Senado põe contagem regressiva para Dilma; acompanhe ao vivo

dilma_temerO mandato de Dilma Rousseff entrou em contagem regressiva, pois o Senado poderá cessá-lo no próximo dia 12 de maio quando o plenário da Casa deverá votar pela admissibilidade do impeachment. No lugar da presidente assume o vice Michel Temer cuja a legitimidade já é questionada de maneira suprapartidária e plural. Acompanhe a discussão vivo no Senado:

Leia matéria da Agência Brasil:

Comissão do Impeachment no Senado elege hoje presidente e relator

A Comissão Especial do Impeachment no Senado, eleita nessa segunda-feira (25) pelo plenário da Casa, se reúne hoje, às 10h, para eleger o presidente e o relator. O presidente indicado é o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que apresentou a previsão do calendário que deve ser adotado pela comissão. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) deverá ser o relator.

Por votação simbólica, foram confirmados ontem os nomes dos 21 senadores titulares e os suplentes, indicados pelas bancadas partidárias na semana passada.

Como senador mais velho da comissão, Lira dará início aos trabalhos, mas depois terá que passar para o segundo mais idoso, enquanto é feita a eleição para o cargo de presidente.

Apesar das reclamações de parlamentares aliados da presidenta Dilma Rousseff, Raimundo Lira confirmou que Anastasia deverá ser o relator, mas admitiu que aliados ao governo poderão apresentar outro nome e que a decisão será do plenário do colegiado.

O futuro presidente da comissão especial adiantou que ainda nesta semana os advogados que apresentaram o pedido de impeachment de Dilma – Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior – serão ouvidos pelos senadores. No dia seguinte, será a vez do ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, fazer a defesa da presidenta.

A expectativa é de que o relatório sobre a admissibilidade do processo no Senado seja apresentado na comissão no dia 8 de maio. Depois disso, haverá prazo de 24 horas para vista dos senadores, ou seja: um tempo a mais para que eles possam analisar com calma o relatório, antes da votação no dia 9 de maio.

Votado na comissão, após 48 horas, no dia 12 de maio, independentemente do resultado, ele segue para análise do plenário da Casa. Nos dois casos, a votação será feita por maioria simples. Se for aprovada em plenário, a admissibilidade do processo, Dilma é imediatamente afastada do cargo por 180 dias.

da Agência Brasil.

5 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m beginner to blogging and certainly savored you’re page. Probably I’m want to bookmark your site . You absolutely have perfect stories. Thank you for sharing your blog.

  2. E a MIDIA GOLPISTA, JA ESTA PROMOVENDO, O GOVERNO ILEGITIMO,PROPAGANDO SEUS PROJETOS.FORA GOLPISTAS/ GANHEM NAS URNAS

  3. Caso Temmer assuma a Presidência do Brasil até sua filha que é Professora de Direito da PUC em São Paulo e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Gestão de Fernando Haddad – PT, disse em entrevista a UOL que a saída da Presidente Dilma não é a solução para melhora da política e economia do Brasil.

    Se ela como filha de Michel Temmer disse isso, quem sou eu para discordar.

    Está ai um bom motivo para muitos repensarem a cagada que fizeram. Estão tirando uma Presidente que teve seu governo minado pelos tucanos e agora estão colocando um vice presidente que não tem nem a confiança da filha para assumir este cargo.

    E tem gente que acha que ele é a salvação do Brasil. Se nem a filha acredita eu é que não estou tão errado assim em não acreditar também!

  4. De uma forma mais calma, prosseguirá o golpe…

  5. Para quem vier… para quem governar…

    PARA REFLETIR… E MUDAR O RUMO!

    Os erros de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, MAS A ORDEM SE MANTÉM COM UM LÍDER SÁBIO E SENSATO. Os homens maus não entendem a justiça, governam de maneira errada e injusta; caminharão para seus próprios erros!.
    Quando os retos triunfam, há prosperidade geral, entretanto, quando os maus e corruptos sobem ao poder, o poder é falsificado.
    O urso feroz é comparável ao mal dirigente que governa um povo necessitado.
    O governante sem discernimento aumenta as explorações, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.
    Quem procede com integridade viverá seguro, mas quem procede com corrupção de repente cairá. Mas quem anda segundo a sabedoria e a justiça, não corre perigo.
    Governantes que fecham os olhos para os necessitados sofrerão muitas maldições. Pois quando os maus e corruptos governam, o povo geme.
    Quando os maldosos sobem ao poder, o povo se esconde; mas, quando eles sucumbem, os dignos florescem!
    O dirigente que exerce a justiça dá estabilidade ao país, ao seu Estado, ao seu município, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.
    Para o governante que dá ouvido a mentiras, a subornos e a corrupção, todos os seus liderados e oficiais são facínoras. E os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.
    Se o dirigente de uma nação, de um Estado, de um município julga os pobres com justiça, seu lugar estará sempre seguro. Será honrado.
    Os retos detestam os desonestos, já os corrompidos detestam os íntegros.
    O governante sem percepção aumenta as explorações! Correto é andar pelo bom conselho e pelo bom caminho.

    (inspirado em Provérbios 28 e 29.)