Educadores marcham sobre Richa nesta quinta durante greve nacional; Blog do Esmael transmite ao vivo

greveapp

Educadores da rede pública de ensino do Paraná farão nesta quinta-feira (17) a primeira grande mobilização de 2016. Eles marcharão contra a corrupção, fechamento de turmas, os calotes e o descaso do governador Beto Richa (PSDB), mas também estarão de olho nas pautas nacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Profissionais do magistério são contra a privatização e defendem o piso nacional da categoria. Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, vai transmitir ao vivo para o Brasil e o mundo o protesto dos educadores.

Os educadores da rede pública estadual de ensino deverão paralisar as atividades nesta quinta-feira, dia 17 de março, em todo o Paraná. Em Curitiba, a concentração será na Praça Santos Andrade, a partir das 9 horas. O Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, vai transmitir a marcha ao vivo para o Brasil e o mundo. Os profissionais da educação deverão seguir em passeata até o Centro Cívico, onde está prevista uma reunião às 11 horas com o novo secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni, para discutir as demandas da categoria.

A manifestação de amanhã cedo será comandado no estado pela APP-Sindicato, que aderiu à paralisação nacional. O movimento encabeçado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) visa defender a educação pública e gratuita, contra a terceirização, a militarização e em defesa do piso nacional para os professores.

São três dias de mobilização nacional que iniciou ontem (15). No primeiro dia segundo a CNTE, 39 sindicatos realizaram atividades para exigir o cumprimento da lei do Piso e se mobilizaram, contra a terceirização, a entrega das escolas às Organizações Sociais (OSs), o parcelamento de salários, a militarização de escolas públicas e a reorganização das escolas, e também contra a tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).

No Paraná, a mobilização também inciou ontem, com debates entre professores e alunos, e a realização de atividades em sala de aula com a temática “A escola que queremos”. Hoje (16) serão realizadas aulas de 30 minutos, e o debate da pauta nas escolas.

Segundo o secretário de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, os professores do Paraná incorporam todas as lutas nacionais, e incluem mais algumas bandeiras locais, como o pagamento das promoções e progressões. Segundo ele, o governo deve mais de R$ 140 milhões aos professores e nem cogita o pagamento.

Isso sem falar da situação precária das escolas, das salas superlotadas, do fechamento de turmas e de escolas, dos desvios de verbas destinadas à construção e reformas de escolas, da falta de professores… enfim. Uma pauta longa, resultado do descaso continuado do governador Beto Richa (PSDB) com a educação pública do Paraná.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just new to weblog and seriously liked your web-site. Very likely I’m going to bookmark your site . You actually have good stories. Thanks for revealing your web page.

  2. BRASILEIRA,você esta sim usando nome falso,lula dilma pt cut e os EDUCADORES,não se escondem atras de outros,não são covardes como você,sugiro você trocar seu sangue por gás hélio ai pode sonhar nas alturas,brasileira até parece VAMPIRA.

  3. lula faz o seguinte vai para cuba e volte em 2018 e ganhe a eleição destas elitezinhas baratas

  4. tem outra tambem! a dilma perdoando a divida da globo que ta falida é uma maneira de se blindar do golpe

  5. SERGIO MORO POIS FOGO NO BRASIL COM SUA ANTI-PT ELE É CONSERVADOR LIGITIMO

  6. para o lula se proteger do golpe é so filiar-se no PSDB

  7. Em São Paulo, professores e alunos deverão estar no dia 18 na manifestação contra o golpe e festejando com Lula um novo rumo para o país. Vários artistas estão convocando a população. Veja o que diz José Trajano:
    https://www.youtube.com/watch?v=bEmA3X2zVlc

  8. Tudo massa de manobra, tudo bandeira vermelha, é só olhar as fotos. Tenho pena dos adolescentes do nosso Brasil. Brasil sendo manchado de vermelho. Movimento orquestrado pra dar numero no movimento a favor de Dilma e Lula, junto com CUT, MST, professores façam seu protesto, mas não se deixem iludir pelos sindicatos movidos pela CUT que só os usa pra defender o deles e não o de vcs.

    • Veja como são as coisas, aqui na minha cidade tem muitos professores que detestam o Lula e o PT, será que eles sabem que serão tratados como PTralhas na hora de proteger seus direitos? Será que esqueceram como foram tratados em 2015 pelos governos do PSDB? Será que esqueceram o 29 de abril?

    • Brasileira: O correto é “adolescente”. A manifestação é livre e todos são conscientes de sua importância. Pena te enho eu, de analfabetos políticos.

  9. olha as bandeiras vermelhas liderando o movimento dos professores. Tudo a mando do PT, pois os sindicatos são todos ligados a CUT e pra mostrar que tem gente a favor da Dilma e do Lula vão usar os professores pra da numero, tudo massa de manobra e infelizmente os professores caem no papo de que os sindicatos estão em sua defesa. que pena dos professores, dos nossos filhos, netos, dos adolecentes deste Brasil manchado de vermelho.

  10. Esmael. Sei que você não vai publicar o meu comentário. Mas você mesmo sabe que essa paralização não tem nada a ver com as questões do magistério paranaense de maneira exclusiva e direta. É uma pauta nacional originada justamente pelos cortes no Orçamento Federal da Educação. Procure resguardar a credibilidade da sua profissão.