mandato imperativo, a presidente poderia ter a sua delegação revogada, imagine, também desse ponto de vista, a tremenda ilegitimidade de um governo que nasce de um golpe parlamentar e cujos protagonistas saem por aí a encomendar um programa aos bancos, às federações patronais, ao mercado. Além de um governo sem consenso e sem compromissos nacionais, populares e democráticos, um governo nascido longe e apartado da soberania popular, da vontade popular.

Definitivamente não, da mesma forma, para governo assim, nascido assim.

O que legitimaria, então, um novo governo?

Novas eleições.

O povo é que deve decidir.

Novas eleições com a instituição do mandato imperativo; isto é, com a submissão do eleito a referendo popular, para chancelar ou não o seu mandato.

            Decorrido determinado tempo da eleição –um ano, por exemplo- por requerimento de 2/3 do Congresso ou por requerimento de dez por cento dos eleitores, o presidente da República seria submetido à avaliação popular. Soberanamente, o povo decidiria a continuidade ou não de seu governo.

Caso o eleito não tivesse cumprido o que fora pactuado com o povo, durante o processo eleitoral, ele teria o seu mandato cancelado e haveria novas eleições.

Enfim, com o mandato imperativo os governantes serão escolhidos para realizar determinado programa que não executado custará o mandato deles.

A decisão é sempre do povo. O povo escolhe, o povo destitui. O povo entroniza, o povo derruba.

Com a possibilidade de revogação do mandato presidencial não corremos o risco –ou será menor o risco- de se prometer certas coisas na campanha eleitoral e praticar outras no governo.

Se o candidato é neoliberal e pretende governar para o mercado financeiro, para os ricos e poderosos; se o candidato é a favor da austeridade e pretende lanhar o lombo do trabalhador, tirando-lhe o emprego, revogando direitos trabalhistas e previdenciários, o candidato terá que defender essas ideais e lutar para convencer os eleitores a dar-lhe o mandato para implantar esse programa.

Não teremos, então, discursos inflamados contra o desemprego, ao mesmo tempo em que defendem a flexibilização da CLT e das leis previdenciárias, a terceirização, a mudança da política do salário mínimo, as restrições aos sindicatos e mais.

Não teremos os veementes protestos contra os juros altos ao mesmo tempo em que defendem o mercado financeiro e têm os bancos como as vacas sagradas, intocáveis, do sistema.

Não teremos aquelas arengas incandescentes sobre os investimentos em saúde, educação, saneamento, infraestrutura e segurança ao tempo em que desvinculam receitas, estabelecem tetos para os gastos públicos, cingem os bancos estatais com camisas de força para garantir os numerários para pagamento da dívida pública.

Não mais trapaças, não mais promessas enganosas e mirabolantes.

Utopia?

De forma alguma. Se somos sinceros e queremos de fato mudar as coisas, é o caminho.

Senhoras e senhores senadores.

Afunilam-se a cada hora mais os caminhos para a salvação do mandato da presidente Dilma.

Se minha posição contra o impeachment é uma posição há muito consolidada, inamovível, não tenho os olhos fechados a ponto de desconhecer o que se desenha à frente.

Diante disso, apelo à presidente não que desista e sim que abra uma janela de esperança para o país, convocando novas eleições presidenciais para outubro deste ano. Consumado o golpe parlamentar-empresarial-mediático poderemos ter no comando da República o mais deslavado, cruel e impiedoso governo neoliberal. Não que o governo da presidente Dilma seja um primor, o suprassumo do progressismo, um paladino destemido das causas nacionais e populares. Não. Mas o que se vislumbra nas frestas da conspiração é o retrocesso, é a marcha ré rascante, violenta no pouco que se avançou.

Concordo com D. Mauro Morelli, bispo emérito da diocese de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, quando ele afirma: “Em longo processo de negociação e de concessões, foram distribuídas volumosas migalhas sem medidas estruturais promotoras da cidadania”.

Pois bem, com um previsível governo neoliberal, nem mais as migalhas teremos.

Presidente Dilma, ainda é tempo de salvar o Brasil de uma desgraça maior. Presidente, convoque novas eleições para que o povo e não um parlamento desmoralizado pelas denúncias de corrupção e refém de financiadores de campanhas.

