Coluna do Marcelo Araújo: A judicialização de Davi contra Golias

golias

Em sua coluna semanal, o advogado Marcelo Araújo fala da judicialização do debate político sobre a administração municipal de Curitiba. Marcelo cita as ações movidas pelo secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba, Ricardo Mac Donald, contra o Bruxo Chik Jeitoso, por suposto crime contra honra; e do prefeito Gustavo Fruet (PDT), contra o mesmo Bruxo, buscando reparo pelo abalo de sua honra. No primeiro caso, com Marcelo Araújo atuando na defesa, o Bruxo saiu vitorioso; no segundo, aguardam o desenrolar do processo. Para Marcelo, o objetivo das ações é intimidar, coagir e pressionar; e ele completa dizendo que as ações mostram “a fragilidade, o despreparo de quem acusa a dor de golpes que nem são tão contundentes para quem se considerava preparado”. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Marcelo Araújo*

Um embate judicial pode trazer surpresas, especialmente quando há desigualdade de forças, pois a vitória de quem tem o poder econômico e político é vitória de Pirro, ou seja inútil, não pela dificuldade, mas pelo emprego de força desproporcional, como querer matar formiga com bazuca.

Sem dúvida o objetivo é intimidar, coagir, pressionar de forma covarde. Um expediente utilizado para humilhar, denegrir e desqualificar a qualificação profissional do réu como ‘profissão indefinida’, ‘sem profissão’, etc. Matar formiga com bazuca não dá manchete, mas o contrário…

Semana passada houve a audiência criminal na qual o Chefe de Governo e Negócios do Prefeito, Sr. Ricardo Mac Donald acusa o Sr. Luiz Antonio Ferreira Pereira (Bruxo Chik Jeitoso), de profissão classificada pelo Código Brasileiro de Ocupações (5108-05 – Esotéricos, que engloba Tarólogos, Videntes, Cartomantes) de ter praticado crime contra sua honra.

A audiência que poderia culminar numa sentença acabou frustrando quem esperava uma condenação. Diante de tamanha frustração o acusador não estava propício a conversar sobre amenidades como radares e pátio, e pediu para retirar-se sem sequer se despedir, o que nos causou estranheza, pois justamente quem arma o circo não fica para assistir o espetáculo dos palhaços.

Ao sair fechou a porta por completo, sem obstruções, vez que a virtual continuidade do cóccix estava devidamente alinhada entre os membros inferiores.

O Prefeito também move uma ação contra o Bruxo, de natureza cível, na qual busca reparo pelo abalo de sua honra. Este arma o circo e nem quer ir ao espetáculo, pois está implorando ao juízo que faça julgamento antecipado do caso, o que nos faz crer que não tem coragem de estar presente. Até porque, ambas são ações decorrentes de acusações feitas num período em que ainda havia honra a ser defendida, mas hoje é lugar comum. Debates e sabatinas não têm sido seu forte um típico Cidadão Ausente de Gerenciamento Administrativo e Organizacional (C.A.G.A.O.).

Eu mesmo estou sendo vítima de infundada denúncia da Secretária de Trânsito por Calúnia por algo que ela deve ter ouvido eu dizer enquanto ela sonhava, por algo que eu nunca disse, ou melhor que ouviu dizer que alguém disse que eu disse… O que, sem dúvida, obriga-me a devolver a pedra por Denunciação Caluniosa, crime muito mais grave.

Essa judicialização além de configurar-se como instrumento de pressão e opressão, de tentativa de calar, de ameaça velada e acima de tudo covardia, demonstra a fragilidade, o despreparo de quem acusa a dor de golpes que nem são tão contundentes para quem se considerava preparado.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse Marcelo Araujo é um fanfarrão e um vergonha para os quadros da OAB.
    Ele é o tipo Individuo Mediano Bancando Esperto Com Insinuações Levianas (I.M.B.E.C.I.L)

  2. GHL, obrigado por sua solidariedade, mas sinto dizer que ela não tem nenhum fundamento, pois muito me honra ser Advogado. Creio que deve dedicar sua solidariedade ao Fruet, que fez Direito e não é Advogado, que foi eleito mas não é prefeito. Bola murcha mas pra frente!

