Coluna do Rafael Greca: Basta de xepa; Curitiba merece muito mais

xepaa
Em sua coluna semanal, Rafael Greca (PMN) usa o nome da mais recente etapa da Operação Lava Jato, “xepa”, para comentar a administração municipal de Curitiba sob o comando do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Segundo Greca, em Curitiba, “o que precisa de reparos, não repara, o que não precisa, repara; o que precisa de conserto, não conserta, e o que não precisa, desconserta; o que precisa de conservação, não conserva; o que precisa de finalização, não termina”. Greca aponta os constantes problemas no atendimento nas UPAs e os desacertos nas obras de trânsito, onde além da precariedade ainda haveria desperdícios. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Rafael Greca*

O atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) é prova viva da contradição. Dizem que estaria deprimido com a recente proclamação, pelo ex-presidente Lula, da “República de Curitiba”! E que isto estaria se refletindo na sua caótica desprefeitura. Fruet já teria vislumbrado que suas escolhas de 2012 inviabilizaram 2016.

O que precisa de reparos, não repara. E o que não precisa, repara. O que precisa de conserto, não conserta. E o que não precisa, desconserta. O que precisa de conservação, não conserva. O que precisa de finalização, não termina.

Os serviços públicos da nossa Prefeitura, outrora modelo, hoje parecem xepa.

Economia

O dicionário diz que “xepa” é sobra. Coisa pouca, coisa ruim. O nome dado às últimas mercadorias das feiras livres, produtos de menor qualidade, por isso oferecidos a pouco valor.

Xepa é também o nome dado àquela comida que sobrou do almoço, e será servida no jantar, requentada, sem o mesmo sabor.É gíria de jornalheiros a referir folha lida e desgastada, que foi colocada novamente a venda.

Xepa, no sentido de sobra de propinas, foi o nome dado pela Polícia Federaç à 26ª fase da Operação Lava Jato. Flagrou o marqueteiro de Gustavo Fruet (PDT), Gleisi Hoffmann (PT) e Enio Verri (PT) em transações com propinas que podem levar aos verdadeiros beneficiários do caso, os candidatos.

Conforme o bem informado blog “O Antagonista”, Oliveiros Marques é dono da Sotaque Brasil, agência de propaganda que recebeu dinheiro sujo da Odebrecht.

Oliveiros coordenou as campanhas de Gleisi Hoffmann (2014-2010), Gustavo Fruet (2012) e Enio Verri, presidente estadual do PT do Paraná.

Com esse barulho nas rádios e TVs, nas redes sociais que nunca dormem, está ficando difícil sustentar o marketing da “honestidade”. Só almas parvas ainda acreditam na propaganda enganosa dos donos do poder.

Xepa é com o que mais se parecem os serviços públicos municipais de Curitiba. No sentido acumulado de desonestidade, pouca coisa, coisa ruim.

Dou o exemplo pelas minhas andanças desta semana pela nossa amada Curitiba, imersa em triste abandono.

As UPAS – Unidades de Pronto Atendimento – estão sobrecarregadas por que as Unidades de Saúde fecham antes da hora. Ontem, terça, 22 de março, às 16:40h a Unidade de Saúde da Caximba já estava fechada. Postei a preocupante constatação e o contribuinte Aramis Alves de Souza Filho informou coisa pior: a Unidade de Saúde Umbará II, toda semana tem uma reunião. Fecha perto de meio dia e meio. Lá é normal faltar médico.

Tudo isso num dia em que a Rádio Band B descascava o mau atendimento, a espera torturante na UPA do Pinheirinho. Xepa para o povo numa gestação que começou prometendo um Hospital para a Mulher, outro pro Homem, outro pra Criança,outro pra Zona Norte, além do Hospital do Idoso e da otimização do SUS.

Espetáculo dantesco da falta que nos faz um prefeito, e da corrupção no Governo Federal: está pronto e bloqueado o novo viaduto de acesso a Curitiba na rua Francisco Xavier de Oliveira. A saída que seria estratégica para a populosa região do Tatuquara, Caximba, Campo de Santana. O viaduto desemboca numa rua sem calha,inadequada para receber tráfego de seu porte.

Para que funcione, pelo que lá vi, é preciso derrubar 26 casas, desapropriar outras oito.

O viaduto dá numa rua que não tem os 16 metros necessários.O alinhamento carroçável do casario não permite alças paralelas. Se abrirem o trânsito, ninguém mais sai de casa, fica difícil o ir e vir. Para piorar, há risco de morte por atropelamento dos alunos da Escola Estadual Beatriz Ansai. Xepa rodoviária.

Outra xepa mais, às portas do Ceasa. Xepa de concreto e aço, milionária. Uma vistosa trincheira de duas amplas células, sob a BR 116, prontinha, construída pela empresa pedageira, aguarda as vias de acesso, obrigação contratual da Prefeitura de Curitiba. Poderia estar ligando o tradicional bairro do Umbará com a CIC, no acesso às fábricas Elma Chips e Furukawa. A Prefs Fruet declara-se incapacitada de fazer as obras necessárias. Xepa subterrânea.

Ruim também a intervenção na rua André Zanetti, na Vista Alegre das Mercês. As máquinas fresaram asfalto bom,sem falhas, para reprocessá-lo em malfadada xepa de pavimento, coisa de véspera de eleição.

Enquanto isso na rua debaixo, a Arthur Leinig, há um pavimento em retalhos,com o anti-pó todo deteriorado.Asfalto e buracos em 50 tons de cinza, como de resto, a maioria da malha viária desta nossa Curitiba.

Responda caro leitor: onde deveriam estar as máquinas, na André Zaneti ou na Arthur Leinig?

Sua resposta resume a imagem gritante do desperdício em final de feira, ou de mandato petista/pedista. Absurdo que não combina com Curitiba.

Fruet, já que as máquinas estão na área, faça o serviço certo: pavimente também a Arthur Leinig. E não faça mais tanto malfeito. Basta de xepa.

A Terra e a Gente de Curitiba, do Paraná e do Brasil, merecem serviço completo, e desempenho muito melhor. É preciso que os poderes se façam respeitar, porque quando um poder respeita o povo,o povo respeita o poder. A Verdade e a Justiça passam a escrever uma bela História.

Basta deste soluçar de subdesenvolvimento, desta lamentação de quem só tem xepa para servir e mostrar. Coragem, minha Curitiba, coragem para inovar.

Enfim, está de novo chegando a hora do povo, agora conduzido pela noção de que “voto tem consequência”, e que por isso não vai continuar a eleger simulacros.

Esta próxima eleição, confio, não será igual aquela que passou. O povo parece cansado de xepa. Basta de xepa! Que falta um prefeito nos faz.

Curitiba merece muito mais. Curitiba merce tudo de bom. Curitiba pode ter o melhor serviço público municipal do Brasil, pela competência do corpo técnico e dos servidores de carreira da nossa Prefeitura.

*Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, é engenheiro. Escreve às quartas-feiras no Blog do Esmael sobre “Inteligência Urbana”.

Comments are closed.