O povo decide. Eleições já!

A íntegra do discurso está disponível no site do senador Roberto Requião.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am new to weblog and actually enjoyed this web site. Probably I’m want to bookmark your website . You really have beneficial article content. Bless you for sharing your webpage.

  2. Prezado Senador

    Caro senador, sempre acompanho os seus pronunciamentos progressistas o senhor é um homem que tem amor a pátria e sua posição é contra de maneira total a privatização e é as favor da distribuição de renda e de um estado forte e soberano, em fim, um projeto de nação. Senador os seus projetos e ideias para o Brasil são os mesmo que os meus. Senador o projeto de tirar a esquerda do poder vem desde 2003 logo quando o ex-presidente Lula assumiu, e como nós sabemos a oposição no Brasil não tem força para derrubar o governo do PT, com toda a certeza isso tem o total apoio do governo de Washington, as empresas norte-americanas só querem o filé e o Brasil só tem coisa boa, Petrobrás, Pré-Sal, Caixa, BB, BNDS, BC, água e o minério da região Amazônica e por ai vai, senador o império do norte gastou bilhões de dólares para tomar o petróleo do povo do Oriente médio e com muitas vidas perdidas o Tio Sam não é bobo resolveu se empenhar e tomar as riquezas dos países da América do Sul, pelo visto tá saindo barato pra não dizer dado, está pagando a grande mídia brasileira o poder judiciário e parte do congresso nacional, é essa a leitura limpa e crua que tenho, as nossas instituições mostrou a cara deslavada da corrupção sem pátria, e pelo jeito que vai vão entregar o país aos norte-americanos. Senador eu não vejo outra saída para o Brasil que não seja a guerra civil, vamos está sujeitos a ser chamados de Brasileiros mais o país não é nosso foi entregue. Ai eu lhe pergunto: Qual é a solução para esse terrorismo implantado pelo Sindicato de Ladrões comandado por Eduardo Cunha e o Sr. Temer ? Abraço Senador.

  3. O que ainda não entendi nesta proposta de novas eleições, e gostaria de ser esclarecido, é: serão eleições só pra presidente? Se for é líquido e certo que será imediatamente que a PEC será arquivado por este congresso de venais ou rapidamente rejeitado para fortalecer o golpista Temer. Se a proposta incluir a renovação das duas vergonhosas (com pouquíssimas exceções) casas do congresso, aí é que não passa mesmo. É isso? É apenas para marcar posição, sem chance de aprovação? Confesso que não entendi o alcance da ideia.

  4. REQUIAO CONTINUAREI VOTANDO NO SENHOR ,MAS SEU SOBRINHO NUNCA MAIS TERAO VOTO MEU E DE MINHA FAMILHA.

  5. Um sábio Requião !Orgulho Orgulho sempre do lado certo.

  6. SONEGAÇÃO FISCAL em 2014 foi de R$ 502 bilhões – Por que mídia escondeu?

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=25043

    SONEGAÇÃO FISCAL – Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões em impostos

    http://limpinhoecheiroso.com/2014/02/28/em-2013-brasileiros-sonegaram-r415-bilhoes-em-impostos

    Sonegação de impostos: Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/31/sonegacao-de-impostos-ricos-brasileiros-tem-4a-maior-fortuna-do-mundo-em-paraisos-fiscais

    Brasil é o país que mais sonega impostos no mundo!

    http://www.ocafezinho.com/2014/05/12/brasil-e-o-pais-que-mais-sonega-impostos-no-mundo

    Sonegação Fiscal (de impostos) é sete vezes maior que a corrupção – O Brasil deixa de recolher 500 bilhões de reais por ano devido à sonegação de impostos

    http://www.cartacapital.com.br/economia/sonegacao-de-impostos-e-sete-vezes-maior-que-a-corrupcao-9109.html

    Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

    http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Sonegacao-dos-ricos-e-25-vezes-maior-que-corrupcao-nos-paises-em-desenvolvimento/7/30342

