#LulaMinistro: cai mais uma liminar

da Agência Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva obteve mais uma vitória judicial, nesta sexta-feira (18), ao derrubar a segunda liminar que o impedia de assumir o ministério da Casa Civil; hoje à noite, em São Paulo, o ex-presidente participará de manifestação de movimentos sociais pelo "Fora Moro" e em defesa da democracia no país; decisão do desembargador Reis Fride, do TRF-2, do Rio de Janeiro, devolve a normalidade e a segurança jurídica; magistrado disse, na decisão, que nomeação de Lula é ato privativo da presidente da República.
Luiz Inácio Lula da Silva obteve mais uma vitória judicial, nesta sexta-feira (18), ao derrubar a segunda liminar que o impedia de assumir o ministério da Casa Civil; hoje à noite, em São Paulo, o ex-presidente participará de manifestação de movimentos sociais pelo “Fora Moro” e em defesa da democracia no país; decisão do desembargador Reis Fride, do TRF-2, do Rio de Janeiro, devolve a normalidade e a segurança jurídica; magistrado disse, na decisão, que nomeação de Lula é ato privativo da presidente da República.

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador Reis Fride, no exercício da presidência, suspendeu hoje (18) a liminar concedida ontem (17) pela juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, cancelando a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

A decisão do desembargador foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU). A ação foi apresentada por Thiago Schettino Godim Coutinho e Murilo Antônio de Freitas Coutinho.

O presidente em exercício do TRF-2 afirmou ainda que a liminar da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro poderia provocar lesão à ordem e à economia públicas, “tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa”.

Constituição

Economia

O tribunal, com sede no Rio de Janeiro, considerou que o juízo de primeiro grau não é competente para analisar um ato privativo de presidente da República. Para o TRF-2, somente o Supremo Tribunal Federal (STF) pode decidir se Lula continua ou não no cargo de ministro.

Na decisão, o desembargador afirmou que não cabe ao Judiciário fazer considerações de caráter político, já que deve se limitar a observar a correta aplicação das leis e da Constituição. Acrescentou que a liminar contra a nomeação de Lula poderia resultar em grave lesão à ordem e à economia públicas.

Segundo informações da assessoria de imprensa do TRF-2, não há outras liminares sendo analisadas no momento pelo órgão.

Lula tomou posse na quarta-feira (16). A AGU já requereu ao STF a suspensão de todas as demais ações de primeira instância contra a nomeação do ex-presidente para a Casa Civil.

Enquanto estiver no cargo de ministro, o ex-presidente tem prerrogativa de foro e, se for denunciado por algum crime, responderá no STF.

Leia a íntegra da decisão:

http://www.trf2.jus.br/Lists/Noticias/Attachments/3104/liminar.pdf

Comments are closed.