30 mil marcham contra Beto Richa

30mil

A marcha da memória do massacre de 29 de abril reuniu mais de 30 mil pessoas nesta sexta-feira (29) em Curitiba. Eram professores, estudantes, servidores estaduais e trabalhadores das mais diversas categorias unidos contra o governador Beto Richa (PSDB) que massacrou os educadores e quebrou o estado do Paraná.

A mobilização começou pela manhã nas praças Santos Andrade e Rui Barbosa. Transformou-se em uma enorme passeata, passando pela Praça Tiradentes e seguindo até o Centro Cívico. Em frente ao Palácio Iguaçu e à Assembleia Legislativa do Paraná, os manifestantes fizeram um almoço comunitário, um emocionante ato público e acompanharam os shows de Pereira da Viola e da Banda Detonautas.

betoprAs tentativas do governo de tumultuar a marcha não surtiram nenhum resultado. Muito pelo contrário, foram denunciadas e rechaçadas pelos manifestantes. Houve grupos que tentaram abrir faixas falsas, como se fossem da APP-Sindicato, fazendo menção a política partidária, mas foram denunciadas e retiradas da marcha.

Apesar do foco da marcha não ser a situação nacional, houve muitas faixas, cartazes, falas e palavras de ordem espontâneas contra o golpe do impeachment em curso no Congresso Nacional. Muita gente no público relacionou o desastre do governo tucano de Beto Richa com um possível governo de Michel Temer (PMDB) apoiado por Richa e outros líderes do PSDB.

Enfim, um ano após o massacre, Beto Richa, sua equipe e os deputados do camburão tiveram que ouvir calados toda a revolta que esse governo vem causando na população do Paraná.

Apesar de todas as tentativas do governo de desmoralizar os educadores, eles recebem o apoio maciço do povo paranaense, que não tolera a barbárie de 29 de abril de 2015.

O Blog do Esmael, em parceria com a TV15, transmitiu ao vivo a marcha. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Foto de Joka Madruga e sem crédito via Facebook. 

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just beginner to weblog and truly liked your web blog. Probably I’m planning to bookmark your site . You certainly come with great stories. Thanks a bunch for revealing your web page.

  2. Estive na manifestação e havia muita gente. Não sei quantas e nem é isso que interessa. Se houver 5 pessoas para denunciar as injustiças, a luta já valeu a pena. Caminho ao lado de todos os trabalhadores, seja da cidade ou do campo, não escolho meus companheiros de luta, somos escolhidos na própria luta. O engraçado é que havia pessoas estranhas na marcha do 29 de abril, pessoas estranhas ao movimento, umas para nos vigiar, outras com o intuito de causar problemas e nos colocar o rótulo de “baderneiros”. Pode demorar mas venceremos. Ganhamos uma batalhas, perdemos outras, mas cada vez mais vamos nos construindo enquanto sujeitos da classe trabalhadora.

  3. A conta é simples faz-se uma estimativa de quantas pessoas há em 1ou 10 ou 100 metros quadrados pelo tamanho da manifestação. Quem estava lá como eu no final (Tiradentes) e vendo ela lá no palácio, tem noção. Em relação a 5 mil, é não ter noção de nada.

  4. Estimativa da policia 5,000 mil,e como dizem lixo,e lixo etão são 5,000 mil e como beto lixo 5,ooo mil mentiras.Governo lixo 5 mil lixo entre governistas pucha sacos e covardes bando de beto lixo.

  5. E inacreditável mais de 30.000 mil ao todo,mas os noticiários anunciam que a policia diz 5,000 mil da pra ver que os pau mandados continuam cachorrinhos de beto lixo,lixo sempre andam juntos,vergonha.

    • Em tempos de manifestações da para ter uma dimensão de publico
      5 mil nem f………..
      no de 15 mil para mais.
      O numero da policia foi o numero escolhido pelo playboy não contaram nada

  6. ESSES FASCISTAS QUE TIRAM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES PARA PROTEGER O LUCRO DAS EMPRESAS AS QUAIS GANHAM PROPINAS, SÃO SERES DAS TREVAS E SUAS ALMAS JÁ ESTÃO A SERVIÇO DO DEMÔNIO. POR ISSO O FUTURO É O INFERNO!!!

  7. #ForaBetoHitler. Desgovernador tucano do Estado do Paraná nada fez sem as verbas federais e faz de conta que é ele quem está fazendo estas obras. As obras inauguradas por esse pivete são obras do governo federal como Minha Casa Minha Vida, ônibus escolares, caminhões e tratores para os pequenos municípios, creches municipais e até reformas de prédios públicos. Cadê o dinheiro da da merenda, dos uniformes escolares e dos os coletes protetores dos guardas militares que foram falsificados?

  8. Esta data sera marcada para sempre no calendário Escolar,os Educadores também para nunca ser esquecido,isso foi posivel grassas a um nefasto desgoverno CORRUPTO,então beto lixo.

  9. Não sou petista, muito menos simpatizante do MST, apoio incondicionalmente o juiz Sérgio Moro e a operação lava jato. Sou professora no Paraná, participei das manifestações e estou aguardado uma progressão na carreira, a qual deveria ter sido efetivada por Lei em outubro passado. Muitos tentam desqualificar o movimento dos professores com argumentos falsos.

    • seu juiz sergio moro ja está tranquilo, a lava jato acabou, era tao so uma farsa pra derrubar Dilma e o Pt, quando chegou na filha do cunha , parou, vc nao parece professora pois nao sabe ler nas entrelinhas. SABE O QUE SEU JUIZ INTIMAMENTE PENSA DA SURRA QUE OS PROFESSORES(nao vc, pois gente como vc so vai pras ruas de verde e amarelo a favor da direita) levaram? ele apaludiu.

  10. correção ao texto: foram mais de 30 MIL pessoas!…e não “mais de 30 pessoas”….
    coisa linda…me sinto representado! obrigado!

  11. este e só um começo somos todos cabos eleitoral contra estes Governistas corruptos e covardes,o troco já esta perno nas eleição já em outubro não esqueceremos deste bando do CAMBURÃO,vergonha.

  12. Aos manifestantes um abraço sempre estaremos em defesa dos EDUCADORES parabéns a todos.

  13. O que isso vai refletir diante das AUTORIDADES do estado…,ou simplesmente vão continuar com as mentiras a esconder os fatos do acontecido a MAIS de um ANO,passamos e estamos passando por momentos muito ruim em nosso país,e este estado que tão grandioso com um governo nefasto e corrupto com ENUMEROS escândalos continuara assim,sera que não tem uma justiça capaz de apurar os fatos,justiça de baca calada e pior que os corruptos que aqui já desmoralizou e muito este estado,não e posivel tanta imoralidade num só governo,este desgoverno e muito cara de pau,vergonhoso.

    • Será que não tem justiça?

      Não. Não tem. Se o Supremo deu o golpe co tribuibdo com sua omissão, numa presidente, isso foi a licença para os tribunais menores perdoarem QQ barbaridade da direita. Esquece justiça pra sempre. São golpistas.

    • Pense bem no impacto de uma manifestação dessa. Cada manifestante significa menos grana no bolso dos deputados do camburão e do Beto Carniceiro. Dinheiro que terão que aplicar em propaganda e jabás para imprensa e políticos corruptos, na tentativa de reverter o péssimo quadro de rejeição. E esse povo golpista só entende a linguagem do dinheiro.