    Sonegômetro vai calcular quanto o país deixa de arrecadar com sonegação de impostos

    http://legiscenter.jusbrasil.com.br/noticias/100547121/sonegometro-vai-calcular-valor-que-pais-deixa-de-arrecadar

    Sonegação de imposto em São Paulo chega a R$ 132 bilhões por ano

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/06/26/sonegacao-de-imposto-em-sao-paulo-chega-a-r132-bilhoes-por-ano

    Jornal da Gazeta – Bob Fernandes: Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões (26/02/14)

    http://youtu.be/pDUE3n9fhh8

    Tributação dos ricos: O debate interditado

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/03/09/tributacao-dos-ricos-o-debate-interditado

    Bancos pagam MENOS impostos que os assalariados

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/02/21/bancos-pagam-menos-impostos-que-os-assalariados

    Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/31/sonegacao-de-impostos-ricos-brasileiros-tem-4a-maior-fortuna-do-mundo-em-paraisos-fiscais

    Saiba como os ricos evitam impostos

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/10/31/saiba-com-os-ricos-evitam-impostos

    Empresários brasileiros sonegam 10% do PIB

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/10/03/empresarios-brasileiros-sonegam-10-do-pib

    Sonegação no Brasil é 20 vezes maior que gasto com Bolsa Família

    http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-12-11/sonegacao-no-brasil-e-20-vezes-maior-que-gasto-com-bolsa-familia-diz-sinprofaz

    Evasão fiscal anual no Brasil ‘equivale a 18 Copas do Mundo’

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150415_brasil_zelotes_evade_fd

    Riqueza ‘oculta’ dos milionários esconde desigualdade maior

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140514_paraisos_fiscais

    SONEGÔMETRO

    http://www.quantocustaobrasil.com.br

    SONEGAÇÃO FISCAL = O Brasil só perde para a Rússia

    http://www.valor.com.br/brasil/3333552/no-mundo-brasil-so-perde-para-russia-em-sonegacao-fiscal-diz-estudo ou as ferramentas oferecidas na página.

    Sonegação Fiscal dos ricos rouba R$ 200 bilhões em cinco meses

    http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FSonegacao-dos-ricos-rouba-200-bi-em-cinco-meses%2F4%2F33545

    Valor supera todos os escândalos de corrupção mais conhecidos e ultrapassa até o que seria necessário para o ajuste fiscal em discussão no Congresso.

    CPI da Sonegação Fiscal questiona forma de recolhimento de ISS pela exploração… (Jornal Panorama 16.06.2015)

    http://youtu.be/fXQaxoiC3rg

    Conheça os super-ricos brasileiros – e saiba como você financia a fortuna deles (Como diminuir a desigualdade, parte 1)

    http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2015/08/28/conheca-os-super-ricos-brasileiros-e-saiba-como-voce-financia-a-fortuna-deles-como-diminuir-a-desigualdade-parte-1/

    EVASÃO DE DIVISAS – SWISSLEAKS – Prestes a ser pego, ocultador de capital no exterior pediu anistia

    http://www.cartacapital.com.br/politica/prestes-a-ser-pego-ocultador-de-capital-no-exterior-pediu-anistia-476.html

    Os mistérios da Operação Zelotes

    http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=92222&p=2

    Por que mais de 8 mil contas de brasileiros em paraíso fiscal não são notícia no Jornal Nacional da Rede Globo?

    https://luizmullerpt.wordpress.com/2015/02/18/por-que-8-mil-contas-de-brasileiros-em-paraiso-fiscal-nao-sao-noticia-no-jn

    Operação Zelotes da Polícia Federal investiga repasse de R$ 1,8 milhão a Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/199903/Zelotes-investiga-repasse-de-R$-18-milh%C3%A3o-a-Nardes.htm

    G20 divulga medidas para combater transferência de lucros para paraísos ficais

    http://brasildefato.com.br/node/33146

    Super-ricos brasileiros têm R$ 1 trilhão em paraísos fiscais

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/super-ricos-escondem-us-21-tri-em-paraisos-fiscais/

    O poder dos paraísos fiscais: mais um debate interditado na mídia

    http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FEconomia%2FO-poder-dos-paraisos-fiscais-mais-um-debate-interditado-na-midia-brasileira%2F7%2F31609

