Coluna do Marcelo Belinati: ExpoLondrina, orgulho para Londrina, o Paraná e o Brasil

expolondrina

Em sua coluna semanal, o deputado federal Marcelo Belinati (PP), fala da ExpoLondrina, um dos mais importantes eventos do agronegócio da América Latina que iniciou nesta quinta-feira (7) e segue até o próximo dia 17 abril. Segundo o deputado, a Expo deve receber cerca de 500 mil visitantes e movimentar mais de R$ 450 milhões em negócios.  Marcelo conta que a cidade fica repleta da visitantes, com hotéis lotados, agitando o comércio e os serviços como um todo. Segundo ele, a “ExpoLondrina é um exemplo de que as coisas em nosso país podem realizadas, sim, da forma correta, desde que sejam feitas com seriedade, responsabilidade, organização e planejamento’. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Marcelo Belinati*

De 7 a 17 de abril Londrina estará sediando um dos mais importantes eventos do agronegócio da América Latina, a 56ª Exposição Agropecuária e Industrial, a ExpoLondrina 2016.

Em 11 dias de festa a Expo deve receber aproximadamente 500 mil visitantes e movimentar mais de R$ 450 milhões (valores do evento em 2015) somente em negócios realizados dentro da feira, ou seja, cerca de 25% de todo orçamento anual da Prefeitura de Londrina. São números impressionantes e que marcam a grandeza desse evento que ocorre todos os anos..

Além disso, são mais de 400 empregos diretos temporários, pessoas contratadas para atuar na limpeza, organização, segurança, saúde, dentre outras tantas funções. Sem falar nos empregos indiretos que são criados por conta destes dias de festa.

Shows musicais com os artistas do momento, rodeios, restaurantes, lanchonetes, exposições temáticas, parque de diversão, exposição dos animais mais belos do Brasil, são alguns dos exemplos das atrações da feira que se realiza todos os anos no Parque de Exposições Ney Braga em Londrina.

A cidade fica repleta de visitantes, todos ganham, hotéis lotados, bares e restaurantes, lanchonetes, sorveterias, os taxistas, o comércio de maneira geral, shoppings, locais de entretenimento, enfim, toda cidade. É um período que faz lembrar tempos em que Londrina crescia mais do que qualquer outro lugar do Brasil, tempos de prosperidade.

A feira tem também como característica a pujança dos primeiros pecuaristas norte paranaenses, como o pioneiro Celso Garcia Cid, que importou as primeiras matrizes da raça Nelore da Índia, difundindo esta raça por todo o país. Hoje, a ExpoLondrina é considerada a mais completa do país, pois é a única a congregar a maior variedade de raças zebuínas e europeias em um único local.

Por conta disso, a feira atrai para Londrina, empresários e profissionais do ramo agropecuário de todo o Brasil e também de diversos outros países. É uma festa que proporciona lazer, negócios e também a busca por conhecimento através de seus cursos e eventos técnicos. Estudantes de áreas ligadas diretamente ao agronegócio têm oportunidade de agregar conhecimentos, pois ela se torna um verdadeiro campo de estudos, pesquisas e aprimoramento do conhecimento teórico obtido em sala de aula e que pode ser colocado em prática em algum dos eventos da exposição.

A ExpoLondrina é um exemplo de que as coisas em nosso país podem realizadas, sim, da forma correta, desde que sejam feitas com seriedade, responsabilidade, organização, planejamento, muito ânimo-disposição e trabalho para fazer elas realmente acontecerem.

Parabéns à Sociedade Rural do Paraná, a ExpoLondrina é um orgulho para nossa Cidade, para nosso Estado e País. Parabenizo e agradeço ao presidente da Sociedade Rural, Moacir Norberto Sgarioni, e os demais diretores desta tradicional entidade, por se empenharem em promover a cada ano uma festa maior, repleta de atrações e opções para todos os gostos.

Muito Obrigado!!! Londrina agradece.

E convido a todos: venham a Londrina conhecer de perto a nossa tradicional Exposição e nossa maravilhosa Cidade. Sejam bem vindos!

*Marcelo Belinati, médico e advogado londrinense, é deputado federal pelo PP do Paraná. Escreve nas sextas-feiras sobre “Política Sem Corrupção”.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É deputado eu estava até pensando em votar em você para Prefeito, mas agora sem chance Golpista.

  2. A ExpoLondrina pode ser orgulho para Londrina, mas o que os golpistas (seus parceiros) estão fazendo com a ExpoLondrina é vergonhoso. Usar um evento que cresceu e tem a contribuição de todos os londrinenses para promover campanha contra o governo democrático da presidente Dilma é vergonhoso. Por isso não irei à ExpoLondrina neste ano e vou conclamar meus amigos a não pisarem lá também.

    • Como assim Carlos? Estive lá ontem e não vi nada disso não. É um evento apartidario, sem conotação política, apesar é claro da Sociedade Rural e seus membros terem suas opiniões como todos cidadãos brasileiros as temos.

      • Deputado, ou o senhor está dourando a pílula ou o senhor está mal informado, com todo o respeito. Se o senhor não acredita que a ExpoLondrina não virou num covil de golpistas, veja o noticiário da exposição em http://www.radioglobolondrina.com.br/notícias. Se bem que esse tipo de noticiário a rádio Globo dá com prazer. Afinal, as organizações Globo são especialistas em golpes, já participou ativamente no de 64, está tentando outro agora.

  3. Tudo maravilhoso com a ExpoLondrina, mas, deputado federal, que adjetivos podemos atribuir a sua decisão de apoiar um golpe que pretende tirar do governo uma presidente honesta eleita por 54 milhões de votos? Como ficará sua biografia ao defender que o presidente do Brasil deve ser um político acusado de ter recebido 5 milhões de propina e o vice um evangélico fundamentalista que já deveria estar preso? E pior: como o deputado irá à periferia de Londrina explicar que defende um governo com propostas que precarizam o emprego, entregam nossas riquezas (principalmente o petróleo) às empresas estrangeiras e acabam com políticas sociais? Melhor pensar bem no assunto…

    • Oi Campos, respeito sua opinião em relação ao impeachment. Quanto a Cunha e Temer defendo que saiam. Em relação às medidas, tenha certeza que estarei ao lado da população, como fiz no ajuste fiscal. Fui eleito não pra defender governo, e muito menos oposição, fui eleito pra defender os legítimos interesses da população de Londrina, do Paraná e do Brasil. É o que eu estou e vou continuar fazendo. Abraço