Datafolha: Lula lidera disputa para 2018; tucanos descem ao chão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência da República em 2018, segundo o Datafolha. Pesquisa divulgada neste sábado (9), coloca a ex-senadora Marina Silva (Rede) em segundo lugar na corrida presidencial. Entre as opções do PSDB (o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o também senador José Serra), todas têm demonstrado tendência de queda nas intenções de voto. Abaixo, leia os gráficos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência da República em 2018, segundo o Datafolha. Pesquisa divulgada neste sábado (9), coloca a ex-senadora Marina Silva (Rede) em segundo lugar na corrida presidencial. Entre as opções do PSDB (o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o também senador José Serra), todas têm demonstrado tendência de queda nas intenções de voto. Abaixo, leia os gráficos.

graficoO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência da República em 2018, segundo o Datafolha.

Pesquisa divulgada neste sábado (9), coloca a ex-senadora Marina Silva (Rede) em segundo lugar na corrida presidencial.

Entre as opções do PSDB (o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o também senador José Serra), todas têm demonstrado tendência de queda nas intenções de voto.

De acordo com o Datafolha, em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro.

grafico2

Na comparação com a pesquisa anterior, de março, a intenção de voto em Lula cresceu em três cenários, voltando ao patamar observado em fevereiro, enquanto Marina se manteve estável em todas as simulações.

No cenário de uma disputa entre Lula, Marina e Aécio Neves, por exemplo, o petista tem 21%, a ex-senadora, 19%, e o tucano, 17%.

Entre meados de dezembro e agora, Aécio perdeu dez pontos percentuais em suas intenções de voto, enquanto Lula e Marina se mantiveram no mesmo patamar. Já Geraldo Alckmin, em um cenário alternativo, encolheu cinco pontos no mesmo período.

Na simulação com Lula, Marina e Aécio, o Datafolha também tem incluído o nome do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que aparece com 8% das intenções de voto. O percentual é o dobro do que o deputado registrava em dezembro do ano passado.

No cenário em que o senador José Serra aparece como o candidato do PSDB, Marina e Lula aparecem empatados com 22%, o dobro do tucano, que caiu 4% desde fevereiro —quando registrava 15% de intenção de voto.

Em todos os cenários testados para 2018, o vice-presidente Michel Temer, que assumiria em caso de impeachment de Dilma Rousseff, aparece com apenas 1% ou 2%.

Em relação a um eventual governo Temer no caso de Dilma ser afastada, a pesquisa Datafolha mostra que apenas 16% acreditam que ele faria uma gestão ótima ou boa, mesmo índice do levantamento realizado em março.

REJEIÇÃO ELEITORAL

O Datafolha também mediu a rejeição eleitoral dos candidatos. Assim como nos últimos levantamentos, o ex-presidente Lula é o mais rejeitado. Não votariam de jeito nenhum nele 53%.

Na comparação com os levantamentos anteriores, a taxa de rejeição recuou em relação à de março (era 57%); porém, segue acima da fevereiro (49%).

Na sequência vêm Aécio e Temer, com taxas de rejeição em crescimento.

Não votariam no tucano 33% (eram 23% em fevereiro e 32% em março) e no atual vice-presidente, 27% (eram 21%, em fevereiro, e 23%, em março). A rejeição de Marina é de 20% (em março e em fevereiro, era de 15%).

MANIFESTAÇÕES

Dois terços dos brasileiros (66%) são a favor das manifestações pró-impeachment da presidente Dilma, enquanto há uma divisão em relação aos movimentos contra o afastamento: 45% são favoráveis a eles, e 47%, contrários.

O Datafolha também quis saber dos brasileiros se eles já tiveram alguma discussão, com amigos ou parentes, por causa do atual momento político.

Três em cada quatro (74%) disseram que não. As discussões são mais comuns entre os que têm entre 16 a 34 anos (32%) e os mais instruídos (42%). Para 95%, elas não levaram a rompimento de relações.

Com informações do Folha.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am new to weblog and actually enjoyed you’re web-site. Probably I’m going to bookmark your blog post . You actually come with really good articles and reviews. Thanks for sharing your website page.

  2. Isso sempre foi o que eu imaginava. Está ações contra a pessoa do Lula é para acabar com sua imagem de estadista. Não vou entrar no mérito moral disso, afinal cada um tem o seu peso de consciência e vejo nele que os erros que cometeu serão apurados e se tiver que pagar, terá que faze-lo em nome de sua história. Mas lá no fundo, tirando a roubalheira que correu solta na Petrobrás e no Mensalão, as demais situações o colocam sim, como um candidato a Presidência da República, que bem ou mal foi no Governo Lula que pagamos do FMI, que a nossa dívida foi solucionada e passamos de devedores para sermos credores e isso nenhum governo tucano ou não tucano, conseguiu realizar, só postergaram a divida ou em bom português rolaram ela para frente. E até 2018 tem muita água para rolar para já se pensar nesta eleições, pois o quadro atual político, temos que esperar quem sairá vivo e limpo destas histórias, por enquanto ninguém está com a FICHA LIMPA para tal cargo.

  3. Eu não voto na Itaúú.

  4. Ops, acho que o Moro vai retomar a 22ª Operação da Esconde a Jato e alegar que o Triplex dos Marinho é do Lula! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. E ai moro seu traidor o povão não é burro o povo pensa

  6. Os fascistas já viveram dias melhores. Acabou de sair no portal Brasil247: “Segundo Veja, aprovação a Moro cai de 90% para 60%”. Se a Veja dá esses números, então a situação dos fascistas é ainda pior. Hora da gente ir pra cima deles!!!

  7. E no gráfico 02 (DOIS) a fadinha da floresta subiu de 23% para 23% e depois dizem que as pesquisas estão corretas, é só
    no datafalha mesmo.

  8. Lula o único que tem voto neste pais o resto da cambada como não tem voto vivem tentando dar o golpe no voto dos outros.o povão não é bobo.se tiver golpe vai ter luta .

  9. DATA FOLHA, NAO DOU 0,1 CENTAVO DE CREDITO A ESSA PESQUISA. FORA GOLPISTAS

  10. Frias, tenta com o Moro…

  11. E o Joaquim Mossack Barbosa não é mais candidato? A Folha já desistiu dele? E afinal, ele recebeu trezentinho e meio (em verdinhas) pra condenar os petistas no mensalão?

  12. Posso pedir ajuda pro Moro? Me ajuda, Moro. Pensa em alguma coisa forte pra semana que vem, Moro. Socorro, meritíssimo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Não façam isto..
    Comparar LULA com o resto..
    Não existe..
    É injusto para com eles.
    Só se LULA se candidatasse no ultimo dia
    antes da votação..