    Milhão de corrupto é manchete; bilhão de sonegador de impostos, só uma notinha

    http://tijolaco.com.br/blog/milhao-de-corrupto-e-manchete-bilhao-de-sonegador-so-uma-notinha

    Impostos sonegados em 2015 pagariam 14,5 programas Bolsa Família

    http://www.vermelho.org.br/noticia/271824-2

    Quanto mais rico, menos impostos pagos – Pedro Rafael Vilela

    http://www.vermelho.org.br/noticia/268858-2

    Quem recebe até três salários mínimos é quem mais paga impostos no Brasil

    http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2014/08/14/injusto-quem-recebe-ate-tres-salarios-minimos-e-quem-mais-paga-impostos-no-brasil.htm

    Maior esquema de corrupção do Brasil é a sonegação de impostos, revela estudo

    http://carosamigos.com.br/index.php/cotidiano/5567-maior-esquema-de-corrupcao-do-brasil-e-a-sonegacao-de-impostos-revela-estudo

    A corrupção que a mídia tenta esconder: R$ 700 bilhões de sonegação

    http://www.m.vermelho.org.br/noticia/264488-2

    Os documentos secretos da Operação Zelotes!

    http://www.ocafezinho.com/2015/10/26/bomba-os-documentos-secretos-da-operacao-zelotes

    PF desbarata outra quadrilha de sonegadores!

    http://www.ocafezinho.com/2015/06/02/pf-desbarata-outra-quadrilha-de-sonegadores/

    Paraísos fiscais guardam mais de R$ 1 trilhão do Brasil

    http://radioagencianacional.ebc.com.br/economia/audio/2015-04/paraisos-fiscais-guardam-mais-de-r-1-trilhao-do-brasil

    É impossível taxar os ricos

    https://youtu.be/G5MiczpvyEU

    Aumentar impostos sobre os ricos e sobre os lucros é uma medida economicamente destrutiva

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2073

    A Operação Zelotes da PF e do MP foi criada originalmente para investigar esquema de corrupção envolvendo pagamento de propinas a fiscais da Receita Federal por grandes grupos empresariais, incluindo as organizações Globo, manipulada pela direita para perseguir politicamente o presidente Lula!

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/operacao-zelotes-envolve-bancos-grandes-empresas-e-afiliada-da-globo-6208.html

    Corrupção na Receita era técnico-empresarial. Maior quadrilha de fraudadores da história

    http://tijolaco.com.br/blog/zelotes-corrupcao-na-receita-era-tecnico-empresarial/

  7. Será que o brilhantíssimo Senador Requião é tão ingênuo a ponto de acreditar que uma PEC convocando eleições diretas passaria neste congresso? Ou engavetariam-na ou a rejeitariam de pronto.

  8. Hoje e o cara mais preparado para ser PRESIDENTE sem duvida entre os que estão ai neste empurra empurra de golpistas,mas as mazelas do P M D B jamais o deixa-rá sair a candidato só se REQUIÃO mudar de partido,se tiver que cumprir as regras do jogo ai não da,só um racha entre o partido 2 candidatos o povo escolhe,seria inédito muito bom.

  9. é surpreendente? Não! Vazamento? Não! Um golpe através de eleições já, não! Votei para todos os meus candidatos ficarem 4 anos.

  10. Pmdebosta o partido dos traíras.

  11. Requiao quer ser presidente

  12. AÍ MEU BOM VELHINHO, HOMEM SÁBIO QUE CONHECE A VERDADE, FALOU E DISSE REQUIÃO É POR ISSO QUE SE O SENHOR MIL VEZES FOR CANDIDATO A GOVERNADOR MIL VEZES EU VOTO NO SENHOR, AINDA BEM QUE EXISTEM PESSOAS IGUAL AO SENHOR QUE CONHECE DE LEIS E QUE FALA EM FAVOR DO POVO, CERTÍSSIMO OS DEPUTADOS NÃO TEM PODER DE DERRUBAR DILMA COM UM GOLPE, DILMA SÓ PODE SER AFASTADA ATRAVÉS DE UM REFERENDO AÍ SIM SE O POVO VOTAR PELO AFASTAMENTO DA PRESIDENTE ELA DEVOLVE O CARGO E CONVOCA NOVAS ELEIÇÕES, CORRETÍSSIMO REQUIÃO, PARABÉNS PELAS PALAVRAS, PELO TEXTO E PELO ESCLARECIMENTO.

