Requião considera “corrupção maior” os juros de 432% no cartão de crédito

Juros médios do cartão de crédito alcançaram o patamar de 432,24% ao ano em março, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac); percentual reflete o aumento de 0,23 ponto percentual nos juros ao mês, que subiram de 14,72% em fevereiro para 14,95% em março; senador Roberto Requião (PMDB-PR), um dos mais ácidos críticos da política econômica do governo federal, pelo Twitter, disse que “a maior corrupção é a da taxa elevada de juros que drena a sociedade em benefício de rentistas dominantes”; juros do cheque especial tiveram alta de 0,20 ponto percentual, ficando em 263,71% ao ano.

Juros médios do cartão de crédito alcançaram o patamar de 432,24% ao ano em março, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac); percentual reflete o aumento de 0,23 ponto percentual nos juros ao mês, que subiram de 14,72% em fevereiro para 14,95% em março; senador Roberto Requião (PMDB-PR), um dos mais ácidos críticos da política econômica do governo federal, pelo Twitter, disse que “a maior corrupção é a da taxa elevada de juros que drena a sociedade em benefício de rentistas dominantes”; juros do cheque especial tiveram alta de 0,20 ponto percentual, ficando em 263,71% ao ano.

Juros do cartão de crédito sobem em março e atingem 432,24% ao ano

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil

Os juros médios do cartão de crédito alcançaram o patamar de 432,24% ao ano em março, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade  (Anefac). O percentual reflete o aumento de 0,23 ponto percentual nos juros ao mês, que subiram de 14,72% em fevereiro para 14,95% em março.

Os juros do cheque especial tiveram alta de 0,20 ponto percentual, ficando em 263,71% ao ano. Entre fevereiro e março, os juros médios dessa modalidade de crédito passaram de 11,16% ao mês para 11,36%.

A taxa média de juros para pessoa física subiu de 7,77% ao mês em fevereiro para 7,89% em março, o que representa uma taxa média de 148,76% ao ano. O aumento refletiu os reajustes nas seis modalidades de crédito pesquisadas, incluindo os juros do comércio, financiamento de automóveis, empréstimo pessoal em bancos e crédito ofertado por financeiras.

Para o diretor executivo de Estudos da Anefac,  Miguel José Ribeiro de Oliveira, o aumento dos juros busca compensar possíveis perdas das instituições financeiras com a inadimplência.

“O cenário econômico aumenta o risco do crescimento nos índices de inadimplência. Este cenário se baseia no fato dos índices de inflação mais elevados, aumento de impostos e juros maiores que reduziram a renda das famílias”, ressaltou Oliveira sobre os fatores que podem levar os tomadores de crédito a terem dificuldade de honrar compromissos.

As taxas médias de juros para pessoa jurídica ficaram em 69,59% ao ano em março. O percentual significa um crescimento de 0,07 ponto percentual, de 4,43% ao mês em fevereiro para 4,50% no mês passado.

De acordo com a Anefac, com o cenário econômico adverso, a tendência é que os juros continuem a se elevar nos próximos meses.

Fonte: Agência Brasil

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Você está procurando um empréstimo genuína a uma taxa de juros acessível ?. Você foi recusado constantemente por seus bancos e outras instituições financeiras? Nós GLOBAL FINANCE LIMITED oferecer crédito a particulares, privadas e empresas públicas a taxa de juros de 2%, sem garantia. contacte-nos hoje por e-mail: ([email protected]).
    Obrigado.

  2. Falou o Socialista criador da “Participação nos Lucros Popular”.

  3. Tio Requião, disso eu entendo (parafraseando o cara do trânsito, o tal de Marcelo). Quando se procura o Judiciário para, digamos, tentarmos amenizar um pouquinho a “trolha” que socam no nosso rabo, o Judiciário estipula “juros médios de mercado” como opção para se eximir de determinar a baixa imediata dos juros dos contratos. Inclusive de cartões de crédito e cheque especial. Acontece que são 03 operadores de cartões (internacionais, diga-se de passagem) de crédito e 04 bancos nacionais (e mais dois estatais) que dominam o mercado. Já que a grande maioria dos bancos são internacionais, PORQUE NÃO FAZEMOS, POR LEI, QUE VALEM OS JUROS MÉDIOS INTERNACIONAIS???? … Porque, na Europa, juros são de 5% … AO ANO … no máximo. Nos EUA também não passam de 10% ao ano … e aqui isso daí é na semana … JUROS MÉDIOS INTERNACIONAIS já …

  4. Pq o sr. como senador não propôs uma lei e colocou lá para acabar com isso?
    Esta aí ha quanto tempo?
    Colocasse assim:
    Art. 1 – Fica decretado – Ou abaixa ou acaba.

