A fraude Beto Richa

fraude

Mesmo com todos os aumentos de impostos nos ‘pacotaços’ de maldade, o governo do estado está quebrado. Déficit de 1,7 bilhão, impossível de ser revertido em curto prazo. Agora, Beto Richa (PSDB) avança sobre o orçamento dos outros poderes, com atrasos nos repasses ao Judiciário. É a fraude do “melhor está por vir” que o deputado estadual Requião Filho (PMDB) explica e desmonta em sua coluna. Leia e ouça a seguir.

Download áudio

A fraude: “O melhor está por vir” – mentira
“O paraná está quebrado” – verdade

Requião Filho*

Como alertei na coluna da semana passada, o Governo do Estado agora avança sobre orçamentos dos demais Poderes. O ‘fator Beto Richa’, amplamente noticiado, hoje tem número: déficit de 1,7 bilhões nas contas do Executivo! Agora o governo corre atrás de um jeitinho, doa a quem doer, para limpar sua lambança.

A grande frase de efeito da Campanha de Beto Richa para a reeleição em 2014 foi “o Paraná que acredita”. A frase era dita e repetida junto a propagandas de pôr do sol, estradas verdes, céu azul. Mostrava as obras da natureza, pois obras seu gestão… há há … estas não existiam! Mostrar as obras da Construtora Valor (hoje investigadas pelo Gaeco) é que não poderiam.

Reeleito, no dia seguinte, o Governador já lançou outra frase: “o melhor está por vir”. Passadas algumas semanas, havia quem levasse um susto cada vez que a frase era repetida, pois sempre vinha seguida de: um “pacotaço”, “maldades” com os cidadãos e com os servidores, atrasos em pagamentos de diárias, férias, décimo terceiro. Na verdade, o melhor ficava apenas na frase, nunca nos atos tomados pelo Governo.

Os defensores do governo primeiro alegavam que as “contas estavam saneadas”, “azeitadas” e vieram os “primeiros pacotaços”.

Então, mudaram o discurso e começaram a esbravejar que as medidas de austeridade eram “remédios amargos, mas necessários”, que ajudariam a colocar a casa em ordem.

Tentaram colocar a culpa em um governo passado, mas o governo era deles. Depois jogaram toda a culpa no Governo Federal, mas os empréstimos, antes travados por incompetência da própria gestão estadual, acabaram saindo.

Ninguém mais acredita nas balelas e nas frases de efeito desta gestão. A pior crise é a paranaense e a culpa é do Governo Estadual. “O Paraná vai mal! Parece que não tem Governador!” Já dizia Álvaro Dias.

Os articuladores das manobras econômicas chegaram a anunciar que as medidas de austeridade tinham dado resultado e que a crise no Estado havia sido superada.

A papagaiada não durou um mês. Os tais remédios amargos, os “pacotaços”, o saque na previdência dos servidores (sob bomba e gás de pimenta), os aumentos consecutivos dos tributos… nada deu certo!

O Paraná quebrou! Déficit de 1,7 bilhão, impossível de ser revertido em curto prazo.

Ainda, veio à tona o sucateamento da Polícia Militar com coletes vencidos, recauchutados e viaturas paradas por falta de manutenção.

E começaram os atrasos nos repasses ao Judiciário…

Agora, os jornais noticiam a proposta de redução do orçamento dos demais Poderes para tentar salvar o Poder Executivo (que mesmo afundando, continua criando cargos!).

Para tentar socorrer a xepa, o Governador convoca novos Secretários, homens tidos como “homens de valor”, “valorosos”, “valorizadissímos”, mas que já estiveram por aqui no primeiro mandato de Beto Richa, dos quais não se pode esperar mais nada.

Mas não se preocupem, “o melhor esta por vir”! O Gaeco, o STJ, e claro, o fim da gestão Richa. Nada será melhor para o Paraná do que a saída de Beto do Governo.

A única certeza que nós paranaenses temos é que o governo de frases vazias e mentirosas quebrou o Paraná.

A esperança que nos resta é que 2018 não demore!

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m all new to blogging and absolutely loved your blog. Almost certainly I’m want to bookmark your website . You certainly come with beneficial articles and reviews. Bless you for sharing with us your webpage.

  2. Os servidores do estado sofrem e sofrerão também, pois existe uma pauta pelo pagamento das progressões e promoções de todo o funcionalismo, seja educação, segurança e saúde. O governo tem a obrigação de cumprir com estes avanços pois são direitos dos planos de carreira, então quem não esta cumprindo com o combinado É O GOVERNO e não os sindicatos. O problema é que o Secretário linha dura da secretaria da fazenda, o Sr. Mauro Ricardo Costa fez a TRAPALHADA de não autorizar estes pagamentos mês a mês como é de costume, pois conforme os protocolos com os pedidos vão sendo feitos aos respectivos RH’S vão sendo autorizados e pagos a cada mês sem acumular, porém agora estão acumulados e ATRASADOS já ha 1 ANO pois não seguiram o fluxo natural sendo barrados pelo Mauro, implicando que agora muitas categorias tem o direito aos avanços retroativos a data do devido protocolo. O PIOR de tudo isso e o que derruba a falacia do governo é falar que não tem condição financeira e em contrapartida o mesmo governo TER dinheiro para gastar só nestes 4 meses de 2016 quase 14 milhões de reais em propagandas conforme podemos ver no portal da transparência, entre elas anúncios caríssimos em revistas nacionais com anúncios ÚNICOS na revista ÉPOCA no valor de R$ 124.224,00 e outro ÚNICO na Revista ISTO É no valor de R$ 100.096,00 só para dizer que o PARANA É A QUARTA ECONOMIA DO BRASIL, fora os anúncios de TV E Rádio que em alguns casos custaram quase 200 mil reais por meras 11 veiculações de 60 segundos na rede globo? Dai entendemos porque não tem verba para pagar estes compromissos e muitos outros como merenda, segurança, saúde etc, porque gastar o dinheiro público com coisas supérfluas como o funcionalismo não é mesmo. Este governo é uma tristeza!