  13. O Senador foi enfático, em dois pontos, primeiro, o POVO tem o poder sim, mas no momento do voto tão somente, depois volta a ser escravo de pessoas que acreditou e que só olham os seus interesses, segundo, se o RECALL político não somente a presidente mas muitos políticos estariam fora, propostas de campanha não realizadas, claro com a devida comprovação da impossibilidade de cumprir, então, EIS A QUESTÃO, O GOLPE ESTÁ OCORRENDO?

  14. Parece que isso já edtá decidido, até a presidente já aventou essa hipótese. Mas acho que deveriam ser eleições gerais, esse congresso atual não representa o povo brasileiro

    • Concordo com você Maria Cristina. Acredito que se fosse perguntar ao povo, esses também estão de acordo.Eleições gerais pois dia 17/04, a câmara dos horrores mostrou sua verdadeira face. A única certeza que tivemos no dia da vergonha foi a de que o povo não possui representatividade política.

      • TAMBEM ACHO,QUE A DILMA VERA QUEM SAO OS TRAIRAS/GOLPISTAS NA CASA2, E DAI SEU SABERA TOMAR A DECISAO, PENSO QUE ELEICOES GERAIS, E O QUE VAI SOBRAR, MELHOR DO QUE SER GOV. POR GOLPISTAS/TRAIRAS

    • mais quem elegeu esse congresso foi o povo, ou seja é esse tipo de representação que a maioria deseja pode não representar seu interesse mais jamais pode dizer que não representa o povo brasileiro.
      ou então esses não estariam eleito pois só se elege quem tem voto e ele representam que votou nele.

  15. Boa, novas eleições em outubro e fim de papo! sem temer, cunha e Dilma, a vontade do povo deve ser soberana.

    • Eleições sem alterar a Constituição???? Tem que VOTAR uma PEC.. Não existe isso de Convocar Eleições se a Constituição Não Prevê isso gente…….Requião não Bate Bem da Cuca…

  16. São 3 as principais vergonhas para os brasileiros: ter uma câmara de deputados de tão baixo nível e dominada por criminosos de vários tipos, estar no mesmo nível de Honduras e Paraguai e ter um stf que protege o maior gângster da história política do Brasil permitindo que ele aja do jeito que quiser, impunemente.

    • Perfeito … e não se esqueça do PGR – o tal de Janot – que não tem culhões pra mandar prender ninguém que seja “pica grossa”. E tem o Juiz Moro que, pra prender o tal de Vaccari, a cunhada, o Dirceu, e ameaçar o Lula, é um tiro … já para os outros 300 corruptos da república, é uma moça. Tá tudo no golpe …

  17. BLA…BLA…BLA DE PERDEDOR !
    APENAS VERBORRAGIA DE BOTECO….
    PRETENDE O DÉSPOTA SER O SALVADOR DA PÁTRIA…SÓ QUE NÃO !
    MELHOR RESERVAR ASILO CUBANO…VAI PRECISAR !

    • Porque perdedor? pq a presidente vai ser afastada?Perdedor foi quem nao aceitou os resultados das urnas em 2014…ai tem que tirar ela da forma que ta tirando, um bando de corruptos votando em nome de Deus pq nem argumento tiveram…

    • Ramirez, suas palavras é a concepção de um extremo recalque, uma mágoa, isso faz mal sabia.

    • Perdedor é quem não teve voto para eleger presidente agora quer ir no tapetão.Golpista,o povo não vai aceitar um governo de ratos.Já nasceu sem legitimidade.Hoje vejo uma voto do Temer deitado no carpete do carro para se esconder das vaias.Não passarão.

  18. Requião que papelão do seu sobrinho ligando a Eduardo Cunha e Michel Temer. Só por que não virou ministro? Nunca mais voto neste sujeito a favor do golpe.