  5. Olha, não tem corrupção maior ou menor, corrupção já é deturpação, adulteração, não importa se é através de juros bancários ou quanto licitação da merenda escolar (que ao meu ver tem maior valia!).
    Existe uma corrupção sistêmica nesse Brasil!
    A Ética, a questão Moral, a legitimidade da representação popular, tudo está corrompido como falar de Regime Democrático? De Estado de Direito? Parece tudo pervertido.
    Não dá mais para aguentar políticos falando contra corrupção, mas sendo corruptos ou corruptores.
    Falam contra o desrespeito, mas ofendem e afrontam. Dizem pra não fazer, fazendo!
    O que se vê amplamente é um grande número de políticos fraudando em muitos setores da vida pública, mentem, perjuram, fazem violência, fedem como moscas mortas. São insanos. Criam uma aparente fama e mostram sua corrupção, subornam, vestem-se de hipocrisia e podridão.
    Tenho pena dos familiares dessa gente promíscua.
    A maioria dos políticos são presunçosos, soberbos, caluniadores, orgulhosos e amigos dos prazeres com dinheiro alheio, pessoas insensíveis e de mente cauterizada.
    Alguns se mostram piedosos, mas sem efetividade, sem validade. Mentira após mentiras!
    São corruptos de entendimento e agem de forma corrupta, pois desconhecem o bem e o correto.
    POR FAVOR!!! Vamos votar com sabedoria!
    Vamos investigar a vidas dos políticos, mesmo sabendo que muita coisa fica encoberta.
    Vamos nós, os que votamos, defender nossa Pátria.

  6. A verdade é que o Brasil já foi um país de primeiro mundo e nunca existiu corrupção… Mas depois que o PT entrou o país voltou a ser de terceiro mundo…

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é piada?

    • Vc estava em C.O.M.A, Maurício, o problema do brasileiro é que ele quer viver assim “roubem, mas não me contem”, nunca houve corrupção???? o QUE HOUVE É QUE ROUBARAM TANTO QUE UMA HORA TINHA QUE ESTOURAR E FOI O QUE ACONTECEU.
      Concordo Requião, e ninguém bate panela pra baixar os juros.

    • A culpa é do aparelhamento e regulamento anterior de órgãos e funções.

      Tudo dominado pela mafia banqueira. E quem não esta dentro quer entrar. Os diretores do tesouro ou BC ou fazenda nas décadas entraram pobres e sairam banqueiros. Veja os Nomes na NET e faça a pesquisa VC mesmo.
      Exceção foi Palocci. Saiu com 20 mi e não é banqueiro. Quem o defendeu com unhas e tridentes quando a mídia o execrou para ferir o PT? Banqueiros.

    • Meu caro, bem ao contrário! O PT proporcionou durante muitos anos uma qualidade de vida de primeiro mundo para a maioria da população. Inclusive, com a política externa soberana do Presidente Lula, tendo como Ministro das Relações Exteriores o competente Celso Amorim, o Brasil passou a ser visto com outros olhos pela população mundial, conseguindo ótimos negócios para o Brasil. Acontece que as Oligarquias nacionais e internacionais desejam o Brasil de novo de joelhos, uma republiqueta de bananas, como era na época do FHC. Tem uma foto emblemática do FHC em frente do então presidente Clinton, parecendo um cachorrinho, mostrando seu rabinho! Agora se esse pessoal voltar, retrocederemos ao séc XIX em termos do fim dos direitos previdenciários e trabalhistas.

  7. REQUIÃO, PARA ACABAR COM A FARRA DOS JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO, DO CHEQUE ESPECIAL E JUROS DAS FINANCEIRAS, NÃO BASTAVA UMA CANETADA DA PRESIDENTE?

    • Ari.

      Não basta caneta da nem ha possibilidade não. Leia os regulamentos de tudo. Copom. Já pensou ?

      Tudo dominado. Requião é um santo e acredita em Deus.