  3. Caro deputado Requião,

    Nós professores estamos sem receber os merecidos avanços desde outubro 2015, portanto, mais de seis meses de atraso e sem previsão. Já paguei o IPVA, na terceira parcela não tinha o recurso, esperei o pagamento, PAGUEI por 7 dias juros e multa. Nesse sentido gostaria de sugerir que atrasos em relação aos direitos dos servidores não adianta só RETROATIVOS mais que sejam contabilizados da mesma forma com atrasos dos tributos acréscimo É JUSTO JUSTÍSSIMO. Obrigado!

  4. DEP REQUIAO ,SEU PRIMO DEP JOAO ARRUDA AGORA QUE VOTOU COM OS COMPANHEIROS DO GOVERNADOR, VAI APOIAR O DEP LUCIANO DUTTI OU O SEU NOME PARA PREF DE CURITIBA ,A FAMILIA VAI DIVIDIR OU NAO .

  5. Essa é grande contribuição do Beto Richa para a física quântica: conseguiu criar um buraco negro no Paraná. Ele tem seu núcleo no Palácio Iguaçu. Todo dinheiro que lá chega desaparece. O cidadão não consegue nem ver o reflexo do dindim porque não existe a menor luz nesse buraco negro. E ele é gigante. O governador pode mandar aumentar o IPVA mais uma vez, pode dobrar o ICMS dos 90.000 produtos que já tiveram aumento desse imposto. Depois de confiscar a poupança dos funcionários públicos, o governador poderá avançar sobre os próprios proventos do funcionalismo. Não adianta. Não há dinheiro que seja suficiente para alimentar o buraco negro criado pelos tucanos no Paraná. É o buraco negro da corrupção e da incompetência.

  6. A corja o balaio e grande estes não podem ficar sem o Salário,já o resto e resto vamos levar do jeito que der,RESPOSTA da JUSTIÇA e identica a do cunha nada,justiça VERGONHA.

  7. Caro Requião Filho,

    Admiro sua paciência e admiro-o por ter escolhido a política, em meio às demonstrações grotescas da mesma, nos últimos anos.

    Terá dificuldades. Um executivo honesto se verá só. Não poderá contar com autorizações legislativas de verbas, aprovações de projetos sérios, nada.

    A grande questão é, como limpar os ratos acessórios nas instituições?

    E no seu caso, como lidar com tantos ratos partidários ?

    Eu espero muito de você, mas vá se preparando para o sofrimento. Vá lendo o TAO DA ADMINISTRACAO e faça yoga.
    Cuide da saúde.

    Abraço.

  8. Quando será aberta a CAIXA PRETA das finanças do Pr?
    Ou vai ser tb brecada esta urgente fiscalização a exemplo do que ocorre no vizinho estado de São Paulo onde Alquimi PSDB 45 tb manda e desmanda na corja da BANCADA DO CAMBURÃO PAULISTA. BANCADA DO CAMBURÃO DO PARANÁ, até quando vcs vão conseguir impedir que o Paraná se livre deste DESGOVERNO TUCANALHA? Impeachment de Beto Relincha PSDB 45… o que está faltando pra ser iniciado?
    Ah, sei… a coleta de assinaturas. _Como vota o PMDB ? como vota o Psdb, como vota o PT como vota o PPS do sr Limpinho Rubens Bueno PPS 23 do Paraná?
    A exemplo daqualidade moral dos deputados federais em Brasília, na A$$enbléia Legislativa do Pr não a mínima diferença, salvo as sempre 5 excessões de sempre. “Lamentávio!”

  9. CALMA REQUIÃO FILHO, O MELHOR ESTÁ POR VIR. ELE ESTÁ INSISTINDO EM LIVRAR OS AUDITORES FISCAIS, COM ADVOGADOS DA PGE, PAGOS PELO POVO, ADVOGADOS PARA ADVOGAR CAUSAS DO ESTADO E NÃO CAUSAS DA PESSOA FÍSICA DO GOVERNADOR. OS AUDITORES QUE ELE INSISTE EM LIVRAR É O MÁURO DE ALBUQUERQUE LIMA (SEU CO-PILOTO DAS BRINCADEIRAS COM CARROS DE CORRIDA) E O LUIZ ANTONIO DE SOUZA QUE EM DELAÇÃO, DISSE QUE UMA PARTE DAS PROPINAS ERA PARA A CAMPANHA POLÍTICA DO BETO RICHA. ENTÃO, DESESPERADAMENTE ELE TENTA TIRAR ESSES AUDITORES DA CADEIRA. É ISSI AÍ REQUIÃO, PROFESSORES E POLICIAIS, O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR, POIS ESSA É A MANEIRA DO PSDB GOVERNAR.