  3. Oh céus, oh vida…

    Tenho um pouco de pena do nobre colunista. Expectativa e sonho: cargo na prefeitura. Realidade: advogado do chick jeitoso. Consequencia: Chorar, chorar muito.

    Bola pra frente, Dr. Marcelo! Você vai sair desta!

  4. Fruet em 2017 vai criar capivaras

  5. O anão mentiu e o Fruet acreditou. A casa já caiu e eles junta cacos errados para a cola de trigo

  6. Luis, especialidade não é exclusividade, sou ADVOGADO!
    Luciano, eu sou a prova que não há respeito com o lado pessoal, até porque é muito difícil separar o pessoal do público quando você ocupa um cargo público. O Chik foi chamado pelo Mac Donald de ‘preto macumbeiro’ na audiência publica da LOA no Barigui. Isso é ofensa ou fato, pois ele é da raça negra e as praticas afro são muitas vezes chamadas de macumba. No referido processo, que não corre em segredo, portanto é público, uma das indignações de Fruet é ter sido chamado de homossexual pelo Bruxo, o que não me parece uma ofensa, salvo por preconceito e por ter dito que nossa cidade é assexuada. Ah! Perdoe ter falado do processo, mas como falei no artigo, armou o circo agora aguente a palhaçada!

  7. UUUUFFFFFFAAAAAAAAAAA!

  8. Fruet, só + 10 meses.
    “Tchau & bênça”!
    UUUFFFFFFFFFA!!!

  9. Tadeu, você não sabe de nada, inocente!

  10. TADEU ROCHA, acho que você não entendeu. O pré-candidato é o Chik, e não eu. Ele procurou para defendê-lo. Quem de fato o procurou para ser prefeito enquanto ainda era o azarão foi o Gustavo. Ele o fez ganhar e virou o coxo. Tanto é assim que o Ratinho Jr tem uma ação contra o Bruxo no eleitoral pois o culpa por ter perdido para o Gustavo. Quanto a ser honesto não me parece uma qualidade que não se esperasse, mas senti que alguns assuntos aventados na audiência colocarão em xeque isso também.

  11. EM MARCELO VOCÊ ESTA PEDINDO PARA GURU, FAZER VOCÊ PREFEITO DE CURITIBA., VOCÊ SÓ DESSE LENHA NO GUSTAVO, POR QUE SERÁ, POR ELE SER UM PREFEITO HONESTO SEM MANCHA NA POLITICA É ISSO MARCELO, QUE PENA,

  12. Um tempo eu tinha o Chik no meu face e sinceramente tinha algumas denuncias que ele extrapolava o lado pessoal, até parei de seguir ele por não concorda com a maneira a qual ele faz as criticas, as vezes as criticas devem ser feitas,mas nunca indo para o pessoal. Existe muita coisa errada que da para se falar do prefeito, a gestão está para a população avaliar, eu daria uma nota hoje de 3. entre 0 a 10

  13. Pelo visto, o senhor está no encalço do Fruet mesmo, heheheheheheh

  14. Dr. Marcelo achei que o senhor era só advogado de causas do trânsito.

  15. Marcelo, quando Fruet teve um entrevero com a patroa fugiu para a casa da mãe, você quer o que?

  16. Rindo alto! Melhor definição do Prefeito: CAGAÕ! Ele foge de todas, fugiu da entrevista da Gazeta do Povo, da sabatina de alunos de direito da UFPR, foge do povo, das críticas, é blindado por todos. Filhinho da mamãe.

  17. Falando em justiça nesse final de semana foram queimados 4 carros no pátio da setran na mal floriano o gustavo fruet tem que ser responsabilizado pelos danos aos veiculos sob sua guarda.quatro carros queimados é uma total falta de segurança e descaso do prefeito. gustavbo fruet.